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Setembro Amarelo e Burnout de criadores de conteúdo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

A pressão por postar com frequência e ter bons resultados, somada ao funcionamento das redes que nem sempre favorecem o engajamento, faz com que muitos criadores de conteúdo estejam se levando ao limite na tentativa de manter a produtividade. Mas será que é este o caminho?

Sintomas como estresse e ansiedade estão cada vez mais comuns e, muitas vezes, podem ser sinal da Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, um distúrbio emocional que acontece em decorrência do desgaste na dedicação excessiva ao trabalho.

A autocobrança, a necessidade de mostrar o tempo todo que está fazendo as tarefas de forma bem feita e a incapacidade de se desligar são pontos que demandam atenção para que não se agravem para um quadro de esgotamento extremo, com sinais tanto psicológicos como físicos.

E, se não tratada, a Síndrome de Burnout pode levar à depressão profunda. No início parece ser apenas um cansaço ou desgaste – algo que pode ser natural em um mundo que demanda cada vez mais responsabilidade e estimula até mesmo a competitividade. Mas, com o tempo pode piorar.

Por isso é essencial procurar apoio logo que os primeiros sintomas aparecerem. Mais que isso, é importante organizar sua rotina de trabalho de forma a não se sobrecarregar e, dentro do possível, não se render às pressões externas e internas.

No mês de setembro, marcado pelas campanhas do Setembro Amarelo, que visam conscientizar as pessoas sobre o suicídio, os temas relacionados à saúde mental ganham força. E falar sobre esses assuntos sem tabus pode ser uma forma de ajudar quem está passando por situações do tipo a buscar ajuda profissional.

Pandemia e o excesso de mundo digital

Com a pandemia todas essas situações se intensificaram. O digital passou a ser presente o tempo todo, aumentando os impactos nem sempre positivos da Internet na nossa vida, nas nossas emoções e nas relações pessoais e profissionais. Para quem consome conteúdo online, ficou impossível não ser afetado.

E, para os blogs de viagem, além das dificuldades gerais desse momento complexo do mundo, houve a insegurança pela perda de acessos e de renda, pela impossibilidade de viajar e gerar novos conteúdos. Ao mesmo tempo, foi inevitável surgir a comparação com outros perfis, com outros números, e a cobrança por manter as redes atualizadas e não deixar o trabalho parar.

Mais do que só a vontade de produzir, quem trabalha com Internet acaba lidando também com a pressão de precisar fazer sempre mais e nunca conseguir dar uma pausa. Afinal, mesmo no descanso a Internet está presente, o que faz com que seja ainda mais difícil se desligar.

O resultado não podia ser diferente: falta de tempo, angústia e estresse. Mais de um ano depois, ainda faltam respostas definitivas que apontem como sair desse ciclo. Mas há algumas formas mais saudáveis de produzir.

Como sobreviver neste contexto?

Em uma palestra promovida pela ABBV para os blogueiros associados em junho deste ano, Luiza Voll, sócia-fundadora da plataforma Contente – uma referência no nosso mercado de conteúdo defendendo uma vida digital mais equilibrada e consciente – falou sobre o assunto.

“A internet passou por várias mudanças ao longo dos anos, hoje há um excesso de conteúdo e as pessoas têm pouco tempo, o que gera uma baixa retenção. Saiba para quem você está falando e o que pode ter mudado na percepção dessas pessoas quando o assunto é viagem e turismo. Novas formas de interagir e vender precisarão surgir. E a Internet realmente mexe com nossas emoções, mas é necessário não deixar isso se tornar maior do que deveria ser”, disse.

Para ela, o fundamental é que cada um desenvolva um olhar mais atento para o próprio conteúdo e entenda que é possível dar certo em qualquer caminho. “Em alguns projetos a pessoa nunca aparece, outros têm frequência baixa e alcançam muita gente, tudo depende de muitos fatores”.

Isso significa que não adianta buscar fazer o que outros estão fazendo ou comparar os seus resultados. É preciso entender o seu público e o seu estilo. E, principalmente, colocar a sua saúde mental em primeiro lugar para não ficar esgotado.

Agora, com a retomada do turismo e a ânsia por ter novos conteúdos depois de tanto tempo, algumas dicas se tornam ainda mais essenciais: respeitar os seus limites ao criar conteúdo, saber identificar as armadilhas do mundo digital, construir narrativas mais objetivas, apostar em um ritmo que caiba na sua vida, entender que a qualidade da conexão que você promove vale mais que a quantidade de publicações. “Criar não deveria ser imposição ou obrigação, mas sim nossa forma mais verdadeira de se expressar”, finalizou.

