Publicado em

Seminário ABBV 2022 (segundo dia)

BY: elizabeth Werneck0 COMMENTS CATEGORY: Uncategorized

Esse segundo dia de Seminário foi de muita confraternização (com direito a bolo e parabéns surpresa), sorteios, um balanço financeiro do último ano e a eleição de uma nova diretoria, que apontaram o caminho para o próximo biênio.

O encontro anual da ABBV, realizado em São Paulo, teve tudo isso e mais um pouco.

Acompanhe abaixo o que rolou, sob a ótica dos blogs associados, no segundo dia do seminário.

1.     RESPIRAÇÃO CONSCIENTE, ATENÇÃO PLENA E OUTRAS FERRAMENTAS PARA LIDAR COM O BURNOUT - Adarsha Ma Prem, do Núcleo Udjain

Para começar o segundo dia de Seminário toda a plateia realizou atividades e exercícios que podem contribuir para o relaxamento e evitar o esgotamento profissional extremo chamado de Burnout.

Mas lembre-se, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que pode ficar muito grave e caso você tenha sintomas não deixe de procurar ajuda médica/profissional.

2.     Turismo Responsável;

Com o tema, AFINAL DE CONTAS: O QUE É TURISMO RESPONSÁVEL?, Gustavo Pinto, do Instituto Vivejar, tocou num dos pontos mais importantes de todo o evento, um tema que é mais do que urgente, e que deveria ser prioridade em todas as rodas de conversas sobre o futuro e, mais ainda, o momento presente do turismo.

A ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem, como entidade que regulamenta e defende os interesses desse mercado, mas também, ao mesmo tempo, promove e desenvolve profissionais do segmento turismo, não poderia deixar de incluir no seu Seminário um tema tão atual e pertinente.

É preciso deixar cada vez mais claro para os criadores de conteúdo de viagem sobre a importância de praticar um Turismo Responsável e a de reverberar nos seus blogs e nas suas redes sobre essa consciência, consciência essa que deve ou pelo menos deveria ser de todos.

Para os chamados "influenciadores" esse cuidado ao praticar e divulgar a atividade turística deve ser redobrado. Os criadores de conteúdo, e principalmente os blogueiros de viagem, precisam ter seu olhar aguçado para práticas não responsáveis, em tudo à sua volta, mas especialmente no Turismo.

Uma das frases mais marcantes durante a palestra do Gustavo Pinto é que "Turismo responsável é sobre tornar destinos turísticos em lugares melhores para se viver e se visitar - nesta ordem." A partir dessa reflexão acredito que todos já possam pensar nas suas escolhas nas próximas viagens.

O curso sobre Turismo Responsável do Instituto Vivejar é bem extenso e toca em muitos assuntos delicados: é como colocar o dedo na ferida, mas necessário para uma nova consciência. Fala sobre negócios de impacto no turismo e a relação do anfitrião com o viajante.

Você conhece a teoria do Linkages e Leakages? De uma maneira bem resumida seria o quanto você pagou por uma viagem e o valor que realmente permanece naquela localidade, naquele destino. Já pensou sobre isso? Excelente reflexão também para a sua próxima viagem.

Alguns membros da ABBV já tiveram a oportunidade de realizar o curso do Instituto Vivejar, e outros blogueiros conheceram o trabalho do Instituto nessa oportunidade. 

Durante o seminário tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o assunto e foi um momento muito especial, afinal essa é uma urgência, pois o turismo precisa ser cada vez mais responsável, sustentável, ético, consciente e regenerador.

3.     Apresentação do programa de Afiliados da Civitatis;

Contamos também com a presença de um representante da empresa Civitatis, empresa patrocinadora do seminário, e que oferece tours de qualidade em português em diversos lugares do Brasil e do mundo, inclusive walking tours gratuitos.

A percepção dos associados da Civitatis está no diferencial que a empresa tem em atender às demandas de seus afiliados, ouvindo as necessidades de cada um, inclusive no planejando da expansão das ofertas de destinos de excursões, passeios e experiências de viagem.

4.     Marketing de Influência;

O Marketing de Influência também foi tema em nosso seminário, com informações

importantes e práticas para os blogs de viagem.

