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Leonardo Marques do blog Melhores Destinos é o primeiro Associado Honorário da ABBV

BY: ABBV / 22 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

 

O associado honorário é uma figura bastante representativa dentro de uma entidade de classe.  Reconhecido pelo excepcional trabalho que desenvolve, o honorário é o tipo de colaborador que contribui com experiência, foco visionário e, principalmente, se destaca pela capacidade que tem de empreender e divulgar o segmento ao qual se dedica.

O Engenheiro de Software, Leonardo Marques, é blogueiro desde 2002. Desbravou um mercado pouco conhecido e com quase nenhuma credibilidade: os blogs. Poucos anos depois encontrou um nicho extraordinário, o da divulgação de promoção de passagens aéreas. Fundou o Melhores Destinos, considerado um dos 10 blogs mais influentes no turismo nacional.

Leonardo nasceu em Manaus. Vive em Brasília, onde – desde 2008 – passou a trabalhar exclusivamente no Melhores Destinos, site que já alcançou a surpreendente marca de 345 mil seguidores no Twitter e mais de 840 mil fãs no Facebook.

Atualmente com 32 anos, Leonardo está  entre os jovens blogueiros empreendedores mais brilhantes do cenário nacional. Profissional multidisciplinar, o engenheiro manaura radicado na capital federal conseguiu unir no trabalho algumas das suas paixões como viagens, desenvolvimento de software, redes sociais, aviação e monetização de sites.

A ABBV se sente muito honrada em ter no seu quadro de Associados Honorários um personagem tão singular que certamente entrará para a história dos Blogs de Viagem pelo seu pioneirismo e caráter inovador. Resta aos associados dar as boas-vindas ao Léo e, principalmente, aprender muito com ele!

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Permalink: o que é, qual a importância e cuidados que devemos ter

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Tão importante quanto ter um domínio próprio é escolher o permalink de seu blog, pois ele vai definir a estrutura dos links dos posts do seu blog.

O que é Permalink?

Permalink, ou link permanente, nada mais é que o endereço de cada página do seu blog e é através dele que os buscadores como o Google e o Bing reconhecerão seus posts. São chamados de link permanente porque, em teoria, eles não mudam nunca.

Ao criar um blog no WordPress ou Blogger, por exemplo, você precisa escolher como deseja que os endereços de seus posts e páginas sejam gerados.

No caso do WordPress existem as seguintes opções de estrutura de permalink:

  • Padrão: http://www.meudominio.com/?p=123
  • Dia e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/16/sample-post/
  • Mês e Nome: http:// www.meudominio.com/2012/06/sample-post/
  • Numérica: http:// www.meudominio.com/archives/123
  • Estrutura Personalizada: /%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/

Para o funcionamento do seu blog e dos buscadores, qualquer estrutura está valendo, ou seja, qualquer que seja a estrutura, seu blog funcionará direitinho e os buscadores conseguirão indexar seu conteúdo.

Então porque escolher uma estrutura de permalink é tão importante?

Primeiro porque os buscadores também usam o conteúdo dos links como parte da indexação. Ou seja, seu permalink ajuda no ranqueamento dos seus posts no Google.

Segundo porque um bom link também mostra para os leitores do que se trata o post, mesmo que o título deste não esteja aparecendo.

Qual estrutura de permalink devo escolher?

Eu recomendo usar uma estrutura que contenha no mínimo o nome do post. Além disso você pode adicionar a data ou a categoria do post para tentar dar um pouco mais de ênfase nesta.

No meu blog, o Sundaycooks, eu resolvi deixar apenas a data e nome do post, pois a categoria já está no conteúdo da página.

Se você preferir adicionar a categoria ao nome do post, pode usar a estrutura personalizada a seguir:

/%category%/%postname%/

Mas cuidado para que o permalink não fique muito grande. Não que a indexação do Google sofra com isso, mas o link mostrado nas pesquisas ficará truncado.

Evite trocar a estrutura de permalink depois de publicar seu blog

O pior erro que se pode cometer com os permalinks é alterá-los depois que seu blog já está no ar e indexado pelos buscadores. Essa situação fica ainda mais crítica se seu blog já tiver uma quantidade considerável de posts e acessos.

Lembra do problema de indexação do Google que acontece quando se troca um domínio? Pois a mesma coisa pode acontecer se você trocar seu permalink depois que seus posts já estiverem publicados.

Ao alterar o permalink, você está basicamente inutilizando qualquer link no formato antigo que exista em outros sites, nos favoritos de seus leitores e também nos índices dos buscadores.

Para o caso dos favoritos e dos links de outras páginas, até que isso não é tão problemático, pois usuários podem tentar alterar o link manualmente, mas no caso dos links do Google, por exemplo, isso não é possível.

É quase como se seu blog estivesse sendo criado naquele momento, ou seja, o Google terá de indexá-lo todo do zero novamente. Além disso, se o domínio continuar o mesmo, os buscadores vão começar a diminuir o ranqueamento do seu blog por causa dos links que não são mais válidos.

Por isso escolher a estrutura do permalink já no início do blog é tão importante!

O que fazer caso seja necessário trocar a estrutura de permalinks?

Se você precisar trocar seus permalinks depois que seu blog já está crescidinho, muito cuidado! A única maneira de evitar esse problema de ranqueamento dos buscadores é utilizando o famoso redirecionamento 301 (link 1, link 2), pois ele diz para os navegadores e robozinhos de indexação que o conteúdo foi movido permanentemente e que os links devem ser atualizados e, claro, serve também para fazer o redirecionamento automático da página para seus leitores.

Infelizmente fazer um redirecionamento 301 normalmente não é tarefa das mais fáceis e a maioria das pessoas esquece de fazê-lo.

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Boas-vindas: veja quem são os novos associados da semana

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

 

A ABBV trabalha com uma metodologia de avaliação que não chega a ser complexa, mas é muito trabalhosa. Levamos em conta não só a conduta ética do blogueiro, mas a qualidade do texto e a relevância do conteúdo.

Para ser considerado relevante, por exemplo, o blog — para efeitos da ABBV — deve relatar experiências pessoais legítimas: viagens que fez, restaurantes que conheceu e serviços que testou. Os blogs que basicamente agregam notícias sobre o universo turístico têm todo seu valor, mas não se enquadram nos requisitos da entidade neste momento.

Por isso, para nós, é uma festa quando saem novos nomes de associados. Isso significa que mais blogs de viagem passam a ser reconhecidos e certificados pelo trabalho que desenvolvem a serviço da informação original e isenta. Os blogs que passam a fazer parte da ABBV são:

Wazari | Por Alessandro Ayres

 Gabriel Quer Viajar | Por Gabriel Prehn Britto

Travel Forever |   Por Carol Wieser Kaufmann

Rosmarino e Outros Temperos | Por Luciana Betenson

Sem Destino | Por Pedro Serra

Se você já pediu sua filiação, mas ainda não foi contatado, não se preocupe. A Diretoria da ABBV está empenhada nas avaliações. É sempre válido ressaltar  que, caso o blog não seja aceito para integrar a entidade nesta fase, nada impede que ele venha a propor sua associação  novamente em outra oportunidade. Estaremos sempre abertos a receber todos os sites que buscam o amadurecimento profissional e estão dispostos a integrar uma associação que estabelece critérios rígidos para uso do seu selo certificatório.

Leia também:

Conheça os novos associados da ABBV | 11/06/2012

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O que vai pelo mundo dos blogs de viagem

BY: ABBV / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Com o mesmo cuidado de quem estivesse fazendo um roteiro de viagem, começo a preparar a minha – que pretende cobrir o que acontece de mais relevante, curioso ou exemplar na área de blogs de viagens sediados além das fronteiras do Brasil varonil. Esperando estar à altura da tarefa (30.000 pés idealmente…) passo a falar de um evento de extrema importância para a categoria. Uma espécie de benchmark, como dizem os marketeiros. Ou experiência modelo.

