Publicado em

Entrevista da Semana | VaConferir

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Walter e Lucineide Leite do Blog VaConferir.

1 – O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu esse nome?
Diante do grande volume de álbuns com fotos dos diversos lugares viajados e com o advento das novas ferramentas das tecnologias surgidas no mercado nos últimos anos, veio também as nossas aposentadorias e aí, surgiu a ideia de construirmos uma página na internet (blog), espaço onde pudéssemos mostrar e compartilhar com outras pessoas, nossas histórias de viagens e as fotos que até então só era possível serem vistas em álbuns. De viagens, guardamos quase tudo, desde fotografias todas catalogadas (escritas), réplicas dos monumentos visitados e até os amenities dos hotéis onde ficamos hospedados!
O nome VaConfeRir foi depois de dois meses de pesquisas e testes, e em Maio de 2010, nasceu o blog “VaConfeRir”, veio da junção de três palavras: Va + Confira + Rir que representa exatamente aquilo que já fazíamos em nossas idas e vindas. Viajávamos e quando voltávamos sempre surgia à oportunidade de reunir familiares e amigos com objetivo de mostrar as fotos e contar como foi a viagem e entre drinques, também, contávamos os “causos” e os “Micos” que aconteciam e aí, as boas gargalhadas surgiam acompanhadas de pedidos em forma de brincadeiras: conta outra! Repita! Como é o nome do local que vocês passaram? Etc. e assim, surgiu o nome do blog “VaConferir” = Vá e Confira.

2 – Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?
Pra começar, não gostamos de viajar em grupo ou em pacotes e o nosso perfil de viajante é do tipo independente e urbano, aquele que gosta de conhecer cidades e viver sua gente, sua arte e cultura, sua gastronomia, modo de vida, seus pontos turísticos e monumentos desde que tenha história para contar.
Quando pegamos a estrada levamos quase tudo na cabeça daquilo que vamos fazer, localização para hospedagem (preferencialmente perto dos principais atrativos turísticos e gastronômicos da cidade ou da região), visitar parques de diversões, shopping centers, passear pelas praças e jardins da cidade, tirar fotos em todos os cantos e recantos visitados e sempre ao encerramento de cada dia, um jantar ou um barzinho perto do hotel, para brindar as novidades que descobrimos e aprendemos naquele dia.

3 – Destaque três posts de que você mas gosta e conte-nos o porquê.
Vamos apresentar os três posts mais queridos do blog com suas especificações e o porquê são nossos preferidos:
Viagem a Montevidéu, simplesmente uma viagem sem nenhuma programação prévia, resolvemos ir conhecer a cidade e no mesmo dia, compramos as passagens aéreas e a hospedagem e corremos para arrumar as malas e ir para o aeroporto. Não tivemos tempo sequer para adquirir peso Uruguaio, somente quando chegamos ao Aeroporto de Montevidéu. Esta viagem foi tão surpreendente que até as atrações turísticas que visitamos, não estavam em nossos pensamentos e quando acabamos de postar no blog, dispararam as visitas na página e diante do sucesso, enviamos uma avaliação para o site Mundi e não é que ganhamos uma viagem para Paris! Essa postagem continua sendo sucesso até os dias de hoje, confira vaconferir.com.br/?p=1076,

Petrópolis, a cidade Imperial, também, disparada nas visitações. Na realidade, essa viagem começou antes mesmo da própria viagem. Tudo teve inicio com uma frase: “Viajar é a melhor clínica médica do mundo, é o melhor remédio que existe para a Melhor Idade” frase essa que fiz para participar de um concurso cultural nacional realizado em 2011 pelo site do Instituto Marca Brasil em parceria com “Viaje Mais Melhor Idade” e Ministério do Turismo, que como prêmio, uma viagem com tudo pago a cidade de Petrópolis – Rio de Janeiro. Hoje, essa frase deu origem ao slogan em nosso blog VaConferir e nas páginas do Twitter e do Facebook.
A Orla de Atalaia, na cidade de Aracaju, Sergipe, postagem com informações basicamente nas fotos falando daquilo que vimos e curtimos. Gostamos muito do local, pois, toda sua extensão é servida de bons equipamentos de esporte para todas as idades e o lazer principalmente para as crianças, está presente em diversos momentos. Aqui, cadeirantes e pessoas da Melhor Idade (+60) têm seu espaço garantido e respeitado.

4 – Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?
Nosso campeão de audiência é o Museu de Cera de Fátima em Portugal, não diferente de outras postagens, essa visita foi feita por acaso, estávamos passando na frente do museu e simplesmente, comprei o ingresso eu entrei, minha mulher ficou visitando algumas lojas no entorno. Foi sensacional, tão bom que estou recomendando a qualquer pessoa a fazer uma visitinha nesse apaixonante e religioso museu, é de aproximadamente 1hora e 30 minutos, esse foi meu tempo!

5 – Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?
O diferencial é “A Melhor Idade” e por sermos um casal com mais de 60 anos de idade, estamos aprimorando na busca de informações nos locais que visitamos, se estão ou não adequados para receber outros viajantes na Melhor Idade e também, mostrar que numa viagem, as necessidades dos devidos cuidados com a saúde e o bem estar, principalmente, suas limitações diante das estações climáticas, o uso de alguns acessórios de proteção tais como: chapéu, óculos, sapatos, tênis, protetor solar e roupas adequadas para cada situação.

6 – Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?
O prazer de relatar, mostrar e compartilhar nossas viagens com outras pessoas é maior que qualquer outra coisa, mesmo assim, estamos iniciando um novo foco, o de agregar informações para viajantes da Melhor Idade.

7 – Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
Somente através do próprio blog, Facebook e Twitter (em andamento, diversas melhorias).

