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#ABBVnaWTM: Levando a sério os vídeos de viagem

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, WTM Latin America

Por Elisa Araujo

A produção de conteúdo em vídeo no mercado de viagens foi o tema da última palestra do dia de hoje na WTM Latin America. Mark Frary, autor e consultor na área, apresentou algumas dicas para destinos que desejam usar vídeos como ferramenta de divulgação e promoção. Sugeriu, entre outras dicas, fazer parcerias com vloggers e mostrou exemplo de uma ação do tipo realizada no Vietnam.

Sem pretender dar uma receita sobre como fazer um viral de sucesso, Mark apontou três elementos fundamentais para um vídeo viralizar: (1) ser descoberto por formadores de opinião, (2) expandir o alcance dessa descoberta através de comunidades e (3) apresentar algum conteúdo inesperado ou inusitado.

Logo depois, Greg Brand fez uma apresentação bastante didática sobre a utilização do YouTube, destacando a importância do uso correto e inteligente dos campos "título", "descrição" e "tags" quando se publica um vídeo. E alertou: "Os destinos devem gerir seus canais no YouTube da mesma maneira que gerem seus canais no Facebook ou no Twitter".

O palestrante repetiu mais de uma vez que é muito importante responder aos comentários feitos pelos usuários no YouTube - publicar um vídeo e ir embora não promove engajamento. Brand sugeriu ainda publicar vídeos com regularidade, como se fosse uma programação de TV, estimulando que o usuário se transforme num assinante do seu canal no YouTube.

Vale destacar duas frases de Greg Brand:

- "Em vez de buscar pessoas que promovam seus vídeos, preocupe-se em criar conteúdo que as pessoas queiram promover".

- "Se você não levar o YouTube a sério, o YouTube não levará você a sério".

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#ABBVnaWTM – Panorama da palestra Melhores Práticas em Blogs de Viagens

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, WTM Latin America
Palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens" na WTM. Imagem:Erik Pzado
Palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens" na WTM. Imagem: Erik Pzado

Por Janaína Calaça |

Aconteceu no dia 23 de abril, no auditório 1 da WTM - World Travel Market Latin America, a palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens", voltada para discutir o trabalho com blogs, ações de sucesso envolvendo mídias sociais e como calcular e mensurar o valor de publicidade nos blogs. A palestra contou com a presença dos fundadores do Velvet Escape, Traveldudes e iAmbassador (respectivamente Oliver Gradwell,  Melvin Boecher e Keith Jenkins) e foi dividida em três tópicos principais: como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem; #LoveCapeTown, um estudo de caso e como calcular o ROI.

Oliver Gradwell deu início à palestra resgatando o conceito de "travel bloggers" (blogueiros de viagem) e ressaltou que um dos pontos que definem primordialmente a atividade é a partilha da experiência pessoal genuína. Um verdadeiro travel blogger seria aquele que partilha, em seu espaço, suas experiências reais de viagem, criando vínculos de confiança com os seus leitores - confiança e credibilidade que, diante do mercado, tornam-se o principal capital dos blogueiros.

Oliver Gradwell sinaliza como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem. Imagem: Erik Pzado
Oliver Gradwell sinaliza como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem. Imagem: Erik Pzado

Dando continuidade à sua fala e direcionando o foco às relações entre blogs e empresas, Gradwell destacou o que considera um dos grandes benefícios do trabalho com blogueiros: o que chamou de triple benefit (triplo benefício), conceito traduzido na tríade "antes, durante e depois". Segundo Gradwell, ao idealizar uma ação com blogs, empresas contam com uma promoção antes da ação (como teasers nas redes sociais e no próprio blog); durante a ação em si (com a narração dos acontecimentos, postagens de fotos, publicação de tweets etc.) e o desfecho da ação, o "após", que é a produção dos posts, por exemplo. Porém, antes de partir para a idealização de ações em si, o palestrante chama a atenção para empresas e órgãos oficiais de promoção turística para um dos grandes dilemas enfrentados: "onde encontrar os blogs de viagem?"

Segundo Gradwell ainda, os blogueiros podem ser encontrados principalmente em conferências (e ele cita a TBU, TBEX e Traverse); associações; redes de blogs; networks e em eventos sociais. Fechando sua fala, o palestrante chama a atenção de que, após selecionar os blogueiros para suas ações, as empresas devem seguir alguns parâmetros básicos para o trabalho com estes profissionais: definir o que pretende com esta ação; nunca convidar um blogueiro sem antes ter a ação clara e definida a ser apresentada; dar um tempo livre ao blogueiro para realizar suas atividades; oferecer Wifi (item básico para sua atividade) e ser, acima de tudo, transparente no que deseja obter neste relacionamento.

Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown. Imagem: Erik Pzado
Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown. Imagem: Erik Pzado

Dando continuidade à mesa, Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown, considerada uma ação de sucesso pelas mídias internacionais. Segundo Jenkins, um grupo de blogueiros foi enviado à Cidade do Cabo para conhecer e promover a cidade. O diferencial da ação, segundo o palestrante, centrou-se no fato de em vez de viajarem com roteiros predefinidos (como nas fam trips tradicionais), os blogueiros mobilizaram os habitantes da cidade a compartilharem, através das mídias sociais (como Twitter e Facebook), dicas de locais sobre o destino. A partir destas dicas, os blogueiros descobriam o que a região tinha a oferecer através do olhar dos próprios habitantes. A ação foi considerada bem sucedida pelo engajamento e mobilização dos habitantes, que passaram a interagir e acompanhar a trajetória dos blogueiros pela Cidade do Cabo, além da vasta cobertura com fotos, tweets e vídeos, além da produção posterior dos posts. Hoje, a hashtag #lovecapetown foi incorporada ao imaginário do destino e é sempre utilizada quando há algo positivo a ser destacado sobre a cidade.

Melvin Boecher traz, em sua fala, formas de mensurar a publicidade em blogs. Imagem: Erik Pzado
Melvin Boecher traz, em sua fala, formas de mensurar a publicidade em blogs. Imagem: Erik Pzado

Após a apresentação do case de Keith Jenkins, Melvin Boecher encerra a palestra apresentando um dos grandes pontos de interrogação para muitos blogs e empresas que visam trabalhar com blogs: como mensurar o valor da publicidade nestes espaços (publieditoriais, tweets e menções em outras redes sociais)? Boecher apresenta alguns parâmetros que vêm sendo utilizados mais comumente para "mensurar" o alcance e influência destes blogs - como o Klout, por exemplo (apesar de sinalizar a necessidade de utilizá-lo com ressalvas) - e fecha sua fala com a apresentação de formas de se calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) nos blogs, ou seja, a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, que, neste caso, é centrado na publicidade online.

Silvia Oliveira, presidente da ABBV,em participação na rodada de perguntas. Imagem: Erik Pzado
Silvia Oliveira, presidente da ABBV,em participação na rodada de perguntas. Imagem: Erik Pzado

Abertas as perguntas, a presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem, Silvia Oliveira, pontuou a necessidade das empresas e órgãos oficiais de promoção do turismo reverem o relacionamento com os blogs, que, atualmente, encontra-se principalmente centrada em permutas e convites que restringem-se a hospedagens e alimentação. Silvia sinaliza para a necessidade de que o trabalho do blogueiro seja remunerado e que muitas empresas incluam os blogs em seus planos de mídia. Keith Jenkins, então, sugere que os blogueiros ofereçam serviços extras para empresas e órgãos, como venda de fotos, vídeos, produção de ebooks como uma forma de ajudar na remuneração destes espaços.

A palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens" encerrou as atividades do Auditório 1 do primeiro dia da World Travel Market Latin America.

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#ABBVnaWTM – WTM Latin América deve continuar a ser realizada em São Paulo!

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America
Lawrence Reinisch, Exhibition Director da Reed, em mini-entrevista com Diretores da ABBV. Foto de Márcio Nel Cimatti

#PlantãoABBV na WTM informa: a WTM Latin America deve continuar a ser realizada em São Paulo por um bom tempo. Foi o que indicou Lawrence Reinisch, Exhibition Director da Reed, empresa organizadora do evento, em uma rápida entrevista coletiva no final deste primeiro dia.

Lawrence elogiou a capital paulistana por sua "posição privilegiada por causa da facilidade de conexão de vôos" e disse que "no momento é o mais adequado que a feira seja realizada na cidade". Perguntado sobre o desempenho do evento e suas pretensões, o executivo respondeu que o WTM Latin America "não pretende ser a maior feira, queremos trabalhar para que seja a feira que melhor cumpra a expectativa de todos".

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#ABBVnaWTM – As mídias sociais e o legado da Copa do Mundo e das Olimpíadas para o turismo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, WTM Latin America

Por | Natalie Soares

A primeira palestra do dia foi "As mídias sociais e o legado da Copa do Mundo e das Olimpíadas para o turismo" com Mark Frary.