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Seminário ABBV 2021: foco na criação de conteúdo e na retomada do turismo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Criação de conteúdo

No dia 31 de julho de 2021 foi realizada, com apoio da Casa Hotéis, mais uma edição do nosso tradicional Seminário ABBV, exclusivo para os associados. A programação contou com convidados incríveis, distribuídos em diversos painéis e workshops, pensados com o objetivo de preparar os blogueiros de viagem para a fase de retomada do turismo dentro do atual contexto, além de propor reflexões e ideias sobre a criação de conteúdo, com dicas para alavancar os blogs e conhecimentos para serem colocados em prática nos negócios de cada um.

Casa Hotéis
Casa Hotéis - patrocinadora do Seminário ABBV 2021

Acompanhando as mudanças do mundo e do mercado, pela primeira vez o Seminário ABBV aconteceu em um formato totalmente digital, devido à pandemia. A transmissão online e ao vivo possibilitou a participação de nossos associados espalhados por diferentes lugares do Brasil e do mundo, em um dia de muita troca e muito aprendizado. Foram 108 inscritos e 84 pessoas passaram pelo evento ao longo do dia, com média de 50 pessoas online simultaneamente.

Mercado de turismo

Para abrir o evento tivemos um painel chamado “Múltiplos olhares sobre viagem”, com Guilherme Soares (Guia Negro) e Laura Martins (Cadeira Voadora). Eles falaram sobre diversidade, acessibilidade, o papel dos blogs em relação à inclusão e a necessidade de ter um olhar mais atento na hora de viajar, para criar conteúdos que possam abranger a realidade de outros perfis de viajantes.

Na sequência, os painéis "Panorama sobre destinos brasileiros e as tendências para a retomada" e “Panorama de viagem internacional para brasileiros” apresentaram as perspectivas para a retomada do turismo, tanto em relação às viagens nacionais como ao exterior.

Com a participação de Gabriela Palma (Sou Mais Carioca), Graziella Delicato (Floripa Convention Bureau), Sabrina Martins (Secretaria de Turismo de São Luís - Maranhão), Malcolm Griffiths (Visit Britain), Karin Ambrosio (Visit Belize) e Cibele Mouli (Visit Dubai), foram abordados pontos como como o posicionamento dos destinos no pós-pandemia e as  medidas que estão sendo tomadas para a segurança dos viajantes.

Também foram discutidas algumas formas de estimular o turismo na própria cidade ou no próprio estado, em destinos mais próximos e seguros, e a importância de conteúdos que tenham este foco de forma responsável.

Afinal, é cada vez mais importante que os blogueiros de viagem busquem ter uma visão geral do cenário e compartilhem informações de qualidade com seus públicos.

Conteúdo Digital

Abrindo os temas ligados ao universo da produção de conteúdo, Tiago Belotte (CoolHow) falou sobre “Tendências em conteúdo digital” e a necessidade de se pensar e produzir esse conteúdo de forma mais humanizada, criativa e com propósito. Ele falou ainda sobre a tendência dos conteúdos em vídeo, tema que posteriormente foi abordado com mais profundidade por Guilherme Camocardi e Rafa Ribs (Rio4Fun e Rio4food) no workshop de “Mobile Vídeo”.

O casal, que cria vídeos para o próprio canal no YouTube e séries para marcas e empresas, deu dicas de como produzir vídeos em diferentes formatos e de forma simples, sem precisar de equipamentos caros.

Ainda com foco na criação de conteúdo, nossa convidada Marcia Breda (Adoro Home Office) realizou uma oficina com dicas e técnicas para conseguir se manter produtivo no trabalho remoto, mostrando como é possível aproveitar as vantagens da flexibilidade sem prejudicar a produtividade e a eficiência.

Branding e Precificação

E, para fechar a programação, dois workshops com assuntos que têm tudo a ver e que se complementaram: Precificação, com Ana Paula Passarelli (The Brunch Agency), e Branding, com Elis Anjos (Criamia).

Os participantes do seminário viram exemplos práticos de cálculos com planilhas e números e entenderam a importância de mostrar o seu valor ao cobrar por uma publicidade no blog, nas redes sociais ou ao oferecer um infoproduto ou outros serviços. Além disso, aprenderam estratégias para fortalecer a marca do blog, fazendo com que seja cada vez mais reconhecida pelo público e consolidada no mercado.

