Foi incrível e foi um sucesso! O seminário de 10 anos da ABBV em 2022 trouxe de volta aos blogueiros influenciadores digitais a mágica do nosso nicho em dois dias de encontros, reencontros e muito conteúdo.
O seminário de 2022 se consagrou como um dos maiores e mais importantes da história da associação e a maioria dos associados fizeram parte disso. Muito obrigada, foi lindo!
Finalizamos esse ciclo ansiosos para colher os frutos desse evento, que será uma associação mais fortalecida, e coerente, com uma nova diretoria pronta para trabalhar e sempre contando com o apoio de todos os associados.
Veja abaixo um resumo de tudo que rolou no primeiro dia do evento, contado pela ótica de alguns dos associados presentes ao seminário.
Abertura
O seminário de 2022 foi aberto com uma mesa redonda com alguns dos blogs que fundaram a ABBV, para contar suas experiências sobre o processo de criação da ABBV e como enxergam esses dez anos de existência. Participaram do bate papo mediado pela presidente da ABBV, Gaia Vani, as associadas Natalie Soares, do Blog Sunday Cooks; Elisa Araujo, do blog Viaje na Viagem e Sut-Mie Guibert, do blog Viajando com Pimpolhos.
Diversidade com Guilherme Soares;
Você já parou para olhar em volta, durante uma viagem, e observar quantas pessoas negras estão neste local?
Se você é branco, provavelmente não. Eu nunca tinha me dado conta disso.
O racismo estrutural, tão presente em nossa cultura, ainda impede que negros viajem tanto quanto pessoas brancas. É uma realidade muito triste e difícil de engolir.
Um tema tão importante, como a diversidade no turismo, não podia ficar de fora do nosso seminário. Tivemos a emocionante palestra do Guilherme Dias, que é jornalista, empreendedor, viajante, consultor e negro. Criador do Guia Negro, uma plataforma de afroturismo e viagens que valoriza a cultura negra.
Guilherme nos trouxe informações, e principalmente reflexões, nos mostrando como a história de importantes personalidades negras, que fizeram parte da história do país, é na maioria das vezes preteridas. A história de pessoas negras, poucas vezes são contadas, em geral não são incluídas em roteiros turísticos e culturais.
Como criadores de conteúdo, temos um importante papel e uma grande responsabilidade social. O blogs de viagem podem e devem contribuir para mudar esta realidade. É necessária a valorização da cultura negra, da cultura indígena, da cultura real, que muitas vezes não se limita apenas a mesma que é contada nos livros, ou ensinada nas escolas.
Não precisamos ser negros para lutar contra o racismo, nem ser gay para lutar contra a homofobia, precisamos aprender a escutar quem passa por isso, compreender nosso papel nesse sistema e fazer a nossa parte para mudar esta realidade. Incluir pautas raciais em nossos conteúdos, valorizar os empreendedores negros, dar voz a pessoas trans, contratar e recomendar PCD’s, valorizar a história local, são ações que cabem a todos os criadores de conteúdo.
A preocupação com a diversidade faz parte da ABBV, que possui em seu Estatuto o compromisso com o tema. Uma ação prática, que resultou deste compromisso, é a política de incentivo que oferece 50% de desconto na anuidade para blogs de pessoas negras, LGBT+ e PCD, que abordem esses assuntos em seus conteúdos.
Narrativas afetivas de viagem; com Daniel Nunes
Daniel Nunes é jornalista de viagens e professor. Sua palestra "Narrativas Afetivas" foi voltada a como nós, blogueiros, devemos relatar nossas viagens com um viés afetivo! Para isso, primeiro ele explicou como o termo "afetivo" é abrangente e se refere a tudo aquilo que nos afeta, seja de forma negativa ou positiva. Então ele pediu para que algumas pessoas na plateia relatassem suas histórias de viagens mais marcantes. Durante esse momento, alguns dos blogueiros que estavam na palestra relataram de forma bastante emocionada suas histórias que marcaram a sua vida. Os relatos foram tão potentes e sinceros, que fizeram muitos outros espectadores se emocionarem e até mesmo mudarem seus planos de vida/viagem.
A plateia ouviu com bastante emoção alguns depoimentos e relatos dos que deram seus depoimentos e tudo isso serviu também para que todos entendessem que a narração afetiva de uma viagem é mais interessante, gera mais engajamento e empatia do nosso público, que passa a sentir o que nós sentimos durante aquela jornada.
O palestrante refletiu que em muitos momentos o foco de muitos blogueiros acaba se tornando SEO, palavras chaves e palavras de transição, alguns textos se tornaram extremamente frios e práticos. Podemos, e devemos, retomar a nossa experiência pessoal nas postagens. Para os interessados em se aprofundar no assunto, Daniel leciona em seu curso de Narrativas Afetivas, com seis encontros semanais online.
Nicho como Estratégia (Cãomigo)
Tivemos a Sharlene Irente, do blog Cãomigo, trazendo um debate sobre nicho de mercado como estratégia, mostrando que existem necessidades dos consumidores que são pouco exploradas e dividindo conosco sua experiência de trabalhar com Turismo Pet Friendly, os desafios e os sucessos conquistados ao longo de sua trajetória.
Data-Driven para blogs de viagem;
Carlos Arruda é autor do blog vidacigana.com e especialista em Data Business e Business Analytics.
Em sua palestra ele apresentou de forma prática como blogueiros podem utilizar de dados gerados pelas plataformas para entender melhor seu conteúdo e seus leitores.