8 – Por que você resolveu se associar à ABBV?
Como o próprio nome já sugere, unir, juntar-se, afiliar-se a uma sociedade é aprender mais e melhor e na ABBV, em conjunto, vamos agregar muito mais qualidade naquilo que estamos fazendo.

9 – Conte um mico ou perrengue de viagem?
Em nossas idas e vindas, sempre trazemos na bagagem novas descobertas, o inesperado, surpreendente, inusitado, curiosos ou engraçados (para alguns, vergonhosos) que são chamados de “Micos”, criamos até uma página com o título “Causos”, lá tem um monte deles, dos quais, teve um que nunca vamos esquecer e foi em 1966 na cidade de Toronto-Canadá, postado com o título de: Fogo no Hotel veja: vaconferir.com.br/?p=415.

10 – Qual sua meta 2013 para o blog?
Para 2013, vamos trabalhar na busca da qualidade das postagens, sua relação com os leitores e também, vamos tentar criar e inovar focando e agregando informações para as pessoas da Melhor Idade que é o principal objetivo do VaConferir – O Seu Diário de Viagens na Melhor Idade.

Você acabou de conhecer o economista Walter Leite de 64 anos, Consultor credenciado no SEBRAE, aposentado e ainda na ativa, residente e domiciliado em Natal-RN, casado, pai, avô e apaixonado por viagens e a Lucineide Leite, 62 anos, formada em Letras, Professora, também aposentada, mãe, avó. Gosta de viajar até mesmo quando não está viajando, pois, é quem escreve e organiza as fotos nos álbuns. Eles são blogueiros do Blog VaConferir.

Favorite já | VaConferir

Siga VaConferir no Twitter | @VaConferir

Curta VaConferir no Facebook | VaConferir

________________

Fotos: VaConferir

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

Umbria: terras de trufas, de santos e de um Brasil mais próximo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Por Clarissa Donda

Há pouco mais de um mês, surgiu um pedido para que a ABBV indicasse uma lista de  blogueiros para participar de uma famtrip à Umbria, na Itália. Poucas informações sobre o convite, muitos blogueiros excelentes candidatos – e pra mim, a grande surpresa: enfim o convite, e uma semana fantástica em meio a uma das regiões que entrariam com folga na minha lista de lugares preferidos do mundo de qualquer um. Por isso e pelo convite feito à ABBV, era preciso um post para contar como foi a viagem e o projeto. Que, confesso, foi feito com muito gosto – literalmente, como acontece com tudo o que vem da Itália.

Vale explicar de onde surgiu o convite. Vamos lá, então: a famtrip em questão faz parte do Projeto Brasil Próximo (mais informações aqui.), um acordo feito entre os governos do Brasil e Itália, e que visava a cooperação de ambos no desenvolvimento de suas regiões, tanto no ponto de vista social como econômico. Trocando em miúdos: uma delegação da Itália volta e meia vem para solo brazuca para ajudar a desenvolver nossa região – por exemplo, um grupo de italianos foi à região de Bagé, no Rio Grande do Sul, para ajudar as pequenas cooperativas locais na produção e colheita de azeitonas para o preparo no azeite. Já outro grupo veio ao interior paulista para outra missão e atualmente, as delegações italianas estão com viagem marcada para o interior do Piauí, mais precisamente para a área de nome inusitado “Serra das Confusões” (um trecho belíssimo de serra  que fica no sudoeste do Piauí), para ajudar a capacitar a região e a desenvolvê-la para o turismo – como é o caso da Serra da Capivara e do Delta do Parnaíba, dois pólos de turismo piauiense já crescidinhos e despontando bem no cenário brasileiro do turismo.

E dessa vez, era a hora da contrapartida e de uma delegação brasileira visitar a Itália para contribuir no que poderia. Foi a região da Umbria que fez o convite, e o objetivo da comitiva era apresentar o potencial turístico da região para o mercado brasileiro – e que fica esquecido diante da fama das regiões vizinhas, como a Toscana e o Lazio (onde está Roma).

Foram 7 dias de viagem, do dia 1 ao dia 7 de julho, pelas cidades da Umbria. A principal delas, principal chamariz de turistas à região, é Assis, terra do São Francisco, um dos santos mais gente boa da Igreja Católica. Assis abre as portas para um dos pontos fortes da região, o turismo religioso, mas há muitas outras belezas desconhecidas da rota do turismo. Como o charme da cidade de Orvieto, famosas pelas suas cerâmicas elaboradas, e pelas delícias, literalmente falando, da encantadora cidade de Norcia e Perugia: a primeira é conhecida como a capital das trufas negras e do presunto cru, e a segunda é o berço do chocolate italiano e sede da fábrica Perugina, que produz o famoso Baci.

Foi bacana ver também que a exigência da presença de um blogueiro foi deles – há um ano, a região havia sediado o encontro TBU – Travel Bloggers Unite e eles estão bem cientes e interessados no papel que a blogosfera representa na divulgação de um destino. Deram a entender, inclusive, que há mais projetos neste sentido. Vamos torcer, então!

Os posts estão sendo preparados com carinho, e estão sendo publicados no Dondeando Por Aí , com a grande responsabilidade de tentar contar com  igual encanto o que é que a Umbria tem. Mas já fica a dica: sugiro, e muito, uma esticada à região para quem tem viagem marcada para a Itália, já que fica a poucas horas de Roma. Pode ir farto de boas expectativas: definitivamente a Itália entende de pequenos prazeres, e considerando que a Umbria é a capital das trufas negras, nada mais natural do que esperar pequenas maravilhas – basta só procurar de perto.

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | De Garfos e de Quartos

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros  Pati Venturini e André Mazeron do Blog De Garfos e de Quartos.

Aruba- Caribe

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?
Tudo começou com a mania de escrever diários de viagem. Toda noite, no hotel, procurávamos descrever os fatos do dia, lugares visitados, pratos degustados, dicas e outros detalhes, alguns deles observações cotidianas simples. Também nos divertíamos comentando sobre as instalações e qualidade do atendimento em hotéis e restaurantes. Nenhum detalhe passava despercebido, e aí percebemos a riqueza de detalhes que constitui uma viagem e quanto material fomos acumulando. Também pareceu boa a ideia de contar as viagens de uma forma diferente para a família e os amigos. Aí criamos o blog e resolvemos dar a ele um nome divertido, De Garfos e de Quartos, uma alusão aos restaurantes e hotéis dos quais falaríamos, mas com muitos passeios no meio, sem dúvida.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?
Somos viajantes independentes. Na nossa primeira viagem à Europa contratamos uma agência de viagens e tivemos a surpresa de constatar que, com acesso à internet, conseguíamos encontrar hotéis e dicas melhores que os propostos por eles. Desde então, nós mesmos montamos nossos roteiros e cuidamos de todos os detalhes. Planejar é parte da diversão. Quando estamos num destino onde nunca fomos, gostamos de conhecer os pontos turísticos mas também sair um pouco do circuito e descobrir novos lugares, observar como as pessoas vivem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.
Em primeiro lugar, o post sobre Lauterbrunnen, um pequeno vilarejo suíço que foi um dos lugares mais surpreendentes que encontramos. Ele está situado num vale cercado por paredes gigantescas de pedra e uma incrível sequência de cachoeiras, com vaquinhas pastando em campos perfeitos e um silêncio raro de encontrar hoje em dia, e se tornou uma espécie de idealização do paraíso, difícil de esquecer. É muito bom quando podemos compartilhar uma experiência dessas.
Em segundo, a série de posts sobre Vail, um vilarejo de esqui no Colorado. Conhecemos a cidade no inverno e no verão e a paisagem muda completamente, é espetacular. Como esse adorável destino dos EUA ainda não é muito conhecido, adoramos poder trazer essa contribuição.
Por último, o post sobre o espetáculo Off-Broadway Sleep No More. Isso que nem estava nos planos fazer reviews desse tipo, mas esse tipo de programa pode enriquecer muito uma viagem. Tínhamos uma expectativa grande em ver esse espetáculo mas havia previsão de que ele encerrasse antes da nossa chegada à Nova Iorque, o que felizmente não aconteceu; ele se tornou um grande sucesso e ainda está em cartaz. Achamos a experiência incomum e interessantíssima e adoramos compartilhar. Hoje o post é bastante procurado pelos leitores e sabemos que mandamos alguns deles pra lá.

Jungfraujoch - Suíça

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?
Definitivamente Gramado, o maior destino turístico do nosso estado. É curioso, pois conhecemos a cidade muitíssimo bem, mas talvez por isso mesmo não tenhamos um olhar turístico tão aguçado sobre lá. De qualquer forma, pretendemos aumentar o número de posts sobre a cidade esse ano.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?
Contar histórias e relatar experiências fortemente embasadas em fotografia, uma grande paixão que nós temos, mesmo sendo fotógrafos amadores. Nossos posts são altamente ilustrados. Gostamos de inspirar as pessoas a conhecer um destino, mas dificilmente damos o serviço (como chegar, quanto custa) pois há blogs infinitamente melhores e mais completos nesse quesito.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?
O prazer de relatar e compartilhar, que atende uma necessidade nossa, mas sem esquecer das expectativas do leitor. Afinal, quem escreve quer ser lido e apreciado.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
Entendemos o blog como um espaço social. Não faria sentido simplesmente disponibilizar conteúdo e não interagir com quem lê. O leitor que comenta está conversando, é valioso e se destacou da multidão, então nós conversamos com ele, sempre. Seja para responder uma dúvida ou agradecer um elogio ou contribuição.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?
Para fazer a coisa bem feita. A associação à ABBV dá maior credibilidade ao nosso trabalho e também nos possibilita conhecer melhor a blogosfera do país. Tem sido uma experiência extremamente rica conhecer tantos blogs diferentes e blogueiros sérios e competentes.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?
Aconteceu no Vale do Loire, na França. Na época, não tínhamos conseguido muitas informações sobre a visitação de um dia a partir de Paris. Então, viajantes independentes e cheios de coragem, simplesmente pegamos um trem e, chegando na cidade de Tours, alugamos um carro e saímos vale afora. Nos empolgamos tanto com o cenário que acabamos retornando tarde à Tours; já era noite e não conseguimos encontrar um posto para abastecer o carro antes da devolução na locadora. Rodamos por muito tempo até que desistimos, nos contentando em pagar o preço que a locadora quisesse pelo litro da gasolina. Quando chegamos à estação de trem, encontramos tudo escuro; o último trem para Paris já tinha saído há muito tempo! Tivemos que recorrer ao hotel Ibis mais próximo, sem uma única muda de roupa ou necessaire. As lentes de contato foram acomodadas em tampinhas de refrigerante... No dia seguinte, queríamos voltar o mais cedo possível para Paris, como se isso fosse amenizar nossa roubada. Trem em horário de pico... pagamos uma fortuna pelos bilhetes! Hoje sabemos que aquela região merece aos menos uns três dias, e com direito a hospedagem em castelo, que pode ser mais barato que hotel em Paris.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Sempre esbarramos na questão do tempo, mas esse ano gostaríamos de fazer postagens mais frequentes, movimentar a conta no Twitter e criar uma fanpage no Facebook.

