Publicado em

Seminário ABBV 2021: foco na criação de conteúdo e na retomada do turismo

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Comunicação ABBV, Criação de conteúdo

No dia 31 de julho de 2021 foi realizada, com apoio da Casa Hotéis, mais uma edição do nosso tradicional Seminário ABBV, exclusivo para os associados. A programação contou com convidados incríveis, distribuídos em diversos painéis e workshops, pensados com o objetivo de preparar os blogueiros de viagem para a fase de retomada do turismo dentro do atual contexto, além de propor reflexões e ideias sobre a criação de conteúdo, com dicas para alavancar os blogs e conhecimentos para serem colocados em prática nos negócios de cada um.

Casa Hotéis
Casa Hotéis - patrocinadora do Seminário ABBV 2021

Acompanhando as mudanças do mundo e do mercado, pela primeira vez o Seminário ABBV aconteceu em um formato totalmente digital, devido à pandemia. A transmissão online e ao vivo possibilitou a participação de nossos associados espalhados por diferentes lugares do Brasil e do mundo, em um dia de muita troca e muito aprendizado. Foram 108 inscritos e 84 pessoas passaram pelo evento ao longo do dia, com média de 50 pessoas online simultaneamente.

Mercado de turismo

Para abrir o evento tivemos um painel chamado “Múltiplos olhares sobre viagem”, com Guilherme Soares (Guia Negro) e Laura Martins (Cadeira Voadora). Eles falaram sobre diversidade, acessibilidade, o papel dos blogs em relação à inclusão e a necessidade de ter um olhar mais atento na hora de viajar, para criar conteúdos que possam abranger a realidade de outros perfis de viajantes.

Na sequência, os painéis "Panorama sobre destinos brasileiros e as tendências para a retomada" e “Panorama de viagem internacional para brasileiros” apresentaram as perspectivas para a retomada do turismo, tanto em relação às viagens nacionais como ao exterior.

Com a participação de Gabriela Palma (Sou Mais Carioca), Graziella Delicato (Floripa Convention Bureau), Sabrina Martins (Secretaria de Turismo de São Luís - Maranhão), Malcolm Griffiths (Visit Britain), Karin Ambrosio (Visit Belize) e Cibele Mouli (Visit Dubai), foram abordados pontos como como o posicionamento dos destinos no pós-pandemia e as  medidas que estão sendo tomadas para a segurança dos viajantes.

Também foram discutidas algumas formas de estimular o turismo na própria cidade ou no próprio estado, em destinos mais próximos e seguros, e a importância de conteúdos que tenham este foco de forma responsável.

Afinal, é cada vez mais importante que os blogueiros de viagem busquem ter uma visão geral do cenário e compartilhem informações de qualidade com seus públicos.

Conteúdo Digital

Abrindo os temas ligados ao universo da produção de conteúdo, Tiago Belotte (CoolHow) falou sobre “Tendências em conteúdo digital” e a necessidade de se pensar e produzir esse conteúdo de forma mais humanizada, criativa e com propósito. Ele falou ainda sobre a tendência dos conteúdos em vídeo, tema que posteriormente foi abordado com mais profundidade por Guilherme Camocardi e Rafa Ribs (Rio4Fun e Rio4food) no workshop de “Mobile Vídeo”.

O casal, que cria vídeos para o próprio canal no YouTube e séries para marcas e empresas, deu dicas de como produzir vídeos em diferentes formatos e de forma simples, sem precisar de equipamentos caros.

Ainda com foco na criação de conteúdo, nossa convidada Marcia Breda (Adoro Home Office) realizou uma oficina com dicas e técnicas para conseguir se manter produtivo no trabalho remoto, mostrando como é possível aproveitar as vantagens da flexibilidade sem prejudicar a produtividade e a eficiência.

Branding e Precificação

E, para fechar a programação, dois workshops com assuntos que têm tudo a ver e que se complementaram: Precificação, com Ana Paula Passarelli (The Brunch Agency), e Branding, com Elis Anjos (Criamia).

Os participantes do seminário viram exemplos práticos de cálculos com planilhas e números e entenderam a importância de mostrar o seu valor ao cobrar por uma publicidade no blog, nas redes sociais ou ao oferecer um infoproduto ou outros serviços. Além disso, aprenderam estratégias para fortalecer a marca do blog, fazendo com que seja cada vez mais reconhecida pelo público e consolidada no mercado.

O resultado final do Seminário foi um sucesso! Se você é associado e não conseguiu assistir ao seminário ou se quer rever o conteúdo , todo o material está disponível na área exclusiva para membros.

Só temos a agradecer a todos pela participação, em especial aos nossos convidados. E à Casa Hotéis, em Gramado (RS), pelo apoio. Agora vamos nos preparar para o próximo ano, já que em 2022 a ABBV completa 10 anos e a ideia é fazer algo ainda maior!

Publicado em Comunicação ABBV, Criação de conteúdo

Deixe um comentário