Perguntas frequentes

1. Quais são os objetivos e forma de atuação da ABBV?

Sendo uma entidade de classe (e não um pool comercial de blogs de viagem), o objetivo da ABBV é promover o segmento, defender os interesses coletivos e fortalecer nosso nicho. Os esforços da ABBV são todos para educar o mercado (blogs e empresas) para que as práticas comerciais possam acontecer num ambiente melhor, mais ético e próspero. Propomos:

  • Apoiar os blogueiros em sua formação como produtores de conteúdo e como empreendedores;
  • Estimular a participação em eventos do mercado para que o blogueiro possa se informar e construir network;
  • Realizar estudos próprios sobre o segmento e divulgar estudos relevantes de terceiros;
  • Estimular o profissionalismo, educando as empresas na forma de trabalhar com os blogs de viagem e protestando contra práticas abusivas e antiéticas;
  • Promover a valorização dos blogs tanto como mídia quanto como espaços editoriais.

2. Quem pode se associar?

Podem se associar à ABBV representantes pessoas físicas de blogs de viagem que produzam há pelo menos um ano conteúdo autoral sobre qualquer parte do mundo em português, ou sobre o Brasil em qualquer idioma, desde que sua atuação esteja de acordo com o Código de Ética da ABBV.

Também podem se associar blogs que atuam em nichos correlatos e têm o turismo como um de seus temas - como, por exemplo, os de gastronomia que rodam o mundo em buscas de dicas para o leitor.

3. O que é um blog de viagem para a ABBV?

A ABBV entende como "blog de viagem" os sites que reúnem relatos pessoais de viagens efetivamente feitas pelo autor ou seus colaboradores. Não se enquadram, portanto, blogs de notícias sobre o mercado de turismo ou aviação, de promoções de passagens aéreas ou blogs cujo conteúdo seja uma reedição de informações pesquisadas na internet, tiradas de folhetos turísticos ou que não sejam de relatos efetivamente feitos pelo autor do blog ou seus colaboradores.

4. Preciso pagar para fazer parte da ABBV?

Sim, como ocorre em outras associações, todo associado paga uma anuidade. O valor da anuidade é de 1/3 do salário mínimo.

Os recursos arrecadados pela ABBV são utilizados na manutenção da entidade, ações de marketing e atividades para os associados. A diretoria da ABBV não recebe salários para gerir a associação, o trabalho dos diretores é voluntário.

5. Por que é necessário pagar uma anuidade?

Toda associação — organização não governamental sem fins de lucro  — é uma empresa constituída juridicamente com seus devidos custos mensais: advogado, contador, telefone, manutenção de site, etc. Além disso, com a contribuição do associado — norma estabelecida nos Estatutos — a associação se capitaliza para oferecer, por exemplo, capacitação, cursos e workshops gratuitos, além de outros benefícios.

6. Como é o processo de avaliação e aprovação do blog associado?

A ABBV utiliza uma metodologia qualitativa de análise — e não quantitativa. Ou seja, não importa o número de posts, de visitas únicas ou de page views. O foco é o conteúdo e a forma de relacionar-se com leitores e mercado. Serão analisadas:

  • Relevância do conteúdo: um blog que publica relatos de viagens com dicas úteis para o leitor é considerado relevante; um blog que reproduz releases e recicla textos pesquisados na internet ou em folhetos de divulgação de destinos é considerado 'não-relevante'.
  • Qualidade do texto: bom uso do idioma.
  • Ética para com os leitores: se o blog informa ou não se um publieditorial é um publieditorial, por exemplo.
  • Ética para com o mercado: um blog que copia conteúdo de outros blogs é considerado não ético.

7. Eu faço publieditorial e viagens patrocinadas, posso me associar?

Claro!  A ABBV não é contra viagens ou posts patrocinados, desde que isso fique claro para o leitor, seja no início ou no fim do artigo. Para mais informações, leia atentamente nosso Código de Ética.

8. Eu “só” faço viagens patrocinadas e “só” publico releases enviados pelas assessorias de imprensa, posso me associar?

Não. Nada contra releases e outros conteúdos informativos. Mas, para efeitos da associação, um blog de viagem deve compartilhar, essencialmente, experiências pessoais autênticas e originais.

9. Não pretendo ganhar dinheiro com meu blog, mas gostaria de me associar. Posso?

Sim. Ao receber o selo de “Blog Associado” seu site será imediatamente reconhecido como ético e com conteúdo relevante e bem administrado. E isso pode até abrir portas para uma futura monetização do seu blog.

10. Quais são os benefícios da ABBV?

Ao se associar à ABBV você fará parte da única entidade representativa e reconhecida juridicamente dos Blogs de Viagem na América Latina, apoiará o fortalecimento da categoria e construção de um mercado profissional. Os blogueiros associados também têm acesso a treinamentos, materiais exclusivos, ofertas de serviços de empresas parceiras com condições especiais e valores diferenciados, além de excelentes oportunidades de networking. Veja todos os benefícios.

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