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Você sabe como ganhar dinheiro com seu blog de viagens?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Como ganhar dinheiro com um blog de viagens é a pergunta que a maioria das pessoas se faz quando resolve se dedicar com mais profissionalismo à produção de conteúdo. Afinal, além de compartilhar as experiências mundo afora, todo mundo quer ter um retorno financeiro.

Existem diferentes formas para conseguir ter uma fonte de renda, mesmo para aqueles que ainda estão começando e não têm uma audiência tão grande. Listamos algumas sugestões abaixo, confira!

9 dicas para ganhar dinheiro com seu blog

Programas de Afiliados

Esta é uma das formas mais comuns e que até mesmo os blogs iniciantes podem se beneficiar. Há diversas empresas de hospedagem, passeios e seguros que trabalham com afiliados – basicamente são serviços que oferecem uma porcentagem quando a venda é feita por meio de links do seu blog. Outras empresas de diferentes segmentos como roupas, malas e itens diversos também podem ser uma alternativa.

Google Adsense

Outra forma simples para começar a monetizar é com o Adsense, serviço de publicidade do Google. Ao se inscrever, você irá autorizar que alguns anúncios sejam exibidos no seu blog. E, a partir dos cliques e/ou visualizações dos visitantes, você receberá um valor correspondente. Quanto mais acessos você tiver, mais chances de aumentar os rendimentos.

Posts Publicitários

Os blogs que têm um número maior de acessos podem ganhar dinheiro também com publicidade, quando as marcas pagam para que seja publicado um texto indicando o serviço. Nestes casos, os textos devem ter sempre a indicação de que se trata de um post publicitário, deixando claro para o leitor que não é um texto sobre a experiência pessoal do blogueiro.

Cursos e Workshops

Compartilhar conhecimentos é um negócio que sempre tem público. Seja para ensinar a montar um roteiro, oferecer informações sobre um destino ou mesmo com dicas para quem quer começar a produzir conteúdo de viagens. Com as muitas alternativas tecnológicas, os cursos podem ser feitos de forma remota e, assim, alcançar cada vez mais pessoas, em diferentes lugares, o que aumenta as suas possibilidades.

Infoprodutos

Outra opção para disponibilizar conteúdos é criando infoprodutos, como um e-book, um curso em vídeo, um aplicativo ou qualquer outro recurso que a pessoa possa adquirir digitalmente. O mais importante é pensar no formato que tem mais a ver com o seu público e produzir um conteúdo completo, dentro de um tema que as pessoas saibam que você domina e, consequentemente, pelo qual irão se interessar.

Rodas de Conversa

Promover rodas de conversa para falar sobre assuntos relacionados ao nicho do seu blog também é uma boa ideia para monetizar, além de proporcionar conexões entre as pessoas que te acompanham e que têm gostos parecidos. Você pode realizar encontros presenciais ou mesmo virtuais para trocar ideias e informações. Isso também ajuda a dar mais credibilidade ao seu trabalho.

Conteúdo para empresas

Se você produz um bom conteúdo sobre viagens – seja em texto, foto ou vídeo – ele pode servir como portfólio para que você ofereça esse serviço para agências de turismo, hotéis, restaurantes e outras empresas. Embora não seja algo diretamente ligado ao blog, é uma forma de fazer o que você gosta e ainda ser remunerado por isso.

Financiamento Coletivo

Existem sites e plataformas que oferecem ferramentas para gerenciamento de assinaturas. Se você já tem um público consolidado, que confia nas suas dicas e gosta de consumir o seu conteúdo, o financiamento coletivo pode ser uma boa opção para conseguir monetizar, oferecendo informações exclusivas e outros benefícios.

Escrever Livro

O conteúdo do seu blog também pode ser transformado em um livro, seja com dicas de planejamento, informações sobre destinos, crônicas de viagens, entre outros estilos de texto. Assim, seus leitores poderão comprar e ter este conteúdo em mãos. O formato de e-books é uma boa alternativa para começar sem precisar investir e, assim, ter um retorno financeiro mais rápido.

Estas são algumas das formas mais comuns para ganhar dinheiro com um blog de viagens. Mas há muitas outras possibilidades, como oferecer consultorias, roteiros personalizados, produtos físicos relacionados a viagens. Tudo vai depender do seu estilo de viajante, do nicho, da sua possibilidade de empreender e diversos fatores.   Comece pelo que parecer mais simples ou pelo que tem mais a ver com você, siga se dedicando a manter o conteúdo com frequência e qualidade cada vez maiores e, aos poucos, vá navegando em mares diferentes até que você consiga fazer do seu blog um verdadeiro negócio.

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Planejamento estratégico de conteúdo: 5 dicas para fazer o seu

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Quem olha de fora imagina que é simples ter um blog de viagens. Basta pensar em um nome, definir o domínio, listar dicas dos melhores passeios, publicar textos quando tiver vontade e cuidar das redes sociais. Mas, na prática, a coisa não é bem assim. Se a ideia é ter um conteúdo mais profissional, é essencial fazer um planejamento estratégico.

É este planejamento que irá nortear a sua estratégia com o blog, para que as ações não fiquem soltas. E isso independe de ser um blog grande ou pequeno, com uma postagem por mês ou com novas postagens diariamente. O ideal é pensar em algo equilibrado, respeitando a sua realidade de forma que possa conciliar com todas as demandas do dia a dia, com mais foco em qualidade que em quantidade.

Para te ajudar a fazer o planejamento estratégico de conteúdo do seu blog, compartilhamos algumas dicas simples e práticas:

1- Faça uma lista com os objetivos que você quer alcançar

Este é o primeiro passo e é a partir dele que você poderá traçar o planejamento. O que você pretende? Receber mais acessos, vender um produto, se tornar referência em um determinado nicho? Há muitas possibilidades.

Pense na atual situação do seu blog e onde você deseja chegar. Anote seus pontos fortes e seus pontos fracos. Liste quais metas são mais importantes e quais são prioridades – lembrando que primeiro devem ser atingidas metas de curto prazo que depois te levarão ao objetivo maior. E sempre colocando prazos possíveis.

2- Defina o perfil do seu público-alvo

Saber quem é o seu público, para quem você está criando o seu conteúdo, é fundamental para entender o que funciona melhor para engajar e fidelizar. Você pode fazer isso criando personas analisando aspectos como localização geográfica, idade, sexo, classe social, visão de mundo, entre outras características.

Além dos dados fornecidos pelas redes sociais, uma boa opção é criar uma pesquisa mais detalhada e enviar para que seus leitores e seguidores respondam. A partir disso, defina a forma como você vai se comunicar com a persona (ou as personas), qual será o tom usado, como vocês vão conversar.

3- Crie um calendário editorial

Aqui você pode incluir conteúdos novos que serão criados ou fazer uma revisão de conteúdos produzidos antes da definição da estratégia, de forma a melhorá-los para que estejam dentro do que você precisa para alcançar o objetivo. Escolha o melhor formato – textos, vídeos, áudios, fotos com legenda, stories ou tudo isso junto.

Depois, defina quantos conteúdos serão, quais os temas abordados, quais as datas de divulgação e se isso será feito de forma orgânica (gratuita) ou impulsionada (paga). E lembre-se que o conteúdo deve ser voltado para a persona, feito de forma otimizada, com palavras-chave bem definidas, mas sem perder a sua identidade, que é o que faz o seu público se identificar com você. Além das publicações, é importante incluir no calendário espaço para contatos e busca de novas parcerias.

4- Elabore as estratégias mais adequadas

Com os objetivos e metas já definidos e o público bem delimitado, ficará mais fácil pensar nas formas de alcançar os resultados almejados. Não há regras que definam as melhores estratégias, já que isso vai depender do que cada um deseja e do próprio formato do conteúdo que cada um produz. É por isso que o que funciona para um blog nem sempre funcionará para outro.

O mais importante é que sua estratégia esteja adequada ao que você consegue fazer naquele momento. Pense o que será feito, por que será feito, como, quando e onde. Este será o seu plano de ação.

5- Avalie os seus resultados

Ao fazer o seu planejamento estratégico de conteúdo, estabeleça um prazo mais curto, seja trimestral ou mesmo mensal para avaliar o que está sendo feito, o andamento dos planos e o cumprimento do cronograma. Veja se as coisas estão saindo da forma como você imaginava ou se será preciso fazer algum ajuste. Também é importante incluir pausas e se permitir descansar para recomeçar.

E, sempre que achar necessário, não tenha medo de fazer adaptações. Principalmente no atual momento de instabilidade e imprevisibilidade no cenário do turismo, muitas mudanças podem acontecer e você não precisa (e nem deve) estar engessado. Encare o planejamento acima de tudo como um processo de aprendizado que trará resultados em longo prazo.

