Publicado em

Entrevista da semana | Vida de Turista

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer o blogueiro Thiago Cesar Busarello do blog Vida de Turista.

Bombinhas-SC

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Eu trabalhava numa empresa de software que produzia sistemas para agências de viagens e não conhecia nada sobre turismo, além de ter viajado muito pouco. Resolvi criar o blog para aumentar meu conhecimento na área. No final das contas adorei trabalhar com turismo e viagens. Esse mundo é fantástico.

O nome do blog foi escolhido depois de ter escolhido um mal nome na primeira vez: Travel of Tourist. Era difícil de lembrar e não agradava por ser em inglês. Então pensei, pesquisei, busquei até encontrar o nome Vida de Turista. Hoje adoro o nome que escolhi. Me identifico muito com ele.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Tenho um mix bem variado de viagens. Tem vezes que sou mais exigente, escolhendo um lugar mais requintado e de boas referências no mercado, porém mais caro, e tem vezes que escolho lugares sem frescura, e conseqüentemente mais econômicos.

Busco planejar a viagem detalhe por detalhe. Pesquiso preços, promoções, estudo se é vantajoso utilizar as milhas para o trajeto, estudo o mapa do lugar, pontos turísticos da cidade, história do lugar, o que os blogs dizem e tudo mais. Gosto de estar preparado. Isso me consome muito tempo, mas em contra-partida me motiva ainda mais para viajar. É muito bom ter esse antes, durante e depois da viagem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Blumenau: por ser a cidade onde passo mais tempo hoje em dia, além de ser o local que deu origem e inspiração para o blog.

Viagem internacional: Quando vamos fazer uma viagem internacional tem muitos detalhes a serem observados e busquei reunir nele vários artigos sobre o assunto. Na minha opinião, ele ficou bem completo.

Primeira viagem de avião: A primeira viagem a gente nunca esquece. Muitas pessoas tem medo e é um post que relato minha experiência e de alguma forma ajudo outras pessoas que estão para passar pela situação.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Viagem a Cancún: esse lugar do Caribe é fantástico, muito divulgado e está no bucket-list de muita gente.

Cancun

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Busco sempre trazer informações úteis dos lugares dando minha opinião pessoal do que vivenciei. Atualizo todo dia, seja com o quadro Foto do Dia ou divulgando dicas de viagem nas redes sociais.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

No começo me preocupava mais com audiência e Google, mas depois que a gente gosta de blogar sabe que o mais legal é criar textos, falar das experiências, dar conselhos, participar junto. Visitas acabam vindo naturalmente.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Respondo comentários, e-mails e redes sociais. Devido ao meu trabalho principal não consigo dedicar atenção tanto quanto gostaria. Por exemplo, sei que nas redes sociais ainda estou devendo. Estou ciente disso, mas de nada adianta eu começar por uma semana, acompanhar de perto e depois parar. Não vou criar o vínculo necessário.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Vejo as associações como força, representatividade. Como tenho o blog há algum tempo, sei do valor que uma associação tem. Antes os blogueiros eram desunidos, muitas vezes enganados ou desmerecidos no seu trabalho por não terem um ponto em comum, um lugar para troca de conhecimento. Os blogs de viagens hoje são muito melhores do que eram antigamente. A qualidade do trabalho melhorou muito e isso se deve à associações como a ABBV.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Um dos maiores perrengues que tive foi na volta da viagem a Buenos Aires, no qual a Vigilância Agropecuária Internacional fiscalizou meu doce de leite no aeroporto de Porto Alegre. Isso mesmo: Vigilância Agropecuária. Perigo do doce de leite trazer enfermidades para o gado brasileiro e outros detalhes. Me fizeram assinar termo de conhecimento e jogaram óleo queimado dentro dele na minha frente. Foi uma sensação tenebrosa. Nisso criei um post com o texto da cartilha de Cuidados com o que você traz para o nosso país.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

São vários: registrar a marca, criar empresa, investir em cursos, participar de eventos, viajar bastante, comprar uma máquina fotográfica semi-profissional e aumentar o número de visitas.

De uma certa forma profissionalizar o blog ainda mais. Tudo isso mantendo em equilíbrio trabalho, amigos, família, lazer e outros pilares importantes das nossas vidas.

Buenos-Aires-Argentina

Você acabou de conhecer o Gerente de Projeto Thiago Cesar Busarello, blogueiro do Vida de Turista

Favorite já | Vida de Turista

Siga Vida de Turista no Twitter | @vidadeturista

Curta Vida de Turista no Facebook | Vida de Turista

________________

Fotos: Vida de Turista

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Pé na Estrada

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer o blogueiro Altier Moulin do Blog Pé na Estrada.

Altier Moulin Pé na Estrada

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

A vontade de escrever sobre viagens começou em 2008 quando um grupo de amigos decidiu viajar para destinos diferentes. Naquela época, éramos muito inexperientes e uma forma de trocar informações era escrever compartilhando tudo o experimentávamos durante aquelas férias. Assim, nasceu o blog que não durou muito tempo nesse formato. Depois disso, eu continuei viajando e escrevendo sobre minhas aventuras até que, no ano passado, eu resolvi profissionalizá-lo dando a ele um novo nome, um novo layout e revisando todos os textos e informações que já tinha escrito durante os quatro anos blogando.

O novo nome – Pé na Estrada – é, na verdade, algo que expressa o desejo que desde muito cedo cultivei. Ele é a tradução dessa vontade gigantesca de estar sempre em movimento, caminhando por terras novas e conhecendo pessoas de diferentes culturas.

2. Qual é o seu perfil como viajante? O que você busca quando pega a estrada?

Posso dizer que sou um viajante que se adequa bem a quase todos os destinos e situações. Claro que prefiro aqueles mais exóticos, que não são desejados por todos, mas que estão lá na minha lista dos sonhos de viagem. Definitivamente não sou um mochileiro – nada contra -, mas também não sou aquele viajante que paga caro para ficar em hotéis de luxo. Busco o meio termo. Como diria a Silvia Oliveira, é a economia com dignidade que fala alto. Assim, sempre que viajo, procuro estabelecer contato com os nativos, conversar, fazer programar juntos e ir além das atrações turísticas divulgadas para as massas.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

De uma forma geral gosto dos meus posts sobre o Egito, mas o Costumes e comidas do Egito, que faz um resgate de toda a experiência que vivi naquele incrível país é especial. O Paris a pé também tem seu charme, posso dizer. Ele é o resultado daquele trabalho gostoso de andar pelas ruas da Cidade Luz para descobrir tudo por si só, sem pressa, em paz.

O terceiro – que escolha difícil – vou arriscar no A história de Anne Frank, que fiz quando visitei a casa da menina judia morta nos campos de concentração nazista. Foi uma viagem introspectiva, reflexiva e que ainda hoje me chama a atenção para os terrores da guerra.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Sem dúvida, Paris. A cidade tem esse poder de chamar a atenção do mundo para sua história e beleza que é muito fácil entender. Basta visita-la.

5. Em sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Tenho aprendido muito sobre blogar. Sempre procuro ser fiel aos meus sentimentos e experiências registrando tudo com clareza. Mas, acredito que o que chama atenção no blog é essa visão de que viajar para destinos pouco populares pode ser tão interessante – ou mais – quanto viajar para os destinos tradicionais. Tenho muito prazer de dizer que já cruzei Botsuana, que enfrentei manifestações no Egito, que almocei no meio do deserto de Uyuni, na Bolívia, e por aí vai.

Altier Moulin Pé na Estrada

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Acho que escrevo pensando em todos e em tudo. Pelo menos eu tento. Meus leitores são muito importantes, mas eles querem ler aquilo que eu vivi de fato. Por isso, não omito informações ou avaliações, sejam elas positivas ou negativas. Tento escrever de uma forma que os leitores sintam-se envolvidos a ponto de viajarem comigo pelos textos, fotos e vídeos. Escrever para o Google também é importante, afinal de contas essas regras facilitam a vida de todos nós quando buscamos informações sobre um destino, produto ou serviço.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Tenho procurado estar acessível para os meus leitores nas redes sociais. Além disso, quando possível, estabeleço contato por email pois há dúvidas que são bem especificas. Eu aposto nessa relação de proximidade para fidelizar os meus leitores e tenho tido bons resultados.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Penso que a Associação é um espaço importante para o aprendizado e para a troca de informações, mas não apenas isso. Acredito que quando estamos organizados podemos nos posicionar melhor diante do mercado, criar regras e, assim, beneficiar a todos.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Micos e perrengues são comuns na vida de um viajante e é isso que nos faz ter histórias para contar. O mais recente – sim, são muitos – aconteceu em Robben Island, na África do Sul. Eu estava visitando a prisão onde Nelson Mandela e outros presos políticos forma mantidos durante o Apartheid e, em um minuto de desatenção, bati a cabeça em um poste que estava em um dos pátios. A pancada foi tão forte que todos olharam para mim. Envergonhado, dei um sorriso amarelo e fingi que não era nada. Em menos de dois minutos senti o sangue escorrer sobre a minha testa. Tirei a camisa e tentei conter o sangramento que não parava. Comecei a me desesperar – de leve – e pedi ajuda a umas senhoras que estavam naqueles grupos de terceira idade que costumamos ver pelos passeios. Uma delas me deu um absorvente para tampar sangramento e resolveu. Engraçado foi terminar o tour com aquele objeto estranho na cabeça.

10. Qual a sua meta 2014 para o blog?

Quero ampliar os acessos e criar uma forma de monetizar o blog. Ele não é mais um hobby, mas um trabalho, portanto tenho me dedicado a ele. Tenho algumas viagens planejadas para 2014 e espero que elas resultem em bons posts para o blog. Além disso, tenho feito encontros e palestras no Clube de Viagem, algo que quero divulgar e desenvolver mais!

Altier Moulin Pé na Estrada

Você acabou de conhecer o jornalista e blogueiro Altier Moulin. Ele é blogueiro do Pé na Estrada.

Favorite já | Pé na Estrada

Siga Pé na Estrada no Twitter | @blogpenaestrada

Curta Pé na Estrada no Facebook | Pé na Estrada

________________

Fotos: Pé na Estrada

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Viagens & Andanças

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Camila Guerra e Marcos Pinto do Blog Viagens & Andanças.

ABBV-alvorada-morro-castelinho-petropolis1. O que levou vocês a escreverem um blog de viagens? E porque escolheram este nome?

Nunca tínhamos pensado em fazer um blog de viagens. Até que Marcos e eu começamos a fazer trilhas por Petrópolis (cidade onde moramos). Tínhamos um guia de trilhas da região, mas procurávamos na Internet fotos e informações sobre os locais e raramente encontrávamos. Foi aí que surgiu a ideia do blog, onde poderíamos falar não só sobre as trilhas, mas também sobre equipamentos, roupas, dar dicas e tal. Com essa ideia na cabeça, comecei a fazer alguns textos. As viagens em si entraram depois, como uma consequência natural. Escolhemos alguns nomes, uns não estavam disponíveis. Ficamos com Viagens & Andanças pois achamos que descrevia bem o que o blog se propunha a trazer.

2. Qual é o perfil de vocês como viajantes, o que buscam quando pegam a estrada?

Tanto eu quanto Marcos gostamos de natureza. Então o principal foco é esse. Temos menos interesse por cidades grandes e menos ainda por muita confusão. A não ser que para chegar numa beleza natural a gente tenha que passar por uma situação dessas. Também nos atrai viagens ligadas de alguma forma à busca espiritual. Tentamos sempre viajar fora da alta temporada tanto pelos preços quanto por causa do sossego. As paisagens são o que nos atraem, nos chamam o tempo todo. Gostamos de aprender sobre a cultura local, o povo e sua história, buscamos sempre algo além da diversão pura e simples.

3. Destaquem três posts de que mais gostam e contem-nos o porquê.

Gosto da série de posts sobre Bariloche, mais especificamente o do “Cerro Tronador e Ventisquero Negro" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/10/cerro-tronador-e-ventisquero-negro-bariloche). Foi um dos passeios da região que mais gostei, além das fotos terem ficado boas. A viagem a Bariloche foi especial pois marcou minha recuperação de um problema sério de saúde que enfrentei por dois anos.

Gosto também do “Quero iniciar na fotografia. Qual câmera comprar?" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/07/quero-iniciar-na-fotografia-qual-camera-comprar) pois me poupa muito trabalho. É muito comum as pessoas me escreverem e até amigos perguntarem qual câmera devem comprar. O post me salva nessas horas pois tem a minha opinião. Dou o link e pronto! Depois só tiro dúvidas. Além disso, tenho um retorno grande e muito positivo dos leitores nesse post. Não sou fotógrafa profissional, mas minha experiência nesse assunto tem servido para ajudar outras pessoas. É isso que é legal nos blogs.

Também tenho um carinho especial pelo post sobre "Tiradentes" (http://www.viagenseandancas.com.br/2012/06/acampando-em-tiradentes-mg/). Quando conheci o Marcos, ainda não tínhamos nada sério e eu queria viajar no feriado. Ele sugeriu Tiradentes para eu ir com ele pois é uma cidadezinha super linda e romântica que ambos havíamos conhecido sozinhos, em épocas diferentes. Mas acabamos não indo naquela ocasião. Oito anos depois fomos acampar por lá, dessa vez juntos no nosso aniversário de casamento, e foi muito legal relembrar a história. O post foi o resultado de um fim de semana especial. Adoro relê-lo.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Não temos ainda muitos destinos e alguns ficaram resumidos em um só post geral quando o blog estava ainda “nas fraldas”. Existe uma certa sazonalidade na procura pelas informações sobre alguns destinos, mas o artigo sobre Gramado/Canela tem bastante acesso e Bariloche é o mais popular deles.

5. Na opinião de vocês, qual é o grande diferencial do blog?

Como temos um foco grande em ecoturismo, alguns dos nossos artigos mais acessados são referentes às atividades de montanha, camping e afins. Vejo que o público do blog está dividido em dois grandes grupos: o pessoal que viaja e o pessoal que faz trilha/camping sem necessariamente sair de sua cidade. Nosso diferencial é oferecer informações práticas para ambos os públicos.

ABBV-2-irmaos-fernando-noronha

6. Quando escrevem um post se preocupam com o leitor, com a audiência, com o Google ou ficam focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Na verdade escrevo com um pouco de tudo isso na cabeça, mas me divirto contando a minha história primeiro. Se algum desses fatores tirar a minha graça de fazer o relato/artigo na hora que estou escrevendo, largo pra lá e começo do zero depois.

7. Como cultivam a comunidade de leitores, qual é a relação de vocês com eles?

É curioso. Recebo vários e-mails de leitores perguntando coisas e pedindo dicas. Me parece que não querem que sua pergunta fique pública. Então respondo e raramente se mantém um diálogo. Mas nos comentários que os leitores publicam diretamente no blog, às vezes a conversa se estende. Já virei amiga no Facebook, Flickr e outras redes de leitores que pediram pra adicionar depois de uma resposta minha ou uma conversa. Gosto da interação.

8. Por que resolveram se associar à ABBV?

Vários motivos. Como vencemos agora 2 aninhos de vida quisemos dar alguns passos à frente. A associação à ABBV faz parte dessa decisão. Ser membro da ABBV dá mais credibilidade ao blog e certamente nos trará mais conhecimento vindo da interação e da experiência de pessoas que já estão na estrada há muito mais tempo.

9. Contem-nos um mico ou perrengue de viagem?

No feriadão do dia do trabalho, em 2012, fomos para Foz do Iguaçu. Choveu quase todos os dias, até que no domingo o tempo abriu e fomos para as cataratas argentinas. Tudo estava muito lotado. Entramos felizes na passarela para o mirante da Garganta do Diabo e notamos uma quantidade enorme de pessoas indo e voltando, a fila andava a passos lentos. Mas a surpresa mesmo estava por vir. Bem lá no mirante a muvuca era tanta que a gente quase se transformou em “alma-grupo”. Não tinha como caminhar ou mudar de direção. Conseguimos a duras penas chegar na borda do mirante, entre pisões e cotoveladas, sempre sendo levados pela multidão. Tiramos duas ou 3 fotos e tivemos que deixar o “grupo” nos levar lentamente até a saída para a passarela. Além disso, o rio estava cheio, muita água e a passarela balançava demais. Deu medo. Depois disso eu e Marcos juramos um pro outro que viajar pra um destino desses num feriadão, nunca mais!

10. Qual a meta 2014 para o blog?

Em 2014 pretendemos melhorar nossos vídeos, aumentar a periodicidade de artigos no blog e focar mais em destinos próximos a Petrópolis (onda moramos). Nossa região é muito rica em atrativos naturais e queremos mostrar isso ao nosso leitor!

ABBV-camila-marcos-mirante-PN-nahuel-huapi-bariloche

Você acabou de conhecer  Camila Guerra e Marcos Pinto. Eles são blogueiros do Blog Viagens & Andanças.

Favorite já | Viagens & Andanças

Siga Viagens & Andanças no Twitter | @viagensandancas

Curta Viagens & Andanças no Facebook | Viagens & Andanças

________________

Fotos: Viagens & Andanças

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaABAV | Feira das Américas: análise pós evento

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Eventos

Por Douglas Sawaki | Enviado especial

A 41ª Feira das Américas ABAV aconteceu no começo do mês e só agora, depois de passado todo o evento, podemos fazer uma análise mais completa (ou menos incompleta...).

Na feira de 2012 nós fomos exclusivamente como blogueiros de viagem e vimos os stands por outro ângulo. Nossos contatos foram outros, assim como o nosso interesse. Mas dessa vez participamos do outro lado, como expositores.

A Júlia visitou a feira para fazer contatos e reuniões com as operadoras de turismo e eu estive no stand de Bahamas e também fiz muitos contatos comerciais. Nosso blog ficou em segundo plano, uma pena, pois havia muitos destinos interessantes.

P11509891

Até o ano passado a feira aconteceu no Rio de Janeiro e a expectativa para essa edição em São Paulo era muito grande, pois até então a feira era apenas para profissionais da área e dessa vez seria aberta também ao público consumidor.

Não se falava de outra coisa nos corredores, entre os expositores. Alguns estavam reticentes, pois abrir o evento para trade turístico e para o público consumidor gera certo conflito de objetivos.

Bom, a suspeita se confirmou: a feira que é tradicionalmente voltada para profissionais do turismo não conquistou o público consumidor (não dessa vez, quem sabe na próxima). Talvez por ter sido apenas exposição, sem venda de pacotes de viagem e sem poder reservar voos e hotéis, ao contrário do que aconteceu no Salão do Turismo de 2011.

Braztoa

Uma parte da feira era chamada Braztoa (da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), exclusiva para relacionamento das operadoras de turismo com os agentes de viagem e com os fornecedores (hotelaria, receptivos, etc.).

Pouquíssimas operadoras vendem pacotes diretamente para os turistas, por isso nos dois dias que a feira era aos viajantes (sábado e domingo), a parte da Braztoa ficou praticamente vazia, sem ninguém nos stands.

P11509981

Stands

Além disso, a quase totalidade dos stands dos destinos turísticos possuíam expositores como DMCs, hotéis, serviços receptivos e atrativos turísticos. Os DMCs e alguns receptivos não se interessam em divulgar seus serviços diretamente aos turistas, eles focam em operadoras e agências de viagens. Assim, no fim de semana, muitos stands dos destinos turísticos estavam pela metade ou quase sem expositores também. Alguns, nem material deixaram nas mesas.

O conflito de objetivos que era o assunto nos corredores no primeiro dia se confirmou, pois cada público tem um objetivo que demanda uma forma diferente de expor o stand, assim como material diferente.

Setor Internacional

Os stands estavam muito bem montados, muito bonitos e interessantes. Percebemos o crescente capricho e investimento dos destinos turísticos para atrair a atenção do Brasil. Alguns países distantes vêm confirmando a consolidação no mercado brasileiro, como a Malásia, Coréia do Sul e a Índia. Alguns do Oriente Médio também estavam presentes, como Jordânia e Turquia. E outros impressionaram pelo tamanho, como a Argentina, o Uruguai, a Colômbia e o México.

Um dos stands mais bonitos era o da Espanha, com o tradicional colorido que mostra bem a essência do país. O Equador também estava bem destacado entre os países da América do Sul. No stand do Peru, que também estava muito bonito, um chef deu um workshop de comida típica que fez muito sucesso.

Setor Nacional

O setor nacional é sempre muito animado. Praticamente todos os estados estavam representados com as secretarias de turismo e com o trade turístico. Santa Catarina se destacou como sempre ao desfilar pelos corredores com a banda da Oktoberfest e as roupas típicas. O Amazonas trouxe um pouco da cultura e das tradições musicais indígenas. Cada estado trouxe o que tem melhor.

A Avianca mandou bem com a brincadeira de distribuir passagens aéreas. Na cabine a prova de som o visitante dizia sim ou não, sem escutar o que se perguntava do lado de fora: você troca essa passagem aérea para qualquer destino do Brasil, com acompanhante, por essa caneca de plástico?? SIIIIIM... perdeu a passagem...

Vila do Saber

A Júlia assistiu a algumas palestras da Vila do Saber, espaço dedicado ao aprendizado na área do turismo. Ela achou muito grande a quantidade de salas e palestras/treinamentos simultâneos (eram 12 salas), o que fez as pessoas perderem alguma apresentação interessante ao escolher outra da lista. Além disso, ela achou que os conteúdos foram abrangentes, pouco detalhados e acrescentaram pouco conhecimento de fato para os espectadores. E mais, muitos palestrantes focaram mais na auto-promoção do que no compartilhamento de conteúdo, de informações, de experiências.

P11509971

O que os visitantes buscam nos stands do evento?

De quarta a sexta-feira o público foi principalmente de agentes de viagem e o movimento foi muito bom. Eles mostraram muito interesse por informações de Bahamas, principalmente sobre visto de entrada, vacinas e o que há além de praias. Quase todos perguntaram sobre isso.

Foi bom ver que agentes de viagens de diversos estados visitaram a feira, com destaque para os do Centro-Oeste e do Sul, muito interessados em saber mais sobre o destino.

No sábado e no domingo, o público foi principalmente de turistas em geral e estudantes de turismo e de hotelaria. De forma geral, esse público procura informações básicas dos expositores e principalmente brindes.

Eles estavam menos interessados em fazer perguntas, apenas pegavam o guia do destino. Alguns poucos que fizeram perguntas queriam saber quanto custa um pacote e reclamaram que na feira não era possível saber preços e nem comprar pacotes. O movimento foi fraco, acho que faltou divulgação.

Números do evento

38.706 visitantes nos três primeiros dias (para o trade turístico)

13.459 pessoas no fim de semana (para o consumidor)

A visitação foi abaixo da esperada. O total de pessoas que frequentaram as salas da Vila do Saber foi de 3.978, algumas estavam superlotadas, mas algumas palestras contavam com menos de 10 pessoas assistindo.

A organização esperava um total de 80 mil pessoas, sendo 30 mil de profissionais de turismo e 50 mil de público final. A quantidade de profissionais foi maior do que a esperada, mas a quantidade de público consumidor foi muito abaixo do esperado.

Bom, não me lembro de ter visto divulgação do evento na mídia, deve ser por isso que a feira ficou vazia no fim de semana. Além disso, sem a possibilidade de vender pacotes para os visitantes, o interesse foi menor.

Fotos: Douglas Sawaki

_____________________

Douglas Sawaki é turismólogo e blogueiro. Escreve no Turismo Backpacker com Júlia Sawaki, também formada em Turismo e Hotelaria. O blog é especializado em viagem independente, além de reunir dicas sobre planejamento, fotografia e estudos do trade.

Facebook | www.facebook.com/BlogTurismoBackpacker 

Twitter | www.twitter.com/TurBackpacker

Instagram | www.instagram.com/TurBackpacker

__________________________

Leia também:

#ABBVnaABAV | Avanços e perspectivas para o turismo nacional

 #ABBvnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

ABBV participa da 41º Congresso da ABAV em São Paulo

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaABAV | Avanços e perspectivas para o turismo nacional

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, Eventos

Por Débora Godoy Segnini | Enviada especial

No primeiro dia da Feira das América cheguei ao evento no horário da abertura oficial quando as autoridades estavam falando de suas perspectivas para o turismo no Brasil e fiquei bem curiosa com tudo o que estava sendo dito ali. Muita informação boa no que diz respeito ao turismo interno — brasileiro viajando no Brasil e a busca pelo aumento do turista estrangeiro no país.

Durante o período em que a feira esteve em São Paulo (04 a 08 de setembro de 2013) foram firmadas várias parcerias em benefício de quem trabalha com o turismo, visando a melhoria do setor.

Aos visitantes da feira foram oferecidas várias palestras. O espaço chamado Vila do Saber ficava dentro do próprio pavilhão de exposições, onde os temas estavam envolvidos com o objeto principal da feira — o turismo. Foram discutidos vários assuntos importantes como turismo sustentável, tecnologia, turismo solidário, envolvimento das mídias com os destinos, entre outros.

Confesso que não participei ativamente das palestras, pois fiquei envolvida com a visita aos stands dos destinos que estavam fazendo parte da feira. Estive presente em algumas coletivas de imprensa, organizadas por países internacionais e hotéis do território nacional, onde foram apresentadas melhorias e novas facilidades ao turista.

Por exemplo, na coletiva do Equador, o governo equatoriano tem visto o turista brasileiro como uma potência em visitação e, assim, está realizando várias ações para mostrar que o país tem muito a oferecer.  Para tanto, firmou parcerias e uma delas fez com que a empresa aérea local, a TAME, aumentasse a oferta de vôos para Quito, de 3 para 5 vezes por semana.

Além disso, a TAME garantiu que vai oferecer passagens aéreas a preços imbatíveis. Falaram sobre os passeios na cidade de Quito e sobre o trem que viaja pela costa, que proporciona ao turista — além da vista de lindas paisagens — conhecer vilarejos que fazem parte da história do Equador.

Outros destinos menos visitados também estão vendo o aumento do número de viajantes brasileiros e apresentaram novos produtos, com o objetivo de aumentar a visitação nessas cidades.

Em contrapartida, visitei alguns stands que representavam estados brasileiros e conversei com os secretários de turismo, responsáveis por esses destinos e tive a certeza de que estamos correndo atrás desse “turismo” — muito embora tenha aumentado o número de visitantes nacionais nesses locais com acordos, numa tentativa de baixar as tarifas aéreas e oferecer melhores ofertas hoteleiras.

O Brasil, como outros destinos internacionais, tem realizado ações de divulgação, trazendo jornalistas e mídia estrangeira para visitar e conhecer alguns destinos nacionais com a intenção de aumentar o turismo local e mostrar o que o Brasil tem de bonito e de melhor como, por exemplo, cidades planas, como São Luis do Maranhão, onde o turismo da melhor idade aumentou muito no último ano.

Eu fiquei muito contente com isso.  Muitos brasileiros (nisso fico incluída) não conhecem o nosso País como deveriam. Eu fiquei maravilhada com alguns materiais que recebi, apresentações/shows típicos e folclóricos realizados na feira e com o carinho que fui recebida em algum desses stands brasileiros que visitei. Recebi explicações sobre passeios e lugares que ainda não visitei, experimentei vários quitutes típicos, muitos sabores diferentes.

Participei, também, de um encontro de blogueiros com o Presidente da São Paulo Turismo, a SPTuris, e vi o empenho dessa secretaria com as questões relativas ao turismo, na realização de várias ações de melhorias que vão desde placas indicativas e bilíngües de atrações turísticas até a participação da cidade no futuro como sede de eventos internacionais importantes. Tudo isso deixará um legado para a cidade com a construção de novos espaços de exposições, que levarão, também, à melhoria do transporte público.

Deixei a feira com a visão de que, no futuro próximo, o turismo interno terá aumentado e melhorado muito, pois estamos no caminho certo.

Foto: ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

__________________________

Debora Godoy Segnini é advogada e blogueira. Escreve o blog Gosto e Pronto com dicas de viagem, vinhos e gastronomia.

Facebook | www.facebook.com/GostoePronto

Twitter | www.twitter.com/debora_seg

Instagram | @debora_seg

___________________________

Leia também:

 #ABBvnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

ABBV participa da 41º Congresso da ABAV em São Paulo

 

 

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | Gabriel Quer Viajar

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer o blogueiro Gabriel Prehn Britto do Blog Gabriel Quer Viajar.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E por que escolheu este nome?

Lá no meu primeiro blog, eu comecei porque queria facilitar a vida de quem quisesse ir aos mesmos lugares que eu, dando dicas de experiências próprias. Depois, já com o Gabriel Quer Viajar, mantive esse motivo, mas acrescentei outro que me move muito mais hoje: o gosto de mostrar para as pessoas que existem lugares e culturas muito legais além do circuito "normal" do turismo.
O nome foi escolhido porque ele reflete bem essa minha relação platônica com o mundo, de quem passa o ano inteiro sonhando com a próxima viagem.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Meu perfil é de viajante sem frescuras, mas com exigências mínimas: gosto de conforto, mas não preciso de muito e, se for preciso, encaro uma indiada por um tempo bem determinado; gosto de comer bem, mas não precisa ser em todas as refeições; gosto de experimentar pratos exóticos, mas tudo tem limite.
O que busco nas viagens são pessoas e experiências totalmente diferentes da minha realidade. Eu gosto de ver o novo e tentar entender por que ele existe. Gosto de conhecer lugares históricos e, se for possível, viver a história do mundo enquanto ela acontece.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Coreia do Norte: o país mais estranho do mundo é um país deste mundo
Foi o primeiro post depois de uma viagem que eu sempre desejei muito e foi um post diferente de tudo que se lê na imprensa sobre a Coreia do Norte, que sempre cai no clichê dizer que o país é perigoso e que todos lá são loucos. Foi muito difícil de escrever, porque a experiência foi muito marcante - e acabou sendo o post de maior sucesso do blog.

Ma-mi-ra-uá
Outro post sobre uma experiência marcante. Gosto muito porque acho que o texto ficou suave, bonito e muito completo.

Omo cores
Fotos lindas, cultura diferente, país desejado. Uma equação bombástica para mim.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

A Coreia do Norte, disparada na frente.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Acho que ele tem alguns diferenciais. Mas para citar um, o principal mesmo é que ele mostra lugares que eu desejo conhecer, não apenas os lugares que eu conheço.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Penso no leitor porque tento escrever tudo de forma leve e divertida, sem dados que não interessam ou confundem. Mas isso também faz parte do meu "simples prazer de relatar", então eu acho que misturo essas duas coisas quando escrevo. Não penso no Google, tanto que coloquei o blog inteiro em uma licença Creative Commons que permite a reprodução total, desde que com crédito.
Sei que isso confunde o Google e certamente me prejudica, mas o importante para mim é que mais pessoas leiam os textos. Só penso no Google mesmo no momento de definir o link.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Cultivo tentando ser uma fonte de temas interessantes e fotos bonitas. Eu realmente me emociono quando vejo que as pessoas gostam do que eu escrevo, então minha relação com os leitores é de gratidão por fazerem existir essa "comunidade". Mas gostaria de ter mais tempo para responder comentários no blog. Infelizmente, tempo é o que eu menos tenho hoje.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Porque penso que o mercado tem que se unir para se fortalecer, seguindo regras éticas em todas as relações. Tenho esperança de que, um dia, os anunciantes só escolham blogs afiliados à ABBV, justamente pela certeza de trabalhar com um espaço que segue regras éticas e básicas.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Puxa vida, nunca passei micos ou perrengues dignos de contar. Só enfrentei probleminhas e imprevistos pequenos, que foram resolvidos ou esquecidos. =(

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Pretendo terminar o ano ganhando algum dinheiro com ele. Se não conseguir o suficiente para poder me dedicar mais, que pelo menos seja uma grana para ajudar bastante em alguma viagem.

Você acabou de conhecer o redator publicitário Gabriel Prehn Britto. Ele é blogueiro do Blog Gabriel Quer Viajar.

Favorite já | Gabriel Quer Viajar

Siga Gabriel Quer Viajar no Twitter | @gabebritto

Curta Gabriel Quer Viajar no Facebook | Gabriel Quer Viajar

________________

Fotos: Gabriel Quer Viajar

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaABAV | Relações entre Agências e Blogs de Viagem, Mídias Sociais e Turismo GLS foram alguns dos temas na Vila do Saber

BY: ABBV / 4 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, Eventos, Mercado

Por Fábio Pastorello | Enviado especial

A ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens promoveu em 2013 a 41a. Feira das Américas, a maior feira de turismo das Américas. Além dos diversos destinos turísticos brasileiros e internacionais que apresentaram suas idades e paisagens, a feira também serviu como um ótimo fórum de troca de experiências e informações sobre o mercado do turismo.

Para isso, a ABAV contou com a Vila do Saber, um espaço com 12 salas onde ocorreram inúmeras palestras diárias. A programação era vasta, por isso infelizmente era difícil escolher no que participar em cada dia.

Vila do Saber, um espaço para troca de experiências

A primeira palestra foi da presidente da ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem. Sílvia Oliveira, também editora do blog Matraqueando, apresentou o "Manual de Boas Práticas entre Agências e Blogs de Viagem". A palestra procurou mostrar como o intercâmbio entre blogs e agências de viagem pode ser proveitoso, mas também procurou nortear esse relacionamento através de boas práticas.

Sílvia Oliveira, presidente da ABBV, fala sobre Boas Práticas entre Agências e Blogs de Viagem

Entre as boas práticas apresentadas estão respeitar a independência editorial do blogueiro, considerar o Código do Consumidor e incluir os blogs nos planos de mídia.

Os blogs são ótimas alternativas para investimentos publicitários, mas é preciso lembrar que, assim como em qualquer outra mídia, a opinião independente do blogueiro deve ser respeitada. A empresa deve estar preparada para receber críticas, mas principalmente interagir com o seu público através de comentários ou até mesmo criando um canal de contato.

Outro fórum interessante foi sobre "Estratégias Bem-Sucedidas nas Mídias Sociais", pela Alexandra de Sá Moreira, do Google.

Alexandra de Sá, do Google, dá dicas sobre mídias sociais

Alexandra procurou apresentar alguns aspectos importantes e boas práticas relacionadas a mídias sociais. Por exemplo, o entendimento do usuário e do que ele em geral compartilha pode ser um bom indicativo do que divulgar. As informações também devem ser utéis aos usuários, e não simplesmente um anúncio de produto. A empresa deve responder as questões de seus usuários, mas também sugerir e se antecipar a elas. Algumas ferramentas das mídias sociais foram destacadas, como o Hangouts do Google+ e o YouTube, hoje o 2o. maior canal de pesquisas da internet, só perdendo para o Google.

Finalmente, um outro debate interessante foi sobre Turismo GLS (ou GLBT). Representantes de turismo de Berlim, Viena, Santa Catarina e São Paulo falaram sobre suas iniciativas no sentido de promover esse segmento que está em crescimento. Rika Jean François, do ITB Berlin, citou que o incentivo do turismo GLS é um trabalho de responsabilidade social, mas também visa um mercado que cresceu 10% no último ano, enquanto o crescimento de todos os segmentos foi de apenas 3%.

Luciane Leite, da SPTuris, fala sobre práticas de turismo GLS em São Paulo

Thomas Roch, pesquisador do Community Marketing Inc., apresentou dados sobre os destinos preferidos dos gays e lésbicas (nos Estados Unidos, Nova York, São Francisco e Las Vegas são os campeões), mas também indicou que viajar é o 3o maior gasto dos gays brasileiros.

Houve também a participação da Marta Dalla Chiesa, representante da ABRAT GLS - Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, que apresentou dados como o tamanho do mercado GLS (5% a 6% da população ou 12 milhões de consumidores), volume de gastos (US$ 10 bilhões gastos em viagens) e comportamento (92% dos gays e lésbicas viajam com frequência). No Brasil, os maiores destinos são Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Recife e Salvador.

Marta Della Chiesa, da ABRAT GLS apresenta dados do mercado GLS no Brasil

Além das palestras, circular pela Feira das Américas foi uma oportunidade de ter contato com diversos expositores, conhecer um pouco mais as opções de turismo e também uma ótima possibilidade de networking.

Veja algumas fotos do evento.

Fila da tapioca, oferecida pelo stand do estado da Paraíba

Dançarinos do Amazonas dão entrevista

Festa no stand de Santa Catarina

O cheiro do Pará é distribuído

As cores regionais do Sergipe

As simpáticas baianas dão o recado no stand da Bahia

___________________________________

Fotos: Fábio Pastorello

___________________________________

Fábio Pastorello é fotógrafo e editor de vídeos. Escreve no blog Viagens Cinematográficas onde conta seus roteiros de viagem, quase sempre com alguma influência cinematográfica, seja através dos locais de filmagem, vídeos no YouTube ou resenhas de filmes de viagem.

Facebook | www.facebook.com/viagenscine

Twitter | www.twitter.com/viagenscine

G00gle+ | Fábio Pastorello

___________________________________

Leia também:

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

ABBV participa da 41º Congresso da ABAV em São Paulo

Leia mais
Publicado em

#ABBVnaABAV | Turismo sustentável no Brasil: também um compromisso dos blogs de viagem?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Dados do setor

Por Rafael Kosoniscs | Enviado especial

Cada vez mais ouvimos sobre sustentabilidade e a sua importância na sociedade, mas sabemos que o assunto está mais para um modelo de negócio do que para a preocupação real com o meio ambiente. Será que para o turismo devemos adotar a mesma fachada? Como anda a postura dos blogs de viagem sobre o assunto turismo sustentável?

Gostaria de enxergar que este tema já fosse compreendido por nós, principalmente os que tratam de ecoturismo, mas o que tenho lido e presenciado é que ainda estamos engatinhando e que quase nada sabemos do conceito de turismo sustentável.

O turismo responsável ou sustentável não é apenas se enfiar no mato e recolher o lixo do meio ambiente. A prática do turismo verde – que recebe também essa denominação – é realizada de forma que contribua para a valorização das populações locais e principalmente a preservação e propagação da cultura. O turismo sustentável tem a obrigação de promover ações que estimulem a conservação do meio ambiente e também o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. É preciso que o turista vivencie uma experiência única, mas também é necessário planejamento e ação.

Na ABAV 2013 – a Feira de Turismo das Américas, o ITB Berlin apresentou uma pesquisa global de como os turistas enxergam uma viagem sustentável, o resultado identificou 05 diferentes grupos:

1 – 33% enxergam que o turismo sustentável é composto pelos três pilares (ecológico, social e econômico), igualmente importantes;

2 – 25% veem o turismo sustentável de forma cética;

3 – 15% consideram os aspectos ecológicos mais relevantes para o turismo sustentável;

4 – 15% acreditam que a valorização da cultura é a parte mais importante do turismo sustentável, além da valorização dos produtos locais;

5 – 12% destacaram os aspectos sociais e econômicos como mais importantes.

O turismo sustentável não depende apenas do turista, mas também de atitudes ambientalistas, do governo federal e, sobretudo do interesse local de estruturar um projeto de turismo responsável. Alguns lugares do Brasil já estão dando os primeiros passos, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato Grosso do Sul e também o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Nos dias atuais ouvimos apenas o termo Ecoturismo, o que de certa maneira ajuda a preservar o ecossistema, mas quase sempre a iniciativa parte de empresas privadas, com fins lucrativos e que não exercem modificações na sociedade e na economia local.

Tanto o turismo sustentável quanto o ecoturismo possuem o objetivo de proteger a vida e manter a economia ativa, unindo responsabilidade e desenvolvimento. Se o turismo responsável é responsabilidade de todos, o bom entendimento do termo é essencial, principalmente para os formadores de opinião e para nós, blogueiros de viagem.

Cabe a nós incentivar essa prática de turismo, valorizar e indicar destinos que empregam o turismo sustentável, a fim de contribuir para o desenvolvimento local e socioeconômico do Brasil.

Artigo inspirado nas palestras da ABAV 2013:

Rika Jean-Francois – Head CSR, ITB Berlin

Viagem consciente – Gopinath Parayil, Fundador, The Blue Yonder

Turismo de Aventura – Jean-Claude Razel

Relatório de viagens ecológicas de 2013 – Thomas E. Roth – Presidente da CMI – Green

Fotos: Benjamin Earwicker (1ª) e Krayker (2ª) | Stock. Xchng

________________________________________

Rafael Kosoniscs é publicitário e blogueiro. Escreve no blog  Seu Mochilão, especializado em trekking e dicas de viagem independente.  

Facebook | www.facebook.com/SeuMochilao

Twitter | www.twitter.com/seumochilao

Leia mais
Publicado em

A ABBV representa o Brasil no 5º BloggerCon de Puerto Rico

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos

O maior e mais tradicional encontro de blogueiros das Américas vai contar este ano com a presença da Presidente da ABBV, Sílvia Oliveira, em um dos principais painéis do evento.

O BloggerCon, já na 5ª edição, é realizado em San Juan (Puerto Rico) e reúne alguns dos mais relevantes blogueiros do mundo especializados em diversas aéreas. O encontro promove seminários e debates destacando a importância das mídias sociais em distintos mercados.

A conferência deste ano terá um viés voltado ao turismo sob o tema Novos Empreendedores. “Os blogs são meios de comunicação que além de nos manter informados de imediato cumprem sua função social, seja no âmbito comunitário ou empresarial, assim como no lançamento de um produto ou convocação para um protesto”, destaca José Hernández Falcón – organizador do evento.

Sílvia Oliveira, que é autora do blog Matraqueando e blogueira desde 2006, é a única brasileira convidada para palestrar na conferência. Ela participa da mesa Tendencias en medios sociales para viajes y turismo ao lado de Jorge Gobbi da Argentina (blogdeviajes.com.ar),  María Victoria Rodríguez da Espanha (elproximoviaje. com),Jesús Alonso do México (travelreportmx. com) e Annie Burbano da Colômbia (turistic. co).

“Participar do BloggerCon é um reconhecimento de que o mercado brasileiro de blogs, especialmente do nicho de viagens, é relevante e provoca grande impacto na decisão do consumidor final. Vou contar minha experiência como blogueira e, principalmente, compartilhar nossas conquistas desde a fundação da ABBV, a primeira associação de blogs de viagem da América Latina”,  comenta Sílvia.

O 5º BloggerCon acontece no dia 07 de setembro de 2013, 7h30 às 16h,  no Anfiteatro Ignacio Morales da Universidad de Turabo, San Juan, em Puerto Rico. A inscrição custa US$ 15 e pode ser feita aqui.

-------------------------------------------------------

Foto: El Morro, em San Juan. (Robert Linder | Stock Xchng)

Leia mais
Publicado em

ABBV participa do 41º Congresso da ABAV em São Paulo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos

A tradicional Feira da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), considerada referência para o setor turístico nas Américas, está cada vez mais voltada ao público final. Os três primeiros dias do evento (04, 05 e 06 de setembro) ainda são exclusivos para reciclagem, encontro e network dos profissionais do trade.

Mas nos dias 07 e 08 (final de semana) a feira será aberta a qualquer interessado em conhecer destinos, atrações e produtos de viagem. A expectativa é receber mais de 75 mil visitantes, entre agentes, consumidores e turistas potenciais.

Para contribuir com essa iniciativa, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) foi convidada para participar do 41º Congresso da ABAV. O evento técnico acontece na Vila do Saber, espaço da Feira das Américas dedicado ao conhecimento.

A programação conta com dezenas de ações, palestras e reúne alguns dos principais especialistas do trade turístico discutindo os rumos do turismo no Brasil, as formas de atuação da empresa contemporânea e,claro, como atingir o turista consumidor final - o mesmo público/leitor dos blogs de viagem.

São vários temas em pauta como tecnologia, mídias sociais, sustentabilidade, gestão, acessibilidade, entre outros. A Presidente da ABBV, Sílvia Oliveira, abre os trabalhos no dia 04 de setembro com a palestra “Manual de boas práticas entre agências e blogs de viagem”.

No dia 05 de setembro, a Diretora de Mídias Sociais da ABBV, Natalie Soares, fala sobre “Estratégias de marketing em mídias sociais: oportunidades para empresas do setor de turismo” e no dia 07/09 o Diretor de Tecnologia da ABBV, Frederico Marvila, dará dicas de “Apps de viagem: viajando mais e melhor com ajuda da tecnologia”. Veja programação completa aqui.

Para participar das palestras faça sua inscrição já!

Informações

Feira das Américas | 41º Congresso da ABAV

Local: Anhembi | Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo. (Veja aqui como chegar)

Quando: 04 a 08 de setembro de 2013. Atenção: de 04 a 06 de setembro a feira é aberta somente a profissionais do setor. Já os dias 07 e 08 são direcionados ao público geral.

Horário: 12h às 19h (dias 04, 05 e 06) e 13h às 20h, entrada até às 18h30 (dias 07 e 08).

Credenciamento: o credenciamento para a imprensa pode ser feito aqui  e para o público geral (individual: R$ 15, duplo: R$ 20, família de 3 pessoas: R$ 25, Família de 4 pessoas: R$ 30), aqui.

Leia mais:

Eventos nacionais e internacionais em que a ABBV já marcou presença

Leia mais