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Novo associado honorário da ABBV: o especialista em marketing turístico e hoteleiro, Paulo Gustavo Gomes

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

A ABBV comemora um mês cheio de novidades! Somos media partner da WTM Latin America – a maior feira comercial em viagens e turismo do mundo e participaremos de um importante debate na Social Media Week semana que vem, em São Paulo. A associação também liderou recentemente a maior pesquisa de opinião para mapear os leitores dos blogs de viagem no Brasil. Além disso, vamos oferecer um Workshop gratuito de Espanhol para Viagem exclusivo para associados.

Para completar este momento damos as boas-vindas ao nosso novo associado honorário: Paulo Gustavo Gomes, conhecido no trade turístico como “PG”. Após uma longa trajetória à frente do Marketing da rede portuguesa Pestana, Paulo assumiu, neste ano, o cargo de Gerente de Marketing na Blue Tree Hotels.

São mais de 16 anos de experiência acumulada em multinacional, nas áreas de Marketing, Comunicação e e-Commerce. Paulo Gomes, apaixonado por carros – edita até um blog sobre o assunto, o Carro e Etc - tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas, cursos na USP e Universidade de Nova York. PG chega à ABBV trazendo conhecimento e know how em comunicação corporativa, Redes Sociais, SEO, Eventos, Endomarketing, Sustentabilidade, Fidelização, Timesharing, Imobiliária Turística.

Temos no nosso quadro de associados honorários um grupo estratégico, gente comprometida com o desenvolvimento turístico do Brasil em várias frentes. São pessoas que, assim como nós da ABBV, trabalham focadas e envolvidas com paixão pelo que fazem!

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Os 10 erros de português mais comuns em blogs de viagem

BY: ABBV / 36 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Costumo dizer que, de todos os idiomas que resolvi estudar, o Português é o mais difícil. Quase todos os dias tenho uma dúvida gramatical e, às vezes, passo horas brigando com as vírgulas. E isso porque escrevo anos.  (“Há” com agá, que fique claro.) Aliás, até neste texto você, provavelmente, vai encontrar um ou outro deslize meu.

É fácil cometer pequenos erros no nosso idioma. O uso da crase é complexo e a grafia das palavras, confusa: atenção se escreve com “cedilha” e pretensão com “esse”, embora tenham o mesmo som. Existem até regras ortográficas para isso, é verdade (substantivos derivados de verbos terminados em NDER e NDIR, como pretender ou expandir, são grafados com “s”), mas memorizar todas as normas é que são elas.

Ao escrever para revistas e jornais — não que seja mais fácil — você conta com um revisor, o que diminui o impacto das barbaridades que a gente escreve. Mas quando se é blogueiro o trabalho é solitário. No máximo, o corretor ortográfico do Word para nos ajudar. Nem sempre com eficiência. E não estou falando aqui de erros mais complexos, que fogem do senso comum. Faço uma referência aos erros de sempre, aqueles que aparecem em, pelo menos, oito de 10 blogs que leio. Todos os exemplos abaixo são reais, a maioria retirada de blogs de viagem. Veja como evitá-los:

1.  Verbo FAZER quando indica tempo decorrido vai sempre no singular:

Faz cinco dias que voltei de viagem. (correto)

Fazem 10 anos que já estou casada. (errado)

2. Verbo HAVER quando indica “existir” também permanece no singular:

Houve muitas festas no ano passado. (correto)

Desde  que me mudei para cá houveram muitas brigas no prédio. (errado)

3. Não se utiliza crase antes de palavras masculinas:

Fiz o percurso a cavalo. (correto).

Caminhamos o tempo todo à pé. (errado)

4. Uso do HÁ (verbo haver) e A (preposição).

Sempre que a frase estiver no passado ou faça uma referência a algo que já ocorreu devemos utilizar  o HÁ. Quando algo ainda vai acontecer empregamos o A.

10 anos fiz minha primeira viagem à Europa. (correto)

Daqui  cinco dias embarco para a Grécia. (errado) | Daqui a cinco dias embarco para a Grécia (correto)

Lembrete:  escrever “ 10 anos atrás” é redundância, uma vez que a palavra atrás - neste caso - também indica passado. Ou você diz “Há 10 anos...” ou “Dez anos atrás”.

5. Verbos de movimento como CHEGAR exigem a preposição A e não EM:

Chegamos a São Paulo às 22h. (correto)

Chegamos em Paris depois da greve. (incorreto)

6. A palavra GRATUITO não leva acento. A pronúncia, inclusive, é gratUito.

O ingresso é gratuito. (correto)

A entrada no museu é gratuíta. (errado)

7. Uso de ONDE e AONDE.

A palavra “aonde” só é utilizada com verbos de movimento, significa  “para onde”.

Aonde vamos? (correto) | Aonde fica seu escritório? (errado)

Onde você estava? (correto)

8. Emprego de A VER:

O problema da Índia não tem a ver com os turistas. (correto)

O problema da Índia não tem haver com os turistas. (errado)

9.  Uso do HÍFEN. As regras são muitas e confundem.

Mas é bom saber: não levam hífen MEIO AMBIENTE e PONTO DE VISTA. O sinalzinho aparece, porém, em BEM-VINDO e ANTI-INFLAMATÓRIO.

10. Ortografia do verbo QUERER. Não existe quizer ou quiz na conjugação desse verbo.

Flávio quis estudar na Espanha. (correto)

Quem quizer pode entrar. (errado)

E você, tem alguma dica que nos ajude a escrever melhor? A caixa de comentários é toda sua!

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Sílvia Oliveira é jornalista, blogueira e Presidente da ABBV. Há 10 anos escreve sobre turismo e desde 2006 edita o blog Matraqueando, especializado em viagens e comidinhas.  Mas até hoje não conseguiu memorizar as regras do hífen.

Foto: Stock.Xchng | Image Bank

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Blogar e coçar, é só começar!

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcie Grynblat Pellicano |

Começo o texto com uma afirmação que é uma espécie de descoberta da pólvora: são vários os motivos pelos quais uma pessoa começa a blogar.

Algumas, para relatar uma viagem em tempo real aos parentes e amigos que ficaram para trás. Ou para a frente, dependendo da direção, horária ou anti-horária, que você tiver tomado...

Outras, para escrever um diário que, de início, costuma ser apenas para uso próprio. Mas aí chega um amigo que elogia o texto; chega outro que acha lindas as fotos; chega um terceiro; chega um quarto... e você acaba se convencendo de que deve tornar público tudo o que registrou...

Outras ainda começam a blogar graças a um mecanismo que a gente poderia chamar de saudável imitação: viram a página de um amigo, ou de mais de um amigo, gostaram da ideia e decidiram se aventurar. Com a certeza, é claro, de que o trabalho será decididamente superior. Ou, no mínimo, diferente...

Ah, sim, há também as pessoas que decidem fazer do blog sua profissão. Escolhem um assunto de interesse, especializam-se nele, produzem um conteúdo diferenciado – pois existem milhões e milhões de pessoas fazendo a mesma coisa - e, como o blog passa a ser ferramenta de trabalho, passam a comercializar o espaço via publicidade ou patrocínio. Até aí tudo bem, afinal é esse o modelo de negócio que sustenta 99% da mídia mundial. O importante, entretanto, é lembrar que a maneira como essa publicidade é apresentada (transparentemente ou bellow the fabric) é que vai determinar a reputação do blog. A propósito disso, sugiro que você leia este post aqui para entender tudo direitinho...

Finalmente - finalmente é modo de dizer, pois são infinitos os motivos pelos quais uma pessoa começa a blogar - há aqueles que começam a blogar com o objetivo de se integrar a uma comunidade ou, trocando em miúdos, conhecer novas pessoas. Ficar in em vez de out: o blogueiro surgindo por necessidade de inclusão...

Acabei listando cinco maneiras de virar blogueiro, mas na verdade não importa muito o caminho trilhado até chegar ao blog. O que importa mesmo é como você vai conduzir sua criação. Como você pretende administrar forma e conteúdo. Do ponto de vista de forma, a coisa até que é simples e divertida: escolher plataforma, hospedeiro, layout, plugins, fontes, abrir contas no twitter e no facebook, etc, etc. É na definição de conteúdo, entretanto, que a fêmea do suíno torce a cauda.

Escolher seu assunto, pesquisar a fundo, definir se o blog vai relatar apenas suas experiências ou se você pretende partilhar informações. Se optar por essa última alternativa, trate com muito cuidado o material recebido. Cheque e, na dúvida, double check. E se você decidir abrir sua caixa de comentários, esteja preparado para responder a todo tipo de pergunta, aceitar críticas, e ficar feliz com os elogios. Todo feedback obviamente é importante: o diálogo com o leitor trazendo cada vez mais consistência e relevância para o blog.

Acrescentaria um comentário final à área de conteúdo: embora o domínio da língua seja condição sine qua non para a carreira de blogueiro, muitos continuam achando dispensável o conhecimento da gramática, a leitura continuada de bons autores, etc,etc. Os que pensam assim infelizmente não poderiam estar mais equivocados. O mau português desqualifica não só o texto como também o blog. Cuidado, portanto, futuros blogueiros!

E boa sorte a todos. Só de pensar que alguém possa ler esse texto e se interessar pela atividade, já começa a me dar coceira...

Marcie Grynblat Pellicano
Blogueira Amadora - Abrindo o Bico
Diretora para Assuntos Internacionais, ABBV.
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Foto: Dreamstime®

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ABBV participa de importante debate no Social Media Week

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Dados do setor

Acontece em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de Setembro, o Social Media Week, um dos eventos mais importantes no calendário dos profissionais de mídias sociais. O evento acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo, como Barcelona, Berlim, Londres e Vancouver, e busca debater os mais diversos e pertinentes temas relacionados ao universo de quem trabalha com mídias sociais. Novas plataformas, ideias e conceitos, ferramentas, cases de sucesso, comportamento e pesquisa são alguns dos temas debatidos ao longo do evento.

E esta edição contará com a presença da Natalie Ruano, fundadora do blog Sundaycooks e nossa diretora de mídias sociais, no debate “DR À TROIS: Discutindo A Relação Entre Agências, Agentes e Blogueiros”.

O debate pretende abordar temas como a compra de mídia e publieditoriais, a importância dos blogs na atração de cada vez mais peças publicitárias de grandes marcas, o caso recente do Conar e as blogueiras de moda, dentre outros pontos significativos e pertinentes sobre essa relação entre blogs, agentes e agências.

Fazem parte do debate grandes nomes do mercado como:  Guga Mafra (Diretor de Negócios da FTPI Digital e representante de top blogs brasileiros), Maurício Cid (criador e editor do Não Salvo, um dos maiores blogs brasileiros), Jeff Paiva (Diretor de Plataformas Digitais da NBS), Natalie Ruano (blogueira e Diretora de Comunicação e Mídias Digitais da Associação Brasileira de Blogs de Viagem), Gustavo Jreige (Sócio-Diretor de Criação, Conteúdo e Mídia na Agência Pólvora!) e mediação de Cris Dias (Creative Technologist da JWT).

O debate será realizado dia 24 de setembro às 19:30 no MIS - Museu da Imagem e do Som em São Paulo. A entrada é franca, mas você precisa fazer uma breve inscrição para poder entrar.

É mais um importante passo para a ABBV e para a consolidação dos blogs de viagem nesse mercado tão competitivo. Não deixe de conferir.

INFORMAÇÕES

Social Media Week

Quando: de 24 a 28 de setembro de 2012

Onde: São Paulo - SP

Inscrições: no site do evento. Clique aqui!