Os cases da gestão de redes sociais das Olimpíadas de Londres 2012 e da Copa do Mundo na África do Sul em 2010 foram apresentados como forma de bechmark para o Brasil.  Quais são os próximos desafios a serem enfrentados em termo de social media?

Alguns tuites exemplificam os conceitos apresentados na palestra:

@WTMLAT
Social Media is not to be used by everyone on a company. It needs to be updated by 1 or 2 people to avoid flooding and losing followers.

@WTMLAT
Whatever London did on the Social Media at the Olympics, it was like a benchmark. Rio has the change to learn from our mistakes. #wtmlat

@WTMLAT
Rio hosting the World Cup and Olympics will be fantastic and sachallange. There is no public transport from Airport, for instance #wtmlat

@WTMLAT
For Rio and Brazil I'd say: Prepare, Prepare and then Prepare some more. #wtmlat #ttot - Martine Ainsworth-Wells.

Foto: ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem

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WTM Latin America: começa hoje a maior feira comercial de turismo do mundo e a ABBV faz a cobertura em tempo real. Acompanhe!

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

A ABBV é media partner de um dos eventos mais importantes do trade turístico, a WTM Latin America. Pela primeira vez no Brasil, a feira – que é realizada há mais de 30 anos na Europa – acontece em São Paulo de 23 a 25 de abril.

A associação fará a cobertura dos três dias do evento, com informações em tempo real através d e nosso site e redes sociais, Facebook e Twitter. Acompanhe a hashtag #abbvbrasil e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Abaixo segue a programação completa.

Terça-feira, 23 de abril

11h – Cerimônia de abertura – Hall D

Autoridades confirmadas:

Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil; Marco Lomanto, Diretor de Produtos e Destinos da Embratur; Márcio Favilla, Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO); Andrew Fowless, CEO da Reed Exihibitions; Marco Ferraz, presidente da Braztoa; Constanze Hilgers – Diretora de Destinos do Escritório Nacional do
Turismo Alemão (German National Tourist Board *- GNTB).

12h – Cerimônia de abertura do estande do México.

Autoridades confirmadas:

Beatriz Paredes Rangel, Embaixadora do México no Brasil; Rodolfo Lopez Negrete, Diretor do Conselho de Promoção Turística do México; Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil; Lawrence Reinish, Diretor da WTM Latin America – Reed Travel Exhibitions.

14h – Coletiva de Imprensa do German National Tourist Board (GNTB) – Press
conferences room.

17h – Coletiva de Imprensa da Egyptian Tourist Authority - Press
conferences room.

19h30 – Welcome Party WTM Latin America – Hall D.

Quarta-feira, 24 de abril

14h – Coletiva de Imprensa do German National Tourist Board (GNTB) - Press
conferences room.

Tema: apresentação do ano da Alemanha no Brasil e da parceria com a
Embratur.

15h30 – Coletiva de Imprensa do Department of Tourism and Commerce
Marketing, Dubai - Press conferences room.

17h – Coletiva de imprensa da ATTA (African Travel & Tourism Association) –
Press conferences room.

SEMINÁRIOS

A feira terá uma programação de seminários em dois auditórios:

A participação é gratuita, não exige pré-inscrição e está sujeita à
disponibilidade de lugares.

Auditório 1

23 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - As Mídias Sociais e o Legado da Copa do Mundo e das
Olimpíadas para o Turismo

14:00 - 16:30 - Mesa-redonda da UNWTO sobre oportunidades de múltiplos
destinos na América Latina

17:00 - 18:00 - O Papel do Governo – incentivo à responsabilidade

18:30 - 19:30 - Melhores Práticas em Blogs de Viagens.

24 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - As Três Forças Que Estão Transformando as Viagens

14:00 - 15:30 - WTM Vision Conference

16:00 - 17:00 - Áreas Protegidas e Turismo nas Américas

17:30 - 18:30 - Blogueiros de Viagens e Colaboração com DMO

19:00 - 20:00 - Vídeo online nas viagens

25 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - Estratégias Digitais para o turismo competitivo

14:00 - 15:00 - Em Defesa de Hotéis Mais Ecológicos

15:30 - 16:30 - Facebook para empresas de viagens

17:00 - 18:00 - América Latina GLBT – Como Abrir o Mercado Gay de Viagens

Auditório 2

23 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - Que contribuição a certificação pode dar à criação de um turismo sustentável?

14:00 - 15:00 -Os blogs de viagem e o desenvolvimento de destinos
Turísticos (Palestra da ABBV, com a presidente Sílvia Oliveira e Diretora de Relações com o Mercado, Elisa Araújo)

16:30 - 19:00 - Fórum de Turismo de Lazer da WTM Latin America –
realização BRAZTOA

Conferência 1 - 16h30 às 17h30

Tendências na Rede de Distribuição: Quem ganha e quem perde?