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Como os blogueiros de viagem se adaptaram à pandemia

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

A pandemia de Covid-19 surpreendeu o mundo e gerou uma série de mudanças inesperadas em diversos setores. E o turismo foi certamente um dos mais afetados. E, para os blogueiros de viagem, veio a dúvida que já dura mais de um ano: como se adaptar à pandemia?

Com as medidas restritivas e a necessidade do isolamento social, os hotéis, restaurantes, museus e outros atrativos tiveram de fechar as portas – muitas delas de forma definitiva. Companhias aéreas também foram afetadas, já que o número de viajantes diminuiu consideravelmente e muitos voos foram suspensos devido ao fechamento de alguns países.

Para aqueles que já tinham seus blogs como fonte de renda, o impacto foi ainda maior. Sem perspectivas de viagem, os acessos caíram bruscamente, assim como as reservas e compras de links afiliados. E mesmo para os que encaram o blog apenas como um hobby ou uma atividade paralela, as incertezas surgiram em relação ao conteúdo. Valeria a pena continuar falando de viagem? Incentivar que as pessoas pesquisem façam planos para viagens futuras? Ou seria melhor buscar novos assuntos?

Veja alguns exemplos de como blogueiros de viagem estão produzindo conteúdo durante a pandemia e que poderão te ajudar a definir que caminho você deseja seguir:

O conteúdo não pode parar

Embora muitos considerem inoportuno continuar falando de viagens, outros acreditam que o setor do turismo voltará com uma alta demanda depois que tudo isso passar e que, por isso, é importante continuar mantendo os conteúdos atualizados.

Este pode ser o momento ideal para deixar as publicações bem ranqueadas, seja criando textos novos ou organizando materiais antigos, para que possam ser facilmente encontradas quando as pessoas voltarem a viajar. Muitos também seguem incentivando que os leitores não deixem de se planejar e que aproveitem o momento para isso.

Viajar pode ser diferente

Há também o grupo dos que continuam viajando e mostrando as novas possibilidades do turismo no “novo normal”, diferente dos antigos conteúdos de turismo em massa ou para lugares mais conhecidos. Ganham força as dicas de destinos mais afastados, aluguel de casas, viagens de carro, apenas em família. É o que vem sendo chamado “turismo de isolamento”.

Alguns hotéis e pousadas também têm se adaptado para receber menos pessoas, com distanciamento, em lugares pouco frequentados. Esse tipo de conteúdo tem tudo para crescer, já que é um estilo de viagem que tende a ser mais buscada no momento.

É hora de se reinventar

Para alguns blogueiros, a pandemia fez ver que não dava para continuar apostando todas as fichas apenas na produção de conteúdo e resolveram inovar com novos formatos para diversificar a fonte de renda.

As principais apostas têm sido a venda de produtos temáticos e a criação de projetos com os quais o público do blog se identifique, sejam e-books, cursos, clubes de leitura ou mesmo alguns conteúdos exclusivos.

Por que não falar de outros assuntos?

E, por fim, há quem ainda não se sinta confortável para falar em turismo, mesmo que apenas de forma inspiracional, devido ao atual cenário, especialmente no Brasil. Nestes casos, a alternativa é adaptar o conteúdo e ampliar os assuntos abordados, para não deixar o blog inativo.

Entram em pauta os tours virtuais, as dicas de filmes e livros que falam sobre viagem, as receitas de comidas típicas de outros países e os acontecimentos do cotidiano – o que pode ajudar a aproximar um pouco mais o leitor do produtor de conteúdo, criando uma identificação.

Melhor dar um tempo

E tudo bem se nenhuma das alternativas acima se contemplam. Diante de todos os acontecimentos e de tantas mudanças na vida e no trabalho, que passaram a acontecer nos mesmos lugares, é normal não ter cabeça para continuar investindo no blog.

Assim, há aqueles que ao invés de reformularem a estratégia de conteúdo optaram por dar uma pausa ou passaram a se permitir produzir em um ritmo mais lento. Cada blog e cada blogueiro tem seu estilo e suas prioridades e o mais importante é não se comparar com o que os outros estão fazendo e não se cobrar por isso.

Este longo período da pandemia ainda é uma fase de transição. Ninguém sabe ao certo como as coisas estarão quando tudo passar, seja em relação à economia ou à forma de viver. E não adianta tentar prever quais serão as tendências no futuro. As mudanças estão acontecendo e serão constantes. O mais importante é estar sempre pronto para conseguir se adaptar a elas!

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Nota da ABBV: viagens na pandemia

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Caro Associado,

Vivemos desde o início do ano passado a pandemia  do coronavírus que causa a todos mudanças profundas em suas relações sociais, de trabalho e de comportamento, tanto como indivíduo, como também em sociedade.

A diretoria da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) acompanha e discute o impacto da pandemia da Covid-19 nas relações com seus associados e destes com seus públicos.

Apesar de a ABBV, até o momento, não ter emitido um comunicado formal sobre a atual situação sanitária, vem desde o ano passado realizando atividades internas com os associados para tratar dessa nova realidade. 

O que já fizemos

Durante o último ano, a ABBV realizou uma série de encontros e reuniões em que tem discutido temas relevantes relacionados à pandemia, entre eles os grupos de discussão e happy hours, encontros realizados virtualmente com os membros, além do ABBV Meeting, realizado em novembro de 2020, onde foram introduzidos painéis, palestras e oficinas com o objetivo de auxiliar os associados nesse momento de incerteza.

O que estamos fazendo

Em 2021, continuaremos a realizar encontros virtuais com os associados, onde iremos aprofundar a discussão sobre o impacto da pandemia para os blogs de viagem. Novos encontros, palestras e oficinas estão sendo preparados, inclusive com a realização do seminário de 2021.

O que podemos fazer

A ABBV defende a livre discussão referente à pandemia da Covid-19 e orienta seus associados a seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades locais em Saúde Pública.

Passado mais de um ano desde o início da pandemia, ainda vivemos um cenário de incerteza, onde o mercado de turismo segue enfrentando desafios constantes, com mudanças frequentes do quadro de retomada. 

Desta forma, a orientação da ABBV aos seus associados é a de se manter uma postura de exemplo na observância das orientações majoritárias das autoridades mundiais de saúde, com objetivo de colaborar com a prevenção e o combate à Covid-19.

Na situação atual, acreditamos que o papel dos blogs de viagem, no sentido de oferecerem informação útil, atualizada e verdadeira, com base em experiências reais de viagem, se torna até mais importante.

Entendemos que todo associado da ABBV tem liberdade de pauta e controle sobre o seu conteúdo autoral, mas ressaltamos que este conteúdo deve ser criado de forma responsável, de acordo com os interesses sociais e dentro de padrões éticos estabelecidos pelo estatuto, pelo Código de Ética e demais diretrizes da ABBV.

Portanto, sugerimos que os blogueiros associados à ABBV que decidam viajar ou publicar conteúdos relacionados a viagens neste momento não omitam a situação da pandemia em seus posts e ressaltem a importância dos protocolos de segurança vigentes. 

No momento da redação deste comunicado (maio de 2021), as orientações mais atualizadas da OMS são as seguintes: 

  • Usar máscaras; 
  • Manter o distanciamento;
  • Evitar aglomerações, lugares com pouca ventilação, ambientes fechados e contatos prolongados com outras pessoas;
  • Ventilar ambientes;
  • Evitar tocar superfícies, principalmente em lugares públicos e estabelecimentos de saúde;
  • Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel;
  • Cobrir a boca ao tossir e espirrar com o cotovelo ou com um lenço, descartar o material imediatamente e higienizar as mãos;
  • Vacinar-se quando chegar a sua vez.

Temos a confiança que juntos, em um futuro próximo e com a população vacinada, poderemos seguir promovendo o turismo de forma consciente e responsável, dentro dos padrões éticos que sempre foram defendidos pela ABBV desde a sua criação em 2012. 

Estamos à disposição!

Diretoria da ABBV

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O que blogueiros de viagem podem extrair do Youpix Summit 2020?

BY: Lizandra Telles / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Eventos

Youpix Summit 2020 para blogueiros de viagem

O Youpix Summit 2020, um dos maiores eventos para criadores de conteúdo do país, ocorreu de forma totalmente online e gratuita. O evento aconteceu nos dias 01, 02, 03 e 04 de setembro.

O evento discutiu novas tendências e principalmente a questão de como fazer conteúdo no cenário em que estamos vivendo.

Logo no primeiro dia, já vimos a necessidade de abordar o conceito de acessibilidade (o evento foi todo traduzido em libras) e desigualdade racial no mercado de “creators”. 

