Um bom produtor de conteúdo deve entender que falar de viagem não é só dar dicas de hospedagem ou compartilhar fotos de cenários paradisíacos. É claro que tudo isso pode estar presente no seu blog, mas é necessário (e urgente) passar a abordar o turismo de uma forma mais ampla dentro de um contexto social e cultural.
Ao fazer uma viagem, você se preocupa em incluir no seu roteiro lugares que fizeram parte da história negra, por exemplo?
Buscando resgatar histórias apagadas pelo racismo e dar espaço a outras narrativas, existem diversos guias e iniciativas que estão criando roteiros e experiências e ajudando a difundir a cultura negra.
É o chamado Afroturismo, um movimento que vem ganhando força pelo Brasil e pelo mundo.
Neste Dia da Consciência Negra, a ABBV reconhece que ainda temos um longo caminho a percorrer em relação à diversidade e inclusão enquanto Associação e, por isso, contratamos uma consultoria para nos ajudar a traçar ações práticas.
Para começar, listamos aqui 7 dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos nesse sentido:
Estudar para aprender e compreender como o racismo funciona é o primeiro passo. Hoje em dia, há cada vez mais informação disponível na Internet, então faça seu dever de casa e não espere que pessoas negras tenham tempo e paciência para te ensinar de graça.
Ao ler ou ouvir relatos de pessoas que foram vítimas de racismo, não desqualifique a fala de quem vive situações de discriminação e nem questione a dor do outro. Não faça de conta que o racismo não existe, nem tente fazer falsas comparações.
Ao escrever textos ou fazer vídeos, observe seu vocabulário com atenção para não usar palavras de origem racista e expressões discriminatórias, já que muitas delas são tão naturalizadas que podem acabar passando batidas.
Busque conhecer projetos, instituições e movimentos que atuam no combate à desigualdade racial e acompanhe os trabalhos e ações realizados por eles no dia a dia, não só em Novembro.
Quantos influenciadores brancos você acompanha? E quantos influenciadores negros? Se houver uma diferença significativa entre esses números, se questione o porquê disso e passe a acompanhar mais influenciadores negros para deixar seu Feed mais diverso.
Além de seguir, é muito importante interagir e, sempre que possível, contratar essas pessoas – não apenas em datas como o Dia da Consciência Negra e não apenas para falar sobre racismo, mas também sobre os temas que cada um aborda, de gastronomia a finanças.
Diante de situações de racismo, é fundamental não se isentar e se posicionar.
Use suas redes e seu espaço para isso.