24 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - Percepções do Destino Europa no Brasil

14:00 - 15:00 - Turismo de aventura – visão geral de um segmento de forte
crescimento

16:00 - 17:00 - Fórum de Turismo MICE da WTM Latin America – realização MPI

17:30 - 18:30 - Fórum de Turismo MICE da WTM Latin America – realização
ICCA

19:00 - 20:00 - Desafios e oportunidades para a Europa no mercado
brasileiro de viagens e turismo

25 de abril de 2013

12:30 - 13:30 - Em Busca de Mercados – o que fazer e o que não fazer ao
trabalhar com a mídia e compradores internacionais

14:30 - 17:00 - Fórum de Turismo Corporativo da WTM Latin America –
realização ALAGEV

___________________

Então você já sabe. Acompanhe a ABBV através de nosso site e redes sociais (hashtag #abbvbrasil) e conheça o que o mercado tem a dizer para você no maior evento de turismo comercial do mundo!

Foto: Raul Mattar

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ABBV | Um ano de trabalho em prol dos blogs de viagem

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Por Janaína Calaça |

Diante do crescimento do número de blogs de viagem e da necessidade de profissionalização da atividade, que demandava a implantação de um Código de Ética, de orientação e suporte aos novos e antigos blogs e da necessidade também de educar o mercado a enxergar estes espaços como mídias de alcance que são e definir alguns parâmetros básicos para o relacionamento entre empresas e blogs, que, em abril de 2012, foi fundada a ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem.

Com um ano de existência, a ABBV - que teve início com nove blogs, hoje reúne quase 90 associados, entre efetivos e colaboradores, cinco honorários e 365 dias de trabalho em prol dos blogs de viagem-  vem mantendo, ao longo deste primeiro ano de vida, seus principais objetivos:

“educar as empresas na forma de trabalhar com os blogs de viagem; protestar contra práticas abusivas e antiéticas das empresas; ajudar os blogs na formatação de suas políticas comerciais; ensinar o mercado a valorizar os blogs como mídia e não apenas como espaços para divulgação editorial; estabelecer parcerias com eventos do mercado para que o blogueiro possa se informar e construir network e realizar estudos próprios sobre o segmento e divulgar estudos relevantes de terceiros”. 

  •  Realização de estudos sobre o segmento dos blogs de viagem

A exemplo de algumas de suas contribuições para a profissionalização da atividade, a ABBV realizou um estudo inédito, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação, que mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro no momento de decidir para qual destino viajar em suas férias. A pesquisa confirmou a importância do segmento e mapeou o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros, trazendo ao mercado dados concretos que comprovem a relevância dos blogs diante das mídias tradicionais e sinalizando a órgãos oficiais de turismo e empresas a necessidade de lançar um olhar atento para o segmento.

  • Orientação dos associados e educação do mercado

Em um ano de existência também, a ABBV vem desenvolvendo um trabalho de orientação junto aos seus associados, através da publicação de artigos e da promoção de hangouts, para discutir assuntos referentes ao cotidiano dos blogs, como tecnologia, fotografia, produção de conteúdo, orientações jurídicas, entre outros assuntos, além da participação em eventos, visando educar, através de palestras, o mercado, expondo o trabalho desenvolvido pelos blogs de viagem e quais as formas existentes de trabalhar com estas mídias de forma ética e não predatória.

  • Parcerias com eventos do mercado  promoção de eventos para os associados

Visando aproximar seus associados do trade e do mercado turístico e apresentar o trabalho desenvolvido pelos blogs ao mercado, a ABBV fechou uma importante parceria com a World Travel Market Latin America, principal feira mundial do setor de viagens e turismo e tornou-se media partner do evento, a ser realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de abril de 2013. A parceria com a feira reforça a credibilidade conquistada pela associação diante do mercado neste primeiro ano de existência.

Como media partner, a ABBV participará da programação oficial do evento, apresentando a palestra “Blogs de Viagem e a tomada de decisão do turista”, que acontecerá no dia 23 de abril, às 14 horas, no auditório 2, onde a presidente da associação, Silvia Oliveira, e a Diretora de Planejamento e Relações com o Mercado, Elisa Araújo, apresentarão os resultados da pesquisa realizada pela ABBV, que ilustra e confirma a importância do setor para o turismo nacional e internacional. A parceria com a WTM também foi estabelecida visando estreitar o relacionamento entre os seus associados, o trade e órgãos oficiais e será uma oportunidade para os blogs apresentarem seu trabalho, entregarem seus media kits, trocarem cartões e, futuramente, desenvolverem até projetos e parcerias com empresas que mais estejam alinhadas ao seu perfil de atuação.

Através de integrantes de sua diretoria, a ABBV participou de debates na Campus Party, Encontro de Tecnologia de Resorts Brasil, Salão Paranaense de Turismo, Salão Baiano de Turismo e do Seminário Viajosfera. A entidade esteve ainda em Brasília para encontro com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, onde expôs suas propostas de atuação. A parceria com a WTM Latin America 2013 conclui este primeiro ciclo de atividades.

Comprometida também com o fortalecimento e integração da categoria, a ABBV, em parceria com Hotéis Mercure, vai oferecer para os associados um exclusivo café da manhã durante a WTM, em São Paulo. O encontro, que está marcado para o dia 24 de abril (quarta-feira), às 9h, no Mercure Jardins, tem como objetivo integrar os associados da ABBV, estreitar laços, unir forças e fomentar um ambiente, que possa, inclusive, resultar em parcerias no futuro entre os mesmos.

Com 365 dias de vida, completos em abril de 2013, a ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem apresenta fidelidade aos seus objetivos e trabalho em prol dos seus associados. E que sejam apenas os primeiros 365 dias de uma longa trajetória e que continuemos a representar e a lutar pelos nossos associados.

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Janaína Calaça é blogueira, escritora e Diretora de Mobilização e Integração da ABBV. É autora do Jeguiando desde 2008.

Foto: Laura Leavell | Stock Xchng

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Como denunciar uma violação de direitos autorais (plágio)

BY: ABBV / 13 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Sut-Mie Guibert

Ser blogueiro dá trabalho! Mas sabemos que, volta e meia, um site opta por “seguir o caminho mais fácil” e pular esta parte! Resultado: lidar com o plágio é uma das mazelas da profissão! Existe o pensamento muito disseminado de que “se está na internet é de domínio público”, mas não é bem assim...

Muitos acham que a cópia é permitida se o link original for citado no final do post, e não raro o plagiador argumenta que, na verdade, está ajudando a divulgar ambos, o post original e o blog! Ou seja, esses ainda desejam profundos agradecimentos! Encontramos assim muitos blogs que se alimentam do conteúdo de outros blogs, através de um “plug-in” tipo feed, que reproduz os posts publicados de blogs escolhidos.

São Blogs/Sites que não produzem conteúdo nenhum, que não têm trabalho criativo algum de própria autoria, mas acabam criando um site super informativo, já que tem uma variedade de assuntos, em função dos “blogs vítimas” escolhidos. E, obviamente, enchem esse site de publicidade Adsense ou outros, gerando uma fonte de renda que funciona praticamente sozinha.

De vez em quando aparece um site desses - semana passada mesmo, descobrimos mais um site que puxava os posts de vários dos blogs associados! Por isso acreditamos que é importante e um bom momento compartilhar a experiência das melhores atitudes a tomar nestes casos:

1) Primeiro sugerimos procurar algum contato, como um e-mail para o qual você possa escrever e expor a sua vontade expressa de que o plágio do seu post seja retirado. O problema é que, em geral, esse contato obviamente não existe. Outra opção é deixar um comentário no seu post plagiado pedindo para que este seja retirado.

Também é bom verificar se esse blog tem Fan Page no Facebook. Pode ser que o seu post esteja lá também estampado, com uma chamada para o site! Ali também você pode deixar o mesmo comentário. O quanto mais você puder demonstrar a sua vontade, melhor – mas cuidado para não ser agressivo ao escrever. Expresse a sua solicitação de forma clara e objetiva (pode parecer absurdo, mas o plagiador pode inverter a situação e querer “arrumar” problemas, dizer que está sendo assediado, etc). O que pudermos fazer para evitar problemas, melhor.

2) Se o plagiador não retorna o contato e não resolve, partimos então para a etapa seguinte: denunciar o blog plagiador à sua hospedagem e podemos preencher uma DMCA Digital Millennium Copyright Act (em português, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital). Trata-se de uma lei de direitos autorais dos Estados Unidos que criminaliza não só a infração do direito autoral em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar medidas de proteção dos direitos de autor.