O evento também abordou a questão de como as marcas podem trabalhar de forma correta com criadores de conteúdo e a introdução de novas ferramentas, como o TikTok, Reels e podcasts.

Nesse momento de incertezas, também foi discutido a Cultura do Cancelamento, que é a ideia de que uma pessoa pode ser “cancelada” nas redes sociais pelo fato da sociedade ser contra sua opinião sobre determinada questão política, social, ambiental e outras.

No último dia, foi discutido sobre a luta feminina e igualdade de gênero nas redes sociais, principalmente nesse momento de isolamento social.

Para criadores de conteúdo de viagem, o painel mais interessante foi “2020: o ano em que a Terra parou”, realizado no dia 04 de setembro, com a participação de blogs de viagem que fazem parte da ABBV, como Sundaycooks e 360meridianos.

Painel - 2020: o ano em que a Terra parou

O painel abordou os desafios atuais dos produtores de conteúdo de viagem diante do cenário em que estamos vivendo.

A conversa foi mediada por Natalie Soares (blog Sundaycooks e uma das fundadoras da ABBV), com a participação de Natália Becattini (blog 360meridianos e ex-presidente da ABBV), de Guilherme Soares Dias (idealizador e editor do blog Guia Negro) e Anna Laura (criadora do blog Carpe Mundi).

Um dos principais pontos discutidos na conversa foi como podemos falar de viagem de uma maneira responsável nesse momento de pandemia e se “reinventar”.

A solução foca em incentivar as pessoas a “viajarem de outra forma", através de dicas de filmes, livros, comidas típicas dos países e outros. E também aproveitar esse momento para planejar sua próxima viagem e sonhar com o destino escolhido.

Também foi discutido como os blogs de viagem podem ser monetizados nesse momento, além do Marketing de Afiliados. Anna Laura, do Carpe Mundi, disse que conseguiu reverter esse momento através da venda de produtos digitais.

Guilherme, do blog Guia Negro, abordou a importância de ter influenciadores negros, sendo necessário falar do movimento antirracismo que ganhou força em 2020.

Outro ponto interessante, segundo os blogueiros, é que devemos preservar a importância do blog em nosso meio, como disse Natalie Soares: “Os blogs não morreram”. E que o produtor de conteúdo precisa ter seu “terreno próprio”, além de abraçar novas mídias.

Perdeu o Youpix Summit 2020? Você pode ver os vídeos do evento através desse link:https://youpix.com.br/youpixsummit/

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WTM Latin America confirmada para abril de 2021

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Adiamento da WTM Latin America para 2021

Adiada para ser realizada em outubro de 2020, em função da pandemia de Covid-19, a data da WTM Latin America, maior evento da indústria do turismo, foi alterada mais uma vez, dessa vez para abril do próximo ano. A feira será realizada nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2021, no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é voltado para profissionais do setor e para a mídia especializada, incluindo blogs de viagem.

A diretora da WTM, Luciane Leite, anunciou ao mercado que a decisão de realizar a feira em abril do ano que tem como objetivo a segurança dos visitantes, em virtude do cenário da Covid-19 no país.

“Nosso principal objetivo enquanto evento de negócios é gerar fluxo de oportunidades e boas parcerias para os nossos clientes, mas tudo isso com responsabilidade e segurança. Apesar de termos um taxa de cancelamento muito baixa, cerca de 3% para o evento de outubro, entendemos que as restrições de viagens internacionais impostas, o cenário ainda bastante incerto em relação à contenção da doença nos levou a repensar a realização este ano, zelando pela saúde e segurança de nossos participantes e staff envolvidos”, diz Luciane.

As inscrições para a WTM acontecem no site oficial do evento. Blogueiros associados à ABBV podem se inscrever gratuitamente, na categoria Imprensa.

"O diálogo entre o mercado e os produtores de conteúdo de viagem tem um papel fundamental na retomada do turismo no pós pandemia. Mais do que nunca, precisamos de união para minimizar os impactos sentidos pelo setor no ano de 2020 e seguir fortes para este novo cenário turístico que se desenha globalmente.”, comenta Gaia Vani, autora do blog Mala de Aventuras e Presidente da ABBV.

WTM Virtual

Ainda para 2020 foi programada a 1ª edição da WTM Virtual, evento online que reúne em uma única plataforma todas as marcas do portfólio: WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London. O evento prevê a realização de webinars com conteúdos exclusivos, sessões de conferência, mesas redondas, speed networking e reuniões one-to-one.