O resultado final do Seminário foi um sucesso! Se você é associado e não conseguiu assistir ao seminário ou se quer rever o conteúdo , todo o material está disponível na área exclusiva para membros.

Só temos a agradecer a todos pela participação, em especial aos nossos convidados. E à Casa Hotéis, em Gramado (RS), pelo apoio. Agora vamos nos preparar para o próximo ano, já que em 2022 a ABBV completa 10 anos e a ideia é fazer algo ainda maior!

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WTM Latin America Virtual

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Profissionais do setor e imprensa podem se inscrever para a 9ª edição, que acontece entre os dias 10 e 12 de Agosto

A WTM Latin America Virtual, principal evento do segmento de turismo voltado para o público B2B da América Latina acontece nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2021 e as inscrições podem ser feitas neste link.

O evento, que este ano acontece somente no formato virtual, tem credenciamento gratuito e aberto para agentes de viagem, buyers e imprensa (credenciais restritas para editores, jornalistas, fotógrafos, difusores e blogueiros/influenciadores). Demais perfis de profissionais do setor tem um custo de R$ 150. Os Blogueiros associados à ABBV podem se inscrever gratuitamente, na categoria Imprensa.

É importante ressaltar que tanto o expositor, quanto os visitantes devem se atentar ao preenchimento do perfil para que o sistema de matchmaking da plataforma possa cruzar as informações e qualificar os interesses e necessidades dos participantes.

Além das oportunidades de networking e de negócios, a WTM Latin America está repleta de outras oportunidades para você conhecer pessoas, fazer networking e aprimorar o seu conhecimento e compreensão da indústria.

O evento traz influenciadores da indústria de viagens e turismo para oferecer insights e conhecimentos valiosos por meio de seminários e palestras.

A ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) preparou um material de treinamento inédito e exclusivo sobre Marketing de Influência para a WTM 2021: como trabalhar com criadores de conteúdo de viagem na retomada do turismo? Gaia Vani (Presidente da ABBV) e Manuela Hollós (Diretora de Treinamentos da ABBV) irão compartilhar uma visão sobre o tema dividida em antes, durante e depois de uma ação fictícia com influenciadores, incluindo boas práticas de mercado. A palestra é indicada para todos no trade turístico, em especial para donos de pequenos negócios como pousadas, hotéis e agências de turismo que precisam saber por onde começar.

A Palestra da ABBV na WTM acontece no primeiro dia do evento, 10 de agosto, as 10h da manhã. Você confere toda a programação dos três dias de WTM na página da WTM Latin America Virtual

Serviço:

WTM Latin America Virtual

10, 11 e 12 de agosto (terça, quarta-feira e quinta-feira)
Das 08:00 às 15:00 (BRT) ou das 12:00 às 19:00 (GMT)

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Você sabe como ganhar dinheiro com seu blog de viagens?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Como ganhar dinheiro com um blog de viagens é a pergunta que a maioria das pessoas se faz quando resolve se dedicar com mais profissionalismo à produção de conteúdo. Afinal, além de compartilhar as experiências mundo afora, todo mundo quer ter um retorno financeiro.

Existem diferentes formas para conseguir ter uma fonte de renda, mesmo para aqueles que ainda estão começando e não têm uma audiência tão grande. Listamos algumas sugestões abaixo, confira!

9 dicas para ganhar dinheiro com seu blog

Programas de Afiliados

Esta é uma das formas mais comuns e que até mesmo os blogs iniciantes podem se beneficiar. Há diversas empresas de hospedagem, passeios e seguros que trabalham com afiliados – basicamente são serviços que oferecem uma porcentagem quando a venda é feita por meio de links do seu blog. Outras empresas de diferentes segmentos como roupas, malas e itens diversos também podem ser uma alternativa.

Google Adsense

Outra forma simples para começar a monetizar é com o Adsense, serviço de publicidade do Google. Ao se inscrever, você irá autorizar que alguns anúncios sejam exibidos no seu blog. E, a partir dos cliques e/ou visualizações dos visitantes, você receberá um valor correspondente. Quanto mais acessos você tiver, mais chances de aumentar os rendimentos.

Posts Publicitários

Os blogs que têm um número maior de acessos podem ganhar dinheiro também com publicidade, quando as marcas pagam para que seja publicado um texto indicando o serviço. Nestes casos, os textos devem ter sempre a indicação de que se trata de um post publicitário, deixando claro para o leitor que não é um texto sobre a experiência pessoal do blogueiro.