Château Vaux le Vicomte - França

Você acabou de conhecer a Engenheira Civil Pati Venturini e o Analista de Sistemas André Mazeron. Eles são blogueiros do De Garfos e de Quartos.

Favorite já |  De Garfos e de Quartos

Siga Pati Venturini no Twitter | @garfosequartos

________________

Fotos: Pati Venturini

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

ABBV lança hashtag para identificar nas redes sociais conteúdos produzidos a convite

BY: ABBV / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Criação de conteúdo, Mercado

A ABBV, no contínuo esforço para estabelecer transparência nos blogs de viagem, promove uma ação inédita com foco na postura ética do segmento. A associação propõe o uso da hashtag #ap com o objetivo específico de identificar conteúdos que tenham recebido algum tipo de apoio quando foram produzidos.

Assim como existe a tag #ad para identificar produtos patrocinados nas redes sociais (vem de advertising, que significa publicidade/anúncio), propomos a tag #ap para “conteúdo apoiado”, seja por cortesia, convite, viagem patrocinada ou outros formatos de apoio. Trata-se de uma iniciativa nacional, um avanço que nem os blogs estrangeiros tiveram ainda.

Nossa proposta é oferecer ao leitor ferramentas que ajudem a identificar se determinando conteúdo foi produzido com algum tipo de ajuda de maneira que o próprio internauta possa, através desse recurso, julgar a credibilidade do blogueiro e do que está sendo publicado.

A resolução do uso da hashtag #ap foi incluída no nosso Código de Ética e passa a integrar as diretrizes de transparência do blogueiro para com o mercado e o leitor.

É importante esclarecer que a hashtag #ap não substiui nem elimina a hashtag #ad. A ABBV recomenda que a hashtag #ad continue a ser usadas nas redes sociais para identificar “conteúdos patrocinados” (publieditoriais e posts pagos) enquanto que a hashtag #ap deve ser usada para identificar conteúdos produzidos com apoios como fam trips, press trips, cortesias e outros tipos de benefícios.

Por “Conteúdo Apoiado” entende-se:

- Viagens patrocinadas integralmente, conhecidas como PressTrip ou FamTrip ou FamTour;

- Viagens patrocinadas parcialmente (quando há apoio, benefício ou cortesia de passagens aéreas ou hotéis ou até ingressos);

- Refeições cortesias;

- Hospedagem obtida com tarifa de imprensa (PressRate) ou tarifa de agentes de viagem;

- Produtos para teste;

- Brindes promocionais.

De acordo com a Dra Flavia Penido — especialista em Direito Digital  e consultora da ABBV — a hashtag #ap deve ser uma das primeiras (não necessariamente a primeira), logo após o texto editorial para seguir seguindo assim a orientação do Código do Consumidor de que a “propaganda” ou conteúdo comercial deve ser logo identificado. Exemplo: “Veja o que achamos do novo resort XXXXX! http://hgscvscvs.com #?ResortXXXXX #ap #?sãopaulo”

Todas as postagens em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Foursquare, Google +, entre outras) que levem claramente ao anúncio do produto/serviço com conteúdo apoiado devem ser identificadas. Ou seja, se o blogueiro publicar foto da piscina do hotel que está sendo pago/convidado para ficar deve identificar as postagens com #ap. Se ele tirar foto das flores que ficam dentro do hotel – sem fazer menção ao hotel - não precisa da hashtag.

Importante: a hashtag precisa ser usada sempre que o conteúdo publicado tiver sido produzido com algum tipo de apoio. O blogueiro precisa ter bom senso para julgar se está dando ao leitor as informações necessárias para avaliar se aquele conteúdo foi ou não influenciado por uma cortesia, um convite ou um brinde.

A Presidente da ABBV, Sílvia Oliveira, vê na proposta de normatização um avanço. “Ao estabelecer o uso de uma hashtag com este fim ajudamos a construir uma nova cultura no mercado de blogs. A ação atinge diversos segmentos e deveria ser respeitada por todos os blogueiros, independente do nicho, que trabalham com integridade e transparência”, completa.

Cabe destacar que esta ação visa especificamente as redes sociais, por isso a escolha de uma hashtag pequena, que não consuma muitos caracteres. Já os posts com conteúdo apoiado publicados nos blogs devem, como sempre, devem ter a identificação clara de como foram produzidos.

Leia mais:

Código de Ética da ABBV

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | Dulce Bee Life

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira  Tania Pereyra do Blog Dulce Bee Life.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Comecei a escrever o blog por receber muitas perguntas de amigos e parentes que vinham a NY e queriam dicas da cidade, principalmente de restaurantes e comidinhas, já que esse é meu assunto predileto.

O nome Dulce Bee foi inventado pelo meu marido. Depois de perder meu emprego em 2008 durante a crise eu resolvi que queria vender pão de mel em NY e precisávamos de um nome. Mel levou a abelha que chegou em bee e para o dulce bee foi um pulo já que pão de mel em inglês não soa muito legal - honey bread. O negócio não vingou, já que acabei recebendo uma proposta de emprego bem legal, mas guardamos o nome e quando começei o blog resolvi batizá-lo de Dulce Bee. Mas o meu nome é Tania, não Dulce. 🙂

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Adoro viajar de maneira independente. Passo horas pesquisando tanto em guias de papel como online. Sempre busco uma viagem tranquila com qualidade e não quantidade. Comer bem faz parte sempre das minhas viagens e acho que passo mais tempo pesquisando sobre comida do que sobre outras atrações turísticas.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Eu gosto muito do post sobre Smorgasbord em Williamsburg: o Brooklyn está cada dia mais popular, mas sinto que muitos turistas ficam um pouco intimidados de ir ao Brooklyn. Mas é um dos meus passeios prediletos durante o verão.