ABBV

World Travel Market Latin America 2019, Sao Paulo, Brazil -

A ABBV é Media Partner da WTM Latin America desde 2012 e estará presente na próxima WTM, com o objetivo de aproximar os blogueiros de viagem ao mercado de turismo brasileiro. Você poderá saber mais sobre o trabalho da ABBV acessando o site oficial da associação. Lembrando que os blogueiros associados à ABBV podem se inscrever gratuitamente para participar da WTM, na categoria Imprensa.

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Conheça a nova diretoria da ABBV 2020 – 2022

BY: Lizandra Telles / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Nova diretoria da ABBV 2020-2022

É com grande alegria que apresentamos a nova diretoria da ABBV para o biênio 2020-2022, eleita através de uma assembleia virtual realizada no dia 8 de julho.

Confira quem faz parte desse time:

Presidente – Gaia Vani | Mala de Aventuras
Vice-presidente – Jordana Cavalcante | Jô Viajou
Tesouraria e Relacionamento com associados – Rachel de Menezes | Viagem a dois
Conselho Fiscal e Diretoria de Treinamento – Manuela Hollós | When in Rio
Conselho Fiscal e Diretoria de Eventos – Priscila Brito | Festivalando
Conselho Fiscal e Diretoria de TI - Afiliados – Euclides Torezan | Casal a bordo
Conselho Fiscal e Diretoria de Comunicação – Thiago Paes | Paes pelo mundo

Comunicação e Redes sociais:

Lizandra Telles | Roteiros para Viajantes
Lincoln de Castro | Viajante Rei

Sabemos que estamos encarando um grande desafio, assumindo a diretoria nesse momento tão delicado para o Turismo. Ao mesmo tempo, é um momento onde todo esse trabalho da ABBV se mostra ainda mais necessário, promovendo pontes e unindo forças entre o mercado e produtores de conteúdo no segmento de viagem.

Por isso, nós vamos dar continuidade ao trabalho excelente realizado pela diretoria anterior, mas sem deixar de promover as inovações necessárias para acompanhar todas essas transformações no nosso mercado.

Aproveitamos também para agradecer muito a todos os membros da gestão 2018-2020 por toda a colaboração e disposição nesse processo de transição.

A nova diretoria já está ativa, dando andamento a diversos projetos e atividades.
Seguimos firmes no propósito de promover o desenvolvimento profissional do mercado de conteúdo digital no Brasil!

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Influenciadores digitais fazem parte da estratégia de marketing de 92% das marcas turismo

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Dados do setor, Mercado

Em pesquisa inédita com profissionais de marketing e turismo, ABBV apresenta como as empresas e órgãos do mercado estão desenvolvendo ações de marketing com blogueiros e influenciadores digitais

Iniciativas de relações públicas e assessoria de imprensa movem a maior parte (42%) das ações com influenciadores no segmento de turismo, mas são as ações de publicidade que estão com tendência de crescimento mais acentuada no mercado. Os dados são da pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) no fim de 2019.

A pesquisa foi realizada com participação de 118 profissionais de marketing e turismo, incluindo representantes de órgãos de turismo de destinos (33%), hotelaria (23%), empresas prestadoras de serviços diretamente relacionados ao turismo (tours, câmbio, seguros etc. - 22%) e agências de viagem (12%).

Ações com blogs e influenciadores digitais já estão bastante difundidas no setor de turismo, especialmente entre em agências de comunicação que atendem instituições e profissionais de marketing de empresas de serviço. Entre as 118 participações, 109 declararam ter realizado ações com blogueiros e influenciadores digitais nos últimos 12 meses e 117 declararam interesse em fazê-lo nos próximos 12 meses.

Que ações as empresas de turismo fazem com influenciadores?

As ações mais praticadas são aquelas vinculadas às atividades de assessoria de comunicação e relações públicas, como a divulgação de releases. No entanto, ações de publicidade estão com tendência de crescimento mais acentuada – como programas de afiliados ou apoio a eventos feitos por/para blogueiros e influenciadores. Também estão em alta contratações de publieditoriais (publicações pagas) e organização de press trips.

Pesquisa ABBV - grafico acoes com influenciadores

Credibilidade da experiência compartilhada

A divulgação do produto, serviço ou destino turístico é a principal motivação para a procura por influenciadores.  Maior parte das marcas entende que blogs e canais de mídias sociais têm papel fundamental na tomada de decisão dos viajantes. Também se destaca o interesse em alcançar um público qualificado – isto é, com segmentado por nichos e de acordo com o perfil de público-alvo da marca.