Cursos e Workshops

Compartilhar conhecimentos é um negócio que sempre tem público. Seja para ensinar a montar um roteiro, oferecer informações sobre um destino ou mesmo com dicas para quem quer começar a produzir conteúdo de viagens. Com as muitas alternativas tecnológicas, os cursos podem ser feitos de forma remota e, assim, alcançar cada vez mais pessoas, em diferentes lugares, o que aumenta as suas possibilidades.

Infoprodutos

Outra opção para disponibilizar conteúdos é criando infoprodutos, como um e-book, um curso em vídeo, um aplicativo ou qualquer outro recurso que a pessoa possa adquirir digitalmente. O mais importante é pensar no formato que tem mais a ver com o seu público e produzir um conteúdo completo, dentro de um tema que as pessoas saibam que você domina e, consequentemente, pelo qual irão se interessar.

Rodas de Conversa

Promover rodas de conversa para falar sobre assuntos relacionados ao nicho do seu blog também é uma boa ideia para monetizar, além de proporcionar conexões entre as pessoas que te acompanham e que têm gostos parecidos. Você pode realizar encontros presenciais ou mesmo virtuais para trocar ideias e informações. Isso também ajuda a dar mais credibilidade ao seu trabalho.

Conteúdo para empresas

Se você produz um bom conteúdo sobre viagens – seja em texto, foto ou vídeo – ele pode servir como portfólio para que você ofereça esse serviço para agências de turismo, hotéis, restaurantes e outras empresas. Embora não seja algo diretamente ligado ao blog, é uma forma de fazer o que você gosta e ainda ser remunerado por isso.

Financiamento Coletivo

Existem sites e plataformas que oferecem ferramentas para gerenciamento de assinaturas. Se você já tem um público consolidado, que confia nas suas dicas e gosta de consumir o seu conteúdo, o financiamento coletivo pode ser uma boa opção para conseguir monetizar, oferecendo informações exclusivas e outros benefícios.

Escrever Livro

O conteúdo do seu blog também pode ser transformado em um livro, seja com dicas de planejamento, informações sobre destinos, crônicas de viagens, entre outros estilos de texto. Assim, seus leitores poderão comprar e ter este conteúdo em mãos. O formato de e-books é uma boa alternativa para começar sem precisar investir e, assim, ter um retorno financeiro mais rápido.

Estas são algumas das formas mais comuns para ganhar dinheiro com um blog de viagens. Mas há muitas outras possibilidades, como oferecer consultorias, roteiros personalizados, produtos físicos relacionados a viagens. Tudo vai depender do seu estilo de viajante, do nicho, da sua possibilidade de empreender e diversos fatores.   Comece pelo que parecer mais simples ou pelo que tem mais a ver com você, siga se dedicando a manter o conteúdo com frequência e qualidade cada vez maiores e, aos poucos, vá navegando em mares diferentes até que você consiga fazer do seu blog um verdadeiro negócio.

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Planejamento estratégico de conteúdo: 5 dicas para fazer o seu

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Quem olha de fora imagina que é simples ter um blog de viagens. Basta pensar em um nome, definir o domínio, listar dicas dos melhores passeios, publicar textos quando tiver vontade e cuidar das redes sociais. Mas, na prática, a coisa não é bem assim. Se a ideia é ter um conteúdo mais profissional, é essencial fazer um planejamento estratégico.

É este planejamento que irá nortear a sua estratégia com o blog, para que as ações não fiquem soltas. E isso independe de ser um blog grande ou pequeno, com uma postagem por mês ou com novas postagens diariamente. O ideal é pensar em algo equilibrado, respeitando a sua realidade de forma que possa conciliar com todas as demandas do dia a dia, com mais foco em qualidade que em quantidade.

Para te ajudar a fazer o planejamento estratégico de conteúdo do seu blog, compartilhamos algumas dicas simples e práticas:

1- Faça uma lista com os objetivos que você quer alcançar

Este é o primeiro passo e é a partir dele que você poderá traçar o planejamento. O que você pretende? Receber mais acessos, vender um produto, se tornar referência em um determinado nicho? Há muitas possibilidades.

Pense na atual situação do seu blog e onde você deseja chegar. Anote seus pontos fortes e seus pontos fracos. Liste quais metas são mais importantes e quais são prioridades – lembrando que primeiro devem ser atingidas metas de curto prazo que depois te levarão ao objetivo maior. E sempre colocando prazos possíveis.

2- Defina o perfil do seu público-alvo

Saber quem é o seu público, para quem você está criando o seu conteúdo, é fundamental para entender o que funciona melhor para engajar e fidelizar. Você pode fazer isso criando personas analisando aspectos como localização geográfica, idade, sexo, classe social, visão de mundo, entre outras características.

