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De 3 a 150 mil seguidores: Como fiz para crescer no Instagram

BY: ABBV / 9 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

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O Guilherme Tetamanti, autor do blog Quero Viajar Mais, que teve um grande crescimento no Instagram de forma estratégica e sem compra de seguidores, dá suas dicas.

 

Sempre fui apaixonado por fotografia, paixão que ganhou intensidade quando fiz uma volta ao mundo em 2011. Visitei lugares incríveis, aliás tive a chance de abrir o mapa e escolher todos os lugares que sonhava conhecer enquanto ainda estava nas aulas de geografia.

Foi nesse momento que o blog surgiu em minha vida, e com ele todas as redes sociais. Twitter, Facebook e o recém inaugurado Instagram. Ahhh se eu tivesse tido mais visão! Na época, postava as fotos da viagem principalmente na minha página pessoal do Face. Perdi muito com isso!

Enfim, o tempo passou, o blog cresceu e passei por um momento complicado no andamento do projeto. Decidi mudar o nome do blog! Quando publiquei o primeiro artigo, em maio de 2011, eu até sonhava, mas sinceramente não imaginei que o projeto tomaria as proporções que tomou, e hoje seria minha atual profissão.

A título de curiosidade, o blog se chamava “Viajando com Eles”. Viajando com quem? Perdi a conta de quantas vezes tive que responder a essa pergunta. “A Gente Só Conhece os Amigos, Viajando com Eles”.

Fora o inconveniente de ter sempre que responder à mesma pergunta, ter um nome grande me trouxe diversas complicações. Criar um domínio, nome dos perfis nas redes sociais, logotipo, identificação comercial e por aí vai. Mesmo com todas as dificuldades, o blog cresceu e resolvi focar todos os meus esforços para que ele se tornasse meu ganha-pão.

Foi quando percebi que precisaria de um nome mais genérico, que fizesse sentido não somente para mim, mas para qualquer viajante que batesse o olho na marca. Em um dos muitos cursos que fiz, conheci o autor do blog Quero Ficar Rico, e pensei: “Se o Rafa quer ficar rico, eu quero viajar mais”. Fui direto para o computador para verificar se o domínio estava disponível, e foi nesse momento que nasceu o Quero Viajar Mais (www.queroviajarmais.com).

Isso aconteceu em agosto de 2014. Na virada do ano, toda a migração estava pronta e comecei com gás total a nova fase do projeto.

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Minha estratégia no Instagram

Na época, o “Viajando com Eles” tinha cerca de 3 mil seguidores no Instagram. Por sorte, consegui registrar todos os @QueroViajarMais nas redes sociais. Comecei a estudar a plataforma do IG, as maiores contas de viagem, e me inspirei em perfis como @BlogMochilando, @DestinosImperdiveis, @DestinoseSonhos, @ThiagoMLCorreia, @ViajandoBaratoPeloMundo e @VamosPraOnde, que na época tinham cerca de 100 mil seguidores ou mais. Decidi que chegaria lá!

Mas como? Certamente eu não conseguiria fazer parceria com essas pessoas, afinal cada macaco no seu galho. Então resolvi propor parcerias aos perfis que tinham o mesmo tamanho que o meu. Convidei vários, alguns já velhos conhecidos, outros apenas pelas redes sociais, com a intenção de criarmos um grupo de indicações. Ao final do primeiro dia, já somávamos mais de 50k.

Nesse momento percebi o potencial da estratégia, e parti para contas maiores. Como o poder de troca já era grande, talvez aceitassem. Resumindo a história, no final da primeira semana de contatos, o grupo já reunia cerca de 1,5 milhões de seguidores. E as indicações começaram!

Na época isso funcionou muito bem, mais para alguns, menos para outros. Não sei ao certo o porquê, mas segundo minha planilha de resultados, minha conta foi uma das que mais cresceu, proporcionalmente ao número de seguidores inicial. Em poucos meses o @QueroViajarMais no Instagram estava com 50, 60, 70 mil seguidores. Chegar aos 100k era questão de tempo!

Éramos cerca de 20 pessoas no grupo, e naturalmente a estratégia parou de ter a mesma eficácia. Com o tempo as indicações cessaram, mas o grupo continuou e nos tornamos grandes amigos, mesmo que muitos apenas virtualmente.