Refiro-me à TBEX12, Travel Blog Exchange, que deverá acontecer agora, de 15 a 17 de junho, no Colorado. Mais exatamente em Keystone, num luxuoso resort do mesmo nome no meio das Montanhas Rochosas. A entidade alardeia possuir mais de 6 mil membros entre bloggers e escritores do setor de viagens. Um número impressionante considerando a tenra idade da assim chamada new media.

O objetivo da convenção é primeiro de tudo educacional: partilhar experiências. E, não menos importante, proporcionar um networking privilegiado: a convivência durante três dias com os  papas da categoria. Igualmente cardeais, bispos, padres, coroinhas, etc. Bloggers famosos, menos famosos ou conhecidos apenas nas respectivas praias de cada um.

Acho muito importante, mesmo à distância, que a recém formada ABBV passe uma vista d’olhos pelo evento. O ideal, na verdade, seria estar lá: acompanhar e reportar de primeira mão. Mas, como não vai ser possível, vamos tentar aproveitar o máximo. Mesmo que remotamente.

As palestras prometem bastante, como podemos ver por alguns temas: When Content Rules (Conteúdo é tudo!); Business for Blogging (Profissionalizando seu blog); SEO for Beginners (SEO para principiantes); How to Create a Social Media Strategy (Como criar uma estratégia para otimizar o uso das Mídias Sociais); How to Work With Brands (Como trabalhar ou como aproveitar melhor as marcas), etc, etc.

São todos eles assuntos que podem interessar muito de perto a uma entidade ao sul do equador que começa a dar seus primeiros passos. E que tem muito pressa de andar pelas próprias pernas. Não podemos estar no Colorado, mas quem sabe na versão européia do evento… Que já está agendada para acontecer 21 e 22 de setembro na Costa Brava, Espanha.

Sem dúvida deveremos estar atentos a esse exemplo de  profissionalização ou de fazer acontecer. Tomando as devidas precauções, é claro. Não conhecemos, eu diria, o código de conduta da TBEX; o que ela pensa sobre viagens patrocinadas, e tantos outros itens que definem a ética de uma associação de classe. Por enquanto, portanto, fica aqui apenas o registro de que a coisa existe e se expande. Vamos prestar atenção.

Fecho esse breve relato com uma notícia não tão recente (na verdade, é de março) de que a BlogWorld & New Media Expo, empresa que organiza o maior evento mundial de new media, teria comprado a TBEX. Consolidação ou não, parece que por enquanto as duas manifestações vão seguir caminhos próprios. A BlogWorld, que acabou de fazer seu último gathering aqui em New York (Javits Center), já anunciou o próximo para Las Vegas: de 6 a 8 de janeiro.

Costa Brava ou Las Vegas? Como blogueira, eu diria as duas. Como turista, Costa Brava sem piscar…

Foto: Dreamstime

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Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

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Conheça os novos associados da ABBV

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Desde o anúncio de lançamento da ABBV, há menos de 15 dias, recebemos mais de 60 pedidos de blogs interessados em fazer parte da primeira é única associação do segmento na América Latina.

Foi genial perceber que muitos blogs reconhecem a importância de estar afiliado a uma entidade de classe representativa que cuida dos seus interesses e trabalha pela profissionalização.

Tem sido um enorme e prazeroso processo avaliar e certificar estes sites. Ao seguir os critérios estabelecidos pelo Estatuto da ABBV, já identificamos muitos blogs de viagem sérios e bem construídos. São sites estruturados, com experiências pessoais legítimas, informação relevante e que, principalmente, conduzem  sua história de acordo com nosso Código de Ética.

Os primeiros blogs reconhecidos com o selo da ABBV são:

Bistrôs | Blog do Chef e fotógrafo Alex Herzog.  Alex é autor dos livros Bistrôs  Buenos Aires e Bistrôs Paris: onde comer bem, bacana e barato!