Ao buscar visibilidade das marcas, os profissionais de marketing e turismo valorizam conteúdo de qualidade e com credibilidade – o que também está relacionado ao compartilhamento de experiências reais e ao endosso agregado pelos criadores de conteúdo.

“Acredito que o futuro do marketing e da publicidade está muito atrelado à blogueiros e influenciadores, já que consumidores tendem a confiar muito mais em suas opiniões, o que é super positivo. Empoderar pessoas reais para falarem de suas experiências pode ser muito mais eficaz do que simplesmente fazer publicidade para a sua marca” - Marcella Pasquarelli, Online Affiliate Manager da WePlann.

Variedade de mídias na estratégia de marketing

Ao indicar as plataformas de conteúdo prioritárias para suas estratégias de marketing, os entrevistados puderam selecionar múltiplas respostas. Maior parte das instituições (74%) trabalha com um mix diversificado de plataformas, tendo selecionado mais de 3 tipos de mídia.

O Instagram – plataforma já habitual para práticas de influencer marketing – está entre as prioridades de 76% das instituições, inclusive pela afinidade com o conteúdo de turismo. Blogs e sites são prioritários para 61% das marcas, por serem conteúdos com ciclo de vida mais longo, com presença em buscadores, além da distribuição em redes sociais.

Pesquisa ABBV - grafico midias

Metodologia de seleção dos influenciadores

Outro fator que pesa no sucesso das campanhas é o perfil dos influenciadores selecionados. Busca e análise manual é a metodologia mais usada no setor (38%), destacando-se a avaliação qualitativa do conteúdo além da observação de métricas básicas como volume de público e engajamento. Apenas 13% dos profissionais declararam usar ferramentas para mapeamento e análise de blogs e perfis de redes sociais, e outros 5% mencionaram a contratação de agências especializadas em influencer marketing.

Existe uma grande participação de atendimento a demandas recebidas (23%) – quando o blogueiro ou influenciador entra em contato com a instituição demonstrando interesse ou apresentando alguma proposta de parceria. Assim como relacionamento direto e a troca de indicações entre profissionais de marketing (21%) é bastante frequente, visto que agências tendem a trabalhar com múltiplos clientes do setor de turismo e muitas instituições mantêm há anos um trabalho permanente de relações públicas.

Pesquisa ABBV - grafico processo de selecao de influenciadores

A pesquisa completa, com todos os dados analisados, está disponível para download gratuito através do link: Pesquisa Influencer Marketing no Turismo.

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WTM Latin America 2020: o que esperar do maior evento de turismo no Brasil

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos, WTM Latin America

Atualização: devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não será realizado na data prevista de 31 de março a 02 abril. Acompanhe as últimas informações no site oficial da WTM Latin America.

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 da WTM Latin America, principal evento do segmento de turismo da América Latina, que acontece entre os dias 31 de março a 02 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é voltado para profissionais do setor e para a mídia especializada, incluindo blogs de viagem. O credenciamento pode ser feito gratuitamente no site oficial até o dia 30 de março. Para inscrições feitas no local, será cobrada uma taxa de R$ 150,00.

Nessa edição, são esperadas cerca de 600 marcas expositoras de 50 nacionalidades – entre órgãos de turismo regionais e internacionais, operadoras e agências de viagem, companhias aéreas, redes hotéis, serviços e atrações turísticas. Empresas de tecnologia com foco no segmento de viagem também estarão presentes e participarão da programação dos palcos Inspire Theatre e Travel Forward, com muito conteúdo interessante sobre as tendências de mercado.

Blogs de viagem na WTM Latin America

A ABBV é Media Partner da WTM Latin America desde 2012, e estará presente com estande no evento e palestras na programação, além de uma equipe de cobertura. “O diálogo com empresas e entidades do setor de turismo tem um papel fundamental na missão da ABBV de promover o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem no Brasil e contribuir para o aquecimento do turismo”, comenta Natália Becattini, autora do blog 360meridianos e Presidente da associação.

Palestras no palco Travel Forward

Como parte da programação do Travel Forward, na terça-feira (31/03) às 14h30, a ABBV apresentará os resultados da pesquisa “Influencer Marketing no Turismo”, um estudo inédito com dados e análise de como as empresas e órgãos do mercado estão desenvolvendo ações de marketing com blogueiros e influenciadores digitais. Fernanda Castelo Branco, autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV, vai mostrar como profissionais da indústria de turismo selecionam influenciadores para projetos, que plataformas da mídia digital são consideradas prioritárias, como são avaliados os resultados e quais as melhores práticas.