As meninas da Bora Assessoria, Bianca Lunardi e Nicole Ghorayeb, especialistas no tema, falaram sobre a importância dos influenciadores nas estratégias de marketing das marcas, os desafios e oportunidades, e como atuar com ética e profissionalismo neste mercado tão concorrido.

Trabalhar com marketing de influência vai além de postagens no Instagram, e incluí também os blogs, assim como outras plataformas de conteúdo. Para ter sucesso no marketing de influência é necessário ter seriedade e mostrar profissionalismo, atuando de forma estratégica e planejada, unindo e equilibrando, as solicitações dos clientes com os interesses da audiência, o que pode ser um grande desafio.

O que faz o marketing de influência ser um sucesso é a credibilidade do influenciador, que mesmo com um alcance menor, consegue uma grande conversão, justamente por ter um público que confia na sua recomendação. Esta confiança é o ativo mais importante para o influenciador, e deve ser sempre valorizada e zelada.

Aprendemos a importância de criar comunidade, desenvolver relacionamento com nossa audiência e entregar um conteúdo de qualidade. Também recebemos dicas práticas de como melhorar o desempenho no Instagram, como ter um CNPJ para emitir notas, como usar hashtags que atendam a legislação, e muitas outras informações importantes.

5.     Travel Techs;

E como o Turismo é algo dinâmico e está sempre se adaptando às novas realidades, nada melhor que entender um pouco sobre Travel Techs e, quem trouxe uma luz sobre o assunto foram a Virginia Falanghe, do Holmy e Carlos Humberto do Diáspora Black. Uma conversa sobre tecnologia sendo usada como pilar dos negócios não poderia ficar de fora desse seminário.

6.     Brandend Content;

E nessa maratona adorável de aprendizado do segundo dia de interações, tivemos também o Ricardo Moreno, do The Summer Hunter, batendo um papo sobre Branded Content, mostrando como criar histórias de sucesso, como focar na mensagem que será passada e como entender o interesse do público.

7.     Desmistificando o Juridiquês nos contratos;

A advogada Flávia Penido, sócia na Penido Advogados Associados e especialista em Direito Digital abordou, com muita descontração, o tema “Desmistificando o juridiquês nos contratos”, usando um vocabulário sem os jargões jurídicos que são quase inacessíveis para as pessoas leigas e dando ferramentas aos blogueiros para compreenderem um pouco mais o mundo jurídico.

8.     Negociação a Arte do Afeto

No segundo dia, tivemos uma palestra sobre Negociação e a Arte do Afeto. A Egnalda nos surpreendeu como uma excelente contadora de histórias explicando, na prática, como devemos negociar e, principalmente, o quanto precisamos nos valorizar.

Aprendemos bastante com essa palestra com exemplos claros de técnicas que podemos utilizar para lidar com empresas e clientes.

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer melhor a história da Egnalda que serviu como inspiração para todos nós pois mostrou o quanto os resultados chegam quando trabalhamos com amor.

9.     Sorteios, encerramento e AGO/Eleição.

E o dia foi chegando ao fim com sorteios de e-books sobre Milhas, oferecido pela Milhas Sem Segredo; Vouhers de Acesso à sala Plaza Premium Lounge, no aeroporto de Guarulhos; vouchers de Seguros Viagem Nacionais e Internacionais oferecidos pela VitalCard; livros das associadas Natália, do blog 360 Meridianos e Luisa Ferreira, do Blog Janelas Abertas; uma vaga no Curso de Narrativas Afetivas de Viagens oferecida pelo jornalista Daniel Nunes e um voucher de 150 dólares para os passeios, oferecidos pela Civitatis.

Além disso, após um brunch foram realizadas as eleições da ABBV para o biênio 2022- 2024. Acompanhe aqui no blog da ABBV a matéria sobre a nova diretoria, que irá tomar possa agora no mês de maio.

Contribuíram para a elaboração desse texto: Elizabeth, do blog Elizabeth Werneck; Sharlene, do Blog CãoMigo; Patrícia, do Blog Patrícia Praticando Viagem; Joana, do Blog Viajô Caminhando e Olívia, do Blog Olívia, Garimpando por Aí.

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário