Publicado em

Gente nova na casa: mais associados ABBV

BY: ABBV / 7 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

A ABBV ainda não completou três meses, mas já marca presença na história dos blogs de viagem. Por ser a primeira associação reconhecida do segmento na América Latina, sabemos que nosso caminho é longo e cheio de desafios. O mais importante para nós, no entanto, são nossos associados – blogs que acreditam no fortalecimento do mercado e que trabalham continuamente para oferecer o melhor da informação para um leitor cada vez mais exigente.

Para amparar e nutrir nosso trabalho mais gente se junta à ABBV a cada dia. Conheça os mais novos associados:

Crônicas de Viagem | Por Claudio Motta

Delícias e Paisagens | Por Tanya Volpe

Fast Pass Viagem | Por Maria do Carmo Veras

Sol de Barcelona | Por Cristina Rosa

Vambora | Por Guta Cunha

Vou Contigo | Por Átila Ximenes

Aproveite para conhecer esses blogueiros e compartilhar o trabalho dedicado de cada um deles! E você, o que está esperando? Associe-se já e entre para a única associação brasileira regida por um estatuto social e código de ética direcionados aos blogs de viagens!

Leia mais
Publicado em

Dicas de fotografia: como fazer a imagem Tilt Shift

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcio Nel Cimatti |

Muita gente me pergunta como fazer aquela imagem que parece uma miniatura. Esse tipo de imagem é chamada de Tilt Shift.

E o jeito tradicional de fazer a imagem é ter uma lente específica que custa cerca de R$3.000. Mas agora ficou fácil de recriar o efeito usando aplicativos de celular ou fazendo pelo photoshop.

É o modo de fazer pelo photoshop que vou mostrar aqui. Achei esse vídeo tutorial simples que explica tudo. O vídeo é inglês, mas mesmo que não entender a língua pode acompanhar o passo a passo que dá para chegar no resultado.

Espero que gostem!

Foto: Dariusz Rompa | Stock.Xchng

___________________________

Marcio Nel Cimatti é fotógrafo e blogueiro profissional. Desde 2006 escreve o blog A Janela Laranja com dicas de viagens.

Leia mais
Publicado em

A ABBV é referência em matéria da revista Viagem e Turismo sobre a blogosfera

BY: ABBV / 8 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV

Na edição deste mês, a revista Viagem e Turismo (VT) — uma das principais publicações impressas do gênero — publicou uma matéria sobre a blogosfera viajante. A ideia da reportagem é mostrar blogs confiáveis para o leitor e dar dicas de como identificar um site útil e de credibilidade.

Ao demonstrar a importância dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor, a VT destaca o trabalho da ABBV, a única associação de blogs de viagens da América Latina,  e nosso Código de Ética. A reportagem, feita pela jornalista Juliana Affonso,  reforça que a ABBV nasce para “fortalecer o segmento, divulgar seus membros e tratar de temas como a credibilidade da informação”.

Para nosso orgulho, dos 12 blogs mencionados para chamar de “favoritos”, nove fazem parte da ABBV. São eles:  A Janela LaranjaAs Viajantes, Gabriel Quer Viajar, Jeguiando, Matraqueando, Rapha No Mundo, Sem Destino, Vambora e Viaje na Viagem. Sem contar o quadro de blogs especializados por temas e destinos que destaca outros dois blogs associados, Viajando com Pimpolhos e Conexão Paris.

A ABBV parabeniza todos os blogueiros que trabalham preocupados com o leitor e focados na informação isenta e de qualidade.

Imagens: Reprodução Revista Viagem e Turismo | Agosto/2012

Leia mais
Publicado em

Aprendendo a viver, aprendendo a blogar…

BY: ABBV / 10 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcie Grynblat Pellicano |

Vocês já experimentaram guglar as key words "travel blogs"? Bem, se o fizerem, vão descobrir que existem 2.120.000.000 de resultados. Vou repetir por extenso só para tentar passar a real dimensão da coisa: dois bilhões, cento e vinte milhões! E para a gente ter uma base de comparação, existem apenas (apenas é modo de dizer) 36.100.000 de "culinary blogs" (portanto, quase 60 vezes menos). Ou 145.000.000 milhões de literature blogs (quer dizer, quase 15 vezes menos). Ou 1.990.000.000 de political blogs (o que ainda não ultrapassa o total de nossa categoria).