Rotas Capixabas | Blog do Tiago dos Reis,  o único do gênero especializado no estado do Espírito Santo.  Tiago é mineiro e adotou o estado capixaba há 14 anos!

Rapha no Mundo | Blog da publicitária recifense Rapha Aretakis. Atualmente radicada em São Paulo, dali parte em busca de histórias divertidas e novidades para o leitor.

PhotoTravel360º | Blog do Fotógrafo Edson Maiero, que traduz em imagens as belezas do mundo.

Dondeando Por Aí | Blog da jornalista carioca Clarissa Donda. Especialista em Marketing e boa de prosa. Leva o leitor junto na mochila.

De uns tempos para cá | Blog da paulistana Carmem Silvia, um retrato fiel dos antigos diários de bordo com impressões pessoais da autora.

Sejam bem-vindos! Agora vocês fazem parte da ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagens!

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Fam Trips ou Fam Tours: definições e boas práticas

BY: ABBV / 7 COMMENTS / CATEGORIES: Mercado

 

Por Janaína Calaça |

Recentemente, li um artigo assinado pelo André Dahmer intitulado “Milho aos pombos: um código de conduta para escrever um post pago”, em que ele fala que um dos maiores capitais de um blogueiro é a sua credibilidade. Um dos pontos mais sensíveis do trabalho com blogs é o relacionamento construído entre leitor e blogueiro e tudo se baseia em confiança. Sem leitores, um blog, literalmente, pode deixar de existir. Ele pode até continuar no ar, mas não terá quem lhe dê vida.

Confiança e credibilidade são frágeis e o caminho para conquistar a confiança de um leitor é longo. À medida que ele testa e atesta a veracidade das informações partilhadas em um blog, a credibilidade deste espaço cresce e, consequentemente, se espalha. A partir do momento, no entanto, que o leitor se sente ludibriado por alguma razão, todo o relacionamento construído lentamente pode ruir e com ele a credibilidade do seu blog.

Dahmer escreveu sobre a necessidade de ser transparente diante da sinalização dos posts patrocinados, mas essa necessidade também se aplica a outras esferas na blogosfera, como, por exemplo, ao caso das fam trips ou fam tours.

  • O que são fam trips ou fam tours?

As fam trips ou fam tours (viagens de familiarização) são iniciativas que partem de empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar destinos e empreendimentos através do convite de representantes de veículos diversos ligados à mídia, sejam eles tradicionais ou alternativos, como os blogs. Atualmente, é visível o crescimento da influência das mídias sociais em diversas searas e no cotidiano. Através dos blogs de viagem, por exemplo, muitas pessoas estão planejando hoje suas primeiras viagens ou montando novos roteiros a partir da vivência de indivíduos comuns, que partilham em seus espaços experiências positivas e negativas, dicas, fotos, tudo que pode ser utilizado como orientação para muitos viajantes. Mas, para uma fam trip dar certo, ou seja, render conteúdo relevante, com informações confiáveis, é importante seguir algumas boas práticas:

  • Boas práticas com relação a fam trips:

- Sempre que participar de uma fam trip (ação publicitária voltada para divulgar e promover um destino ou empreendimento), deixe claro para o seu leitor que você viajou a convite. Seja transparente tanto nas negociações com as empresas, quanto na redação do seu texto;

- Indique sempre no texto a empresa ou órgão que fez o convite. Nunca camufle uma fam trip como uma viagem pessoal, paga pelo seu bolso;

- Antes de partir para uma fam trip, converse com a empresa que está convidando seu espaço sobre sua linha editorial, linguagem e, sobretudo, sobre o seu comprometimento com a veracidade das informações apresentadas. Se a empresa garante o seu produto, não temerá as críticas. Críticas pontuais e construtivas ajudam, inclusive, a melhorar pontos de atenção destes mesmos empreendimentos ou destinos;

- Participe de fam trips que tenham a ver com a linha editorial do seu blog. Se seu blog reúne dicas para o universo de mochileiros, onde caberá falar de um resort? Seja coerente. Você tem um público fiel, que certamente estranhará algo que se distancie tanto daquilo que normalmente você escreve;

- E, apenas reiterando: transparência sempre! Mantendo a transparência relacionada a convites, seu leitor não se sentirá ludibriado e, consequentemente, sua credibilidade será mantida – credibilidade que, segundo Dahmer, é sem dúvidas nosso maior capital.

Foto: Luis Gustavo Lucena | Stock.Xchng | Image Bank

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Janaína Calaça é formada em Letras, Bacharel em Estudos Literários pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, fundadora do blog Jeguiando e associado fundador da ABBV.

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ABBV repudia ação de marketing da MSC Cruzeiros para blogueiros

BY: ABBV / 31 COMMENTS / CATEGORIES: Mercado

A MSC Cruzeiros, desconhecendo ou ignorando os princípios éticos que regem o mercado, propõe - através de uma ação de marketing divulgada esta semana - que blogueiros escrevam sobre seu novo navio sem ao menos conhecer a embarcação.

A empresa, em vez de buscar os caminhos tradicionais da negociação de publicidade, resolveu oferecer em troca da publicação de posts sobre seu produto o direito do blogueiro a participar de um concurso “cultural”.

Fica claro o objetivo da empresa: conseguir a publicação do maior número possível de posts sobre seu novo navio.

A proposta da MSC Cruzeiros vulgariza o trabalho dos blogueiros ao insistir na publicação massiva de posts que divulguem seu navio sem oferecer uma contrapartida financeira concreta — seja através de banners ou Publieditorial (post patrocinado).

A situação se torna ainda mais alvitante quando é evidente a despreocupação da campanha com a veracidade da informação que será oferecida aos leitores dos blogs, uma vez que incentiva o blogueiro a pesquisar sobre o novo navio em sites e redes sociais em busca de conteúdo para seu artigo.

A ação de marketing promovida pela MSC Cuzeiros está na contramão das diretrizes estabelecidas pela ABBV. Buscamos uma relação transparente e idônea entre empresas e blogueiros e, por consequência, entre blogueiros e seus leitores.

Imagem: Svilen Milev

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Lançamento ABBV: a primeira associação dos blogs de viagem na América Latina

BY: ABBV / 12 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Dados do setor, Mercado

 

Acontece hoje o lançamento da ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem, primeira entidade oficial da categoria  na América Latina. A ABBV foi fundada por nove blogs de maior credibilidade no segmento que, juntos, somam uma audiência de 2,6 milhões de pageviews e 1,1 milhão de visitas únicas por mês. São eles: Abrindo o Bico, Conexão Paris, A Janela Laranja, Jeguiando, Matraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo Mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem.

A Associação busca o fortalecimento dos blogs de viagem como principal fonte de informação para quem quer viajar. O estatuto defende a necessidade de estabelecer princípios que determinem a conduta ética e profissional destes sites. Com o aumento significativo do número de blogs de viagem e sua influência na tomada de decisão do leitor, a ABBV ajuda a construir parâmetros de profissionalização.

"Queremos criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores. Buscamos a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos”, diz a presidente da entidade, a jornalista Sílvia Oliveira, do blog Matraqueando.

A ABBV nasce com um Código de Ética que orienta, entre outros temas, que os blogueiros devem indicar com clareza ao leitor quando as informações publicadas em um post ou em uma matéria têm vínculo com alguma empresa - seja através de uma ação de blog marketing, seja através de uma viagem patrocinada.

Os blogs que integram a ABBV poderão ser identificados por leitores e empresas através de um selo exibido obrigatoriamente na home e na página de expediente ou contato do blog. "O selo é uma garantia de que o blog faz parte da associação e atua de acordo com os parâmetros fixados no Código de Ética", afirma Sílvia.

Integram a diretoria da ABBV, no biênio 2012/2014:

Presidente - Silvia Oliveira (Matraqueando)
Vice-presidente - Lucia Malla (Uma Malla Pelo Mundo)
Assuntos internacionais - Marcie Grynblat Pellicano (Abrindo o Bico)
Fotografia e Imagem Digital - Marcio Nel Cimatti (A Janela Laranja)
Planejamento e Relações com o Mercado - Elisa Araujo (Viaje na Viagem)
Tecnologia - Frederico Marvila (Sundaycooks)
Comunicação e Mídias Digitais - Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e Natalie Soares Ruano (Sundaycooks)
Informação e Pesquisa - Mariana Berutto (Conexão Paris)
Mobilização e Integração - Janaína Calaça (Jeguiando) e Sut-Mie Guibert (Viajando com Pimpolhos)

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O impacto dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor

BY: ABBV / 15 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, Mercado

Por Mariana Berutto |

A Internet mudou tudo, já sabemos disso. Mudou a forma como nos
comunicamos, nos divertimos, nos informamos, consumimos etc. Essas mudanças
tiveram profundo impacto em diversas indústrias - também sabemos disso. A
indústria da música foi a primeira e talvez a mais visível.  A indústria do
turismo veio na sequencia, e também vem sofrendo profundas transformações.

Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em 2009 revela que 39% dos
brasileiros que viajam regularmente usam a Internet para buscar
informações na hora de planejar uma viagem.  Esse dado é ainda mais
impressionante quando comparamos com as antigas fontes de informação:
agências de viagem, revistas, guias turísticos, jornais e televisão,
somados, representam apenas 18,4%.  E esse número só faz crescer:
pesquisa da ComScore mostra um crescimento no Brasil em 42% do acesso à
Internet para planejamento de viagem entre 2010 e 2011.

Mas como o viajante consulta a Internet? Busca de hotéis e passagens
lideram as consultas. A busca por informações de destinos e viagem em geral
também ocupa lugar de destaque com aumento de 36% em 2011, ainda segundo a
ComScore. Na hora de escolher um destino ou hotel, as pessoas confiam na
indicação de terceiros: amigos, familiares e aqueles que possuem
experiência sobre o assunto.  É neste cenário que sites de recomendações e
as redes sociais se consolidam como influenciadores na hora do planejamento
de viagens.

Os blogs de viagens no Brasil vêm crescendo e começam a chamar a atenção
das empresas do setor e da imprensa. O tom pessoal das informações,  a
seriedade e o compromisso com que uma parcela dos blogueiros conduz seus
blogs, e a possibilidade de interação com os leitores são os ingredientes
que transformam os blogs em comunidades ativas e engajadas.

Ainda não existem pesquisas que mostrem o alcance desses blogs de viagem no
Brasil, mas alguns dados concretos confirmam a importância desse setor no
processo de decisão de compras.

1.  Audiência | Juntos, os nove blogs que fundaram a Associação
Brasileira de Blogs de Viagem possuem audiência mensal de 2.6 milhões de
pageviews e 1.1 milhão de visitas.

2. Influência  | Alguns casos:

a.  Após indicar duas pousadas distintas no blog Matraqueando, a
autora Silvia Oliveira recebeu e-mails dos gerentes informando que os
hotéis recebem semanalmente turistas que chegam a partir da leitura do
blog. Já o dono de um restaurante escreveu contando que a indicação no blog
resultou em um aumento de 30% pela procura de seu estabelecimento na alta
temporada.

b.  Em 2011, o blog Conexão Paris recomendou a seus leitores o
restaurante Alcazar, em Paris, como uma boa opção para a noite do
Reveillon. Como consequência, 175 brasileiros reservaram uma mesa no
restaurante.

3. Engajamento

- Os posts mais acessados do blog Viagem na Viagem possuem cerca de 2 mil
comentários cada.

