Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.

A prática sempre foi comum com veículos de imprensa - especialmente jornais e revistas - mas, ao trabalhar com blogs de viagem, é interessante ter em mente algumas características próprias da criação de conteúdo digital.

Encontre os nichos de interesse da marca

A grande virtude da internet é que ela abre espaço para criadores de conteúdo de todos os estilos e permite a mobilização de nichos qualificados, formados ao redor de interesses específicos.

O volume de audiência é um dado relevante, mas não deve ser o principal critério de seleção para a lista de convidados. O importante é trabalhar com blogueiros que gerem engajamento no segmento do seu público-alvo.

Busque encontrar os influenciadores digitais que atuam nos nichos de interesse da sua marca, que compartilham os valores e o estilo de vida representados pela sua empresa. Assim, o conteúdo gerado por eles a partir da blog trip terá autenticidade e mais aderência ao público.

Flexibilize a agenda de atividades

Nas press trips, é comum que o grupo se mantenha junto, cumprindo a mesma agenda de compromissos e atividades guiadas. Considere permitir alguns períodos de tempo livre para que cada influenciador busque programas mais adequados aos temas específicos de seu canal. Ofereça passes de transporte e de atrações para permitir que os blogueiros explorem os destinos de acordo com seus ritmos e interesses, e você verá surgirem conteúdos exclusivos, com abordagens próprias e criativas.

Lembre-se também de que blogueiros são criadores de conteúdo multimídia e que, além de tomar notas, eles precisam alternar entre câmera, celular etc. e depois, quando chegam ao hotel, ainda precisam de um tempinho para fazer backups e recarregar todos os equipamentos. Reserve tempo para todo esse processo.

Nada substitui a experiência

Vá além do turismo de sightseeing e planeje atividades interativas. Dê oportunidade para seus convidados vivenciarem experiências interessantes, tirarem selfies, fazerem vídeos, expressarem sua própria linguagem e estilo, darem sua opinião, pois tudo isso faz parte da conexão carismática que os blogueiros criam com o público.

Remuneração do criador de conteúdo

Embora o budget seja sempre uma questão importante para qualquer equipe de marketing, ao planejar uma press trip é ideal levar em conta um valor de diária, não apenas como ajuda de custo, mas como remuneração à dedicação de tempo (que envolve também um custo de oportunidade) e à criação de conteúdo constante – durante o período da viagem e os meses subsequentes, pois os blogueiros tendem a continuar criando posts e promovendo novamente os conteúdos criados a partir da press trip.

Conduza negociações justas e transparentes

Assim como nas press trips para veículos de imprensa, é preciso respeitar a liberdade editorial – o influenciador deve sempre priorizar o conteúdo autêntico e manter a transparência com o público. Se o convite estiver atrelado a determinadas condições, deixe claras as expectativas da empresa antes da viagem acontecer, para que os influenciadores tenham oportunidade de recusar o convite caso não concordem com os termos.

Considere permitir que os blogueiros se inscrevam

Uma alternativa interessante para a seleção de convidados é abrir um período de inscrição. Divulgue as condições, os critérios de seleção e deixe que os blogueiros interessados se inscrevam. Isso vai gerar um buzz entre influenciadores e você pode se surpreender ao descobrir ótimos blogs e canais que a sua equipe não conhecia.

A seleção por votos não é recomendada, por ser uma tática já desgastada com o público, além nem sempre resultar na eleição do influenciador mais adequado para a sua marca ou campanha. A partir das inscrições, sua equipe poderá selecionar aqueles que têm a melhor combinação de perfil x estilo de conteúdo visibilidade engajamento.

Alinhe a estratégia com as equipes de marketing

As press trips são uma excelente oportunidade de movimentar as redes sociais da própria empresa. A equipe de marketing digital pode acompanhar, interagir e compartilhar os conteúdos criados a partir da viagem.

A equipe de publicidade, por sua vez, encontrará nos participantes da press trip influenciadores que vivenciaram a experiência da marca e já estão sensibilizados para suas mensagens-chave. Desta forma, é possível realizar campanhas autênticas e em sinergia com o conteúdo editorial já criado por eles.

Invista em relações éticas

Este é um mercado que ainda está em formação, e cabe a todos nós criar um ambiente de negócios saudável. Estabelecer relações éticas é fundamental para os blogs, que se baseiam na confiança dos leitores, e para as empresas, que buscam nos ambientes editoriais visibilidade, credibilidade e conversões.

Fernanda Castelo Branco é Diretora de Comunicação da ABBV e profissional de marketing digital.