Além dos dados fornecidos pelas redes sociais, uma boa opção é criar uma pesquisa mais detalhada e enviar para que seus leitores e seguidores respondam. A partir disso, defina a forma como você vai se comunicar com a persona (ou as personas), qual será o tom usado, como vocês vão conversar.

3- Crie um calendário editorial

Aqui você pode incluir conteúdos novos que serão criados ou fazer uma revisão de conteúdos produzidos antes da definição da estratégia, de forma a melhorá-los para que estejam dentro do que você precisa para alcançar o objetivo. Escolha o melhor formato – textos, vídeos, áudios, fotos com legenda, stories ou tudo isso junto.

Depois, defina quantos conteúdos serão, quais os temas abordados, quais as datas de divulgação e se isso será feito de forma orgânica (gratuita) ou impulsionada (paga). E lembre-se que o conteúdo deve ser voltado para a persona, feito de forma otimizada, com palavras-chave bem definidas, mas sem perder a sua identidade, que é o que faz o seu público se identificar com você. Além das publicações, é importante incluir no calendário espaço para contatos e busca de novas parcerias.

4- Elabore as estratégias mais adequadas

Com os objetivos e metas já definidos e o público bem delimitado, ficará mais fácil pensar nas formas de alcançar os resultados almejados. Não há regras que definam as melhores estratégias, já que isso vai depender do que cada um deseja e do próprio formato do conteúdo que cada um produz. É por isso que o que funciona para um blog nem sempre funcionará para outro.

O mais importante é que sua estratégia esteja adequada ao que você consegue fazer naquele momento. Pense o que será feito, por que será feito, como, quando e onde. Este será o seu plano de ação.

5- Avalie os seus resultados

Ao fazer o seu planejamento estratégico de conteúdo, estabeleça um prazo mais curto, seja trimestral ou mesmo mensal para avaliar o que está sendo feito, o andamento dos planos e o cumprimento do cronograma. Veja se as coisas estão saindo da forma como você imaginava ou se será preciso fazer algum ajuste. Também é importante incluir pausas e se permitir descansar para recomeçar.

E, sempre que achar necessário, não tenha medo de fazer adaptações. Principalmente no atual momento de instabilidade e imprevisibilidade no cenário do turismo, muitas mudanças podem acontecer e você não precisa (e nem deve) estar engessado. Encare o planejamento acima de tudo como um processo de aprendizado que trará resultados em longo prazo.

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Como os blogueiros de viagem se adaptaram à pandemia

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

A pandemia de Covid-19 surpreendeu o mundo e gerou uma série de mudanças inesperadas em diversos setores. E o turismo foi certamente um dos mais afetados. E, para os blogueiros de viagem, veio a dúvida que já dura mais de um ano: como se adaptar à pandemia?

Com as medidas restritivas e a necessidade do isolamento social, os hotéis, restaurantes, museus e outros atrativos tiveram de fechar as portas – muitas delas de forma definitiva. Companhias aéreas também foram afetadas, já que o número de viajantes diminuiu consideravelmente e muitos voos foram suspensos devido ao fechamento de alguns países.

Para aqueles que já tinham seus blogs como fonte de renda, o impacto foi ainda maior. Sem perspectivas de viagem, os acessos caíram bruscamente, assim como as reservas e compras de links afiliados. E mesmo para os que encaram o blog apenas como um hobby ou uma atividade paralela, as incertezas surgiram em relação ao conteúdo. Valeria a pena continuar falando de viagem? Incentivar que as pessoas pesquisem façam planos para viagens futuras? Ou seria melhor buscar novos assuntos?

Veja alguns exemplos de como blogueiros de viagem estão produzindo conteúdo durante a pandemia e que poderão te ajudar a definir que caminho você deseja seguir:

O conteúdo não pode parar

Embora muitos considerem inoportuno continuar falando de viagens, outros acreditam que o setor do turismo voltará com uma alta demanda depois que tudo isso passar e que, por isso, é importante continuar mantendo os conteúdos atualizados.

Este pode ser o momento ideal para deixar as publicações bem ranqueadas, seja criando textos novos ou organizando materiais antigos, para que possam ser facilmente encontradas quando as pessoas voltarem a viajar. Muitos também seguem incentivando que os leitores não deixem de se planejar e que aproveitem o momento para isso.

