Publicado em

#ABBVnaWTM – A economia colaborativa chega ao setor de viagens

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Voopter WTM post

Por Marcia Tanikawa - Os Caminhantes | Especial para a ABBV

Em sua 3ª edição, este ano no Expo Center Norte, no centro de São Paulo, visitamos a WTM - Latin America e após o encontro Meet the Media, exclusivo para blogueiros associados a ABBV- Associação Brasileira de Blogs de Viagem, assistimos a Palestra sobre economia colaborativa, do Petterson Paiva, Co- Fundador e CEO do Voopter (foto).

Ouvimos pela primeira vez sobre economia colaborativa ou o conceito de “mesh”, essa nova (nem tão nova) rede e tendência de compartilhamento no começo de 2011, através de um livro, “Mesh, porque o futuro dos negócios é compartilhar”, da Lisa Gansky, da Alta Books Editora. É um modelo de consumo mais sustentável e que acabou ficando adormecido desde então na nossa memória e vimos negócios baseados no conceito de compartilhamento sendo criados e crescendo.

A ideia básica do conceito é que: “a colaboração no mercado chegaria a níveis inéditos, privilegiando o acesso compartilhado em detrimento da propriedade pura e simples”. Um breve resumo para explicar o motivo de termos escolhido este tema em particular para assistir e relatar depois.

Petterson Paiva começa a palestra chamando a atenção que épocas de crise exigem adaptação, e essas adaptações chegam sim, às viagens e como as marcas se adaptam a um período de crise. Normalmente é revista a cadeia de custos e junto com a redução de custos vem também a especialização.

Comenta sobre a disruption, e startups e segue para a economia colaborativa, termo que prefere ao original sharing economy. Ouço falar pela primeira vez sobre o termo “consumerismo”, onde o ato de consumir passa do ponto, o prazer do consumir pelo próprio prazer. O remédio para isso seria a economia colaborativa.

Poderíamos dividir os agentes intermediários em três categorias:

- Agentes voluntários sem fins lucrativos: fon  (compartilhamento de wi-fi), code , todos alunos, em todas escolas, devem ter a oportunidade de aprender ciência da computação,  skill share  aulas e projetos compartilhados.

- Agentes voluntários com fins lucrativos: o maior exemplo aqui é o (agora) clássico, AirBnB

- Agentes espontâneos: Waze e Voopter

Explica sobre o Voopter e na platéia ninguém conhecia o aplicativo. O Voopter é um metabuscador de passagens aéreas, você coloca a origem, o destino, pode colocar algumas combinações de datas (que eles chamam de multidatas) e o preço limite que você quer pagar pela passagem e o Voopter encontra a combinação mais barata. Também tem um sistema de alerta que te avisa quando o buscador achar o que se enquadre nos seus filtros e quando outro usuário encontrar, você é automaticamente avisado.

Diferente dos outros que são buscadores, ele não faz a compra pelo site, e sim rastreia os preços e leva diretamente à página do vendedor, seja da companhia aérea seja da agência de viagem.

Peço informações um pouquinho mais detalhadas e fico sabendo que o Voopter foi criado mais ou menos no início de 2014, é um aplicativo que pode ser baixado em Iphone e também na plataforma Android.

Para quem quiser ver uma nova palestra do Petterson Paiva haverá uma nova apresentação na sexta feira, dia 24/04/15, das 13:50 às 14:10, no Auditório Travel Tech, Como a Inovação está ajudando os clientes a conseguir a melhor relação custo-benefício em viagens: , mostrando como o site e o aplicativo da Voopter adotaram inovações em sua proposta central para o cliente de viagens.

________________________________

Marcia Tanikawa é autora do blog Os Caminhantes e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2015.

Leia mais
Publicado em

Delegação ABBV na WTM: mais de 50 associados participam da World Travel Market Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, WTM Latin America

Imagem post WTM 2015

Pelo 3º ano consecutivo a ABBV é Media Partner da WTM — World Travel Market Latin America — maior feira de turismo comercial do mundo. A parceria, exclusiva na categoria de blogs de viagem, promete alavancar a promoção da América Latina para o mundo e o mundo para a América Latina.

Ao estabelecer este vínculo com a WTM, a ABBV se consolida como referência dentro do segmento no continente. Nesta edição, que acontece de 22 a 24 de abril na Expo Center Norte, em São Paulo, contamos com uma delegação de mais de 50 associados e uma frente de trabalho fixa composta por blogueiros na cobertura do evento em tempo real.  São eles:

Ana Novais  |  Disney Guia

Camilla KafinoEnsaios de Viagem

Clarissa ComimViagem e Viagens

Elisa AraujoViaje na Viagem

Gabriel BrittoGabriel Quer Viajar

Karen Schubert Reimer  | Ellerim Viajante 

Marcia TanikawaOs Caminhantes

Renata Costivelle | Vai Pra Disney? 

Sílvia Oliveira | Matraqueando

Sut-mie GuibertViajando com Pimpolhos 

Thelma Alves | De Casa Para O Mundo 

SOBRE A ABBV

Desde que foi fundada em 2012, a ABBV estabelece parâmetros de conduta para orientar o mercado a valorizar os blogs como mídia e não apenas como espaço para divulgação editorial ou propaganda espontânea. Além disso, a associação trabalha firme na orientação dos blogueiros quanto à transparência e à isenção da informação.

Além de promover hangouts de profissionalização, a ABBV é responsável por duas pesquisas exclusivas como A influência dos blogs  de viagem sobre o turista brasileiro e O perfil dos blogs de viagem no Brasil.

PALESTRAS ABBV | WTM 2015

Se você vai participar da WTM não perca a palestra inédita apresentada pela ABBV:

O QUE OS BLOGS DE VIAGEM PODEM FAZER PELO SEU DESTINO?

A presidente da associação, Sílvia Oliveira, vai mostrar cases dos blogs associados e revelar como um destino pode ser apresentado aos leitores na forma de séries de posts, vídeos ou guias de viagem.

Anote na agenda os dias das palestras:

22/04 | QUARTA | 13:00 - 13:20
23/04 | QUINTA | 18:00 - 18:20
24/04 | SEXTA | 14:40 - 15:00

Local: Expo Center Norte – São Paulo | Seção: Innovation Tech Theatre

Leia também:

ABBV promove 3º Encontro de Associados em São Paulo

Leia mais
Publicado em

ABBV promove 3º Encontro de Associados em São Paulo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV

Já virou tradição. Durante a realização da WTMWorld Travel Market Latin America (evento do qual a ABBV é Media Partner) – teremos um novo encontro exclusivo para blogueiros associados.

O evento acontece no próximo dia 24 de abril de 2015 no Blue Tree Premium Faria Lima em São Paulo, onde será servido um delicioso café da manhã. Trata-se de uma ótima oportunidade de ir além dos posts e das arrobas do twitter para trocar ideias com muitos colegas que só  conhecemos virtualmente.

CONVITE  3 ENCONTRO ASSOCIADOS ABBV

A novidade este ano é que o encontro conta com um Talk Show do Ricardo Freire do Viaje na Viagem (pioneiro na blogosfera de viagem e um dos fundadores da ABBV) e do Diogo Carvalho do Destemperados, um dos primeiros blogs especializados em food experience do Brasil.

Você não vai ficar de fora, não é? Então, corra porque é indispensável a confirmação de presença até o dia 21 de abril de 2015 pelo e-mail [email protected] ou neste post no Facebook no grupo fechado para associados.

#GoABBV

Leia mais
Publicado em

BlogTrip x Ação Publicitária: convidado ou contratado?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Mercado

Na essência, as press trips (ou blog trips ou famtours)  são positivas. São uma oportunidade de apresentar um destino a um grupo formador de opinião, seja de jornalistas, blogueiros ou agentes de viagem (no caso das famtours). Várias press trips ou blog trips são muito bem organizadas por assessorias de imprensa ou de comunicação, dentro de padrões normais de relacionamento entre anfitriões, organizadores e convidados.

Algumas vezes, no entanto, o sentido original - apresentar um destino a um grupo formador de opinião - se perde e a viagem se transforma numa ação promocional ou em um evento cujo objetivo é a exposição nas redes sociais. E quando isso ocorre, as linhas de fronteira se embaralham, o destino fica em segundo plano e o blogueiro é colocado sob os holofotes. Nesses casos, vale mais a espuma, o oba oba e a ilusão criada nas redes sociais de que determinado destino é “in” porque um grupo de blogueiros se reuniu lá. Muitas vezes o blogueiro não se dá conta de que essa ilusão está sendo criada as suas custas e de que há um uso público da sua imagem.

Para ajudar a esclarecer o assunto e desembaralhar as linhas de fronteira, nós, da ABBV, fizemos abaixo uma lista com orientações aos nossos associados sobre o que não é pertinente numa press trip ou numa blog trip, explicando, em alguns casos, como são as práticas que consideramos corretas nesse tipo de ação.

Marcar prazo para publicação dos posts – Quem determina quando os posts sobre uma viagem começarão a ser publicados é o blogueiro e não quem convida para a press trip. Se o organizador da blog trip quer estabelecer prazo para você, não tenha dúvida de que se trata de uma ação promocional que ele organizou disfarçada de press trip. A preocupação dele é mostrar resultado rápido para quem o contratou.

Determinar a quantidade de posts ou fotos – Vale o mesmo dito acima. É você quem sabe quanto uma viagem vai render em termos de conteúdo e até se vai render algo. Se você está sendo cobrado pelo organizador da viagem, é porque ele prometeu alguma coisa para quem o contratou. Ou seja, de novo, não é blog trip, é ação promocional.

Usar camiseta do evento e posar para fotos – Definitivamente isso não é praxe em press trips ou blog trips. Quando uma viagem de blogueiros tem uma logomarca e camiseta, é uma ação promocional. Pedir que os blogueiros usem a camiseta e posem para fotos ou gravem vídeos em que aparecem usando a camiseta configura claramente uso da imagem com objetivos promocionais.

Gravar depoimentos em vídeo sobre o destino – Se o vídeo está sendo feito para ser exibido ao público, trata-se de uma ação promocional. Mais uma vez é a imagem do blogueiro sendo usada de maneira comercial para tentar convencer o consumidor de que determinado destino vale a pena ser visitado. Há casos, no entanto, em que vídeos ou fotos são feitos para registro da viagem com fins institucionais – ou seja, o destino quer guardar uma memória daquela viagem para mostrar em convenções internas ou em apresentações em eventos do trade etc.

Na dúvida, pergunte qual o objetivo do vídeo, onde será exibido e não se sinta constrangido em recusar caso não esteja confortável com a idéia. De preferência, peça para assinar um termo de direito de uso de imagem onde as condições de exibição do vídeo estejam bem claras.

Exigir uso de hashtags do destino ou da viagem – Os organizadores de uma blog trip ou press trip podem sim pedir que você use hashtags do destino em seus perfis nas redes sociais. Não podem, no entanto, exigir – afinal você é um convidado, não um contratado.

Se a viagem, por outro lado, tem uma hashtag própria e para os organizadores ela tem tanta importância quanto a hashtag do destino, então trata-se de uma ação promocional.

Chamar de “ação”, “encontro” ou algo similar – Blogueiro, desconfie quando isso acontecer. Press trip é press trip. Blog trip é blog trip. Os nomes já estão consolidados e quem é da área conhece o formato da viagem. Quando um convite chega oferecendo participação em uma “ação” ou um “encontro” de blogueiros, pergunte mais para esclarecer o formato e objetivos dessa viagem. Há fortes chances de ser uma ação promocional.

Para resumir:

Os objetivos de uma ação promocional são principalmente chegar diretamente ao consumidor usando imagem e nome dos blogueiros. Vale ressaltar que os blogueiros não são remunerados por isso – na visão de quem convida, o “pagamento” é a viagem. Nas ações promocionais, existe a preocupação de que a viagem em si seja tornada pública, preferencialmente através das redes sociais. Além disso, espera-se o “retorno” dos blogueiros, isto é, a publicação de posts no blog, tweets, fotos no Instagram.

Já os objetivos de uma press trip ou blog trip são chegar ao consumidor através do conteúdo produzido pelo jornalista ou pelo blogueiro. O público na maior parte das vezes não é informado da realização da viagem, no máximo fica sabendo que o jornalista ou blogueiro viajou a convite. O blogueiro não tem sua imagem explorada.

O que você deve se perguntar:

Na dúvida sobre se um determinado pedido dos organizadores da viagem é ou não uma exploração da sua imagem ou do seu trabalho, pergunte a você mesmo se esse pedido seria feito a um representante de um veículo da mídia tradicional ou de um veículo “de nome”. Se não é pedido a ele, por que é pedido a você?

Se você é associado ABBV, lembre-se de que nosso fórum está sempre aberto a questões e sinta-se à vontade para tirar duas dúvidas sobre este assunto lá.

E se há dúvida sobre se vale a pena participar de uma ação promocional envolvendo blogueiros na qual a “remuneração” é a viagem, pergunte-se até que ponto você está disposto a deixar sua imagem e seu nome serem usados e até que ponto você está disposto a trabalhar de graça.

* Crédito da foto: freeimages.com

Leia mais
Publicado em

Meet The Media: benefício exclusivo para associados ABBV na WTM

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Parcerias, WTM Latin America

Os blogueiros associados à ABBV que estarão presentes na terceira edição da WTM Latin America, que acontece de 22 a 24 de abril de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo, contarão com um benefício exclusivo e inédito para a blogosfera de viagem no Brasil: poderão participar do Meet The Media, um espaço que prevê encontros individuais entre os media partners do evento - entre eles, a ABBV - e os destinos expositores.

O formato do Meet the Media é semelhante ao chamado "speed-dating": os media partners do evento possuem uma mesa identificada para cada veículo. Os destinos expositores e suas agências de relações públicas e promoção turística, então, se apresentam a cada um dessas mesas em reuniões que demoram até 10 minutos - o tempo necessário para o veículo e o destino se apresentarem, trocarem cartões de visita e acertarem os termos de colaboração para uma viagem, se for o caso.

A iniciativa já acontecia em diferentes eventos da WTM no mundo - no Brasil até então só envolvia jornalistas - mas em 2015 o espaço será aberto para todos os media partners, incluindo a ABBV, parceira do evento desde a primeira edição, em 2013. Serão no mínimo 25 vagas exclusivas para blogs associados da ABBV, o que representa uma grande conquista da associação e um enorme diferencial em termos de benefício para seus associados.

Os blogs associados da ABBV que tenham interesse em participar do Meet the Media devem se cadastrar na lista organizada pela associação, que será divulgada em seu grupo restrito no Facebook, e a vaga só será garantida mediante confirmação de presença no evento. Vale lembrar que os blogs de viagem que estejam credenciados como imprensa mas que não sejam associados da ABBV nem tenham se cadastrado na lista da associação não poderão participar do encontro.

O Meet the Media será no dia 22 de abril às 16:00, em local a ser confirmado dentro do espaço da WTM, e será divulgado pelos organizadores da WTM Latin America para todos os expositores.

Para saber mais sobre a feira, clique aqui.

Leia mais
Publicado em

Bolsa de estudo para associado ABBV no curso Estratégias de Turismo On–line Panrotas & Comschool

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Parcerias

Comschool ABBV

Sempre disposto a apoiar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos blogueiros que fazem parte da ABBV, nosso associado honorário  Guto Rocha intermediou a concessão de duas bolsas de estudo integrais para o curso de Estratégias em Turismo On-line Panrotas & Comschool.

Trata-se de um curso de Marketing Digital e é o único do gênero no Brasil que conta com professores e executivos com expertise reconhecida internacionalmente, inclusive um dos professores será o próprio Guto Rocha – sócio da Pmweb Responsys, uma das maiores agencias especializadas em turismo on-line.

O curso presencial custa R$ 1.890 e à distância sai por R$ 1590, valores que podem ser parcelados em até 10 vezes. Mas temos direito a dois associados da ABBV, um in loco e outro on-line, participando com uma bolsa de estudo integral cada.

Os associados que querem concorrer a estas bolsas devem deixar o nome e o e-mail neste post que abrimos no nosso grupo fechado do Facebook, destacando se querem concorrer à modalidade presencial ou à distância. Prazo para deixar o nome: 02/03/2015, segunda-feira, 23h59.

O sorteio das bolsas será feito, ao vivo, na terça-feira (03/03, 20h) via hangout. Colocaremos o link aqui para vocês acompanharem.

Para os interessados em fazer o curso, independentemente das bolsas, corram, porque restam poucas vagas. O módulo vai de 09/03 a 13/03/2015, segunda a sexta, 19h às 23. Todas as informações aqui.

Leia mais
Publicado em

WTM Latin America anuncia novidades e programação de conferências

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

IMG_6597

Vincent Lhost, diretor de projetos da Reed Travel Exhibitions

 

Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, na quinta-feira (26/02) a Reed Exhibitions, organizadora da WTM Latin America, e a Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, anunciaram as novidades da edição 2015 do evento.

Este ano o encontro será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, oferecendo 10% a mais de espaço para expositores e visitantes. A expectativa é que o público, que foi de 6.570 pessoas, cresça 15%.

Entre os destinos que participarão do encontro, as principais novidades são Turquia e Moscou. Também estreiam na feira este ano a Associação dos Hotéis Rurais de Portugal, as operadoras Gartour e Rusconi Viaggi, da Itália, e a Delta Tours, da Lituânia. É interessante também destacar que o número de expositores da América do Sul cresceu 10%.

Magda Nassar, vice-presidente da Braztoa, antecipou durante a coletiva que a 6ª edição do Turismo Week (www.turismoweek.com.br), amaior promoção de viagens do país oferecendo centenas de roteiros nacionais e internacionais com descontos, terá em 2015 duração de quatro semanas.

A ABBV é media partner da WTM Latin America pelo terceiro ano consecutivo.

Leia mais
Publicado em

WTM Latin America 2015 abre inscrições para visitantes

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

jn-97

Estão abertas as inscrições para visitantes da terceira edição da WTM Latin America, que será realizada de 22 a 24 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 43º Encontro Comercial Braztoa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em http://www.wtmlatinamerica.com/visit/register-now/

 A feira Business-to-business (B2B), que no ano passado gerou US$ 341 milhões em negócios, abrirá suas portas para receber agências de viagens, operadoras de turismo do mundo inteiro,  jornalistas e blogueiros, que terão a oportunidade de conhecer destinos, produtos e serviços, além de participar de uma série de atividades, entre elas palestras com especialistas sobre temas como tecnologia, mídias sociais e turismo responsável. Entre as novidades está a criação do Corporate Lounge, voltado ao turismo corporativo.

Este ano os visitantes encontrarão mais facilidade de acesso ao pavilhão de exposições, agora localizado na área central de São Paulo, onde também se concentra a maior parte dos agentes de viagens. Além disso, o Expo Center Norte fica a apenas 22 quilômetros do aeroporto de Guarulhos.

Neste ano, a seção Travel Tech Zone, voltada para empresas de tecnologia que trabalham para o setor de turismo, será ampliada após os ótimos resultados obtidos em 2014.

O programa de Compradores Internacionais Convidados (Hosted Buyers) mais uma vez oferecerá a oportunidade para que até 150 compradores internacionais atuem no evento de maneira VIP, usufruindo de benefícios como pré-agendamento de reuniões com expositores escolhidos, hospedagem e transporte.

CP_012

Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America, afirma: "A WTM Latin America será o maior e melhor evento até agora. Na terceira edição da feira continuaremos a oferecer a plataforma ideal para negócios duradouros tanto no segmento de Turismo de Lazer quanto MICE".

 Ainda de acordo com Reinisch "em 2014, US$ 341 milhões foram transacionados em contratos assinados durante e após o evento. Operadores, hotéis e serviços de países como o Chile, Estados Unidos, Jordânia e Marrocos já garantiram sua participação na feira e estão ansiosos para fazer negócios com os demais participantes”.

A ABBV é parceira de mídia da WTM Latin America pelo terceiro ano consecutivo.

Sobre a WTM

A WTM Latin America, realizada em São Paulo, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas.

 

Leia mais
Publicado em

Desconto em hospedagem para expositores e visitantes da WTM Latin America 2015

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

hero_680x260_sao_paulo

A edição 2015 da WTM Latin America, que será realizada entre os dias 22 e 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 43º Encontro Comercial Braztoa, oferece descontos em hospedagem para os expositores e visitantes durante a estada em São Paulo.

A idéia que é visitantes e expositores aproveitem a cidade, que oferece vida noturna agitada, ótima gastronomia, além de inúmeras atrações culturais, desde teatros e museus a feiras populares e típicas. As opções de hospedagens com tarifas especiais podem ser consultadas aqui. Informações sobre passaporte e visto para expositores e visitantes estrangeiros também estão disponíveis na mesma página.

Sugestões de passeios, roteiros e restaurantes podem ser obtidas no visitesaopaulo.com.

Sobre a WTM Latin America

 A WTM Latin America, realizada em São Paulo, atrai mais de 15 mil dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens da América Latina. Na edição 2014, US$ 341 milhões foram transacionados, entre 1.300 expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças a quase 3.000 reuniões de negócios pré-agendadas.

A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que inclui também a World Travel Market, o Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em wtmworld.com.

A ABBV é parceira de mídia da WTM Latin America pelo terceiro ano consecutivo.

Leia mais
Publicado em

WTM Latin America terá boom tecnológico em 2015

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

A terceira edição da World Travel Market Latin America, que acontece de 22 a 24 de abril de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo, junto com o 43º Encontro Comercial Braztoa, dedicará uma área muito maior para a crescente Travel Tech Zone. Voltada a empresas de tecnologia que trabalham com o setor de turismo, essa seção será ampliada com o objetivo de atender à demanda e exibir os novos produtos disponíveis. Entre as empresas já confirmadas para o evento do ano que vem estão TravelClick, QuadLabs Technologies, Mystifly, Illusions Online e Wooba.

imagem_abbv

Para fortalecer ainda mais a Travel Tech Zone haverá um foco maior nos seminários de Tecnologia de Viagens, que acontecerão nos três dias do evento oferecendo um conjunto de palestrantes especializados de renome. Além disso, haverá espaço dedicado a games, aplicativos e demonstrações ao vivo.

Já as novas tecnologias serão discutidas na Innovation Zone, onde as empresas apresentarão novos produtos e plataformas, explicando sua operação e viabilidade financeira. O objetivo é instruir os participantes quanto à importância da tecnologia no mercado de turismo atual.

A ABBV é Media Partner da WTM Latin America pelo terceiro ano consecutivo.

Leia mais