 

Outras ideias que funcionaram

Ao mesmo tempo que participava do grupo de indicações, sorteei alguns brindes aos seguidores, melhorei minha descrição do perfil e comecei a incentivar o uso da hashtag #QueroViajarMais. Hoje são mais de 115 mil fotos compartilhadas com a tag.

Antes mesmo de haver a ferramenta de informações do Instagram, disponível nas contas comerciais, estudei sobre os melhores horários para publicação. Entre fotos minhas e dos seguidores, postava de 4 a 5 por dia.

  • 7 da manhã => “Momento ainda estou na cama”;
  • 11:45 =>  “Pausa antes do almoço”;
  • 17:45 => “Já é hora de ir embora?”;
  • 20:00 => “Todos estão na internet”;
  • 23:00 => “Aquela fuçada antes de dormir”.

Coloquei o despertador para tocar em cada um dos horários, para não perder os melhores momentos do dia!

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Qualidade das fotos

Com tantas fotos publicadas, minhas e de terceiros sempre marcando seus perfis, fui percebendo os estilos e destinos que atraiam mais curtidas e comentários. Uma coisa sempre foi fundamental: a qualidade da imagem. Não somente o clique em si, mas toda a edição, recorte, ângulo, saturação, contraste de cores, granulação…enfim, passei a pensar em melhorar a experiência de quem olhava minhas publicações no Instagram.

Sei que ainda tenho muito a melhorar, aumentar o engajamento, ser mais pessoal e mostrar mais meu dia-a-dia durante as viagens. As pessoas gostam disso, pois ao verem fotos mais pessoais, se colocam no lugar e a probabilidade de interação é maior.

Mas eu também sei que aprendi bastante e posso colaborar. Usei diversos aplicativos de edição, e me encontrei no Snapseed, que de tão bom foi até comprado pelo Google em 2012. Para ajudar a melhorar suas fotos no Instagram, ou qualquer outra rede social, existem dezenas de vídeos no Youtube mostrando algumas funcionalidades básicas do aplicativo, além de exemplos práticos. No próprio aplicativo há a área de destaques, com uma infinidade de tutoriais incríveis.

Espero que algo dessa minha experiência tenha sido útil para você, seja para conquistar uma legião de fãs, ou mesmo para compartilhar momentos com seus amigos e família dentro da rede social mais popular entre os fotógrafos viajantes.

 

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ABBV tem nova diretoria para o biênio 2016/2018

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

É com muito prazer que apresentamos a nova diretoria da ABBV para o biênio 2016/2018! Os novos diretores foram eleitos por unanimidade e tomaram posse dia 24/04/2016, seguindo suas funções, conforme listado abaixo:

Presidente - Camilla Kafino | Ensaios de Viagem

Vice-presidente - Clarissa Donda |Dondeando por aí

DIRETORIAS Biênio 2016-2018

Eventos - Diego Paiva  | Nós no Mundo

Planejamento e Relações com o Mercado - Rafael Sette | 360 Meridianos

Relações Internacionais e Treinamento - Clarissa Donda |Dondeando por aí

Mídias Digitais - Andreza Trivillin | Andreza Dica e Indica Disney

Ética e Informação - Túlio Bragança | Aires Buenos

Mobilização e Integração - Marcia Tanikawa| Os Caminhantes

Compromisso da nova diretoria

Todos os membros da nova diretoria estão comprometidos em manter a ética, transparência e valorização dos blogs de viagem, conforme o trabalho realizado pela diretoria anterior.

Os novos diretores já estão desenvolvendo e implementando vários projetos junto aos associados, além de continuarem as atividades que são realizadas desde a fundação, prezando sempre pela qualidade dos serviços prestados, mas também trazendo inovações para a associação.

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Comunicado – Utilização de conteúdo dos associados sem autorização

BY: ABBV / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

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A ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem, tomou conhecimento da existência do site Nomade Tips, um agregador de conteúdo sobre viagem que utiliza SEM AUTORIZAÇÃO posts de blogs associados.

A ABBV está tomando providências jurídicas para proteger o trabalho de seus associados, do ponto de vista do direito autoral e das práticas comerciais.

É importante ressaltar que os blogs de viagem que têm posts incluídos no agregador não foram sequer consultados sobre essa iniciativa.

E ainda que os pedidos de retirada de conteúdo não foram atendidos até agora pela responsável pelo site.