Viajar pode ser diferente

Há também o grupo dos que continuam viajando e mostrando as novas possibilidades do turismo no “novo normal”, diferente dos antigos conteúdos de turismo em massa ou para lugares mais conhecidos. Ganham força as dicas de destinos mais afastados, aluguel de casas, viagens de carro, apenas em família. É o que vem sendo chamado “turismo de isolamento”.

Alguns hotéis e pousadas também têm se adaptado para receber menos pessoas, com distanciamento, em lugares pouco frequentados. Esse tipo de conteúdo tem tudo para crescer, já que é um estilo de viagem que tende a ser mais buscada no momento.

É hora de se reinventar

Para alguns blogueiros, a pandemia fez ver que não dava para continuar apostando todas as fichas apenas na produção de conteúdo e resolveram inovar com novos formatos para diversificar a fonte de renda.

As principais apostas têm sido a venda de produtos temáticos e a criação de projetos com os quais o público do blog se identifique, sejam e-books, cursos, clubes de leitura ou mesmo alguns conteúdos exclusivos.

Por que não falar de outros assuntos?

E, por fim, há quem ainda não se sinta confortável para falar em turismo, mesmo que apenas de forma inspiracional, devido ao atual cenário, especialmente no Brasil. Nestes casos, a alternativa é adaptar o conteúdo e ampliar os assuntos abordados, para não deixar o blog inativo.

Entram em pauta os tours virtuais, as dicas de filmes e livros que falam sobre viagem, as receitas de comidas típicas de outros países e os acontecimentos do cotidiano – o que pode ajudar a aproximar um pouco mais o leitor do produtor de conteúdo, criando uma identificação.

Melhor dar um tempo

E tudo bem se nenhuma das alternativas acima se contemplam. Diante de todos os acontecimentos e de tantas mudanças na vida e no trabalho, que passaram a acontecer nos mesmos lugares, é normal não ter cabeça para continuar investindo no blog.

Assim, há aqueles que ao invés de reformularem a estratégia de conteúdo optaram por dar uma pausa ou passaram a se permitir produzir em um ritmo mais lento. Cada blog e cada blogueiro tem seu estilo e suas prioridades e o mais importante é não se comparar com o que os outros estão fazendo e não se cobrar por isso.

Este longo período da pandemia ainda é uma fase de transição. Ninguém sabe ao certo como as coisas estarão quando tudo passar, seja em relação à economia ou à forma de viver. E não adianta tentar prever quais serão as tendências no futuro. As mudanças estão acontecendo e serão constantes. O mais importante é estar sempre pronto para conseguir se adaptar a elas!

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Nota da ABBV: viagens na pandemia

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Caro Associado,

Vivemos desde o início do ano passado a pandemia  do coronavírus que causa a todos mudanças profundas em suas relações sociais, de trabalho e de comportamento, tanto como indivíduo, como também em sociedade.

A diretoria da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) acompanha e discute o impacto da pandemia da Covid-19 nas relações com seus associados e destes com seus públicos.

Apesar de a ABBV, até o momento, não ter emitido um comunicado formal sobre a atual situação sanitária, vem desde o ano passado realizando atividades internas com os associados para tratar dessa nova realidade. 

O que já fizemos

Durante o último ano, a ABBV realizou uma série de encontros e reuniões em que tem discutido temas relevantes relacionados à pandemia, entre eles os grupos de discussão e happy hours, encontros realizados virtualmente com os membros, além do ABBV Meeting, realizado em novembro de 2020, onde foram introduzidos painéis, palestras e oficinas com o objetivo de auxiliar os associados nesse momento de incerteza.

O que estamos fazendo

Em 2021, continuaremos a realizar encontros virtuais com os associados, onde iremos aprofundar a discussão sobre o impacto da pandemia para os blogs de viagem. Novos encontros, palestras e oficinas estão sendo preparados, inclusive com a realização do seminário de 2021.

O que podemos fazer

A ABBV defende a livre discussão referente à pandemia da Covid-19 e orienta seus associados a seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades locais em Saúde Pública.

Passado mais de um ano desde o início da pandemia, ainda vivemos um cenário de incerteza, onde o mercado de turismo segue enfrentando desafios constantes, com mudanças frequentes do quadro de retomada. 

Desta forma, a orientação da ABBV aos seus associados é a de se manter uma postura de exemplo na observância das orientações majoritárias das autoridades mundiais de saúde, com objetivo de colaborar com a prevenção e o combate à Covid-19.

Na situação atual, acreditamos que o papel dos blogs de viagem, no sentido de oferecerem informação útil, atualizada e verdadeira, com base em experiências reais de viagem, se torna até mais importante.