Claro que a pergunta óbvia aqui seria: qual é o motivo de tão maciça preferência? Mas a resposta infelizmente transcende os objetivos deste post. O que pretendo, ao alardear o total de blogs de viagem, é simplesmente enfatizar o peso da responsabilidade que recai sobre todo blogueiro que decida fazer um trabalho responsável - uma carga maior do que o backpack de um mochileiro escandinavo a caminho de Machu Picchu...

Mas, agora falando sério, como é que a gente faz para conseguir um lugar ao sol nessa praia coalhada de milhões de assim chamados travel bloggers? Embora não tenha a pretensão de conhecer a matéria ou muito menos o caminho das pedras, existem lições que a vida não cansa de ensinar e que se aplicam perfeitamente ao caso.

A primeira é que você só faz bem o que você de fato gosta de fazer. Por exemplo, "vou ser blogueiro de viagem por que gosto de viajar" não é exatamente a melhor porta de entrada para a atividade. Se você gosta de viajar, viaje. Relatar a viagem, entretanto, é tutta un'altra storia... Tem que gostar disso também. Não que você não possa fazê-lo (longe de mim ditar regras) mas lembre-se de que são coisas diferentes.

A segunda lição é: decidiu fazer, procure fazer direito. Mesmo que o blog não seja a primeira ocupação de 99% dos blogueiros de viagem, não dá para negligenciar a tarefa. Lembre-se de que você está indo para o ar e para sempre: escreveu, não tem como apagar. Seja prudente, portanto. Procure falar do que você conhece. Informe-se. E não tente açambarcar o mundo: defina seu território e atenha-se a ele. Se você decidiu escrever sobre as variações do sorvete de casquinha nos países mediterrâneos, é inútil querer incluir balonismo na Capadócia...

Sem me alongar - coisa que só fica bem em academias de ginástica - fecho com o que considero a precondição mais importante (precondição, eu disse) de qualquer atividade: conhecer suficientemente sua ferramenta de trabalho - que, no caso do blogueiro, é a língua. E como é que a gente faz isso? Gramática e leitura. Infelizmente ainda não inventaram nada que substitua isso. Gramática é simples: bastam dois ou três bons compêndios e consultas frequentes. Leitura já é uma outra

história. A gente tem que ocupar a cabeça com o que realmente interessa e não com o que um autor chamou de “inferior mental occupation”. Ler os bons do passado e do presente. Na própria categoria Travel Writing, escolha é o que não falta: de Marco Polo a Pico Yver, passando por Stevenson, Twain, Henry James, Somerset Maugham, Kerouac, Peter Mayle, Bruce Chatwin (que teria sido um grande blogueiro), Bill Bryson, e tantos outros. Quer alguém mais próximo? Um brasileiro que lhe dê as coisas já bem mastigadas? Simples: Ricardo Freire. Mire-se no exemplo do Viaje na Viagem. Para todo travel blogger que se aplique de verdade, vai ser meio caminho andado.

Mas a outra metade, meu amigo, continua dependendo do seu taco... 😉

Foto: Alex Shalamov | Dreamstime®

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Leia mais
Publicado em

Seminário Viajosfera: 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem reúne principais nomes do setor

BY: ABBV / 6 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, Eventos

Blogueiros de viagem têm encontro marcado em setembro, no Rio de Janeiro. A cidade vai receber o 1º Seminário Internacional de Blogs de Viagem — evento que vai discutir alguns dos temas mais relevantes do segmento.

A programação abrange palestras e debates sobre mercado online de viagens, direitos autorais na Internet, cultivo de comunidades e até ferramentas, estratégias e modelos de negócios para geração de recursos, como publicidade, patrocínio e e-commerce. Veja a programação completa aqui. Anote aí e faça sua inscrição já! Até dia 30/07 tem desconto!

