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Branding: a importância de fortalecer sua marca

BY: ABBV0 COMMENTS CATEGORY: Criação de conteúdo

Ter um blog de viagens é como ter um negócio. Você precisa pensar não apenas na produção de conteúdo, mas também no fortalecimento da marca, que é um ponto essencial para ajudar a alavancar o seu empreendimento e, consequentemente, gerar retorno financeiro. Por isso a importância do processo de Branding.

A palavra “brand” em português significa “marca”. E o Branding – ou Brand Management – pode ser definido como uma estratégia de gestão ou um conjunto de ações que envolvem desde o nome e a identidade visual, até os valores que você quer transmitir e outros aspectos que reforçam os vínculos com o seu público ou seus clientes.

Já percebeu que quando se fala em um determinado produto ou serviço, tem sempre uma marca que logo vem à sua cabeça e que é a primeira a ser lembrada? Isso é resultado do Branding, que consolida a imagem das empresas.

E não apenas das grandes e famosas. Todo empreendimento pode (e deve!) realizar esse tipo de estratégia!

Por que fazer um Branding?

Quando bem feito, o Branding se torna um grande aliado do sucesso. Alguns dos principais benefícios:

- Reconhecimento: as pessoas passam a identificar facilmente a sua marca, seja pelo nome ou mesmo pelas cores, fazendo com que você se torne uma referência dentro do nicho no qual atua.

- Aumento do valor: seu blog começa a ser visto pelo mercado de forma mais positiva e passa mais confiança e credibilidade, potencializando também a identificação.

- Público maior: com mais gente conhecendo e se conectando com a sua marca e seus valores, naturalmente você terá um público maior de leitores no blog.

- Relação mais próxima: ao definir a personalidade da sua marca, você também estreita os laços com as pessoas que acompanham seu trabalho.

É um trabalho que demanda tempo e muita estratégia para chegar ao resultado desejado.

Como trabalhar o Branding no seu blog?

O ideal é sempre buscar uma empresa especializada em Branding, que saberá identificar aspectos estratégicos e elaborar um plano de comunicação da forma que você deseja e alinhado com a proposta do seu trabalho. Mas é possível, também, pensar algumas ações por conta própria.

- Identificar quem é o seu público-alvo: o primeiro passo é entender para quem você fala e o que ele deseja, o que pode ser feito por meio de pesquisas com quem acessa o seu blog. A partir disso, você poderá criar a sua persona.

- Entender qual é o seu diferencial: seu diferencial de mercado é o que vai fazer com que as pessoas escolham o seu blog, mesmo existindo muitos outros.

- Criar uma identidade visual: essa etapa é muito importante para que sua marca seja facilmente reconhecida e relacionada a você, seja pelas cores, traços, ícones, elementos ou tipografia. Se achar válido, pode ter também um slogan.

- Definir a personalidade da sua marca: é preciso saber os seus propósitos e o que você acredita para então definir o tom de voz e a forma como quer se comunicar com o público com autenticidade.

- Listar ações: com tudo isso feito, é hora de pensar em ações que possam ser executadas de forma a causar um impacto positivo nesse público, atendendo ao que eles precisam e gostam de consumir. Crie um calendário, sempre lembrando de estabelecer prazos que sejam viáveis para você.

- Tenha sempre coerência: um ponto muito importante no processo de Branding é ter sempre coerência nas ações e na comunicação. Não adianta demonstrar um posicionamento e agir de forma contrária. Afinal, é a personalidade da sua marca, do seu blog.

- Acompanhe o trabalho de profissionais: existem muitos especialistas em Branding que atuam na área e que podem te auxiliar no processo ou mesmo que você pode acompanhar nas redes para saber mais sobre o assunto, como Elis dos Anjos da @criamia, Thálassa Coutinho, Efeito Orna e Josi Medeiros do @influenci.ar, entre outros.

E todos esses pontos vale não apenas para quem está começando, mas também para empresas ou blogs que já existem há mais tempo e precisam se atualizar ou querem mudar a forma como são vistos. E a melhor alternativa é o chamado “Rebranding”, que pode envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual, entre outras.

Nós, da ABBV, já pensando na comemoração dos 10 anos que irá acontecer em 2022, estamos passando pelo processo de rebranding com a Criamia, que já está conosco há um tempo e que foi uma das participantes do Seminário ABBV 2021, abordando este tema. Teremos novidades e mudanças, reforçando os nossos diferenciais e nos conectando ainda com mais força com você que nos acompanha. Aguarde!

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