Entendemos que todo associado da ABBV tem liberdade de pauta e controle sobre o seu conteúdo autoral, mas ressaltamos que este conteúdo deve ser criado de forma responsável, de acordo com os interesses sociais e dentro de padrões éticos estabelecidos pelo estatuto, pelo Código de Ética e demais diretrizes da ABBV.

Portanto, sugerimos que os blogueiros associados à ABBV que decidam viajar ou publicar conteúdos relacionados a viagens neste momento não omitam a situação da pandemia em seus posts e ressaltem a importância dos protocolos de segurança vigentes. 

No momento da redação deste comunicado (maio de 2021), as orientações mais atualizadas da OMS são as seguintes: 

  • Usar máscaras; 
  • Manter o distanciamento;
  • Evitar aglomerações, lugares com pouca ventilação, ambientes fechados e contatos prolongados com outras pessoas;
  • Ventilar ambientes;
  • Evitar tocar superfícies, principalmente em lugares públicos e estabelecimentos de saúde;
  • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel;
  • Cobrir a boca ao tossir e espirrar com o cotovelo ou com um lenço, descartar o material imediatamente e higienizar as mãos;
  • Vacinar-se quando chegar a sua vez.

Temos a confiança que juntos, em um futuro próximo e com a população vacinada, poderemos seguir promovendo o turismo de forma consciente e responsável, dentro dos padrões éticos que sempre foram defendidos pela ABBV desde a sua criação em 2012. 

Estamos à disposição!

Diretoria da ABBV

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O que blogueiros de viagem podem extrair do Youpix Summit 2020?

BY: Lizandra Telles / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Eventos

Youpix Summit 2020 para blogueiros de viagem

O Youpix Summit 2020, um dos maiores eventos para criadores de conteúdo do país, ocorreu de forma totalmente online e gratuita. O evento aconteceu nos dias 01, 02, 03 e 04 de setembro.

O evento discutiu novas tendências e principalmente a questão de como fazer conteúdo no cenário em que estamos vivendo.

Logo no primeiro dia, já vimos a necessidade de abordar o conceito de acessibilidade (o evento foi todo traduzido em libras) e desigualdade racial no mercado de “creators”. 

O evento também abordou a questão de como as marcas podem trabalhar de forma correta com criadores de conteúdo e a introdução de novas ferramentas, como o TikTok, Reels e podcasts.

Nesse momento de incertezas, também foi discutido a Cultura do Cancelamento, que é a ideia de que uma pessoa pode ser “cancelada” nas redes sociais pelo fato da sociedade ser contra sua opinião sobre determinada questão política, social, ambiental e outras.

No último dia, foi discutido sobre a luta feminina e igualdade de gênero nas redes sociais, principalmente nesse momento de isolamento social.

Para criadores de conteúdo de viagem, o painel mais interessante foi “2020: o ano em que a Terra parou”, realizado no dia 04 de setembro, com a participação de blogs de viagem que fazem parte da ABBV, como Sundaycooks e 360meridianos.

Painel - 2020: o ano em que a Terra parou

O painel abordou os desafios atuais dos produtores de conteúdo de viagem diante do cenário em que estamos vivendo.

A conversa foi mediada por Natalie Soares (blog Sundaycooks e uma das fundadoras da ABBV), com a participação de Natália Becattini (blog 360meridianos e ex-presidente da ABBV), de Guilherme Soares Dias (idealizador e editor do blog Guia Negro) e Anna Laura (criadora do blog Carpe Mundi).

Um dos principais pontos discutidos na conversa foi como podemos falar de viagem de uma maneira responsável nesse momento de pandemia e se “reinventar”.

A solução foca em incentivar as pessoas a “viajarem de outra forma", através de dicas de filmes, livros, comidas típicas dos países e outros. E também aproveitar esse momento para planejar sua próxima viagem e sonhar com o destino escolhido.

Também foi discutido como os blogs de viagem podem ser monetizados nesse momento, além do Marketing de Afiliados. Anna Laura, do Carpe Mundi, disse que conseguiu reverter esse momento através da venda de produtos digitais.

Guilherme, do blog Guia Negro, abordou a importância de ter influenciadores negros, sendo necessário falar do movimento antirracismo que ganhou força em 2020.

Outro ponto interessante, segundo os blogueiros, é que devemos preservar a importância do blog em nosso meio, como disse Natalie Soares: “Os blogs não morreram”. E que o produtor de conteúdo precisa ter seu “terreno próprio”, além de abraçar novas mídias.