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#ABBVnaWTM – A expansão da economia compartilhada no turismo

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

Por Guilherme Tetamanti – Blog Quero Viajar Mais | Especial para a ABBV

Não é novidade e está cada vez mais em evidência que estamos vivendo o mundo da economia compartilhada, em diversos setores que influenciam diretamente nossas vidas. Não compramos mais música em lojas, a indústria automobilística será cada vez mais afetada e o impacto é relevante no dia-a-dia de nossa sociedade.

O mais importante de tudo é entender que esse modelo veio para ficar, porque tem relação direta com a criatividade dos tempos modernos e chegou para romper paradigmas de diversos negócios.

No turismo isso está muito evidente, com diversos modelos de negócio que se beneficiam dessa nova tendência. É possível compartilhar acomodação (Airbnb, Homestay, 9Flats, Windu, Travelmob), caronas (Blablacar, Split, Via, Uber X, Luft), carros (Zazcar, Flightcar, Getaround, Relay Rides), passeios (With Locals, Fof Travel, Vayable) e até refeições (Eat With, Dinneer, Meal Sharing).

O mercado desenvolvido passa a oferecer diferentes opções, que estão muito mais conectadas por afinidades, profundo conhecimento, por uma paixão e esse conjunto de fatores que fortalece o modelo de economia compartilhada.

Para entender ainda mais sobre o crescimento dessas empresas, precisamos discutir quais foram os fatores que estimularam essa evolução na indústria de viagens. Tudo começou com a expansão global da Homeaway, no Brasil conhecido como Alugue Temporada, que começou a unificar esse mercado numa plataforma só, e nos últimos anos foi comprando empresas menores/locais que tinham mais força no mesmo segmento.

Posteriormente, houve a transformação da oferta para todos os públicos, pois originalmente eram oferecidas apenas casas de férias, mas quando começam a aparecer opções na área urbana, há concorrência natural com pousadas e hotéis.

O modelo ganhou proporções muito grandes, com mais de 1 milhão de imóveis listados na Homeaway e 2 milhões no Airbnb, sendo este reconhecido até mesmo como a maior rede hoteleira do mundo. Ele tem sim suas restrições, mas é muito capilar e atende um universo muito grande.

Vários fatores influenciam para o sucesso de projetos que trabalham a economia compartilhada, mas sem dúvida a experiência real entre hospede e anfitrião, motorista e caroneiro, morador local e turista, acelerou o processo. Sem dúvida essa divisão de momentos e a necessidade de um sistema que preze pela sustentabilidade do turismo, farão que modelos de negócio de economia compartilhada sigam em constante expansão.

Guilherme Tetamanti é autor do blog Quero Viajar Mais e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2016.
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#ABBVnaWTM – Transporte Terrestre, o próximo grande fluxo de receitas adicionais

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

Por Marcia Tanikawa – Blog Os Caminhantes | Especial para a ABBV

Quando você viaja e desembarca no aeroporto, como faz o planejamento do seu translado do aeroporto até o destino final? Invariavelmente, o viajante tem três opções à escolha: pedir aos amigos e parentes para o buscarem, optar por um táxi no momento do desembarque ou contratar um translado local. Qual o seu?

Foi com esta pergunta que o conferencista Andres Calvo, da empresa Holiday Taxis, guiou a palestra "Transporte terrestre: O próximo grande fluxo de receitas adicionais", que aconteceu no palco Travel Tech no 30 de abril, durante a 4ª edição da WTM Latin America, no Expo Center Norte, centro de São Paulo. O Travel Tech Show reúne as mais importantes empresas de tecnologia focadas no setor turístico, e a proposta do palco montado nesta área da feira é oferecer uma programação à parte, focada em como cases que mostram como a tecnologia pode impulsionar novos negócios. E proposta da palestra da Holiday Taxis - um serviço de transfers que opera em mais de 11.000 destinos de 120 países em todo o mundo - era  apresentar uma pesquisa realizada pela companhia que mostrava como a tecnologia aliada do setor de transportes pode impactar em novas oportunidades de receitas.

Ao tentar entender qual é a proporção de passageiros que pagam por um transporte terrestre a partir de um aeroporto, a empresa obteve números reveladores: apenas 63% dos passageiros pesquisados efetivamente pagam por serviços de traslado - e desse número, apenas  1% planeja essa contratação com antecedência. A proporção tão diminuta em comparação com os números de outros segmentos como hospedagem e tours e o fato de que o viajante moderno já incorporou o comportamento de reservar com antecedência serviços da sua viagem mostra que, nas palavras do palestrante, "há um mercado em franca expansão no segmento de traslados, uma vez que há milhares de clientes em todo o mundo ainda a serem impactados por esse serviço".

