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Planejamento estratégico de conteúdo: 5 dicas para fazer o seu

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Quem olha de fora imagina que é simples ter um blog de viagens. Basta pensar em um nome, definir o domínio, listar dicas dos melhores passeios, publicar textos quando tiver vontade e cuidar das redes sociais. Mas, na prática, a coisa não é bem assim. Se a ideia é ter um conteúdo mais profissional, é essencial fazer um planejamento estratégico.

É este planejamento que irá nortear a sua estratégia com o blog, para que as ações não fiquem soltas. E isso independe de ser um blog grande ou pequeno, com uma postagem por mês ou com novas postagens diariamente. O ideal é pensar em algo equilibrado, respeitando a sua realidade de forma que possa conciliar com todas as demandas do dia a dia, com mais foco em qualidade que em quantidade.

Para te ajudar a fazer o planejamento estratégico de conteúdo do seu blog, compartilhamos algumas dicas simples e práticas:

1- Faça uma lista com os objetivos que você quer alcançar

Este é o primeiro passo e é a partir dele que você poderá traçar o planejamento. O que você pretende? Receber mais acessos, vender um produto, se tornar referência em um determinado nicho? Há muitas possibilidades.

Pense na atual situação do seu blog e onde você deseja chegar. Anote seus pontos fortes e seus pontos fracos. Liste quais metas são mais importantes e quais são prioridades – lembrando que primeiro devem ser atingidas metas de curto prazo que depois te levarão ao objetivo maior. E sempre colocando prazos possíveis.

2- Defina o perfil do seu público-alvo

Saber quem é o seu público, para quem você está criando o seu conteúdo, é fundamental para entender o que funciona melhor para engajar e fidelizar. Você pode fazer isso criando personas analisando aspectos como localização geográfica, idade, sexo, classe social, visão de mundo, entre outras características.

Além dos dados fornecidos pelas redes sociais, uma boa opção é criar uma pesquisa mais detalhada e enviar para que seus leitores e seguidores respondam. A partir disso, defina a forma como você vai se comunicar com a persona (ou as personas), qual será o tom usado, como vocês vão conversar.

3- Crie um calendário editorial

Aqui você pode incluir conteúdos novos que serão criados ou fazer uma revisão de conteúdos produzidos antes da definição da estratégia, de forma a melhorá-los para que estejam dentro do que você precisa para alcançar o objetivo. Escolha o melhor formato – textos, vídeos, áudios, fotos com legenda, stories ou tudo isso junto.

Depois, defina quantos conteúdos serão, quais os temas abordados, quais as datas de divulgação e se isso será feito de forma orgânica (gratuita) ou impulsionada (paga). E lembre-se que o conteúdo deve ser voltado para a persona, feito de forma otimizada, com palavras-chave bem definidas, mas sem perder a sua identidade, que é o que faz o seu público se identificar com você. Além das publicações, é importante incluir no calendário espaço para contatos e busca de novas parcerias.

4- Elabore as estratégias mais adequadas

Com os objetivos e metas já definidos e o público bem delimitado, ficará mais fácil pensar nas formas de alcançar os resultados almejados. Não há regras que definam as melhores estratégias, já que isso vai depender do que cada um deseja e do próprio formato do conteúdo que cada um produz. É por isso que o que funciona para um blog nem sempre funcionará para outro.

O mais importante é que sua estratégia esteja adequada ao que você consegue fazer naquele momento. Pense o que será feito, por que será feito, como, quando e onde. Este será o seu plano de ação.

5- Avalie os seus resultados

Ao fazer o seu planejamento estratégico de conteúdo, estabeleça um prazo mais curto, seja trimestral ou mesmo mensal para avaliar o que está sendo feito, o andamento dos planos e o cumprimento do cronograma. Veja se as coisas estão saindo da forma como você imaginava ou se será preciso fazer algum ajuste. Também é importante incluir pausas e se permitir descansar para recomeçar.

E, sempre que achar necessário, não tenha medo de fazer adaptações. Principalmente no atual momento de instabilidade e imprevisibilidade no cenário do turismo, muitas mudanças podem acontecer e você não precisa (e nem deve) estar engessado. Encare o planejamento acima de tudo como um processo de aprendizado que trará resultados em longo prazo.

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