Publicado em

ABBV amplia critérios para novos associados e passa a incluir mídias não escritas

BY: Mariana Bueno0 COMMENTS CATEGORY: Comunicação ABBV

Em novembro, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) colocou em votação em uma assembleia extraordinária algumas alterações no estatuto, visando a mudança de critérios para novos associados, de forma a aumentar a abrangência.

Depois que os associados votaram, o resultado foi apresentado, bem como as novas orientações para quem quer fazer parte da ABBV. Confira a seguir!

O que muda no estatuto da ABBV?

A principal alteração do estatuto aprovada na votação é em relação à modificação do conceito de "blog de viagem", que passa a abarcar o criador de conteúdo em sentido mais amplo, incluindo outras mídias não escritas, como vídeos, fotos e podcasts.

Assim, passam a ser admitidos como associados os criadores de conteúdo digital de viagem (seja textual ou audiovisual), que abordem o Brasil e/ou qualquer parte do mundo, desde que o conteúdo seja em língua portuguesa e que tenha um trabalho autoral e consistente.

Entenda a seguir como ficaram definidos os critérios de aprovação que são avaliados pela Diretoria ou Comissão formada para esse fim.

Blogs de viagem

Os blogs, sites ou portais precisam ter pelo menos um ano de existência, com publicação mais recente há no máximo 90 dias, com conteúdo original e idôneo, de acordo com padrões já estabelecidos pela ABBV.

Há quem pense que, com a alta das redes sociais, os blogs não têm mais tanto espaço, mas isso não é verdade. Informações detalhadas e com qualidade, em um espaço próprio, é essencial para a construção de autoridade, além da possibilidade de manter links de afiliados e ter ganhos financeiros.

Canais de viagem no YouTube

Para um canal no YouTube, vale também a regra de ter pelo menos um ano de existência. É preciso também ter no mínimo 1.000 inscritos e 12 vídeos horizontais publicados, sendo dois deles nos últimos 30 dias.

Os vídeos fazem sucesso porque, para muita gente, assistir imagens dos destinos ajuda a despertar o desejo de viajar, além de ajudar no planejamento, pois é possível ver mais sobre os lugares e entender o que quer ou não conhecer de perto.

Isso faz com que os canais de viagem no YouTube gerem uma conexão maior com os espectadores, além de transmitirem uma imagem mais confiável.

Perfil no Instagram

Quem cria conteúdo sobre viagem no Instagram precisa ter um perfil há pelo menos um ano, com no mínimo 2 mil seguidores e 24 publicações no feed nos últimos 2 meses. 

Mesmo passando por mudanças constantes nos formatos das publicações, o Instagram é uma rede que continua em alta. Prova disso é que em 2023 foi o aplicativo para celular mais baixado do mundo.

Criadores de vídeo no Tik Tok

Da mesma forma que no Instagram, no Tik Tok a exigência também é de pelo menos um ano de criação do perfil, 2 mil seguidores e 24 publicações nos últimos dois meses.

Lançada há menos de 10 anos, em 2016, a rede teve um crescimento meteórico no mundo todo. O formato da plataforma, que é dinâmica e tem vídeos curtos, fez com que conquistasse um número de usuários cada vez maior, especialmente no Brasil, que é hoje o terceiro país com mais usuários ativos no Tik Tok.

E, de acordo com uma pesquisa recente, divulgada no primeiro semestre de 2024, 8 em cada 10 usuários abrem o aplicativo pelo menos uma vez por dia, e 1 em cada 3 estima que vai passar mais tempo no TikTok no próximo ano. Ou seja, a tendência é de aumentar ainda mais o sucesso.

Podcast de viagem

Por fim, para os podcasts é exigido o mínimo de um ano e veiculação de um episódio nos últimos 30 dias, disponível gratuitamente em plataformas de áudio.

Embora não seja um formato tão novo (o primeiro a ser publicado no Brasil data de 2004), foi mais recentemente que os podcasts passaram a crescer, especialmente durante a pandemia, quando o número de ouvintes aumentou. Desde então, o crescimento já passou de 132%.

O motivo que faz com que tanta gente goste do formato é a possibilidade de ouvir os episódios enquanto se desloca no trânsito, faz uma caminhada ou realiza as tarefas domésticas, entre outras atividades.

O que é preciso para se associar?

Os criadores de conteúdo de viagem que se encaixam nos formatos acima e cumprem todos os critérios, podem se associar pelo site da ABBV, clicando em "Associe-se", preenchendo o formulário de inscrição e aguardando o contato.

Publicado em Comunicação ABBV

Deixe um comentário