Palestra: "Transporte terrestre: o próximo grande fluxo de receitas adicionais". Crédito da Foto: Marcia Tanikawa
Palestra "Transporte terrestre: O próximo grande fluxo de receitas adicionais". Crédito da Foto: Márcia Tanikawa

A companhia já está explorando esse potencial com soluções desenvolvidas dentro de casa, oferecendo uma plataforma onde o cliente pode fazer sua reserva em seu próprio idioma (são 16 idiomas no total)  faz a sua reserva em inúmeros idiomas (16 línguas no total), de forma fácil, apenas apontando as informações de saída e chegada de seu voo, e a origem e destino da sua viagem (seja aeroporto e hotéis). No site, o procedimento é quase o mesmo que o de uma pesquisa de hotel ou de passagem aérea.N Neste mesmo canal, o cliente pode informar o número de pessoas que estão viajando juntas e o tipo de transporte preferido: transfers privados, vans, mini vans, limousines e até ônibus, caso seja um grande grupo de viajantes.

Porém, mesmo com todo o potencial do mercado, a Holiday Taxis aponta que  é preciso que tal serviço ofereça certas características críticas que são decisivamente competitivas para on mercado de reservas online:

  • A contratação dos fornecedores: Para aumentar a competitividade no mercado, o Andres aponta que é preciso explorar as oportunidades que existem na  própria oferta de transportes do local - e a negociação deve procurar manter a margem de lucros da empresa bastante reduzida para poder oferecer preços competitivos de transporte que sejam atraentes para o consumidor final;
  • Um suporte ao cliente eficiente: com uma ampla operação internacional,  a necessidade de um atendimento e suporte ao cliente 24/7 é indispensável. Além disso, a equipe oferece cobertura de emergência e aconselhamento de rotas antes, durante e depois. Esse atendimento customizado é o responsável pelos altos índices de satisfação do cliente e, portanto, pela fidelização do mesmo, que volta a procurar o serviço.

 

Marcia Tanikawa é autora do blog Os Caminhantes e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2016.

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#ABBVnaWTM – Mudanças no mundo digital – você está preparado?

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, WTM Latin America

Por Ana Luiza Ogg Strauss – Ases a Bordo | Especial para a ABBV

Este foi o tema da palestra da Pilar Osorio da TravelClick hoje na WTM. Ela falou sobre como o conteúdo em vídeo pode ajudar hotéis e destinos a se diferenciar e obter mais reservas diretas.

O video online é a categoria com maior crescimento em publicidade na internet e consumo de um modo geral. O comportamento do viajante tem mudado e cada vez mais vendas são geradas após a visualização de vídeos.

Hoje a média de visualizações de vídeo por dia é de 7 milhões no YouTube e 8 milhões no Facebook. Os smartphones são os campeões de audiência quando se fala em plataforma para assistir vídeos na internet. Sempre a mão, o celular foi responsável por um crescimento de mais de 370% das visualizações de 2013 a 2015. A estimativa é que 90% do tráfico global da internet será de vídeos em 2019.

Palestra: "Mudanças no mundo digital: você está preparado?". Crédito da Foto: Ana Luiza Ogg Strauss
Palestra: "Mudanças no mundo digital: você está preparado?" 

As visualizações de vídeos de hotéis e acomodações aumentam em 230% a cada ano. Quando um destino ou hotel oferece vídeos em seu website 72% de visitantes assistem os vídeos por inteiro. Isso quer dizer que eles passam mais tempo no website, o que gera um melhor ranqueamento do Google.

Muitos consumidores dentro da busca do Google, clicam na aba de “vídeos” querendo ver, ao invés de ler, o que aquele de destino/hotel tem a oferecer. Como viagens são “produtos” muito subjetivos, e a experiência de cada viajante em um determinado lugar é diferente, os vídeos ajudam na escolha e são responsáveis por um grande aumento de conversão de reservas no mercado.

Hoje a tendência é usar vídeos já na home do site com o sitema de autoplay. Muito melhor do que ter fotos estáticas, o vídeo mostra de uma maneira mais real a experiência que o viajante vai encontrar.