Seminário Viajosfera

Quando: 29 de setembro de 2012

Horário: 8h às 19h

Onde: Hotel Pestana Rio Atlântica | Av. Atlântica, 2.964 – Copacabana – Rio de Janeiro

Quanto custa:  Até 30 de julho os valores são promocionais: R$ 50 para blogueiros do setor e R$ 100 para profissionais de marketing, Relações Públicas, Mídias Sociais ou do trade (hotéis, cruzeiros, companhias aéreas, operadoras, agências, entre outros).

Inscrição: no site Seminário Viajosfera

Palestrantes e debatedores

Ricardo Freire | Viaje na Viagem

Seth Kugel | Frugal Traveler Blog, New York Times

Alexandre Inagaki | @inagaki

Alberto Martins

Edney Souza | Boo-Box

Leonardo Marques | Melhores Destinos

Guto Rocha | Pmweb 

Richard Svartman | Mundi

Roberta Sudbrack | @RobertaSudbrack

Sergio Branco | FGV Direito Rio

Fernanda Romano | Club Med

Ana Davini | AD Comunicação

Henrique Martin | Ztop

Silvia Oliveira | Matraqueando

Mariana Berutto | Conexão Paris

O Seminário Viajosfera é realizado pelo blog Viaje na Viagem e tem o apoio institucional da ABBV - Associação Brasileira de Blog de Viagens. Ao final do evento será sorteada uma viagem para duas pessoas para o resort Vila Galé Marés, que fica na praia de Guarajuba, na Bahia. O prêmio inclui passagens, traslados, quatro noites de hospedagem e seguro-viagem.

Foto: Luis Gustavo Lucena | Stock.xchng

Leia mais
Publicado em

Conexão e mercado: Guto Rocha é o novo associado honorário da ABBV

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Mercado

A força de uma associação está sempre representada no empenho, comprometimento e performance dos seus associados.

Um dos talentos do nosso novo associado honorário — Augusto "Guto" Rocha — é o de fazer amigos. E é por isso que no cartão de visitas dele você não verá nenhum cargo formal (gerente disso, diretor daquilo…). O Guto é o homem das conexões e no cartão profissional está escrito exatamente isso: Connections. 

Guto Rocha é um dos sócios da Pmweb Responsys e atua na área de corporate development, relações institucionais e novos negócios. Também é o autor do blog Like and Share  no Portal Panrotas.

Sempre interessado em levar o mercado de viagens para frente — e sempre pensando no digital — Guto liga pessoas, empresas e projetos. É um fazedor de caminhos. E é também um defensor da "causa" dos blogs de viagem. Assista a qualquer palestra ministrada pelo Guto e você vai ouvir sobre "a importância dos blogs para o mercado do turismo no país".

Não é por outra razão que a ABBV convidou o Guto para ser associado honorário. Ganha a ABBV, ganham os blogs de viagem e o mercado de turismo brasileiro.

Leia também:

Leonardo Marques do blog Melhores Destinos é o primeiro associado honorário da ABBV 

Foto: Stock.xchng | Image Bank

Leia mais
Publicado em

Mais blogs no quadro de associados da ABBV: veja quem são!

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Na essência, entidades de classe são criadas por pessoas que idealizam um mundo mais digno, que buscam um mercado alinhado ou que defendem os interesses de uma categoria e seus valores comuns. Fazer parte de uma associação é um ato voluntário e não uma obrigação constitucional.

Por este  parâmetro, cada vez que recebemos o pedido de um blog para entrar na ABBV ficamos orgulhosos com a percepção ativa do blogueiro. Ao se associar à única organização representativa dos blogs de viagens da América Latina este mesmo blogueiro demonstra o interesse em crescer,  profissionalizar-se e busca, assim como nós, amparo e orientação.

Nesta semana a ABBV completa um mês. Estamos em festa. Em tão pouco tempo já temos alguns dos melhores blogs de viagem do Brasil entre nossos associados! Cada um com seu estilo e perfil, cada um com seu foco e audiência — mas todos com um mesmo objetivo: garantir credibilidade, compartilhar experiências e unir-se a uma entidade de classe que possa contribuir com o avanço do debate e, principalmente, organizar e defender os interesses do nicho de blogueiros que mais cresce na atualidade.