Ainda na terça (31/03), às 16h30, Carlos Arruda, autor do blog Vida Cigana e Diretor de Treinamentos da ABBV, apresentará a palestra “Como aumentar a taxa de conversão de clientes usando estratégias de marketing de conteúdo”, também no palco Travel Forward. A partir de um estudo de caso, Carlos mostrará como é possível alavancar o potencial de vendas em sites e blogs de viagem com ações de marketing digital geradas a partir de análise de dados – estratégias fundamentais no cenário atual, em que mais de 85% dos viajantes brasileiros usam ativamente a internet em seus planejamentos de viagem .

Digital Influencers Speed Networking

Blogueiros da ABBV estarão presentes na sessão Digital Influencers Speed Networking, que acontece na quarta (01/04), às 13h, na Networking Area. A ação oferece oportunidade para empresas, órgãos de turismo e outros participantes da WTM Latin America realizarem contato direto com influenciadores digitais, em uma série de reuniões curtas, para conhecer diferentes projetos, gerar relacionamento e potenciais parcerias.

Turismo responsável e empreendedorismo feminino

A agenda da WTM Latin America inclui diversos programas especiais, que endereçam temas relevantes do mercado – entre eles, o Prêmio Turismo Responsável, primeiro prêmio de abrangência latino-americana, que visa valorizar projetos que combinam desenvolvimento econômico, ambiental e social. Também terá continuidade o programa Women in Travel, que oferece mentoria para mulheres que desejam empreender no turismo.

Mais informações no site: www.latinamerica.wtm.com

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Vale a pena blogueiro ter perfil no Linkedin?

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Todo blogueiro tem mais perfis em redes sociais do que é capaz de dar conta. Na tentativa de priorizar, é comum que a gente escolha aqueles que têm maior potencial de retorno direto para o blog ou gerem maior volume de cliques. Mas tem uma rede que pode estar sendo deixada de lado por muitos blogueiros e talvez mereça um pouco mais de atenção, por seu grande potencial para abrir oportunidades: o LinkedIn.

A boa notícia é que o LinkedIn não exige necessariamente uma frequência de publicações tão alta quanto outras redes, como o Twitter ou o Instagram. Mesmo que você não possa usar diariamente, ter um perfil completo e bem configurado já faz uma grande diferença.

Informações do mercado

O LinkedIn pode ser muito interessante para se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Você pode seguir profissionais de referência nos setores de turismo e marketing digital, além de fontes de informação relevante como Skift, YouPix e a própria ABBV.

As empresas de turismo com atuação local ainda parecem estar começando no LinkedIn, mas as marcas internacionais e de grande porte – como Booking, Gol Linhas Aéreas e Airbnb – estão presentes lá. Pelo perfil da rede, o tipo de novidade compartilhada prioriza movimentos de negócios e indica o que tem sido importante para a empresa. Ler informações como essas nos dá insights para propor projetos mais assertivos às marcas que podemos querer abordar.

Oportunidades de networking

Quando você faz uma proposta ou procura apoio para um projeto, é interessante ter um perfil completo caso as pessoas busquem pelo seu nome para conhecer seu trabalho e sua qualificação. Isso pode aumentar a credibilidade diante de potenciais parceiros.

Se, além de manter o blog, você trabalha como produtor de conteúdo freelancer palestrante ou consultor, esse deve ser o foco do seu perfil. Descreva os serviços que você oferece e otimize as descrições para ser encontrado nesse tipo de busca.

Compartilhe suas experiências

Mesmo que o blog seja um projeto paralelo, você também pode citá-lo. Busque mencionar aprendizados que você teve com a experiência de criar e manter um blog, e de que forma eles contribuíram para o enriquecimento da sua carreira.

Vale compartilhar conteúdo do blog? Depende. Dicas de viagem não são em si um tema com perfil do LinkedIn – não convém tratar o LinkedIn da mesma forma que o Facebook ou o Twitter, por exemplo. No entanto, pode ser legal compartilhar projetos, contar os bastidores de algum conteúdo, comentar tendências do turismo e outros temas relevantes do ponto de vista profissional.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e Diretora de Comunicação da ABBV.
Foto em destaque: Andrew Neel

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