- No total, o Conexão Paris possui cerca de 100 mil comentários publicados,
o que significa uma média de 40 comentários por post.

Os números mostram a profissionalização do setor. Os blogueiros começam a
se dedicar em tempo integral e a ser remunerados por essa atividade.  Pesquisa
da Comscore mostra que o Brasil é líder mundial no acesso a blogs, tendo
96% de alcance.

Enquanto em 2011 o acesso a blogs em geral cresceu uma
média de 11% mundialmente, no Brasil esse crescimento foi de 44%. E, dentro
deste cenário, os blogs de viagem se despontam se consolidando como peças
chave neste novo cenário da indústria do turismo.

A ABBV tem, entre seus objetivos, levantar informações e números concretos
sobre blogs de viagem e viabilizar pesquisas que detalhem o papel desses
atores no planejamento de viagem dos brasileiros, no intuito de promover a
profissionalização e o crescimento deste mercado, de maneira ética e
transparente.

Imagem:  Svilen Milev

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Como ganhar dinheiro com um blog de viagem?

BY: ABBV / 24 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Elisa Araujo |

Má notícia para quem entrou nesse link buscando uma resposta simples ou uma fórmula
secreta: isso não existe. Talvez houvesse uma maneira mais suave de começar esse
texto, mas acredito que é melhor aniquilar logo de início as esperanças de sucesso
rápido e dinheiro fácil.

É certo que não dá para falar em receita mágica, mas é possível pensar em alguns
fatores que são essenciais para quem quer escrever sobre viagens e sonha um dia
viver disso.

Para começar - e isso vale para blogs de qualquer assunto - o sucesso depende da
dupla "bom conteúdo+leitores". Os leitores são a base de tudo, de qualquer progresso
que um blog deseje fazer. E leitores são atraídos por bom conteúdo. E anunciantes
são atraídos por leitores. Fechamos a equação.

É possível rentabilizar um blog de viagem de outra maneira que não seja por
publicidade? Possível é. Existem casos de blogs que vendem produtos diretamente para
os leitores (guias de viagem, personalizados em alguns casos). Mas, de novo,
voltamos aos leitores. Para vender guias é preciso ter leitores.

E quando pensamos no modelo das comissões sobre vendas - de produtos, de passagens
aéreas, de reservas de hoteis - estamos falando de leitores. Afinal, são os leitores
que compram…

O modelo tradicional é mesmo o da publicidade, seja na forma de banners ou de links
patrocinados. A verdade é que por mais que existam discussões sobre o tema, ninguém
apareceu ainda com um modelo de negócio novo para quem produz conteúdo (seja em
blog, em site ou em papel ): ou o leitor lê de graça, e os custos de produção do
conteúdo são bancados por publicidade, ou o leitor paga para ler o conteúdo. Em
alguns casos, como nas revistas impressas, o leitor paga para ler e vê publicidade,
não é mesmo?

Para ter anunciantes, um blog precisa apresentar audiência. Porque o anunciante faz
um monte de contas e quer saber se o investimento que ele vai fazer naquele blog irá
alcançar um público significativo (em termos de volume de pessoas e em termos de
poder aquisitivo). Ou seja, voltamos aos leitores.

E que coisa é essa chamada "bom conteúdo" capaz de atrair os tão cobiçados leitores?
A resposta daria um outro texto, mas podemos dizer que se o conteúdo não for bem
escrito, não adianta muita coisa. Se não for relevante para o leitor, não adianta
nada. Se o blog não transmitir credibilidade, através do seu conteúdo e da postura
do blogueiro, não há sucesso que se sustente. E vale sempre a regra de que
credibilidade demora a ser construída, mas pode ir embora rapidamente. É que, no fim
das contas, o leitor não é bobo.

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Elisa Araujo é jornalista, Mestre em História Social da Cultura e especialista em conteúdo digital. Atualmente é diretora comercial do blog Viaje na Vigem e Diretora de Relações com o Mercado da ABBV.

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