Perdeu o Youpix Summit 2020? Você pode ver os vídeos do evento através desse link:https://youpix.com.br/youpixsummit/

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WTM Latin America confirmada para abril de 2021

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Adiamento da WTM Latin America para 2021

Adiada para ser realizada em outubro de 2020, em função da pandemia de Covid-19, a data da WTM Latin America, maior evento da indústria do turismo, foi alterada mais uma vez, dessa vez para abril do próximo ano. A feira será realizada nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2021, no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é voltado para profissionais do setor e para a mídia especializada, incluindo blogs de viagem.

A diretora da WTM, Luciane Leite, anunciou ao mercado que a decisão de realizar a feira em abril do ano que tem como objetivo a segurança dos visitantes, em virtude do cenário da Covid-19 no país.

“Nosso principal objetivo enquanto evento de negócios é gerar fluxo de oportunidades e boas parcerias para os nossos clientes, mas tudo isso com responsabilidade e segurança. Apesar de termos um taxa de cancelamento muito baixa, cerca de 3% para o evento de outubro, entendemos que as restrições de viagens internacionais impostas, o cenário ainda bastante incerto em relação à contenção da doença nos levou a repensar a realização este ano, zelando pela saúde e segurança de nossos participantes e staff envolvidos”, diz Luciane.

As inscrições para a WTM acontecem no site oficial do evento. Blogueiros associados à ABBV podem se inscrever gratuitamente, na categoria Imprensa.

"O diálogo entre o mercado e os produtores de conteúdo de viagem tem um papel fundamental na retomada do turismo no pós pandemia. Mais do que nunca, precisamos de união para minimizar os impactos sentidos pelo setor no ano de 2020 e seguir fortes para este novo cenário turístico que se desenha globalmente.”, comenta Gaia Vani, autora do blog Mala de Aventuras e Presidente da ABBV.

WTM Virtual

Ainda para 2020 foi programada a 1ª edição da WTM Virtual, evento online que reúne em uma única plataforma todas as marcas do portfólio: WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London. O evento prevê a realização de webinars com conteúdos exclusivos, sessões de conferência, mesas redondas, speed networking e reuniões one-to-one.

ABBV

World Travel Market Latin America 2019, Sao Paulo, Brazil -

A ABBV é Media Partner da WTM Latin America desde 2012 e estará presente na próxima WTM, com o objetivo de aproximar os blogueiros de viagem ao mercado de turismo brasileiro. Você poderá saber mais sobre o trabalho da ABBV acessando o site oficial da associação. Lembrando que os blogueiros associados à ABBV podem se inscrever gratuitamente para participar da WTM, na categoria Imprensa.

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Conheça a nova diretoria da ABBV 2020 – 2022

BY: Lizandra Telles / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Nova diretoria da ABBV 2020-2022

É com grande alegria que apresentamos a nova diretoria da ABBV para o biênio 2020-2022, eleita através de uma assembleia virtual realizada no dia 8 de julho.

Confira quem faz parte desse time:

Presidente – Gaia Vani | Mala de Aventuras
Vice-presidente – Jordana Cavalcante | Jô Viajou
Tesouraria e Relacionamento com associados – Rachel de Menezes | Viagem a dois
Conselho Fiscal e Diretoria de Treinamento – Manuela Hollós | When in Rio
Conselho Fiscal e Diretoria de Eventos – Priscila Brito | Festivalando
Conselho Fiscal e Diretoria de TI - Afiliados – Euclides Torezan | Casal a bordo
Conselho Fiscal e Diretoria de Comunicação – Thiago Paes | Paes pelo mundo

Comunicação e Redes sociais:

Lizandra Telles | Roteiros para Viajantes
Lincoln de Castro | Viajante Rei

Sabemos que estamos encarando um grande desafio, assumindo a diretoria nesse momento tão delicado para o Turismo. Ao mesmo tempo, é um momento onde todo esse trabalho da ABBV se mostra ainda mais necessário, promovendo pontes e unindo forças entre o mercado e produtores de conteúdo no segmento de viagem.

Por isso, nós vamos dar continuidade ao trabalho excelente realizado pela diretoria anterior, mas sem deixar de promover as inovações necessárias para acompanhar todas essas transformações no nosso mercado.

Aproveitamos também para agradecer muito a todos os membros da gestão 2018-2020 por toda a colaboração e disposição nesse processo de transição.

A nova diretoria já está ativa, dando andamento a diversos projetos e atividades.
Seguimos firmes no propósito de promover o desenvolvimento profissional do mercado de conteúdo digital no Brasil!

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