A ABBV dá as boas-vindas aos novos associados:

Aventura Mango | Por Jodrian Freitas

Da Cachaça pro Vinho | Por Edu Luz

Hotel California | Por Maryanne Mc Darby

Ke Viagem |Por Damares Paim

Os Caminhantes | Por Márcia Tanikawa

Outros Ares | Por Érika Marques

Viaja e Pensar | Por Gustavo Belli

Zica da Zuca | Por Natália Gastao

Você é blogueiro de viagem? Já conhece nosso Estatuto Social? Trabalha de acordo com nosso Código de Ética? Então, associe-se já! Se tiver alguma dúvida leia o nosso F.A.Q ou entre em contato! Estamos sempre prontos para falar com você!

Leia também:

Conheça todos os associados da ABBV

Veja o perfil de nossos Associados Honorários

Leia mais
Publicado em

Leonardo Marques do blog Melhores Destinos é o primeiro Associado Honorário da ABBV

BY: ABBV / 22 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

 

O associado honorário é uma figura bastante representativa dentro de uma entidade de classe.  Reconhecido pelo excepcional trabalho que desenvolve, o honorário é o tipo de colaborador que contribui com experiência, foco visionário e, principalmente, se destaca pela capacidade que tem de empreender e divulgar o segmento ao qual se dedica.

O Engenheiro de Software, Leonardo Marques, é blogueiro desde 2002. Desbravou um mercado pouco conhecido e com quase nenhuma credibilidade: os blogs. Poucos anos depois encontrou um nicho extraordinário, o da divulgação de promoção de passagens aéreas. Fundou o Melhores Destinos, considerado um dos 10 blogs mais influentes no turismo nacional.

Leonardo nasceu em Manaus. Vive em Brasília, onde – desde 2008 – passou a trabalhar exclusivamente no Melhores Destinos, site que já alcançou a surpreendente marca de 345 mil seguidores no Twitter e mais de 840 mil fãs no Facebook.

Atualmente com 32 anos, Leonardo está  entre os jovens blogueiros empreendedores mais brilhantes do cenário nacional. Profissional multidisciplinar, o engenheiro manaura radicado na capital federal conseguiu unir no trabalho algumas das suas paixões como viagens, desenvolvimento de software, redes sociais, aviação e monetização de sites.

A ABBV se sente muito honrada em ter no seu quadro de Associados Honorários um personagem tão singular que certamente entrará para a história dos Blogs de Viagem pelo seu pioneirismo e caráter inovador. Resta aos associados dar as boas-vindas ao Léo e, principalmente, aprender muito com ele!

Leia mais
Publicado em

Permalink: o que é, qual a importância e cuidados que devemos ter

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Tão importante quanto ter um domínio próprio é escolher o permalink de seu blog, pois ele vai definir a estrutura dos links dos posts do seu blog.

O que é Permalink?

Permalink, ou link permanente, nada mais é que o endereço de cada página do seu blog e é através dele que os buscadores como o Google e o Bing reconhecerão seus posts. São chamados de link permanente porque, em teoria, eles não mudam nunca.

Ao criar um blog no WordPress ou Blogger, por exemplo, você precisa escolher como deseja que os endereços de seus posts e páginas sejam gerados.

No caso do WordPress existem as seguintes opções de estrutura de permalink:

  • Padrão: http://www.meudominio.com/?p=123
  • Dia e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/16/sample-post/
  • Mês e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/sample-post/
  • Numérica: http:// www.meudominio.com/archives/123
  • Estrutura Personalizada: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/

Para o funcionamento do seu blog e dos buscadores, qualquer estrutura está valendo, ou seja, qualquer que seja a estrutura, seu blog funcionará direitinho e os buscadores conseguirão indexar seu conteúdo.

Então porque escolher uma estrutura de permalink é tão importante?

Primeiro porque os buscadores também usam o conteúdo dos links como parte da indexação. Ou seja, seu permalink ajuda no ranqueamento dos seus posts no Google.

Segundo porque um bom link também mostra para os leitores do que se trata o post, mesmo que o título deste não esteja aparecendo.

Qual estrutura de permalink devo escolher?

Eu recomendo usar uma estrutura que contenha no mínimo o nome do post. Além disso você pode adicionar a data ou a categoria do post para tentar dar um pouco mais de ênfase nesta.

No meu blog, o Sundaycooks, eu resolvi deixar apenas a data e nome do post, pois a categoria já está no conteúdo da página.

Se você preferir adicionar a categoria ao nome do post, pode usar a estrutura personalizada a seguir:

/%category%/%postname%/

Mas cuidado para que o permalink não fique muito grande. Não que a indexação do Google sofra com isso, mas o link mostrado nas pesquisas ficará truncado.

Evite trocar a estrutura de permalink depois de publicar seu blog

O pior erro que se pode cometer com os permalinks é alterá-los depois que seu blog já está no ar e indexado pelos buscadores. Essa situação fica ainda mais crítica se seu blog já tiver uma quantidade considerável de posts e acessos.

Lembra do problema de indexação do Google que acontece quando se troca um domínio? Pois a mesma coisa pode acontecer se você trocar seu permalink depois que seus posts já estiverem publicados.

Ao alterar o permalink, você está basicamente inutilizando qualquer link no formato antigo que exista em outros sites, nos favoritos de seus leitores e também nos índices dos buscadores.

Para o caso dos favoritos e dos links de outras páginas, até que isso não é tão problemático, pois usuários podem tentar alterar o link manualmente, mas no caso dos links do Google, por exemplo, isso não é possível.

É quase como se seu blog estivesse sendo criado naquele momento, ou seja, o Google terá de indexá-lo todo do zero novamente. Além disso, se o domínio continuar o mesmo, os buscadores vão começar a diminuir o ranqueamento do seu blog por causa dos links que não são mais válidos.

Por isso escolher a estrutura do permalink já no início do blog é tão importante!

O que fazer caso seja necessário trocar a estrutura de permalinks?

Se você precisar trocar seus permalinks depois que seu blog já está crescidinho, muito cuidado! A única maneira de evitar esse problema de ranqueamento dos buscadores é utilizando o famoso redirecionamento 301 (link 1, link 2), pois ele diz para os navegadores e robozinhos de indexação que o conteúdo foi movido permanentemente e que os links devem ser atualizados e, claro, serve também para fazer o redirecionamento automático da página para seus leitores.

Infelizmente fazer um redirecionamento 301 normalmente não é tarefa das mais fáceis e a maioria das pessoas esquece de fazê-lo.

Leia mais
Publicado em

Boas-vindas: veja quem são os novos associados da semana

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

 

A ABBV trabalha com uma metodologia de avaliação que não chega a ser complexa, mas é muito trabalhosa. Levamos em conta não só a conduta ética do blogueiro, mas a qualidade do texto e a relevância do conteúdo.

Para ser considerado relevante, por exemplo, o blog — para efeitos da ABBV — deve relatar experiências pessoais legítimas: viagens que fez, restaurantes que conheceu e serviços que testou. Os blogs que basicamente agregam notícias sobre o universo turístico têm todo seu valor, mas não se enquadram nos requisitos da entidade neste momento.

Por isso, para nós, é uma festa quando saem novos nomes de associados. Isso significa que mais blogs de viagem passam a ser reconhecidos e certificados pelo trabalho que desenvolvem a serviço da informação original e isenta. Os blogs que passam a fazer parte da ABBV são:

Wazari | Por Alessandro Ayres

 Gabriel Quer Viajar | Por Gabriel Prehn Britto

Travel Forever |   Por Carol Wieser Kaufmann

Rosmarino e Outros Temperos | Por Luciana Betenson

Sem Destino | Por Pedro Serra

Se você já pediu sua filiação, mas ainda não foi contatado, não se preocupe. A Diretoria da ABBV está empenhada nas avaliações. É sempre válido ressaltar  que, caso o blog não seja aceito para integrar a entidade nesta fase, nada impede que ele venha a propor sua associação  novamente em outra oportunidade. Estaremos sempre abertos a receber todos os sites que buscam o amadurecimento profissional e estão dispostos a integrar uma associação que estabelece critérios rígidos para uso do seu selo certificatório.

Leia também:

Conheça os novos associados da ABBV | 11/06/2012

Leia mais