Todo blogueiro tem mais perfis em redes sociais do que é capaz de dar conta. Na tentativa de priorizar, é comum que a gente escolha aqueles que têm maior potencial de retorno direto para o blog ou gerem maior volume de cliques. Mas tem uma rede que pode estar sendo deixada de lado por muitos blogueiros e talvez mereça um pouco mais de atenção, por seu grande potencial para abrir oportunidades: o LinkedIn.
A boa notícia é que o LinkedIn não exige necessariamente uma frequência de publicações tão alta quanto outras redes, como o Twitter ou o Instagram. Mesmo que você não possa usar diariamente, ter um perfil completo e bem configurado já faz uma grande diferença.
O LinkedIn pode ser muito interessante para se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Você pode seguir profissionais de referência nos setores de turismo e marketing digital, além de fontes de informação relevante como Skift, YouPix e a própria ABBV.
As empresas de turismo com atuação local ainda parecem estar começando no LinkedIn, mas as marcas internacionais e de grande porte – como Booking, Gol Linhas Aéreas e Airbnb – estão presentes lá. Pelo perfil da rede, o tipo de novidade compartilhada prioriza movimentos de negócios e indica o que tem sido importante para a empresa. Ler informações como essas nos dá insights para propor projetos mais assertivos às marcas que podemos querer abordar.
Quando você faz uma proposta ou procura apoio para um projeto, é interessante ter um perfil completo caso as pessoas busquem pelo seu nome para conhecer seu trabalho e sua qualificação. Isso pode aumentar a credibilidade diante de potenciais parceiros.
Se, além de manter o blog, você trabalha como produtor de conteúdo freelancer palestrante ou consultor, esse deve ser o foco do seu perfil. Descreva os serviços que você oferece e otimize as descrições para ser encontrado nesse tipo de busca.
Mesmo que o blog seja um projeto paralelo, você também pode citá-lo. Busque mencionar aprendizados que você teve com a experiência de criar e manter um blog, e de que forma eles contribuíram para o enriquecimento da sua carreira.
Vale compartilhar conteúdo do blog? Depende. Dicas de viagem não são em si um tema com perfil do LinkedIn – não convém tratar o LinkedIn da mesma forma que o Facebook ou o Twitter, por exemplo. No entanto, pode ser legal compartilhar projetos, contar os bastidores de algum conteúdo, comentar tendências do turismo e outros temas relevantes do ponto de vista profissional.
Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.
Foto em destaque: Andrew Neel
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