Ana Luiza Ogg Strauss é autora do blog Ases a Bordo e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2016.

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#ABBVnaWTM – O Viajante Brasileiro no Setor Mundial de Viagens e Turismo

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America
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Palestra "O Viajante Brasileiro no Setor Mundial de Viagens e Turismo". Crédito da Foto: Marcella Buchalla Pacca

 

Por Marcella Buchalla Pacca – Blog Segredos de Viagem | Especial para a ABBV

 

O Phocuswright, empresa especialista em pesquisas sobre o mercado de turismo e viagens, marcou presença no primeiro dia de palestras na WTM Latin America com uma apresentação da mais recente pesquisa realizada por eles sobre o perfil e comportamento do viajante brasileiro.

A palestrante Trícia Neves Levy, especialista de marketing da empresa e palestrante convidada, iniciou a apresentação mostrando o crescimento do comportamento global de viagens no meio online. Mesmo com uma tendência de imigração do meio offline para o online, o meio digital ainda não é maioria e representa 35% do valor total bruto de viagens contra 65% do offline.

Um dado interessante da palestra foi a informação de que desse total bruto de viagens, os destinos que mais vem crescendo são o Oriente Médio em primeiro lugar (11% de crescimento), a Europa Oriental (7%) e a América Latina (6%), mostrando que os mercados emergentes tem crescido mais do que os mercados consolidados e tem despertado cada vez mais o interesse dos viajantes globais.

Analisando o comportamento do viajante brasileiro adulto (a partir de 18 anos) e que tem acesso a internet (53% desse total geral), o Instituto afirma que 36% deles compraram produtos de viagens online. Isso significa que atualmente temos um montante médio de 55 milhões de adultos brasileiros fazendo suas compras pela internet, o que reafirma a importância e crescimento desse meio no setor de viagens.

Outro fato que foi bastante ressaltado na palestra foi a importância que o uso do mobile e smartphones tem ganhado nas compras online, principalmente entre os entrevistados mais jovens, e a queda no uso de tablets para pesquisar, comparar e reservar produtos online. Por isso, aconselha-se a adequação de todos os serviços para os smartphones por quem tem negócios de viagens, assim, o viajante tem a capacidade de realizar todos os processos da compra através do aparelho móvel, além de utilizá-lo como ferramenta para ver mapas, fazer updates de fotos nas redes sociais e procurar matérias e relatos em blogs.

Dos viajantes entrevistados, 46% são viajantes frequentes e fazem três ou mais viagens por ano a lazer, e 53% fazem de uma a duas viagens. Desses viajantes frequentes, 63% tem de 18 a 34 anos, 31% tem de 35 a 54 anos e 6% tem acima de 55 anos, mas quem tem o maior ticket médio de gastos em viagens são pessoas acima de 55 anos, seguidas pelo grupo de viajantes de 18 a 34 anos.

Além disso, os produtos de viagens que são mais comprados online são hospedagem (77% deles), passagens aéreas (69%) e atividades no destino (43%). Porém, desses produtos, os que tem o maior gasto médio não são os que figuram em primeiro lugar na lista dos mais comprados, e sim produtos como aluguel de carros e cruzeiros, mostrando que por mais que menos pessoas usem esses serviços, os gastos com eles são maiores.

Quando perguntados os destinos da última viagem que os entrevistadores realizaram, mais da metade respondeu ter realizado uma viagem nacional. Dos que viajaram para fora do país, 40% foi para os Estados Unidos, destino queridinho dos brasileiros, 29% foram para algum país da Europa e 28% foram para a Argentina.

Ao compararmos a duração da viagem, percebemos que quando o viajante tem menos tempo disponível (de 1 a 4 noites), os viajantes preferem fazer viagens domésticas, e quando tem mais tempo (9 noites ou mais) os destinos internacionais são a maioria da escolha dos viajantes.

Ainda sobre o perfil do viajante brasileiro, Trícia nos informa que 38% viaja com mais um adulto ou casal, 20% incluindo família com crianças, 18% viaja sozinho, 9% com um grupo de amigos, 8% com um grupo familiar de adultos, 4% incluindo bebês e somente 2%viaja como parte de um grupo organizado.

A principal motivação do brasileiro para viajar é a necessidade de dar uma pausa e tirar um tempo para si, ficar mais tempo com a família, tirar férias do trabalho ou da escola e conhecer novos lugares e culturas.

Para pesquisar sobre o local e escolher as atrações e atividades no destino, os viajantes preferem ouvir opiniões de amigos e conhecidos, e consideram e confiam muito mais em fotos e experiências de pessoas reais que fazem seu relato na internet em sites de compartilhamento e reviews. A experiência real de pessoas que de fato realizaram a mesma viagem é mais válida para esses viajantes do que fotos e vídeos profissionais.

A pesquisa nos confirma o forte crescimento do meio online, a tendência de uso cada vez maior dos smartphones e a importância dos dois para o planejamento, comparação e compra de produtos de viagens. Além disso, podemos ter uma maior clareza do perfil do viajante brasileiro e seus hábitos e preferências ao realizarem uma viagem.


Marcella Buchalla Pacca é autora do blog Segredos de Viagem e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2016.

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#ABBVnaWTM – Como a Realidade Virtual pode mudar o turismo

BY: Fernanda Castelo Branco / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Por Fernanda Castelo Branco – Blog Vontade de Viajar

Para provar que a Realidade Virtual não é só coisa de videogame, o executivo Mike Turino, diretor de vendas e parcerias da YouVisit, apresentou como o setor de turismo pode usar a tecnologia a seu favor. A palestra aconteceu no auditório Travel Tech da WTM Latin America, evento que segue até amanhã (31/3) em São Paulo.

Palestra "Como a Realidade Virtual pode mudar o turismo". Crédito da Foto: Fernanda Castelo Branco
Palestra sobre Realidade Virtual no palco Travel Tech

Apontada por Mark Zuckerberg como “a plataforma mais social de todas”, a Realidade Virtual tem o dobro do potencial de engajamento de um vídeo comum e pode ser uma ferramenta poderosa para promover destinos e serviços. Antes limitada a aparelhos e óculos com aspecto de ficção científica, hoje a tecnologia já pode ser experimentada em qualquer computador, smartphones e, em breve, dentro do próprio Facebook.

Testei o dispositivo de Realidade Virtual lá mesmo na WTM, usando um smartphone Android acoplado a um headset. Fiz um passeio de barco no Alasca e dei uma volta de helicóptero sobre Manhattan – a sensação era mesmo de estar flutuando sobre Nova York! O vídeo gravado em 360º permite olhar para todos os lados, como se você realmente estivesse lá.

Palestra "Como a Realidade Virtual pode mudar o turismo". Crédito da Foto: Fernanda Castelo Branco
Como a Realidade Virtual pode mudar o turismo

Para as empresas e secretarias de turismo, é uma plataforma interessante para promover o primeiro contato do público com o destino, especialmente porque a experiência de imersão favorece a retenção da memória e a criação de conexão emocional. Enquanto isso, marcas de hotéis, cruzeiros e tours estão adotando o conceito “try before you buy”, usando a Realidade Virtual como forma de demonstração ou degustação de serviços para facilitar a decisão de compra do cliente.

Outro uso com grande potencial no setor é a sobreposição de informações às cenas mostradas no dispositivo. Isso permite, por exemplo, a criação de guias de viagem interativos.

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Aplicações de realidade virtual no turismo

Quando questionado se a realidade Virtual fará as pessoas deixarem de viajar, Mike Turino não tem dúvidas ao responder que não: “A tecnologia não pretende substituir a experiência de viagem, mas complementá-la. Cerca de 13% dos usuários que fazem tours virtuais entram em contato solicitando informações para reservas, o que é uma excelente taxa de conversão”.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2016.

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WTM Latin America 2016 gerou volume de negócios 10% maior

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Dados do setor, WTM Latin America

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O número de visitantes foi maior, assim como o volume de negócios transacionados

 

A WTM Latin America reforça a cada ano sua posição como o evento líder no setor de turismo da América Latina. Sua edição 2016, realizada de 29 a 31 de março no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao 45º Encontro Comercial Braztoa, superou a anterior, tanto no número de visitantes, que está sendo auditado e será divulgado nos próximos dias, quanto no volume de negócios transacionados, 10% maior.

“A percepção geral dos participantes sobre o evento foi excelente. Dizem que a cada ano é mais pleno, cheio e maduro”, vibrou Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America. “Nosso objetivo maior é sempre criar oportunidades de negócios, networking e expor conhecimento para nossos expositores e visitantes, e tenho convicção de que fomos bem-sucedidos nisso mais uma vez”, garantiu, completando que a nova planta adotada deve ser mantida em 2017 por sua boa aceitação e por ser a ideal. As datas e o local já estão confirmados: 4 a 6 de abril também no Expo Center Norte.

 O clima de satisfação era nítido. Para a Gerente de Contas da rede Enotel Hotels & Resorts, Deise Gomes, “o conteúdo apresentado foi muito bom e a feira promoveu grandes oportunidades de relacionamento e, claro, de fazer negócios”. Leonardo Mendes, representante da agência Amazing Tour, de Manaus, complementou: "Pudemos entrar em contato com muitos operadores que vendem nossos serviços e para a organização dou nota 10".

 Marcos Motta, Diretor de Vendas e Marketing dos Hotéis Marina, também sentiu que a edição de 2016 foi ainda melhor que a anterior. "Eu percebi esse ano um movimento muito maior em termos de negócios do que no ano passado". Rafael Sanches, diretor da agência Experimente Jeri, do Ceará, concorda. "A feira manteve o alto nível dos anos anteriores. A programação foi muito boa, consegui participar de encontros, de palestras e do Speed Networking, onde fiz contato com buyers que estavam bastante interessados nos produtos brasileiros", finalizou.

Os grandes destaques este ano foram a presença praticamente de todos os expositores de 2015 e mais alguns novos, como o Reino Unido, que há seis anos não participava de feiras na América Latina; as delegações de buyers da China e da Rússia; os excelentes seminários e palestras; e as disputadas sessões de networking entre buyers e expositores, inclusive uma da Embratur, e entre jornalistas, blogueiros e expositores, como parte do já consagrado Meet the Media and Bloggers.

Dois países latino-americanos se destacaram na programação desta quinta-feira. Na parte da manhã o Paraguai fez uma coletiva de imprensa para apresentar suas principais atrações, como roteiros culturais e de ecoturismo próximos à capital, Assunção. “Queremos fortalecer as vendas de pacotes no Brasil, nosso segundo maior mercado, e mostrar que não somos apenas um destino de compras. De 2014 para 2015, o número de turistas subiu de 500 mil para 1 milhão e esperamos continuar crescendo”, disse o chefe do Departamento de Informações da Secretaria Nacional de Turismo do país, Javier Ramirez.

Já à tarde os holofotes voltaram-se para o estande do Uruguai, graças à presença do jogador Diego Lugano, que atualmente defende o São Paulo Futebol Clube. Antes de distribuir autógrafos, ele falou sobre os principais destinos do país, com destaque para Colônia e Punta del Este. “Montevidéu é linda, mas eu recomendo que sejam feitas visitas também ao interior e às belas praias que temos”, disse ele, que nasceu em Canelones, uma cidade próxima à capital.

Também fez parte da programação do dia o “Fórum ALAGEV: o que pensa o cliente/comprador de viagens e eventos corporativos”, realizado pela Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, uma das parceiras oficiais da feira.  Na ocasião, foram apresentados dados de uma pesquisa recente com 100 agentes e operadores de viagem, que incluiu tópicos como as formas de definir a precificação em viagens corporativas e as ferramentas para conseguir melhores negociações. “Nossa participação na feira é fundamental para que os profissionais conheçam as particularidades desse setor da indústria para potencializá-lo”, acredita Paulo Amorim, Gerente Geral da ALAGEV.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America, caminhando agora para seu quarto ano, atrai mais de 6.000 dos mais importantes executivos interessados no setor de viagens e turismo da América Latina. Em 2015 o evento gerou US$ 363 milhões em novos negócios que foram conduzidos com até 1.000 expositores e mais de 1.300 buyers qualificados. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que também inclui a World Travel Market London, a Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Saiba mais em www.wtmworld.com.

Sobre os eventos World Travel Market

A World Travel Market abrange alguns dos principais eventos de viagens de lazer do mundo: World Travel Market London, em Londres, WTM Latin America, em São Paulo, WTM Africa, na Cidade do Cabo, e Arabian Travel Market, em Dubai. Novos eventos estreiam em 2016: o WTM connectAsia e o WTM connect China, que se juntam ao International Golf Travel Market. Essas iniciativas one-to-one são direcionadas a mercados de lazer e nicho de viagem, permitindo que os expositores se encontrem exclusivamente com os HostedBuyers de elite.

Os eventos WTM contam com a participação de executivos seniores do setor mundial de viagens e turismo, os quais fazem negócios e ficam a par das últimas pesquisas, pontos de vista e opiniões. Em 2014, os eventos WTM promoveram negócios que totalizaram cerca de US$ 7 bilhões, envolvendo mais de 15.000 compradores e 9.500 expositores (1.500 expositores principais e 8.000 coexpositores) em suas quatro iniciativas. A WTM é propriedade da Reed Exhibitions, principal organizadora de eventos do mundo.

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é líder mundial em organização de eventos, com mais de 500 iniciativas em 43 países. Em 2014, reuniu mais de sete milhões de participantes de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da empresa estão presentes nas Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania, organizados por 41 escritórios próprios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumidores e faz parte do grupo RELX, líder mundial no fornecimento de soluções de informação para clientes profissionais de todos os setores.

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WTM Latin America 2016 abre com tendências do turismo e destaca Meet the Media & Bloggers

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A quarta edição da WTM Latin America começou nesta terça-feira (29/3) no Expo Center Norte, em São Paulo, e segue até quinta-feira (31/3), simultaneamente ao 45º Encontro Comercial Braztoa, apresentando as tendências que vão impactar o setor nos próximos anos e gerando novas oportunidades de negócios para seus expositores e visitantes.

Na cerimônia de abertura, Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, destacou a presença dos órgãos públicos e privados de turismo dos 27 estados brasileiros, feito inédito na história do evento, e elogiou o empenho dos profissionais do setor. “O turismo transforma o deslocamento em aproximação. O profissional do setor é o que mais promove a aceitação de outras culturas. Temos procurado construir pontes entre o Brasil e a América Latina, a América Latina e o resto do mundo e até do Brasil com ele mesmo. O turismo é a atividade que mais cria pontes.”

Márcio Favilla, Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), revelou no evento que 2015 foi o 6º ano consecutivo de crescimento do turismo internacional, apesar da crise econômica mundial que começou em 2009. Desde 2010, a UNTWO registra alta anual de 4,4% no número de viagens. Em 2015, foram 50 milhões de novas chegadas em comparação com o ano anterior, totalizando 1.184.000.000.

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Novas práticas, tendências e estratégias

As novas práticas do mercado foram um dos destaques do primeiro dia da WTM Latin America 2016. Na sessão “O viajante brasileiro no setor mundial de viagens e turismo”, apresentada pela Phocuswright, foi revelado que os mercados emergentes estão crescendo mais do que os consolidados, com destaque para as agências de turismo online (OTAs), que já representam 75% das reservas online de hotéis.

Já o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em conjunto com a Euromonitor Internacional, revelou as tendências que vão impactar o turismo nos próximos anos. O interesse dos turistas chineses na América Latina, a geração do milênio (formada por pessoas entre 15 e 35 anos) impulsionando a tecnologia móvel na região e o surgimento do viajante nacional autônomo (VNA), um buscador de experiências que está sempre conectado, foram as novidades apresentadas. “Há um gap de tecnologia na região, mas a boa notícia é que isso traz também um potencial de crescimento”, afirmou Alexis Frick, gerente de pesquisa da Euromonitor.

Para completar, a Braztoa apresentou em seu Fórum de Lazer estratégias para enfrentar a crise econômica. Com o título “Como Fazer a `Limonada´ no Turismo”, o evento contou com a participação de Gilson Lira, da Embratur; Stephane Perard, da Emirates Airlines; Edmar Bull, da ABAV Nacional; Paulo Saba, do Banco Daycoval, Marco Ferraz, da Braztoa, e Luciana Nazir, da G.O. Associados.

O primeiro dia também contou com a realização do Meet the Media and Bloggers, no qual os expositores tiveram a oportunidade de conhecer os veículos de comunicação e blogs que são parceiros de mídia da WTM Latin America. “É uma grande ideia. Já fui a outras feiras do setor, mas nenhuma tem um encontro tão bem organizado”, afirmou Marco Arellano, gerente geral da agência de turismo peruana Llama Trip. “Foi um evento muito útil, pois encontrei todos os veículos de que precisava. Agora conseguirei organizar viagens de imprensa para apresentar o nosso destino", garantiu Indah Mekawati, Segunda Secretária do Ministério de Relações Exteriores da República da Indonésia.

A ABBV é media partner pelo 4o ano consecutivo.

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