Neste caso, há alguns caminhos possíveis:

  • Se o blog infrator estiver no Blogger, denuncie aqui!
  • Se o blog infrator estiver hospedado no WordPress.com, denuncie aqui!
  • Se o blog em questão já estiver com domínio próprio, para descobrir onde o blog está hospedado, acesse o Whois
  • Se o plagiador está hospedado no hosgator: www.hostgator.com/dmca

3) Se o caso chegar a esse ponto, podemos também fazer uma denúncia ao Google através deste link para solicitar que os links plagiados sejam removidos do sistema de busca. A denúncia é feita por meio de um formulário específico, que é avaliado pelo Google.

Todos têm mais ou menos a mesma estrutura e obedecem a DMCA (cujo o texto pode ser encontrado no site do U.S. Copyright Office). Você precisa preencher o formulário com:

  • Seus dados (nome, nome do Blog, e-mail, país de residência),
  • Descrição do seu blog com URL,
  • Descrição do Material que supostamente representa violação (URLs do material supostamente infrator cuja remoção você está solicitando. Se este aviso abrange mais do que um trabalho protegido por direitos autorais, você vai inserir os URLs infratores de cada trabalho violado) e no final,
  • Declarações juramentadas de que a pessoa realmente não teve a sua autorização para reproduzir o seu material e
  • Sua assinatura eletrônica.

No exemplo que usei da semana passada, imediatamente após ter preenchido o formulário, recebi um e-mail com número de atendimento (ticket ID) e 2 dias depois, uma resposta dizendo que o plagiador já havia retirado os posts plagiados do ar, o que, efetivamente aconteceu. Portanto, serviços rápidos e aparentemente eficazes! Se a pessoa não tivesse tomado essa atitude antes, certamente o seu site sairia do ar e também do Google.

Ao encontrarem um site desses, que se alimenta dos posts de outros blogueiros, não se esqueçam de avisar igualmente os colegas (é assim que ficamos sabendo do plágio, ou por pingback no seu blog)! Quanto mais pessoas preencherem a DMCA, mais rápido o site plagiador será investigado e poderá sair do ar!

Não vamos nos iludir: esses sites de má fé sempre vão existir, mas quanto mais informados e coesos estivermos, melhor!

 


Sut-Mie Guibert  é jornalista, formada em Comunicação Social pela Sorbonne, França — onde nasceu. Atualmente é Diretora de Mobilização e Integração da ABBV e editora do blog Viajando com Pimpolhos.

Fotos: Jakub Krechovicz (1ª), Alfonzo Díaz (2ª) e Kamatero (3ª) | Stock.Xchng

 

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Associado da ABBV Gustavo Belli comenta sobre a Rússia na TV

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

O blogueiro e ótimo fotógrafo catarinense Gustavo Belli, do blog Viajar e Pensar e membro da ABBV desde os primórdios da associação, foi recentemente entrevistado pela TVCOM de Santa Catarina, no programa Tudo Mais.

No vídeo da entrevista, que foi parte do quadro Dicas de Viagem, Gustavo contou tudinho sobre sua viagem pela Transiberiana cruzando a misteriosa gigante Rússia.


Gustavo Belli na TVCOM

Como grande expert sobre a terra de Dostoyevsky e Tolstoy, ele falou de diversas curiosidades e perspectivas sobre o país, incluindo sua experiência com o verdadeiro estrogonofe. E claro, contou de seu banho no maior (e provavelmente o mais gelado...) lago de água doce do mundo. Quer saber qual é? Veja a entrevista e depois corre lá no blog dele pra ler tudo sobre a Rússia!

Em nome da ABBV, com orgulho batemos palma: parabéns, Gustavo! 🙂

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Mesa Redonda e papo reto: como foi a palestra dos blogueiros associados da ABBV no II Salão do Turismo da Bahia

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Eventos

Por Clarissa Donda |

Foram 8 blogueiros, de 6 blogs diferentes, vindos de cidades distintas para um destino só: Salvador. O motivo foi atender ao convite da Bahiatursa e do Secretário de Turismo da Bahia para palestrar na mesa redonda no II Salão do Turismo da Bahia, realizado nos últimos dias 11 a 14 de abril. O assunto em pauta era tudo o que a gente gosta, entende e aprende todo dia: blogs, redes sociais e destinos turísticos.

Teve de tudo um pouco: mesa redonda, almoço, passeio sobre a feira – com destaque para a bela maquete do Estado da Bahia, montada sob um piso envidraçado, de onde se podia caminhar por uma Itapuã com Vinícius de Morais, montanhistas na Chapada Diamantina e uma Iemanjá recebendo oferendas ali, em Salvador mesmo. E muita conversa sobre turismo e blogs, que foram a tônica do primeiro dia. E que a gente conta melhor aqui.

Uma das grandes atrações: a maquete sobre a qual podíamos andar!

A palestra da manhã: “Mídias Sociais e Destinos Turísticos: Desafios e Oportunidades”,

A participação dos associados da ABBV começou no dia 11 de abril, às 11:00hs, com a mesa redonda “Mídias Sociais e Destinos Turísticos: Desafios e Oportunidades”, que contou com a presença do Diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto; do CEO da empresa Equilibra Digital,  Pedro Cordier;  e minha, como jornalista e blogueira. A mesa foi moderada pelo jornalista e pesquisador Yuri Almeida, da UFBa.

A plateia do Núcleo do Conhecimento dessa manhã reuniu jovens profissionais e estudantes de turismo, bem como profissionais que acabaram de assumir a responsabilidade de promover as diversas secretarias municipais espalhadas pela Bahia e que buscavam na palestra um cenário do trabalho que existe hoje do turismo nas redes sociais e como utilizar essas ferramentas da melhor forma possível. Por isso, talvez, que a principal energia que pairava nesta sala era a curiosidade típica do aprendizado: afinal, mesmo com uma plateia cheia de usuários das redes – prova da unanimidade das mãos levantadas durante a pergunta “Quem aqui tem Facebook?” – as perguntas e anotações mostravam o dilema de como adaptar as estratégias e possibilidades das redes para uma realidade das assessorias de comunicação que dispõem de muita informação, pouca equipe e menos tempo ainda.

Por isso, digamos que o Núcleo do Conhecimento do II Salão do Turismo Baiano tinha como objetivo juntar a faca e o queijo na mesma mão. Segundo Mag Magnavita, da Bahiatursa e uma das responsáveis por esse salão e por trazer os convidados, a proposta era apresentar para o público do Salão, formado em sua maioria por estudantes, profissionais, pequenos empreendedores e curiosos do segmento do turismo um cenário amplo das possibilidades de divulgação de seus destinos através das redes sociais.

Coube ao Pedro Cordier, da agência Equilibra Digital, começar a palestra apresentando os conceitos básicos das redes sociais, seu alcance e perfil de seus usuários, para delinear o que seriam os primeiros pontos da conversa do dia. Em seguida, Marco Antônio Lomanto apresentou o que a Embratur já desenvolveu e colocou no ar – especial destaque para o site Visit Brasil – e todo o trabalho que está sendo desenvolvido para promover os destinos do nosso país. A mim, coube a responsabilidade de aliar os pontos anteriores, respectivamente os cenários e o benchmarking que já existe no mercado, e trazer para uma realidade prática. Algo que tentei fazer da melhor forma, apresentando algumas boas práticas de redes sociais aqui, outras de comunicação acolá, e onde está, nisso tudo, a interseção onde se pode fazer a diferença. O moderador Yuri Almeida complementou com a demonstração de alguns cases de sucesso já desenvolvidos no segmento de Turismo.

A palestra acabou com algumas perguntas interessadas e a chamada para o almoço – que seria bode, ao que fui informada. Não foi dessa vez que eu experimentei o prato, mas saí de lá bem satisfeita, e por outro motivo: pelo menos por parte dos palestrantes, a faca e o queijo foram entregues. Fica agora a expectativa de que, com o caloroso potencial baiano em tudo o que se relaciona a turismo, a gente veja os frutos logo, logo.

 

A palestra da tarde: Viagem.blog

Taí: o nome é bem sugestivo. A palestra da tarde tinha a tarefa nobre, nobríssima, de apresentar ao público da feira a realidade dos blogs de turismo, grandes aliados online e on time dos destinos turísticos. E que já tinha começado a um ano atrás, com uma mesa formada por um time de peso: Ricardo Freire, do Viaje na Viagem e ilustre membro de nossa diretoria;  o historiador espanhol Tony Galvez do site De Viajes a Brasil; e da britânica Alison Mcgowan, que administra o site Hidden Pousadas e sócia honorária da ABBV. Esse ano, o convite partiria direto do Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que convidou o Riq para moderar a mesa, formada por Sílvia Oliveira, presidenta da ABBV e responsável pelo blog Matraqueando; Natalie Soares e Fred Marvila, da Diretoria da ABBV e responsáveis pelo blog Sundaycooks; Janaína Calaça e Erik Pzado, também da diretoria e responsáveis pelo blog Jeguiando; Rapha Aretakis, associada da ABBV e que é as mãos e o cérebro por trás do blog Rapha no Mundo. E yo, feliz com a honra de ser convidada a me juntar ao grupo.