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Foto: Sergio Roberto Buchara | Stock.Xchng

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Como registrar um domínio?

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo


Por Frederico Marvila |

Agora que você já sabe a importância de ter um domínio próprio e como isso pode afetar seus permalinks, é hora de dizer como fazer para registrar um domínio.

Pode parecer um bicho de 7 cabeças, com todos aquelas siglas e nomes que ninguém entende, mas não é. Na verdade, a única sigla que você deve realmente conhecer é a DNS.

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. Sem entrar muito em detalhes, é o DNS que diz para o mundo onde seu domínio está hospedado de forma que, quando alguém digitar o endereço do seu blog ou site, o navegador possa saber para que servidor ele deve enviar a requisição de página.

Outro conceito que você deve ter em mente é o de Registrar, ou Empresa de Registro de domínios. Para domínios .br, a única empresa que pode fazer esse serviço é a Registro.br. Já para outros domínios, como os .com, existem várias empresas com permissão de registro.

Agora podemos começar a brincadeira 😉

Como registrar um domínio?

Você tem duas opções para registar um domínio: fazer você mesmo ou utilizar os serviços do seu host para fazê-lo.

Se você optar em utilizar os serviços do seu host, você não terá de se preocupar com quase nada, mas é bom saber o que está acontecendo por baixo dos panos caso um dia você precise fazê-lo 😉

Registrando um domínio por conta própria

Vou falar aqui de como fazer o registro de um domíno .br, mas o processo é bem parecido, qualquer que seja sua registrar.

Passo 1) Crie uma conta (também chamada de Entidade) no Registro.br com seus dados. É com esses dados que você fará login no sistema e poderá requisitar novos domínios. É também a partir daquele endereço que eles lhe enviarão correspondências caso seja necessário.

Cadastro Registro.br

Passo 2) Pesquise pelo domínio que você quer para ver se ele está liberado para registro. Se estiver, registre-o 😀

Registro.br - domínio liberado

Passo 3) Preencha os dados de registro do domínio.

Registro.br - registrando o domínio

Além dos dados de Pessoa Física ou Jurídica, é importante notar que o contato Administrativo do domínio será o seu usuário no Registro.br e você também deve adicionar os contatos Técnico e de Cobrança. Estes contatos podem ser diferentes, mas têm de ser de entidades também registradas no site. Para casos normais, você simplesmente repete o nome da sua entidade nos dois campos. Quando você usa um provedor para fazer o registro do seu domínio, eles normalmente colocam o nome da entidade deles nesses campos.

Passo 4) Defina os servidores de DNS ainda na tela acima.

Registro.br - DNS

Aqui é a única parte mais complicadinha, pois você precisa saber com seu provedor/host, quais são os endereços de DNS que você precisa usar. Se quiser adicionar mais algum endereço, clique em +DNS.

Se você ainda não tem um host ou ainda não sabe o endereço, não tem problema. Você pode selecionar a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br" até saber os endereços. O único porém é que fazendo isso, seu domínio não apontará para seu site, ele apenas ficará estacionado/parked.

Quando você souber quais são os endereços de DNS que você deve usar, basta logar novamente no Registro.br e alterar a configuração do seu domínio.

Passo 5) Termine o cadastro, pague a taxa.

Uma vez que for aprovado pelo Registro.br, você terá de esperar os servidores de DNS atualizarem, o que pode levar até 24h, mas normalmente entre 2 e 4h já está pronto. Esse é o tempo necessário para as atualizações dos servidores de DNS do Registro.br propagarem as atualizações para todos os outros servidores do mundo. Um fato interessante é que nesse meio tempo, é possível que você não consiga ver seu domínio no ar, enquanto outra pessoa consegue 😛

Se você tiver alguma dúvida sobre o sistema, o site do Registro.br tem vários tutoriais e até vídeo-tutoriais para lhe ajudar no processo. O suporte por telefone deles também é muito bom.

É isso 🙂

Você já registrou algum domínio?

Como foi sua experiência?

Foto: Anna Maria Lopez Lopez | Stock.Xchng

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ABBV fecha parceria com a WTM Latin America e será media partner do evento

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Parcerias, WTM Latin America

A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem  – e a World Travel Market Latin America, principal feira mundial do setor de viagens e turismo, anunciam hoje que a Associação será media partner do evento que será realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de abril de 2013.

Como media partner, a ABBV participará da programação oficial do evento, apresentando uma palestra cujo tema será anunciado nos próximos meses. A associação terá direito, ainda, a um determinado número de convites para que seus associados visitem a feira e vai colaborar com o blog da WTM Latin America, através da contribuição dos blogueiros associados.

O acordo garante à WTM Latin America divulgação institucional e também divulgação de suas atividades antes, durante e depois da feira através do site da ABBV e de suas plataformas de mídias sociais.

“Ao estabelecer este vínculo com a WTM Latin America, a ABBV se consolida como referência dentro do segmento no continente. A parceria reconhece o valor do Brasil no cenário latino-americano e estimula a integração entre mercado, expositores, profissionais do trade e blogueiros de viagem”, diz Sílvia Oliveira, Presidente da ABBV.

A WTM Latin America, com duração de três dias, promoverá a América Latina para o mundo e o mundo para a América Latina. O encontro tem como meta atrair mais de mil expositores e espera mais de 7 mil visitantes, a maioria proveniente dos países do bloco. Uma série de seminários e fóruns também ocorrerá paralelamente à feira, abordando os três segmentos-alvo, além de assuntos relacionados a viagens e turismo, com foco no mercado local.

O World Travel Market  – realizado há mais de 30 anos no Reino Unido – é considerado um dos maiores eventos do mundo em B2B (business to business) de Turismo de Lazer, Negócios e Eventos. Este ano, o WTM de Londres acontece de 5 a 8 de novembro de 2012.

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Você já conhece os novos associados da ABBV?

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Todo mundo viajando no feriadão e nós, da ABBV, seguimos trabalhando! 🙂  Hoje você vai conhecer os mais novos integrantes da  Associação Brasileira de Blogs de Viagem. Aproveite para visitar o trabalho desses blogueiros dedicados e comprometidos com o leitor! Todos eles trazem dicas e relatos sensacionais das viagens que fazem. Aproveite! São eles:

De Garfos e de Quartos | Por Pati Venturini

Destino de Viagem | Por Nívea Atallah

Férias de Mochila | Por Beta Rodrigues e Déa Salles

Viagem a Dois | Por Rachel e Luciano

Viagem e Viagens | Por Clarissa Comim

Viaje Sim! | Por Jackeline e Rômulo

Faça parte do nosso time! Conheça nosso Estatuto Social, leia nosso Código de Ética, entenda nossos benefícios! Associe-se já!

Não deixe para a última hora, os blogs aprovados até 05/10/2012 poderão participar do 1º Workshop de Espanhol para Viagem gratuito e exclusivo para nossos associados!

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Um jabá indigesto | Sobre o caso CONAR, Sephora e blogueiras de moda

BY: ABBV / 13 COMMENTS / CATEGORIES: Mercado

Por Janaína Calaça |

Na minha terra, jabá é sinônimo de carne seca. Com jerimum, ele fica ainda mais gostoso. Mas jabá também é um termo que nasceu na indústria musical e que agora é relacionado ao meio da publicidade. O termo é pejorativo e quem faz jabá, sem sinalizar que está fazendo, pode acabar com uma tremenda indigestão, daquelas que nunca tive comendo carne seca com jerimum.

 Recentemente, estava passando os olhos pelo Twitter, quando uma “manchete” me chamou a atenção: “Conar vai investigar post pago em ação da Sephora em blogs de moda”. O link associado à “manchete” me levou até uma matéria publicada na Istoé Dinheiro (uma dentre muitas que pipocaram momentos depois).

Segundo o artigo, assinado pelo jornalista João Varella, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo contra a Sephora e contra três blogueiras de moda para investigar se, na ocasião da abertura de uma unidade da marca no Brasil, as sugestões de compra publicadas pelas blogueiras em questão seriam espontâneas ou se seriam publicidade não sinalizada.

A partir desta matéria, outras foram publicadas, assim como comentários e posts nas redes sociais sobre o caso. São múltiplas as perspectivas sobre a recente polêmica: muitos afirmam que estava demorando para o Conar se manifestar com relação à publicidade em blogs; outros de que trata-se de uma manobra dos grandes meios de comunicação para minar a força dos blogs, já que estes estão recebendo investimentos de várias empresas; outros sinalizam para as propagandas disfarçadas nas novelas (detergentes, máquinas de lavar, carros etc.) e em alguns programas de entrevistas, de auditório, entre outros, que não são investigadas; ou seja, há vários olhares direcionados para o mesmo fato.

A intenção de trazer este caso à discussão não foi para condenar as blogueiras, a Sephora ou os meios tradicionais, que disfarçam seus jabás em forma de “cotidiano”, por exemplo, nas novelas, mas para reacender a discussão sobre como os blogs precisam zelar por sua credibilidade. Publicidade nos principais meios de comunicação (revistas, jornais, programas televisivos etc.) é mais do que conhecida. É justamente ela que mantém grande parte desses meios em funcionamento. Coma consolidação dos blogs também como um meio de comunicação, uma mídia a ser levada em conta pelo seu poder de alcance e proximidade com o leitor, a publicidade também passou a bater em nossa porta, através de publieditoriais, tweets e menções patrocinadas no Facebook, banners, fam trips, entre outras formas de divulgação.

Assim como as mídias tradicionais têm na publicidade uma forma de manter suas estruturas, muitos blogueiros, que estão investindo na profissionalização de seus espaços, também encontraram nesta seara uma forma de gerar uma renda extra ou até mesmo a sua renda total (muitos desses espaços, inclusive, tornaram-se empresas). A problemática da publicidade nos blogs, assim como nas mídias tradicionais, não está na presença da publicidade e do capital investido, mas na forma como esta é veiculada. O erro está na publicidade mascarada e não sinalizada.

Se uma empresa procura seu blog para anunciar um produto, você pode e deve negociar preços, prazos, formas de pagamento etc. O único ponto não negociável é a obrigatoriedade de sinalizar a publicidade em seu espaço (seja através de tags, banners ou uma observação). Apesar de muitas empresas estarem alinhadas com esta necessidade, há muitas que tentam ludibriar o consumidor e não são raras aquelas que pedem para que um post pago não seja sinalizado como tal.

 O blogueiro pode até ganhar com aquela campanha, com um determinado produto, escondendo a publicidade e fazendo “média com a empresa”. No entanto, no momento que a “bomba estourar”, como no caso da Sephora e as blogueiras de moda, certamente estes acordos de cavalheiros não serão mantidos. Cada um defenderá seu lado e sua versão e, como a corda sempre rompe no lado mais fraco, certamente quem perderá a credibilidade é o blogueiro, já que as grandes empresas possuem advogados e assessoria de imprensa a postos para resolver seus problemas judiciais e de imagem. O blogueiro, que tinha como principal capital sua credibilidade, perde o que tem de mais valor: a crença e a confiança dos seus leitores, afinal ninguém curte ser enganado. O jabá, antes tão atraente, passa então a ser indigesto, difícil de engolir.

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Janaína Calaça é blogueira e escritora. Fundou o blog  Jeguiando em 2008.

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Pesquisa ABBV vai mapear o perfil dos leitores de blogs de viagem no Brasil

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Dados do setor

A ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem, está iniciando hoje uma pesquisa junto aos leitores dos 41 blogs associados. O objetivo deste estudo é mensurar a influência desses blogs junto a vocês, leitores, além de mapear o perfil do público que lê blogs de viagem.

No intuito de garantir precisão metodológica, a ABBV fez uma parceria com a Idealis, empresa de pesquisa de mercado responsável pela composição científica da amostra deste estudo. A amostra está sendo calculada proporcionalmente à audiência dos blogs que fazem parte da pesquisa. Desta forma, garantiremos que o resultado não seja enviesado pelas respostas vindas dos blogs com maior audiência.

Para participar da pesquisa, basta responder o questionário disponível aqui.

Esta pesquisa é a primeira ação da ABBV para levantar números concretos sobre blogs de viagem que possibilitem medir o real poder de influência desses atores no planejamento de viagem dos brasileiros.

Diversas pesquisas já foram publicadas mostrando a importância da Internet como fonte de pesquisas sobre viagens. Existem ainda estudos que mostram a crescente audiência dos blogs: segundo a ComScore, em 2011, o acesso a blogs no Brasil cresceu 44%, enquanto a média mundial de crescimento é de 11%.

A profissionalização do setor, que já conta com alguns blogs que permitem a seus autores viverem exclusivamente desta atividade, mostra a relevância crescente destes canais de informação. Porém, este será o primeiro estudo específico feito com leitores de blogs de viagem. Com este resultado, a ABBV pretende contribuir para a profissionalização do setor e o amadurecimento do mercado no entendimento deste novo meio de comunicação.

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ABBV oferece workshop de Espanhol para Viagem grátis e exclusivo para associados

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Parcerias

Boa notícia para quem necessita destravar a língua em castelhano. A ABBV, em parceria com a Associação Cultural Brasil-Espanha e Instituto Sol Miró , vai oferecer um curso on-line de espanhol para viagem com material incluído - exclusivo e gratuito para nossos associados.

Serão quatro encontros de 1h cada - via Internet - utilizando uma plataforma on-line específica para isso. A única coisa de que você vai precisar é um computador conectado. O curso vai abordar dicas de conversação e expressões idiomáticas voltadas ao ambiente do viajante: imigração, hotel, restaurantes, compras, como pedir informações e vocabulário dirigido. Todo associado da ABBV pode participar, mesmo aqueles que ainda não têm conhecimento no idioma.

Os inscritos no 1º Workshop ABBV de Espanhol para Viagem vão receber a apostila completa do curso pelo e-mail cadastrado durante a inscrição até três dias antes do início do primeiro encontro. Com o material em mãos você poderá acompanhar as aulas e tirar dúvidas durante o curso ou através de um e-mail que será disponibilizado especialmente pela Associação Cultural Brasil-Espanha.

Ao final do curso, o associado que participar de, no mínimo, três dos quatro encontros receberá um certificado outorgado e reconhecido pela Associação Cultural Brasil-Espanha. Este certificado, com assinatura digital, será enviado por e-mail e poderá ser impresso pelo participante.

Veja os dias e horários do workshop e faça sua inscrição agora mesmo!

1º Workshop ABBV de Espanhol para Viagem

Datas: 10/10/2012 (1º encontro), 17/10/2012(2º encontro), 13/11/2012 (3º encontro) e 20/11/2012  (4º encontro)

Horário: 20h (horário de Brasília)

Duração: 1h cada encontro

Quem pode participar: exclusivo para associados ABBV

Valor: gratuito | Material e certificado incluídos.

Faça agora mesmo sua inscrição abaixo, colocando no assunto "Inscrição 1º Workshop ABBV de Espanhol para Viagem"

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    Assunto

    Sua mensagem

    IMPORTANTE: o material será enviado para o e-mail cadastrado até três dias antes do início do primeiro encontro. Como não há prova de conhecimento no final do workshop, só receberá o certificado o associado que participar de, no mínimo, três encontros.

    Organize sua agenda e participe! Você sabe, somosa ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem, a primeira e única entidade de classe da América Latina cuidando dos seus interesses e capacitação!

    Imagem | Bandeira da Espanha | Downloads Wallpapers

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