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Vale a pena blogueiro ter perfil no Linkedin?

BY: Fernanda Castelo Branco0 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Todo blogueiro tem mais perfis em redes sociais do que é capaz de dar conta. Na tentativa de priorizar, é comum que a gente escolha aqueles que têm maior potencial de retorno direto para o blog ou gerem maior volume de cliques. Mas tem uma rede que pode estar sendo deixada de lado por muitos blogueiros e talvez mereça um pouco mais de atenção, por seu grande potencial para abrir oportunidades: o LinkedIn.

A boa notícia é que o LinkedIn não exige necessariamente uma frequência de publicações tão alta quanto outras redes, como o Twitter ou o Instagram. Mesmo que você não possa usar diariamente, ter um perfil completo e bem configurado já faz uma grande diferença.

Informações do mercado

O LinkedIn pode ser muito interessante para se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Você pode seguir profissionais de referência nos setores de turismo e marketing digital, além de fontes de informação relevante como Skift, YouPix e a própria ABBV.

As empresas de turismo com atuação local ainda parecem estar começando no LinkedIn, mas as marcas internacionais e de grande porte – como Booking, Gol Linhas Aéreas e Airbnb – estão presentes lá. Pelo perfil da rede, o tipo de novidade compartilhada prioriza movimentos de negócios e indica o que tem sido importante para a empresa. Ler informações como essas nos dá insights para propor projetos mais assertivos às marcas que podemos querer abordar.

Oportunidades de networking

Quando você faz uma proposta ou procura apoio para um projeto, é interessante ter um perfil completo caso as pessoas busquem pelo seu nome para conhecer seu trabalho e sua qualificação. Isso pode aumentar a credibilidade diante de potenciais parceiros.

Se, além de manter o blog, você trabalha como produtor de conteúdo freelancer palestrante ou consultor, esse deve ser o foco do seu perfil. Descreva os serviços que você oferece e otimize as descrições para ser encontrado nesse tipo de busca.

Compartilhe suas experiências

Mesmo que o blog seja um projeto paralelo, você também pode citá-lo. Busque mencionar aprendizados que você teve com a experiência de criar e manter um blog, e de que forma eles contribuíram para o enriquecimento da sua carreira.

Vale compartilhar conteúdo do blog? Depende. Dicas de viagem não são em si um tema com perfil do LinkedIn – não convém tratar o LinkedIn da mesma forma que o Facebook ou o Twitter, por exemplo. No entanto, pode ser legal compartilhar projetos, contar os bastidores de algum conteúdo, comentar tendências do turismo e outros temas relevantes do ponto de vista profissional.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.
Foto em destaque: Andrew Neel

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