Publicado em

Opinião: links e blogroll

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Lucia Malla |

Há alguns dias iniciei uma conversa no grupo dos Associados da ABBV no facebook sobre um tópico que me é muito caro: as conversas entre blogs. Considero a conversa o ponto nevrálgico da existência de um blog, e consequentemente da blogosfera como a conhecemos. Mas tenho percebido uma tendência ao isolamento do conteúdo: o blogueiro conversa pouco com seu leitor e praticamente não mais conversa com outros blogs. Estará a idéia de “rede” morrendo na blogosfera? Estaria a comunidade se esvaindo?

Pode ser uma percepção nostálgica minha, mas me lembro de grandes discussões em caixas de comentários e posts-resposta há alguns anos. Fora os diversos posts “inspirados” que geralmente começavam assim: “Hoje li no blog do fulano [link] sobre um passeio em São Paulo e resolvi dar meu pitaco de quando fiz o mesmo passeio em 2003…” Nos últimos tempos, percebi que era cada vez mais raro alguém linkar o outro para puxar uma conversa entre os blogs.

Mais: o blogroll, aquela lista de links que teoricamente dá personalidade a um blog, que avisa ao leitor desavisado com que outros blogs ele mais “conversa” – ou referencia, ou indica, ou segue -  também vem sendo aos poucos abolida.

Durante a discussão no facebook, alguns pontos muito interessantes sobre esse assunto foram levantados. Listo abaixo três deles, não para virarem regra, mas para serem pontos de idéias e reflexões:

- O blogroll é uma área pouco clicada. Quando temos uma página inicial que precisa caber tantos outros elementos, ele tende a ser o primeiro cortado. Alguns blogs resolveram o problema de espaço criando uma página só para os links. Acho uma ótima alternativa, porque mantém a noção pro leitor de quais são seus blogs-bússola.

- O blogroll é fonte de discórdia. As pessoas esperam (erroneamente, em minha honesta opinião) que, ao incluir alguém no blogroll, este alguém também te inclua no blogroll dele. Reciprocidade, em claro português. Ao manter um blogroll só por reciprocidade, você deixa de sinalizar ao leitor principalmente quem são suas referências de viagem num âmbito maior. E corre o risco de perder a credibilidade das suas indicações, já que só indica os que te linkam – o que nem sempre é garantia de qualidade, como sabemos. O ideal é você linkar para blogs que efetivamente acompanha, com quem conversa e discute via posts, onde participa, comenta e se comunica na blogosfera.

- A conversa migrou para as redes sociais. Com certeza, as pessoas passam cada vez mais tempo no facebook, twitter e afins. E a probabilidade de: a) que seu post tenha virado conversa empolgada em um grupo do qual você não faz parte e, b) que você nem venha a saber que houve tal conversa é muito grande. Por isso, a importância de se monitorar de maneira eficiente as redes sociais. Entretanto, o fato da conversa ter migrado não exime um blogueiro de conversar com outro blog via post. E pense bem: se isso acontecer mais vezes, é mais provável que o leitor saia do facebook, clique no link e caia em outro blog com outra discussão -  e com isso, conheça novas esquinas da rede e, quem sabe até, aos poucos esse comportamento traga a conversa de volta pra rua da internet, onde ela foi gerada.

De qualquer forma, o link “inspirado” ainda funciona como uma bússola para o leitor para novas pairagens, onde quem sabe a informação esteja posta de uma outra forma ou com uma informação mais específica que o leitor estava à procura. Além de instigar o bate-papo tanto entre blogueiro e leitor como entre blogueiro e outros blogueiros. Como parte de um projeto de profissionalização, cabe aos blogueiros prezarem o link como um bem valioso do ato de blogar. Afinal, compartilhar links é o que caracteriza primordialmente a blogosfera, o que a torna saudável, unida e colaborativa. E é uma blogosfera assim que a gente espera manter e fortalecer cada vez mais.

P.S.: Devo ressaltar entretanto que a maior parte dos blogueiros da ABBV discordou da minha percepção, e acha que ainda se linka bastante para outros blogs em posts. Acho que no fundo é porque fiquei mal-acostumada com a leitura de blogs em que praticamente todo post era inspirado por uma discussão fervorosa que acontecia em algum outro ponto da blogosfera. Em geral, estes posts ainda tinham ao final uma lista com links de outros blogs que também postaram seus pitacos na conversa – por isso minha cisma com a queda. Fica o esclarecimento.

------------------------------

Lucia Malla é bióloga e Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universiadade do Havaí, onde mora.  É autora do blog Uma Malla pelo Mundo desde 2004.

Foto: Claudio Sepulveda Geoffroy | Stock.Xchng

Leia mais
Publicado em

Mídias sociais e turismo é um dos temas da feira WTM Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Grandes eventos mundiais como os Jogos Olímpicos de Londres 2012, a copa Europa 2012 e os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010 usaram as redes sociais para aumentar o interesse dos consumidores e gerar maior tráfego de turismo para os países que os sediaram. Essas experiências serão apresentadas no seminário 'Social Travel Market', que integra a programação da World Travel Market Latin America, feira que será realizada em São Paulo, no Transamerica Expo Center, entre 23 e 25 de abril de 2013.

O seminário será conduzido por Mark Frary, consultor, autor especializado em viagens de negócios (escreve para o jornal inglês The Times) e cofundador do bem-sucedido WTM London - Social Travel Market.

A World Travel Market Latin America, cujo principal objetivo é gerar networking e negócios entre fornecedores de produtos e serviços e compradores nacionais e internacionais, apostará no poder das mídias sociais para alavancar o turismo regional.

A influência das redes sociais no turismo é um assunto ao qual a ABBV dá especial atenção e os indicadores sobre a América Latina mostram porque estar atento e explorar a força da internet é tão importante para a indústria do turismo. De acordo com a WTM Latin America, citando pesquisa recente da comScore, os países latino-americanos abrigam cinco dos mais engajados mercados de redes sociais do mundo: os argentinos passam uma média de 10,7 horas na internet, seguidos por chilenos (9,5 horas por visitante), peruanos (8,7 horas), colombianos (7,6 horas) e mexicanos (7,1 horas). A população on-line da região também cresceu mais rápido do que em qualquer outra área do planeta em 2011: 16%, chegando a 129,3 milhões de pessoas.

Leia mais
Publicado em

Jeanine Pires, um dos principais nomes do turismo nacional, é a nova associada honorária da ABBV

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

A ABBV começa a semana concretizando algumas das metas da associação: reunir profissionais de destaque e reconhecimento que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento estratégico da informação turística.

Orgulhosamente anunciamos que — ao nosso lado — como associada honorária, está Jeanine Pires, ex presidente da EMBRATUR e atual presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio SP.

A Jeanine é uma das grandes executivas nacionais do turismo. Uma de suas principais atividades foi a coordenação das ações no Brasil no exterior do Plano Aquarela -2020, uma estratégia de promoção do Brasil para a próxima década.

Recentemente, Jeanine Pires foi eleita Presidente do Conselho da WTM Latin America — o que mostra a importância do trabalho que vem sendo feito por esta brasileira dedicada e apaixonada pelo que faz. A WTM - World Travel Market é o evento comercial mais importante do setor de viagens e turismo e em 2013 acontecerá pela primeira vez no Brasil, em São Paulo.

A executiva, formada em história e pós graduada em Ciências Sociais e Economia do Turismo é editora do portal JeaninePires.com.br – um lugar onde você poderá acompanhar boa parte das ações realizadas por ela ao longo dos anos como sua atuação na promoção do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha em 2006 e nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Palestrante, Jeanine percorre o Brasil contando um pouco de sua trajetória e fazendo análises pertinentes como o impacto dos megaeventos esportivos no turismo brasileiro. Nós, da Associação Brasileira de Blogs de Viagem, damos as boas-vindas a este grande talento ao nosso quadro de associados honorários. Sabemos que juntos sempre é possível fazer mais!

Leia mais
Publicado em

Gente nova na casa: mais associados ABBV

BY: ABBV / 7 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

A ABBV ainda não completou três meses, mas já marca presença na história dos blogs de viagem. Por ser a primeira associação reconhecida do segmento na América Latina, sabemos que nosso caminho é longo e cheio de desafios. O mais importante para nós, no entanto, são nossos associados – blogs que acreditam no fortalecimento do mercado e que trabalham continuamente para oferecer o melhor da informação para um leitor cada vez mais exigente.

