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Estratégia de conteúdo na prática – Entrevista com Luiza Drubscky, da Rock Content

BY: Fernanda Castelo Branco0 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo, Parcerias

A palestra de Luiza Drubscky foi um dos grandes sucessos no Seminário ABBV 2019. Gerente da Rock Content e especialista em marketing de aquisição, Luiza abordou como otimizar a estratégia de conteúdo do blog para obter melhores resultados orgânicos, numa sessão cheia de insights valiosos!

Convidamos a especialista para mais uma conversa sobre táticas para colocar em prática uma estratégia eficiente. Confira abaixo a entrevista e aproveite para conhecer também a Rock University, projeto liderado pela Luiza, e que oferece mais de 20 cursos de marketing digital (com desconto exclusivo para associados à ABBV!) para desenvolver habilidades que podem fazer a diferença na atuação profissional de um blogueiro. 


1. Ter uma estratégia de conteúdo consistente é crucial para o crescimento de um blog, mas muitos começam de forma casual, compartilhando experiências pessoais. Quais os principais passos para dar uma guinada em direção a uma atuação estratégica? 

Realmente, de todos os casos que eu já vivenciei, acredito que um dos principais fatores para dar uma guinada nos resultados digitais é a constância nas publicações. Mesmo que se tenha começado de maneira casual, acredito que seja muito importante criar um calendário editorial e se esforçar bastante para conseguir mantê-lo e respeitá-lo.? 

O ideal é fazer um compromisso mínimo do que se consegue publicar e, caso seja possível, publicar um ou outro conteúdo extra. Acredito que seja melhor conseguir superar o planejamento do que pode ser feito com o padrão de qualidade desejado do que se comprometer com um volume alto de conteúdos e, ao perceber que o volume está alto demais, acabar cortando a frequência ou até diminuir o padrão de qualidade dos conteúdos – o que, na minha opinião, seria ainda pior.? 

Mesmo compartilhando experiências pessoais, com certeza você consegue distinguir alguns temas ou tipos de conteúdo que a sua audiência gosta e interage mais. Baseie-se nessas informações para construir o seu primeiro calendário editorial e comece daí! E lembre-se também de que uma estratégia de blog também não é escrita em pedra, ela pode (e deve) estar em constante desenvolvimento. Então se você começou um calendário editorial de baixo volume, mas percebeu que consegue aumentar o volume, por exemplo, faça isso! E mantenha essa nova rotina por pelo menos 3 meses, para que tanto a sua audiência quanto o Google possam identificar os novos padrões e ritmos da sua estratégia. 


2. O posicionamento de nicho pode ser interessante para a diferenciação em um mercado muito amplo e com baixa barreira para concorrentes, mas nichos são, por definição, espaços mais limitados. Como trabalhar temas da "cauda longa" sem esbarrar no baixo volume? 

O nicho é, por definição, uma segmentação de mercado e, por isso, tendemos a lidar com um volume de pessoas limitado. Entretanto, isso não quer dizer que não valha a pena atacar essa estratégia de nicho. Baixo volume por si só não diz muito sobre qualidade e potencial de mercado. Eu acredito que o principal valor que deva ser trabalhado é o relacionamento com a audiência. Crie uma conexão com o seu público, estabeleça novos vínculos mostrando que você entende quais são os principais problemas que a sua audiência tem e como você pode ajudá-la em cada um desses momentos. Naturalmente, ao juntar essas informações das dores da persona com a pesquisa de palavras-chave, você vai perceber que a maioria delas é de "cauda longa" e as estratégias se integram.? 

Como um exemplo de conteúdo ligado à dor da persona, recentemente eu mesma passei por uma situação estando do lado de quem procura por informações. Estou planejando uma viagem para fazer com minha família nas férias e tive a seguinte dúvida: "qual o melhor tipo de sapato para usar na cidade X". Tem pesquisa mais "cauda longa" que essa? Mas confesso que tive dificuldades de encontrar muitas respostas em blogs. Encontrei duas muito superficiais e acabei deslocando a minha pesquisa para tentar encontrar pessoas que eu conhecia que já tinham visitado a cidade para me dar um depoimento. Mas, se eu tivesse encontrado um conteúdo bom sobre o tema, que já indicasse lojas, marcas, separasse as dicas por época do ano, enfim, que fosse realmente completa para o que eu procurava, com certeza teria fechado negócio ali mesmo. E, ao mesmo tempo, procuraria por mais conteúdos dentro desse blog pois, se tivesse solucionado aquela dúvida específica que eu tinha naquele momento, provavelmente, eles já teriam produzido conteúdos sobre outras dúvidas que eu tivesse ou sobre coisas que eu nem tinha pensado ainda, mas poderiam me ajudar no meu planejamento de viagem.? 

Então, acredito que, ao se tratar de nichos, o "segredo" é realmente criar um relacionamento com o público para que ele passe a ter você como uma das fontes mais confiáveis de informações nesse assunto. 


3Esta habilidade de cultivar uma comunidade em torno de seu conteúdo é um dos fatores que mais pesam na relevância de um blogueiro. Quais as recomendações para fidelizar leitores, estimular o público a se engajar e, idealmente, chegar ao ponto de se tornar um assinante/apoiador ou mesmo consumidor dos produtos que você oferece? 

Entender a dor do seu público e produzir constantemente conteúdo que gere valor e ajude a resolver essa dor é o ponto chave. À medida que a relação vai se desenvolvendo, você vai conhecendo melhor o seu público e percebendo quais tipos de interação eles preferem, mas uma ótima forma de começar é realmente por meio das redes sociais (fazendo com que elas sejam canal de atração das pessoas para o seu site ou blog).? 

Não tenha medo de produzir conteúdo que solucione as dúvidas do seu público. Sempre que trabalhamos com os conceitos de Inbound Marketing e funil de vendas, partimos do pressuposto de que precisamos alcançar muito mais pessoas que não vão comprar do que pessoas que efetivamente vão comprar de você. Ou seja, muitas pessoas podem ficar meses, anos, uma vida inteira, acompanhando os seus conteúdos gratuitamente, da mesma forma que podem ter pessoas que assim que te descobrirem já vão se interessar imediatamente e efetuar a compra. Para conseguir englobar todos os tipos de pessoa na sua estratégia de negócios, o denominador comum é a produção de conteúdo valioso. Você deve responder às dúvidas que a pessoa tem, de forma a se aproximar delas.? 

Além disso, ainda mais no mundo digitalizado e rápido que vivemos, é preciso sempre lembrar as pessoas de interagirem e, principalmente, criar oportunidades de interação. Não podemos esperar que as pessoas vão naturalmente vir fazer perguntas e conversar com a marca. É importante criar essas oportunidades puxando diálogos, se posicionando sobre temas importantes para a persona, dando a sua opinião e perguntando se a audiência concorda ou não e por quê, etc. Utilize os recursos que as próprias redes sociais te dão como comentários, enquetes, caixa de perguntas e também incentive esse tipo de interação dentro do seu blog, por meio dos comentários, principalmente. Assim, as pessoas vão se acostumar a utilizar os seus canais como canal de comunicação também. 


4. Manter um blog em crescimento exige a implementação consistente de diversas práticas de gestão, divulgação, análise de métricas, além de todo o processo de produção de conteúdo em si. Quando um blogueiro toca o projeto sozinho, como saber que tarefas priorizar? 

Acredito muito em métodos de organização que separam as atividades em um mapa de prioridades, como esse:? 

Mapa de prioridades com eixos de urgência e importância

Desta forma, eu separo atividades que são rotineiras, ou seja, que precisam ser feitas com frequência e faço primeiro. Depois, uso a matriz acima para priorizar atividades. Então, para exemplificar, como eu faria a priorização de tarefas caso fosse uma blogueira que tocasse um blog sozinha: 

  1. Definir um calendário editorial e frequência de postagem – digamos que 1 publicação no blog por semana e 3 conteúdos no feed do instagram por semana, dos quais 1 vai ser divulgação da publicação do blog; 
  2. Ao final de um mês: estipular as 4 pautas (1 para cada semana) que devem ser produzidas ao longo do mês e já se programar para fazer de uma vez ou definir um horário específico por semana para fazer cada um; 
  3. Ao final de cada semana: definir quais vão ser as outras 2 postagens de redes sociais além da divulgação do blog post; 
  4. Durante a semana, fazer a publicação no dia específico planejado, fazer as publicações em social também no dia (ou deixar agendado caso consiga já adiantar e tiver ferramenta para agendamento); 
  5. No final da semana, análise de métricas e resultados alcançados ao longo da semana, com os novos conteúdos, comparando com os conteúdos antigos;
  6. Restante do tempo, desenvolvimento das tarefas que não são rotineiras, como procurar novas parcerias, gestão do negócio, etc. 

O mais importante é fazer as tarefas que você já tenha uma certa noção de quando deve ser feita e de quanto tempo demora para fazê-la. Coloque essas tarefas em um software de gestão de projetos (como Asana ou Trello, por exemplo) e, uma vez feitas essas tarefas, parta?para as que são ainda "desconhecidas" ou pontuais. Além disso, é importante que a partir da análise dos resultados, o gestor do conteúdo possa tirar insights para fazer melhorias na estratégia atual. 


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