No mês de julho, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participou de um encontro virtual com empresários do setor turístico do Rio Grande do Sul, a convite da Secretaria de Turismo do estado, que recentemente foi afetado por fortes chuvas e ainda hoje vem sofrendo as consequências da tragédia.
O objetivo do encontro foi receber informações atualizadas para apoiar a retomada do turismo na região de Gramado, uma das cidades que mais recebe visitantes em todo o Brasil e que é um dos pilares econômicos do setor no Rio Grande do Sul.
O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato, abriu o encontro explicando que o turismo representa 86% da economia da cidade e que o número de pessoas afetadas quando há tragédias é sempre grande, já que quase todas as famílias estão envolvidas de alguma forma com o turismo.
Em seguida, falou sobre o potencial turístico da cidade, que é atualmente o segundo destino turístico do país. E ressaltou que mesmo quem vai todo ano vai sempre encontrar coisas novas para conhecer.
“Gramado tem ótimos hotéis, experiências incríveis, muitas opções de atrativos diferentes não apenas na cidade, mas na Serra Gaúcha como um todo. É um destino que está sempre se renovando e se reinventando - e agora não seria diferente. Os empreendedores locais estão trabalhando, acreditando e criando novas possibilidades para o município e para o turismo”, destacou.
Reginato falou também sobre as novas possibilidades para o município e as expectativas para a 29a edição do tradicional evento “Natal Luz”, que este ano voltará a ter o desfile acontecendo na rua do centro, além de outras novidades. “Passamos por problemas, como todo o Rio Grande do Sul, mas foram rapidamente superados - e, principalmente, com vidas preservadas. Já estamos 100% com o turismo reaberto, no momento com uma visitação mais regional, até pela questão do acesso. Mas a estimativa é que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista para outubro, Gramado volte a receber turistas de todo o Brasil”, disse.
Para o “Natal Luz”, os ingressos já estão sendo vendidos com descontos, para estimular ainda mais as pessoas a comparecerem.
Na sequência, Adriane Brocker Boeira, uma das sócias-fundadoras da Agência Brocker Turismo, falou sobre o panorama atual na cidade, pontuando que Gramado ficou um pouco isolada devido ao fechamento do aeroporto na capital, mas que tudo está funcionando e que é importante que as pessoas mantenham as viagens. “Foi muito triste ver o aeroporto e tantas cidades debaixo d’água. Mas, em meio a tantas notícias ruins, é importante divulgarmos o turismo”, disse.
Ela destacou que, em um momento como este, todos querem ajudar o Rio Grande do Sul e a melhor forma de fazer isso é estimulando que os turistas visitem. “Tivemos meses difíceis, sem o volume de visitantes que tínhamos antes. Mas sairemos mais fortes. Estamos de coração aberto para receber a todos, estamos mantendo toda a estrutura de hotelaria, restaurantes, atrativos e eventos. Tenho certeza que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho teremos mais pessoas”.
Dudu Kny, empresário do ramo gastronômico, falou também sobre as opções de entretenimento. “Gramado faz as pessoas saírem de casa para conhecerem as atrações, porque tem um pouco das melhores coisas do mundo. E estamos em um momento importante de transformação, todo mundo está muito motivado com a retomada”, afirmou.
Para finalizar o encontro com a ABBV, Rafael Peccin, da área de hotelaria, disse que já está percebendo um aumento nas centrais de reservas. E que o cenário, que antes era de imprevistos, hoje já está caminhando rumo à normalização, principalmente depois da notícia da reabertura do aeroporto.
Peccin contou ainda sobre um evento que será realizado em setembro em homenagem ao Rio Grande do Sul - e a ideia é que se torne um evento fixo no calendário de Gramado. "Temos um estado muito rico culturalmente e queremos fazer um evento celebrando a cultura gaúcha, a cultura de imigração, de gastronomia. Talvez este ano seja menor, por ser o primeiro, mas o objetivo é que passe a ter 30 dias de atrações", revelou.
Além de informações sobre o destino e de muitos conteúdos importantes que poderão ser divulgados, para os associados foi também uma oportunidade de networking, pois puderam estar em contato com representantes locais da área de viagens, receptivos, hotelaria e gastronomia.
E, para a ABBV, o encontro foi uma forma de demonstrar o apoio na retomada do turismo no Rio Grande do Sul, reafirmando o compromisso da associação com a responsabilidade social.
Publicado em Comunicação ABBV, Uncategorized