Começando a apresentação com um banho de água fria, Carlos deixou explícito como métricas relacionadas a pageviews e tempo de permanência são métricas vazias para um blog profissional, que deve estar atento a número de vendas, leads e downloads, conforme a estratégia de seu blog. Carlos utilizou o Google Analytics 4 e o Google Data Studio para reunir as informações sobre quais posts em seu blog recebiam maior número de cliques, com o número de reservas no Booking e valor da comissão. Através de um gráfico de dispersão ele separou os posts em quadrantes. Alguns posts levavam poucas pessoas ao Booking, mas essas pessoas que chegavam reservavam mais hotéis e geravam uma comissão maior. Portanto estes posts deveriam ser melhorados para que levassem mais cliques ao parceiro.
Já posts que encaminhavam muitos usuários ao parceiro, mas que possuiam uma porcentagem menor de reserva precisariam ser revistos também, pois as pessoas estavam esperando um resultado, e recebendo outro. E analisando esses quadrantes poderiam ser identificadas especificidades de sucesso que podem ser replicadas em outros posts, aumentando a conversão no geral e assim a comissão recebida pelo blog. Carlos fez uma apresentação que muitos blogueiros que começaram a querer monetizar o blog recentemente podem ter saído sem entender de forma aprofundada esse assunto, no entanto, o palestrante acendeu uma luz na cabeça dos criadores de conteúdo, revelando o quanto esse assunto é importante, que deveriam pesquisar mais sobre o assunto para aplicar aos seus blogs.
A geração de conteúdo baseada em dados estatísticos é o futuro da blogagem profissional e deve ser replicada por todos.
Infoprodutos (Milhas Sem Segredos);
A palestra da Rafaela e do Túlio foi sobre infoprodutos. Eles explicaram o processo de criação do negócio Milhas sem Segredos, em que são sócios, e mostraram a evolução da empresa com o tempo e mostraram os números das turmas novas do curso.
Aprendemos sobre estratégias de lançamentos, gatilhos mentais e marketing de conteúdo. Também conseguimos verificar a importância de ter uma variedade de infoprodutos que atinja diferentes públicos.
Por fim, recebemos dicas relacionadas a milhas e aprendemos um pouco mais sobre os melhores cartões de crédito para acumular pontos e quais estratégias geram os melhores resultados.
Como aproveitar a WTM;
Ainda no primeiro dia do seminário, Manuela Hollós, Diretora de Treinamentos da ABBV e autora do blog associado When in Rio, falou sobre o seguinte tema: COMO APROVEITAR A WTM.
Um tema de enorme relevância, porque precisamos amadurecer e profissionalizar cada vez mais essa relação dos criadores de conteúdo com o mercado de turismo.
Ela deu dicas importantes, a feira precisa ser visitada com seriedade e planejamento. São diversas palestras, destinos, empresas e profissionais ao longo dos dias de evento, portanto é necessário olhar todo o calendário para preparar a sua agenda.
A feira sempre apresenta inúmeras palestras, todas com assuntos bem pertinentes, então o primeiro passo é definir sua agenda voltada para os seus interesses. Algumas para ampliar seus conhecimentos e outras voltadas para negócios.
Organizar os horários e locais é fundamental , porque os espaços geralmente são bem distantes, então é uma correria que exige fôlego e algum preparo físico.
São muitos expositores de diferentes destinos, diversas empresas de atividades variadas, desde cia aérea, locação de veículos, até hospedagem, então você também precisa se organizar, definir com quais você quer conversar e se apresentar pessoalmente. Uma dica muito importante é a de apresentar projetos e não apenas ir deixar e pegar cartões.
Por último, uma opção muito interessante é a de marcar reuniões com horários marcados, ajustar esses horários com a agenda de palestras, e deixar o horário livre para a visita dos stands que mencionei acima.
Processo de Publicar um Livro de Forma Independente
Acredito que participar do Seminário da ABBV teve um significado muito especial para todos. Principalmente, após um longo período de recolhimento, solidão, renúncias e uma pausa nas viagens.
Foi fascinante conhecer as histórias da Luisa Ferreira e da Natália Becattini, que aproveitaram o período de baixa no turismo para produzir algo relevante e profundo.
Ambas apresentaram o resultado palpável de um trabalho criativo, sério e inspirador. Luísa compartilhou os desafios da criação e publicação de seu livro "Guia de Viagens pra dentro e pra fora", um projeto maravilhoso que concretizou-se, também, graças ao suporte de um financiamento coletivo.
Já Natália contou sobre o processo de criação do livro "Encontros - Histórias de Viagem", uma bela compilação das melhores crônicas publicadas ao longo dos dez anos de existência do blog 360 Meridianos.
Do relato das duas, o que mais me impactou foi a forma como encontraram de se reconectar com seus leitores, de se reinventar durante a pandemia, de ser produtivas durante um período tão difícil, vivenciados por todos nós nesses últimos tempos.
É muito bom quando alguém nos lembra que apesar de todas as adversidades e circunstâncias, sonhos podem virar projetos viáveis quando decidimos tirá-los do plano das ideias. E que tais projetos podem se materializar e inspirar outras pessoas.
No próximo texto você fica sabendo como foi o segundo dia do Seminário ABBV 2022.
Contribuíram para a elaboração desse texto: Elizabeth, do blog Elizabeth Werneck; Sharlene, do Blog CãoMigo; Raphael, do Blog Destino de Casal; Patrícia, do Blog Patrícia Praticando Viagem; Joana, do Blog Viajô Caminhando; Olívia, do Blog Olívia, Garimpando por Aí e Regina, do Blog Turista Fulltime.
Publicado em Uncategorized