Publicado em

Nota da ABBV: viagens na pandemia

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Comunicação ABBV

Caro Associado,

Vivemos desde o início do ano passado a pandemia  do coronavírus que causa a todos mudanças profundas em suas relações sociais, de trabalho e de comportamento, tanto como indivíduo, como também em sociedade.

A diretoria da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) acompanha e discute o impacto da pandemia da Covid-19 nas relações com seus associados e destes com seus públicos.

Apesar de a ABBV, até o momento, não ter emitido um comunicado formal sobre a atual situação sanitária, vem desde o ano passado realizando atividades internas com os associados para tratar dessa nova realidade. 

O que já fizemos

Durante o último ano, a ABBV realizou uma série de encontros e reuniões em que tem discutido temas relevantes relacionados à pandemia, entre eles os grupos de discussão e happy hours, encontros realizados virtualmente com os membros, além do ABBV Meeting, realizado em novembro de 2020, onde foram introduzidos painéis, palestras e oficinas com o objetivo de auxiliar os associados nesse momento de incerteza.

O que estamos fazendo

Em 2021, continuaremos a realizar encontros virtuais com os associados, onde iremos aprofundar a discussão sobre o impacto da pandemia para os blogs de viagem. Novos encontros, palestras e oficinas estão sendo preparados, inclusive com a realização do seminário de 2021.

O que podemos fazer

A ABBV defende a livre discussão referente à pandemia da Covid-19 e orienta seus associados a seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades locais em Saúde Pública.

Passado mais de um ano desde o início da pandemia, ainda vivemos um cenário de incerteza, onde o mercado de turismo segue enfrentando desafios constantes, com mudanças frequentes do quadro de retomada. 

Desta forma, a orientação da ABBV aos seus associados é a de se manter uma postura de exemplo na observância das orientações majoritárias das autoridades mundiais de saúde, com objetivo de colaborar com a prevenção e o combate à Covid-19.

Na situação atual, acreditamos que o papel dos blogs de viagem, no sentido de oferecerem informação útil, atualizada e verdadeira, com base em experiências reais de viagem, se torna até mais importante.

Entendemos que todo associado da ABBV tem liberdade de pauta e controle sobre o seu conteúdo autoral, mas ressaltamos que este conteúdo deve ser criado de forma responsável, de acordo com os interesses sociais e dentro de padrões éticos estabelecidos pelo estatuto, pelo Código de Ética e demais diretrizes da ABBV.

Portanto, sugerimos que os blogueiros associados à ABBV que decidam viajar ou publicar conteúdos relacionados a viagens neste momento não omitam a situação da pandemia em seus posts e ressaltem a importância dos protocolos de segurança vigentes. 

No momento da redação deste comunicado (maio de 2021), as orientações mais atualizadas da OMS são as seguintes: 

  • Usar máscaras; 
  • Manter o distanciamento;
  • Evitar aglomerações, lugares com pouca ventilação, ambientes fechados e contatos prolongados com outras pessoas;
  • Ventilar ambientes;
  • Evitar tocar superfícies, principalmente em lugares públicos e estabelecimentos de saúde;
  • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel;
  • Cobrir a boca ao tossir e espirrar com o cotovelo ou com um lenço, descartar o material imediatamente e higienizar as mãos;
  • Vacinar-se quando chegar a sua vez.

Temos a confiança que juntos, em um futuro próximo e com a população vacinada, poderemos seguir promovendo o turismo de forma consciente e responsável, dentro dos padrões éticos que sempre foram defendidos pela ABBV desde a sua criação em 2012. 

Estamos à disposição!

Diretoria da ABBV

Publicado em Comunicação ABBV

Deixe um comentário