Outro post é sobre Bánh Mì: NY é conhecida pela diversidade cultural e esse sanduíche me conquistou. Além de ser vendido na delicatessen do super chef Daniel Boulud que está pertinho do Lincoln Center. Pra mim isso representa essa mistura que é NY.

E o último post é sobre um gastropub pertinho de casa que foi uma descoberta deliciosa no meio do caos da construção do metrô na Segunda avenida que parece que não vai terminar nunca.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

O post com maior acesso foi o do melhor bolo de chocolate do mundo. E esse foi um post de um lugar que eu não recomendo!!

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Eu tento escrever sobre lugares que eu adoro e que tenham um bom custo benefício. Acho que existem muitas fontes de informações sobre gastronomia em NY, mas eu tento focar em lugares mais acessíveis.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Eu só escrevo pelo prazer de relatar mesmo e mostrar algo diferente.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Tenho poucos leitores, mas sempre respondo os comentários com carinho e rapidez.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Para poder aprender mais, ter uma fonte de pesquisa e me beneficiar das oportunidades que a ABBV oferece aos associados.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Meu maior mico em viagem foi na Austrália quando estava mochilando com uma amiga. Saímos do albergue e esquecemos os passaportes no cofre. Só percebemos quando o ônibus estava quase saindo da rodoviária. Como a cidade era muito pequena aquele era o único ônibus que ia para Sydney naquele dia. Se perdêssemos o ônibus iríamos ficar presas mais um dia sem ter o que fazer. Minha amiga saiu correndo em direção ao albergue e eu fiquei tentando explicar a história para o motorista. O detalhe é que meu inglês era péssimo e obviamente com o nervosismo eu só consegui fazer mímica e chorar. Mas no final deu tudo certo e chegamos em Sydney apesar do ônibus inteiro ficar olhando feio pra gente.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

A minha meta para 2013 é de escrever com mais frequência e aumentar a audiência do blog.

Você acabou de conhecer a Hoteleira Tania Pareyra. Ela é blogueira do Dulce Bee Life.

Favorite já |  Dulce Bee Life

Siga Tania Pereyra no Twitter | @tanpereyra

________________

Fotos: Tania Pereyra

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

 

Leia mais
Publicado em

Atenção, senhores passageiros, com destino a…. Flórida!

BY: ABBV / 10 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Dados do setor

Viagem é como tudo na vida: uma questão de preferência. Cada um viaja para onde quiser. Uns preferem Paris; outros, Timbuktu (ou Tombuctu, para respeitar a grafia brasileira). Eu, por exemplo, não tenho nada contra Tombuctu, mas prefiro Paris. Estou dizendo isso por causa de uma notícia que li recentemente e que me deixou perplexa. Perplexíssima, se houvesse o superlativo. E conto por quê.

Porque o planeta Terra possui 510.072.000 km2 de área. Os 510.072.000 km2 de área do planeta Terra possuem cinco continentes. Os cinco continentes do planeta Terra possuem aproximadamente 206 países. Os 206 países do Planeta Terra possuem 4.360 cidades com mais de 150.000 habitantes. As 4.360 maiores cidades do Planeta Terra, somadas às milhares de cidades menores, possuem aproximadamente 200.000 hotéis. Os 200.000 hotéis do planeta Terra possuem aproximadamente 17.5 milhões de apartamentos. Os 206 países do planeta Terra também possuem aproximadamente 300 companhias áreas. As 300 companhias aéreas do planeta Terra transportam mais de 600 milhões de pessoas por ano.

Das 600 milhões de pessoas que viajam por ano, 1.8 milhões são brasileiros viajando do Brasil para o exterior. Para os cinco continentes, seria a conclusão mais óbvia. Para vários dos 206 países. Para várias das 4.360 grandes cidades. Ou mesmo para as cidades menores. Ou para o campo. Ou para o mar que, afinal das contas, cobre 2/3 do planeta. Mas infelizmente não é assim.

E agora eu conto a notícia que me “perplexou”: em 2012, dos 1.8 milhões de brasileiros que viajaram para o exterior, 75% foram para a Flórida, de acordo com Mauro Vieira, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, no 8º Simpósio Anual da América Latina, organizado pela Universidade de Miami. Apesar dos 510.072.000 km2 de área. Apesar dos cinco continentes. Apesar das 4.360 cidades. Apesar dos 200.000 hoteis. Apesar das 300 companhias aéreas. Apesar de tudo isso. Como eu disse, cada um viaja para onde quiser, e nós temos mais é que respeitar as preferências individuais. Mas que tem um mundão aí que ainda não entrou no radar de 75% dos viajadores brasileiros, isso lá tem...

Foto: Jorge Vasconez

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | 360 meridianos

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer os blogueiros Luíza Antunes, Natália Becattini e Rafael Sette Câmara do Blog 360 meridianos.

1.     O que levou vocês a escreverem um blog de viagens? E por que escolheram este nome?

Criamos um blog de viagens assim que decidimos fazer um intercâmbio num país nada convencional: a Índia. Como iríamos morar lá por pelo menos seis meses, o blog seria um canal de comunicação com nossos amigos e parentes, que estavam curiosos e queriam saber como seria nossa vida por lá. Quando planejávamos os detalhes do intercâmbio, nós resolvemos que também faríamos uma viagem de volta ao mundo. Isso apenas reforçou a necessidade do blog. Criamos o 360meridianos dias antes de deixarmos o Brasil, em outubro de 2011. O nome vem da volta ao mundo, afinal cruzamos todos os meridianos do globo durante a viagem.