Foto tirada pelo Erick Araújo do Blog Jeguiando

 A conversa aconteceu na sala Menininha do Gantois, do Centro de Convenções de Salvador, para uma platéia de profissionais do segmento – e até do Secretário de Turismo de Sergipe, que também colaborou com a discussão. E com uma mesa de nome tão sugestivo – e amplo em ideias e argumentos –, a melhor forma de começar a explicar o universo dos blogs é dispensar as palavras. Por isso, foram as fotos que, com as palavras de Riq Freire, começaram a explicar como os blogs vem atuando e crescendo no mercado. E, cá para nós, ainda nos brindaria com a melhor definição de blog que eu ouvi até agora:

“Os blogs não são um varejo de massa. Os blogs são como uma boutique, com um público seleto e bem definido”, disse o Riq. “E os blogueiros ainda estão sempre respondendo comentários, interagindo com o leitor. Ou seja, oferecem um serviço que ainda conta com assistência técnica”.

E o papo continuou bem rico, com a apresentação da ABBV pela Sílvia Oliveira, que contou sobre a razão da sua fundação, seu perfil e papel no crescimento e trabalho de blogs e blogueiros, bem como nos conceitos de ética e transparência inerentes à atividade; além da pesquisa do perfil de leitor dos blogs. Contribuições especiais da Janaína Calaça, Erik. Natalie, Raphaela, Fred e eu completaram as experiências entre boas relações com secretarias de turismo no Brasil e mundo afora e, sobretudo, no potencial que existe à nossa frente (blogueiros, empresas, poder público) de se realizar um trabalho em conjunto em que o turismo só tem a ganhar.

A palestra em si não poderia ter sido mais baiana: multifacetada, calorosa e boa para apimentar as ideias. Tipo do papo que termina entre um “Obrigado pelo convite” e um “Conte conosco”, ditos genuinamente de ambas as partes. Um aquecimento mais do que bem vindo para as possibilidades que prometem chegar com a WTM para os blogs que fazem a lição de casa.

Foto: Elevador Lacerda (Elton Petrúcio | Stock Xchng)

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Clarissa Donda | Jornalista e blogueira, responsável pelo blog Dondeando por aí... e co-autora junto com Janaína Calaça, do livro “Papo de Viagem & Outras Histórias de Bar”, lançado em Salvador na quinta feira dia 11, durante o II Salão de Turismo da Bahia.

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Associados da ABBV compõem mesa de debate no II Salão Baiano de Turismo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos, Mercado

O Salão Baiano de Turismo é a principal ferramenta de marketing para a venda de destinos regionais do estado. O evento conta com standes das 13 regiões turísticas da Bahia e de alguns municípios de destaque. São mais de 1,2 mil profissionais credenciados, entre expositores, compradores e representantes de produtos turísticos.

O pavilhão do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador - onde acontece o salão - conta ainda com divulgação de empresas baianas que fazem receptivo turístico, Cozinha Show e até uma feirinha de artesanato típico.

Juntamente com o II Salão de Turismo Baiano acontecem a 22ª BNTM – Brazil National and Tourism Market  e a III Feira da ABAV-BA. Além de manifestações culturais, os visitantes terão acesso a rodadas de negócios com operadores nacionais e internacionais.

Um dos principais atrativos do evento é a Maquete Bahia, um tablado em tamanho gigante representando todas as zonas turísticas do estado por onde o visitante poderá caminhar e visualizar os pontos de interesse.

No Núcleo do Conhecimento acontecem palestras e mesa de debates com profissionais da área. Hoje, às 16h30, no Auditório Menininha do Gantois, blogueiros associados da ABBV participam do debate sobre a influência dos Blogs de Viagem na tomada de decisão do turista.

A mesa será formada pela Presidente da ABBV e blogueira do Matraqueando, Sílvia Oliveira, Natalie Soares do Sundaycooks, Janaína Calaça do Jeguiando, Raphaella Aretaki do Rapha no Mundo e Ricardo Freire do Viaje na Viagem, mediador da discussão.

Logo após a palestra, será feito o lançamento do livro Papo de Viagem e Outras Histórias – das blogueiras Janaína Calaça e Clarissa Donda, ambas associadas à ABBV. A noite de autógrafos será no Stand da SETUR, às 19h.

INFORMAÇÕES

II Salão Baiano de Turismo

Quando: 11 a14 de abril de 2013

Horário: 14h às 20h

Entrada franca (as inscrições pelo site estão encerradas, mas os interessados poderão fazer o credenciamento na hora).

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