Para amparar e nutrir nosso trabalho mais gente se junta à ABBV a cada dia. Conheça os mais novos associados:

Crônicas de Viagem | Por Claudio Motta

Delícias e Paisagens | Por Tanya Volpe

Fast Pass Viagem | Por Maria do Carmo Veras

Sol de Barcelona | Por Cristina Rosa

Vambora | Por Guta Cunha

Vou Contigo | Por Átila Ximenes

Aproveite para conhecer esses blogueiros e compartilhar o trabalho dedicado de cada um deles! E você, o que está esperando? Associe-se já e entre para a única associação brasileira regida por um estatuto social e código de ética direcionados aos blogs de viagens!

Leia mais
Publicado em

Dicas de fotografia: como fazer a imagem Tilt Shift

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcio Nel Cimatti |

Muita gente me pergunta como fazer aquela imagem que parece uma miniatura. Esse tipo de imagem é chamada de Tilt Shift.

E o jeito tradicional de fazer a imagem é ter uma lente específica que custa cerca de R$3.000. Mas agora ficou fácil de recriar o efeito usando aplicativos de celular ou fazendo pelo photoshop.

É o modo de fazer pelo photoshop que vou mostrar aqui. Achei esse vídeo tutorial simples que explica tudo. O vídeo é inglês, mas mesmo que não entender a língua pode acompanhar o passo a passo que dá para chegar no resultado.

Espero que gostem!

Foto: Dariusz Rompa | Stock.Xchng

___________________________

Marcio Nel Cimatti é fotógrafo e blogueiro profissional. Desde 2006 escreve o blog A Janela Laranja com dicas de viagens.

Leia mais
Publicado em

A ABBV é referência em matéria da revista Viagem e Turismo sobre a blogosfera

BY: ABBV / 8 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV

Na edição deste mês, a revista Viagem e Turismo (VT) — uma das principais publicações impressas do gênero — publicou uma matéria sobre a blogosfera viajante. A ideia da reportagem é mostrar blogs confiáveis para o leitor e dar dicas de como identificar um site útil e de credibilidade.

Ao demonstrar a importância dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor, a VT destaca o trabalho da ABBV, a única associação de blogs de viagens da América Latina,  e nosso Código de Ética. A reportagem, feita pela jornalista Juliana Affonso,  reforça que a ABBV nasce para “fortalecer o segmento, divulgar seus membros e tratar de temas como a credibilidade da informação”.

Para nosso orgulho, dos 12 blogs mencionados para chamar de “favoritos”, nove fazem parte da ABBV. São eles:  A Janela LaranjaAs Viajantes, Gabriel Quer Viajar, Jeguiando, Matraqueando, Rapha No Mundo, Sem Destino, Vambora e Viaje na Viagem. Sem contar o quadro de blogs especializados por temas e destinos que destaca outros dois blogs associados, Viajando com Pimpolhos e Conexão Paris.

A ABBV parabeniza todos os blogueiros que trabalham preocupados com o leitor e focados na informação isenta e de qualidade.

Imagens: Reprodução Revista Viagem e Turismo | Agosto/2012

Leia mais
Publicado em

Aprendendo a viver, aprendendo a blogar…

BY: ABBV / 10 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcie Grynblat Pellicano |

Vocês já experimentaram guglar as key words "travel blogs"? Bem, se o fizerem, vão descobrir que existem 2.120.000.000 de resultados. Vou repetir por extenso só para tentar passar a real dimensão da coisa: dois bilhões, cento e vinte milhões! E para a gente ter uma base de comparação, existem apenas (apenas é modo de dizer) 36.100.000 de "culinary blogs" (portanto, quase 60 vezes menos). Ou 145.000.000 milhões de literature blogs (quer dizer, quase 15 vezes menos). Ou 1.990.000.000 de political blogs (o que ainda não ultrapassa o total de nossa categoria).

Claro que a pergunta óbvia aqui seria: qual é o motivo de tão maciça preferência? Mas a resposta infelizmente transcende os objetivos deste post. O que pretendo, ao alardear o total de blogs de viagem, é simplesmente enfatizar o peso da responsabilidade que recai sobre todo blogueiro que decida fazer um trabalho responsável - uma carga maior do que o backpack de um mochileiro escandinavo a caminho de Machu Picchu...

Mas, agora falando sério, como é que a gente faz para conseguir um lugar ao sol nessa praia coalhada de milhões de assim chamados travel bloggers? Embora não tenha a pretensão de conhecer a matéria ou muito menos o caminho das pedras, existem lições que a vida não cansa de ensinar e que se aplicam perfeitamente ao caso.

A primeira é que você só faz bem o que você de fato gosta de fazer. Por exemplo, "vou ser blogueiro de viagem por que gosto de viajar" não é exatamente a melhor porta de entrada para a atividade. Se você gosta de viajar, viaje. Relatar a viagem, entretanto, é tutta un'altra storia... Tem que gostar disso também. Não que você não possa fazê-lo (longe de mim ditar regras) mas lembre-se de que são coisas diferentes.

A segunda lição é: decidiu fazer, procure fazer direito. Mesmo que o blog não seja a primeira ocupação de 99% dos blogueiros de viagem, não dá para negligenciar a tarefa. Lembre-se de que você está indo para o ar e para sempre: escreveu, não tem como apagar. Seja prudente, portanto. Procure falar do que você conhece. Informe-se. E não tente açambarcar o mundo: defina seu território e atenha-se a ele. Se você decidiu escrever sobre as variações do sorvete de casquinha nos países mediterrâneos, é inútil querer incluir balonismo na Capadócia...

Sem me alongar - coisa que só fica bem em academias de ginástica - fecho com o que considero a precondição mais importante (precondição, eu disse) de qualquer atividade: conhecer suficientemente sua ferramenta de trabalho - que, no caso do blogueiro, é a língua. E como é que a gente faz isso? Gramática e leitura. Infelizmente ainda não inventaram nada que substitua isso. Gramática é simples: bastam dois ou três bons compêndios e consultas frequentes. Leitura já é uma outra

história. A gente tem que ocupar a cabeça com o que realmente interessa e não com o que um autor chamou de “inferior mental occupation”. Ler os bons do passado e do presente. Na própria categoria Travel Writing, escolha é o que não falta: de Marco Polo a Pico Yver, passando por Stevenson, Twain, Henry James, Somerset Maugham, Kerouac, Peter Mayle, Bruce Chatwin (que teria sido um grande blogueiro), Bill Bryson, e tantos outros. Quer alguém mais próximo? Um brasileiro que lhe dê as coisas já bem mastigadas? Simples: Ricardo Freire. Mire-se no exemplo do Viaje na Viagem. Para todo travel blogger que se aplique de verdade, vai ser meio caminho andado.

Mas a outra metade, meu amigo, continua dependendo do seu taco... 😉

Foto: Alex Shalamov | Dreamstime®

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Leia mais
Publicado em

Seminário Viajosfera: 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem reúne principais nomes do setor

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, Eventos

Blogueiros de viagem têm encontro marcado em setembro, no Rio de Janeiro. A cidade vai receber o 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem — evento que vai discutir alguns dos temas mais relevantes do segmento.

A programação abrange palestras e debates sobre mercado online de viagens, direitos autorais na Internet, cultivo de comunidades e até ferramentas, estratégias e modelos de negócios para geração de recursos, como publicidade, patrocínio e e-commerce. Veja a programação completa aqui. Anote aí e faça sua inscrição já! Até dia 30/07 tem desconto!

Seminário Viajosfera

Quando: 29 de setembro de 2012

Horário: 8h às 19h

Onde: Hotel Pestana Rio Atlântica | Av. Atlântica, 2.964 – Copacabana – Rio de Janeiro

Quanto custa:  Até 30 de julho os valores são promocionais: R$ 50 para blogueiros do setor e R$ 100 para profissionais de marketing, Relações Públicas, Mídias Sociais ou do trade (hotéis, cruzeiros, companhias aéreas, operadoras, agências, entre outros).

Inscrição: no site Seminário Viajosfera

Palestrantes e debatedores

Ricardo Freire | Viaje na Viagem

Seth Kugel | Frugal Traveler Blog, New York Times

Alexandre Inagaki | @inagaki

Alberto Martins

Edney Souza | Boo-Box

Leonardo Marques | Melhores Destinos

Guto Rocha | Pmweb 

Richard Svartman | Mundi

Roberta Sudbrack | @RobertaSudbrack

Sergio Branco | FGV Direito Rio

Fernanda Romano | Club Med

Ana Davini | AD Comunicação

Henrique Martin | Ztop

Silvia Oliveira | Matraqueando

Mariana Berutto | Conexão Paris

O Seminário Viajosfera é realizado pelo blog Viaje na Viagem e tem o apoio institucional da ABBV - Associação Brasileira de Blog de Viagens. Ao final do evento será sorteada uma viagem para duas pessoas para o resort Vila Galé Marés, que fica na praia de Guarajuba, na Bahia. O prêmio inclui passagens, traslados, quatro noites de hospedagem e seguro-viagem.

Foto: Luis Gustavo Lucena | Stock.xchng

Leia mais
Publicado em

Conexão e mercado: Guto Rocha é o novo associado honorário da ABBV

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Mercado

A força de uma associação está sempre representada no empenho, comprometimento e performance dos seus associados.

Um dos talentos do nosso novo associado honorário — Augusto "Guto" Rocha — é o de fazer amigos. E é por isso que no cartão de visitas dele você não verá nenhum cargo formal (gerente disso, diretor daquilo…). O Guto é o homem das conexões e no cartão profissional está escrito exatamente isso: Connections. 

Guto Rocha é um dos sócios da Pmweb Responsys e atua na área de corporate development, relações institucionais e novos negócios. Também é o autor do blog Like and Share  no Portal Panrotas.

Sempre interessado em levar o mercado de viagens para frente — e sempre pensando no digital — Guto liga pessoas, empresas e projetos. É um fazedor de caminhos. E é também um defensor da "causa" dos blogs de viagem. Assista a qualquer palestra ministrada pelo Guto e você vai ouvir sobre "a importância dos blogs para o mercado do turismo no país".

Não é por outra razão que a ABBV convidou o Guto para ser associado honorário. Ganha a ABBV, ganham os blogs de viagem e o mercado de turismo brasileiro.

Leia também:

Leonardo Marques do blog Melhores Destinos é o primeiro associado honorário da ABBV 

Foto: Stock.xchng | Image Bank

Leia mais
Publicado em

Mais blogs no quadro de associados da ABBV: veja quem são!

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Na essência, entidades de classe são criadas por pessoas que idealizam um mundo mais digno, que buscam um mercado alinhado ou que defendem os interesses de uma categoria e seus valores comuns. Fazer parte de uma associação é um ato voluntário e não uma obrigação constitucional.

Por este  parâmetro, cada vez que recebemos o pedido de um blog para entrar na ABBV ficamos orgulhosos com a percepção ativa do blogueiro. Ao se associar à única organização representativa dos blogs de viagens da América Latina este mesmo blogueiro demonstra o interesse em crescer,  profissionalizar-se e busca, assim como nós, amparo e orientação.

Nesta semana a ABBV completa um mês. Estamos em festa. Em tão pouco tempo já temos alguns dos melhores blogs de viagem do Brasil entre nossos associados! Cada um com seu estilo e perfil, cada um com seu foco e audiência — mas todos com um mesmo objetivo: garantir credibilidade, compartilhar experiências e unir-se a uma entidade de classe que possa contribuir com o avanço do debate e, principalmente, organizar e defender os interesses do nicho de blogueiros que mais cresce na atualidade.

A ABBV dá as boas-vindas aos novos associados:

Aventura Mango | Por Jodrian Freitas

Da Cachaça pro Vinho | Por Edu Luz

Hotel California | Por Maryanne Mc Darby

Ke Viagem |Por Damares Paim

Os Caminhantes | Por Márcia Tanikawa

Outros Ares | Por Érika Marques

Viaja e Pensar | Por Gustavo Belli

Zica da Zuca | Por Natália Gastao

Você é blogueiro de viagem? Já conhece nosso Estatuto Social? Trabalha de acordo com nosso Código de Ética? Então, associe-se já! Se tiver alguma dúvida leia o nosso F.A.Q ou entre em contato! Estamos sempre prontos para falar com você!

Leia também:

Conheça todos os associados da ABBV

Veja o perfil de nossos Associados Honorários

Leia mais