 2.     Qual é o perfil de vocês como viajantes, o que buscam quando pegam a estrada?

Planejamos nossas viagens por conta própria – e adoramos isso. Gostamos de conhecer lugares e pessoas diferentes. Por isso já visitamos países como Itália, França, Tailândia, Malásia, Nepal, Cingapura e Índia, só para citar alguns. Fizemos toda nossa viagem de volta ao mundo com pouco dinheiro, por isso sabemos dar dicas para quem quer economizar. Mas isso não significa que sempre abrimos mão de conforto e nem que as próximas viagens serão com tão pouco dinheiro assim. A viagem econômica foi só uma questão de momento.

 3.    Destaquem três posts de que mais gostam e contem-nos o porquê.

Como o blog tem três blogueiros, escolhemos um post de cada:

No post “As mulheres na Índia... ou a falta delas”, a Luiza contou a difícil situação das mulheres indianas, um assunto que está chamando a atenção do mundo atualmente. Lá as nossas leitoras acham todas as dicas para quem pretende visitar o país.

Já no post “7 coisas que não existem na Índia (e você não sabia disso), o Rafa conta curiosidades que muita gente não sabe sobre aquele país.

Já a Naty gostou muito de fazer o post “O que as pessoas pensam do Brasil no exterior”, que mostra algumas coisas divertidas que os gringos pensam sobre a gente.

 4.    Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Muita gente conheceu nosso blog e nos procura por causa dos posts sobre a Índia, afinal a experiência que tivemos por lá foi muito além da de simples viajantes: nós moramos, pagamos contas, trabalhamos e vivemos no local.  Apesar disso, sem dúvida o nosso campeão de audiência é a Tailândia, onde ficamos cerca de 20 dias, no primeiro semestre de 2012. Tem muito brasileiro doido para conhecer o sudeste asiático!

5.     Na opinião de vocês, qual é o grande diferencial do blog?

Nós três somos jornalistas, então colocamos tudo que aprendemos na universidade dentro do blog. Além disso, já éramos blogueiros antes do 360meridianos, embora não de viagens. Acho que tudo isso ajuda no desenvolvimento de um conteúdo que seja divertido e envolvente, mas ao mesmo tempo informativo. Muitos leitores nós dizem que o fato de sermos três amigos que viajam e vivem aventuras juntos também contribui para a alma do 360meridianos. Provavelmente os leitores têm razão.

6.    Quando vocês escrevem um post vocês se preocupam com o leitor, com a audiência, com o Google ou ficam focados no simples prazer de relatar e compartilhar?

A preocupação principal é com o leitor. Nós queremos que os posts sejam interessantes e úteis para quem acompanha o blog. O grande objetivo do 360meridianos é incentivar o desejo de viajar, mostrar que é possível conhecer outras culturas e lugares. Basta um pouco de coragem e planejamento. Por isso, gastamos a maior parte do nosso tempo produzindo conteúdo de qualidade. É lógico que também acompanhamos os dados de audiência do blog, afinal é uma forma de entendermos o que o leitor acha do nosso trabalho, alterando eventuais erros de planejamento.

 7.     Como vocês cultivam a comunidade de leitores, qual é a relação de vocês com eles?

 Respondemos  todos os comentários que são deixados no blog. Dessa forma, já auxiliamos muitos viajantes. Gente que deixou suas dúvidas lá no blog, fez as malas e conheceu novos destinos. Alguns deles voltaram para contar como foi a viagem, e isso é uma das partes mais gratificantes de ter um blog de viagens – perceber que podemos ajudar alguém a viver o mês mais especial do ano dela: o das férias. Também interagimos com os leitores em várias mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.

 8.    Por que resolveram se associar à ABBV?

 Nós adoramos viajar e escrever , o que faz do 360meridianos um prazer imenso em nossas vidas. Mas queremos que ele seja mais do que isso. Nós somos jornalistas e acreditamos no poder da internet. Por isso, guiamos o blog com foco profissional. Então não poderíamos ficar de fora da ABBV, que exerce um papel fundamental na regulamentação desse setor.

9.     Contem um mico ou perrengue de viagem?
Nós temos tantos que até publicamos uma série sobre isso lá no blog.  Um deles, que virou post, foi um perrengue que passamos em Mamallapuram, uma cidade do litoral da Índia. Houve um terremoto - nada que fosse assustador, só uma tremidinha na terra mesmo - e nós continuamos com a programação normal. Isto é: deitados no quarto do hotel. No fim da tarde, nós saímos para jantar na beira da praia e encontramos centenas de pessoas olhando fixamente para o mar. É que o terremoto tinha sido na Indonésia, mas havia um alerta de tsunami para a região onde estávamos. Fomos imediatamente para um lugar alto (um bar) e um pouco distante da praia. Estávamos tranquilos, pelo menos até que as pessoas que estavam na praia começaram a correr, como se a onda estivesse chegando. Definitivamente não foi uma experiência legal. Ainda bem que foi só um alarme falso.

10.   Qual a meta 2013 para o blog?

 Vamos continuar postando relatos dos países onde estivemos. Ao mesmo tempo, pretendemos viajar mais pelo Brasil. A principal meta é fazer com que nosso conteúdo ajude mais viajantes a cada dia. Nós escrevemos pensando nos leitores, então é natural esperar que o 360meridianos atinja mais gente a cada dia.  Essa é a grande meta para 2013.

Você acabou de conhecer os jornalistas Luíza Antunes, Natália Becattini e Rafael Sette Câmara. Eles são blogueiros do 360 meridianos.

Favorite já | 360 meridianos

Siga 360 meridianos no Twitter | @360meridianos

Curta 360 meridianos no Facebook | 360 meridianos

________________

Fotos: 360 meridianos

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

Leonardo Marques é destaque em vídeo do Google

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

 

Na atual blogosfera de viagens, o Leonardo Marques dispensa apresentações. Afinal, ele é responsável pelo Melhores Destinos, o blog/site que dá todas as dicas de ofertas de passagens aéreas pelo Brasil e pelo mundo, e que conta com a impressionante cifra de mais de 1.5 milhão de visitantes únicos por mês - é um dos sites de turismo mais visitados do Brasil inteiro, e tem mais de 2 milhões de seguidores em sua página no Facebook. Seu trabalho fala por si.

Interessantemente, desde cedo seu blog usa o Google AdSense, ferramenta de monetização do Google. Ao implantar o AdSense no Melhores Destinos, o Leonardo testou diversas opções da ferramenta, aprendeu e modelou o design de links para gerar mais cliques, enfim, otimizou bastante - e lucrou com isso. Seu sucesso com esta estratégia foi tão evidente, que o Google notou. Pois é, o Google, "aquela" "pequena" empresa da internet. 🙂

E quando o braço do Google Brasil decidiu produzir o vídeo de aniversário de 10 anos da ferramenta do AdSense no Brasil, lógico que pensaram no Leonardo. Afinal, quando o assunto é AdSense bem usado, ninguém mais capacitado que o Melhores Destinos, né? Então o Google convidou o Leonardo, fundador e diretor do Melhores Destinos, para ser o destaque deste vídeo, e compartilhar sua experiência com o AdSense. O resultado final do vídeo você pode conferir aqui. Diz se não ficou bacana!

Ter o reconhecimento de uma empresa como o Google é uma honra enorme para um empreendedor brasileiro, e saber que o Leonardo é Associado Honorário da ABBV, e que participa da nossa luta diária por uma blogosfera de viagem mais saudável, com relações entre as empresas e blogueiros mais harmoniosas... é dessas coisas que não tem preço, como já disseram na propaganda.

Parabéns, Leonardo Marques e equipe do Melhores Destinos!

 

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | Andreza Dica e Indica Disney

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira  Andreza Trivillin do Blog Andreza Dica e Indica Disney.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?
Apesar de já ter viajado para diversos lugares no mundo, as pessoas sempre me procuravam pedindo dicas de Orlando e Disney, já que estive lá 7 vezes e sempre acompanho as novidades. Então resolvi dividir essa experiência e esse conhecimento de uma forma mais ampla, utilizando a web, sem pretensão nenhuma. Mas os números começaram a crescer muito e agora a coisa está um pouco mais séria.
A primeira ideia de nome que tive foi ANDREZA INDICA DISNEY, mas achei meio bobo, básico... Aí pensei em incluir a palavra DICA, que rima, então ficou mais sonoro. E deu uma cotação de verbo, ou seja, estou “dicando” sobre a Disney. E aí ficou ANDREZA DICA E INDICA DISNEY. Afinal é isso que faço: passo dicas.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?
Gosto de cidades grandes, com várias atividades e atrações. Gosto de conhecer muitos lugares e passear bastante durante uma viagem. Experimentar novos sabores e visitar os restaurantes recomendados também são itens obrigatórios.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.
Um deles é sobre o bolo de aniversário na Disney. É nele que eu conto sobre o dia que a Disney jogou “pózinho” mágico na minha noite. É uma das minhas melhores lembranças de viagem a Orlando.

Outro post que eu gosto muito é sobre a Bibiddi Bobbidi Boutique, o local onde as meninas se transformam em princesas, pois minha filha fez a transformação e é emocionante.

E o outro sobre o Leave a Legacy, onde estamos eternizados no Epcot através da nossa foto.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?
Já que meu blog é praticamente de destino único, os posts campeões de audiência são de informações me geral: O campeão é sobre alfândega, onde explico as regras de itens que podem ser trazidos do exterior. Na sequência está o post sobre o que levar para férias na Disney. As pessoas têm muitas dúvidas sobre que tipo de roupas levar, sobre o clima, etc. Mas o destino, ou seja, parque, campeão de audiência é o Busch Gardens. Acho que por causa das montanhas-russas. Como temos poucas opções no Brasil, o pessoal tem mais interesse e curiosidade.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?
Acho que o grande diferencial é que eu trago informações bem detalhadas sobre os parques de Orlando e Disney no geral, bem como dicas e recomendações importantes. Muitos blogs de viagem que falam de diversos destinos, normalmente fazem posts mais genéricos e não se aprofundam em algumas questões. Para grande parte das pessoas, Orlando é a primeira viagem internacional, e isso gera muita insegurança, então precisam de informações mais precisas e tenho tentado passar isso.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?
Me preocupo em oferecer informações concretas, com detalhes e dicas de programas. A ideia é sempre ajudar o leitor a esclarecer as possíveis dúvidas. Tento colocar todas as informações possíveis como preço, horário e condições para facilitar a vida do leitor que pretende viajar.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
Primeiramente procuro sempre publicar, no blog ou redes sociais, as novidades e lançamentos, sempre trazendo conteúdos novos. E outra coisa que acho super importante é responder e interagir com os leitores. Respondo todos os e-mails e contatos. O leitor nos conhece, sabe da nossa vida, das nossas viagens, das nossas opiniões, pois tudo está ali na tela do computador dele. Nós é que não sabemos quem ele é. Então acho que, como blogueiros, temos a responsabilidade de manter essa relação através do retorno aos leitores.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?
A principal razão foi dar credibilidade ao blog. Ter o selo da ABBV representa ser ético e responsável e ter qualidade. Então gostaria que meus leitores tivessem essa confirmação. Além disso, o contato com outros blogueiros de viagem e a troca de experiências e informações foram fatores determinantes.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?
Vou contar um perrengue de uma viagem à Disney, é claro! Mas que no final deu tudo certo. Em outubro de 1999 fizemos uma viagem a Orlando. Na volta para casa, tínhamos uma conexão em Miami. O vôo que saiu de Orlando teve atraso e chegamos em Miami para check in bem em cima da hora. Fomos informados pela TAM que o vôo estava lotado e que teríamos que dormir em Miami e pegar outro vôo no dia seguinte. Estávamos em 9 pessoas. Seria uma confusão abrir malas para passar uma noite lá. Não sabia nem em que mala estava minha escova de dente! Foi um stress, reclamamos, brigamos, mas sem negociação. Outra passageira viu a situação e nos falou “Se eu fosse vocês, iria falar com o Comandante Rolim. Ele está logo ali”. E ele estava ali mesmo, na sala ao lado e embarcaria no mesmo vôo. Não tivemos dúvida, fomos lá. Se não desse certo, pelo menos ele estaria ciente do nosso descontentamento. Ele foi super solícito e disse que faria o possível para nos embarcar, nem que fosse somente parte da família. Minutos depois um funcionário da TAM nos procurou e informou que todos nós seríamos embarcados e na classe executiva ainda por cima. Foi uma festa! Depois descobrimos que o próprio Rolim não embarcou no vôo para nos dar lugar. Quando ele faleceu em 2001, a primeira coisa que lembramos foi como ele havia sido simpático conosco naquele dia e como ele era preocupado em atender bem o cliente.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?
Em 2013 iniciei a publicações de posts com novos destinos Disney pelo mundo. Em março estive na a Disneyland Paris. Em abril tive dois “correspondentes” na Tokyo Disney. E em setembro vou fazer um cruzeiro da Disney e voltar a Orlando (de novo!). Tudo isso para trazer mais informações e dicas. Afinal de contas, ANDREZA DICA E INDICA DISNEY, não importa o lugar do mundo.

Você acabou de conhecer a administradora de empresa Andreza Trivillin. Ela é blogueira do Andreza Dica e Indica Disney.

Favorite já | Andreza Dica e Indica Disney

Siga Andreza Trivillin no Twitter | @DicaeIndica

Curta Andreza Trivillin no Facebook | Andreza Dica e Indica Disney

________________

Fotos: Andreza Trivillin

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

Entrevista da Semana | Janelas Abertas

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Luísa Ferreira do Blog Janelas Abertas.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Já escrevi pra o caderno de turismo de um jornal do Recife, colaborei com outros blogs de viagem e costumava mandar dicas e roteiros pra familiares e amigos. Quando soube que viria fazer mestrado na Espanha, percebi que essa era a desculpa que faltava pra criar o blog. O nome Janelas Abertas vem da ideia de que viajar é um exercício – superprazeroso – de se abrir pra o mundo.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Acho difícil definir um perfil específico; o que eu procuro é me divertir e me deslumbrar, seja como for. Não faço nenhuma questão de luxo, mas também não sou das viajantes mais hard core. Costumo me planejar bastante antes de cair na estrada, mas cada vez mais tenho me deixado levar pelos deliciosos imprevistos que (felizmente!) sempre aparecem.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Gosto muito da série de posts sobre Lyon (http://janelasabertas.com/category/lyon/), cidade onde morei por dois meses e que conquistou meu coração,

e da série Histórias de Viajantes (http://janelasabertas.com/category/historias-de-viajantes/), que traz relatos inspiradores.

Também gosto do Voos e Laços (http://janelasabertas.com/2012/11/08/voos-e-lacos/), um post bem pessoal, porque acho que tem muito de mim nele e, como leitora, gosto de conhecer as pessoas que estão por trás das informações práticas.

Lyon, França

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Na verdade, o post que lidera de longe em questões de audiência não é sobre um destino, e sim o primeiro da série sobre Bolsas de Estudo no Exterior (http://janelasabertas.com/2012/08/15/bolsas-de-estudo-no-exterior-como-comecar/). Depois dele vêm os outros da série, que focam em graduação, pós e bolsas pra jornalistas.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Agora, morando em Valladolid, estou em um momento de aprendizado intenso, que tenho tentado refletir no blog. Por isso, além de me esforçar por produzir um material de serviço bem detalhado não deixo de lado os posts mais “reflexivos”.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Como viajante e leitora assídua de outros blogs do ramo, meu principal pensamento é bem simples: o que eu gostaria de saber antes de fazer essa viagem? O prazer de compartilhar é enorme, mas tento pensar sempre no que pode ser útil pra os leitores.

Salvador, Bahia

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Acho que hoje em dia muita gente não tem mais o hábito de deixar comentários em blogs, mas fico feliz porque o Facebook e outras redes sociais cobrem essas lacunas. Considero que pra tudo na vida – não só viagens – a troca de experiências sempre é muito enriquecedora.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

A criação da associação me parece um passo fundamental pra uma maior profissionalização de um setor que admiro, então não podia deixar de fazer parte desse momento. E é claro que a possiblidade de aprender com gente mais experiente na área me empolgou bastante!

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

O maior perrengue foi ter a bolsa roubada (com passaporte dentro) logo nas primeiras horas em Barcelona, em 2009. Fora o estresse e o prejuízo financeiro, perdi um bom tempo entre delegacia e consulado pra tirar outra via do documento e fiquei sem meu visto de estudante. Pelo menos a gente aprende com essas coisas, né? Desde então, só saio com o passaporte se for extremamente necessário, e sempre dentro da doleira.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Aumentar a frequência de postagens e melhorar o relacionamento com os leitores.

Em Dublin, na Irlanda

Você acabou de conhecer a jornalista Luísa Ferreira. Ela é blogueira do Janelas Abertas.

Favorite já |  Janelas Abertas

Curta Luísa Ferreira no Facebook | Janelas Abertas

________________

Fotos: Luísa Ferreira

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais