Publicado em

Blogueiros da ABBV participam de press trip em Sergipe

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

A convite da Secretaria de Turismo de Sergipe, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participou de uma press trip para conhecer as atrações do estado, que é o menor do Brasil em território, mas grande quando se fala em turismo, com litoral cheio de belezas naturais e muitas outras opções de passeios.

A viagem aconteceu do dia 31/07 ao dia 06/08, tendo como base a capital, Aracaju, cidade rica em cultura, história, gastronomia e mais de 30 km de praias, além da localização estratégica que possibilita alguns passeios de bate e volta. 

Representando a ABBV, estiveram presentes os blogs associados: Pra Onde Ir Agora, Sundaycooks, Vambora, Fefa Pelo Mundo, 360 Meridianos, ElizabethWerneck.com, Olívia Garimpando Por Aí  e Blog Diego Berlitz.

Roteiro da viagem para Sergipe

Foto: Pra Onde ir Agora?

O roteiro dos blogueiros da ABBV começou com um passeio ao Litoral Sul do estado, para uma visita à Lagoa dos Tambaquis e ao Complexo Ambiental Praia do Saco, que tem atrativos históricos.

No segundo dia, os participantes fizeram um passeio de barco em direção à Crôa do Goré, um banco de areia que se forma no Rio Vaza-Barris e só fica visível por cerca de 5h por dia, dependendo das mudanças da maré. Foram também à Ilha dos Namorados, próxima à foz do rio e com uma estrutura de bares e opções de lazer.

O dia seguinte foi todo dedicado a explorar os encantos de Aracaju. O city tour pela capital de Sergipe passou por diversos pontos, como mercados, Colina do Santo Antônio, Centro Histórico, Catedral Metropolitana, Largo da Gente Sergipana e Museu da Gente Sergipana, mostrando que a cidade tem opções turísticas diversas que vão muito além das praias. 

Em seguida, houve uma visita a São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil (fundada em 1590) e considerada a "Mãe de Sergipe" por ter sido a primeira capital do Estado e onde tudo começou a se desenvolver. Localizada a apenas 21 km de Aracaju, mistura cultura, história e natureza. Em 2010 se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E o conjunto arquitetônico do centro é tombado como Patrimônio Mundial Cultural e Natural pelo IPHAN.

Os Cânions do Xingó, formação rochosa em meio às águas do Rio São Francisco, não poderiam faltar no roteiro. Os participantes da viagem foram até a cidade de Canindé do São Francisco, que fica a aproximadamente 200 km de Aracaju. De lá saíram em uma embarcação pelo "Velho Chico", rio que conecta o sertão sergipano ao seu litoral. E pernoitaram na cidade de Piranhas.

De volta a Aracaju, fechando a viagem, foi hora de visitar a Orla de Atalaia, que tem uma ótima infraestrutura de restaurantes, hotelaria e comércio, além da praia e de pontos que chamam a atenção como o letreiro e o caranguejo gigante. Lá foram visitados também o Projeto TAMAR, o Espaço Energia Farolândia e o Memorial de Sergipe.

Viagem reforça compromisso da ABBV com o mercado e os blogueiros

As press trips são viagens organizadas com o objetivo de promover destinos turísticos. E, com esta viagem a Sergipe, a ABBV reafirma mais uma vez seu compromisso em atuar para manter a aproximação entre a Associação e o mercado, além de ajudar os blogueiros e produtores de conteúdo. 

Para as empresas, apoiar uma press trip é uma estratégia de divulgação dos produtos e serviços oferecidos no destino, por meio da visão de criadores de conteúdo que atuam na área, impactando diretamente o público e despertando o desejo de conhecer o local. 

Para os blogs associados, é uma oportunidade de conhecer um novo destino, vivenciar novas experiências e ter novas dicas e informações atualizadas para compartilhar com seus leitores e seguidores.

Foto: Pra Onde ir Agora?

Em nome da ABBV e dos blogs participantes, agradecemos à Secretaria de Turismo de Sergipe pelo convite e a todos os estabelecimentos parceiros que tornaram esta viagem possível: Hotel Real Classic, Hotel da Costa, Hotel Aquarius, Hotel Del Canto, Hotel Xingó, restaurantes Vila do Forró, Cariri, Staleiro, O Matuto, Carne de Sol do Ramiro, Pizzaria Ivorá, Karrancas, Cachaçaria Altemar Dutra em Piranhas, Maria Farinha e Churrascada Salt.

Leia mais
Publicado em

ABBV apoia retomada do turismo no Rio Grande do Sul

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Uncategorized

No mês de julho, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participou de um encontro virtual com empresários do setor turístico do Rio Grande do Sul, a convite da Secretaria de Turismo do estado, que recentemente foi afetado por fortes chuvas e ainda hoje vem sofrendo as consequências da tragédia.

O objetivo do encontro foi receber informações atualizadas para apoiar a retomada do turismo na região de Gramado, uma das cidades que mais recebe visitantes em todo o Brasil e que é um dos pilares econômicos do setor no Rio Grande do Sul.

reuniao-abbv-turismo-rs-2

Gramado está pronta para receber visitantes

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato, abriu o encontro explicando que o turismo representa 86% da economia da cidade e que o número de pessoas afetadas quando há tragédias é sempre grande, já que quase todas as famílias estão envolvidas de alguma forma com o turismo. 

Em seguida, falou sobre o potencial turístico da cidade, que é atualmente o segundo destino turístico do país. E ressaltou que mesmo quem vai todo ano vai sempre encontrar coisas novas para conhecer.

“Gramado tem ótimos hotéis, experiências incríveis, muitas opções de atrativos diferentes não apenas na cidade, mas na Serra Gaúcha como um todo. É um destino que está sempre se renovando e se reinventando - e agora não seria diferente. Os empreendedores locais estão trabalhando, acreditando e criando novas possibilidades para o município e para o turismo”, destacou.

Reginato falou também sobre as novas possibilidades para o município e as expectativas para a 29a edição do tradicional evento “Natal Luz”, que este ano voltará a ter o desfile acontecendo na rua do centro, além de outras novidades. “Passamos por problemas, como todo o Rio Grande do Sul, mas foram rapidamente superados - e, principalmente, com vidas preservadas. Já estamos 100% com o turismo reaberto, no momento com uma visitação mais regional, até pela questão do acesso. Mas a estimativa é que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista para outubro, Gramado volte a receber turistas de todo o Brasil”, disse.

Para o “Natal Luz”, os ingressos já estão sendo vendidos com descontos, para estimular ainda mais as pessoas a comparecerem.

natal-luz-gramado
Foto: diegograndi - stock.adobe.com

Expectativa é retomar totalmente o fluxo de turismo

Na sequência, Adriane Brocker Boeira, uma das sócias-fundadoras da Agência Brocker Turismo, falou sobre o panorama atual na cidade, pontuando que Gramado ficou um pouco isolada devido ao fechamento do aeroporto na capital, mas que tudo está funcionando e que é importante que as pessoas mantenham as viagens. “Foi muito triste ver o aeroporto e tantas cidades debaixo d’água. Mas, em meio a tantas notícias ruins, é importante divulgarmos o turismo”, disse.

Ela destacou que, em um momento como este, todos querem ajudar o Rio Grande do Sul e a melhor forma de fazer isso é estimulando que os turistas visitem. “Tivemos meses difíceis, sem o volume de visitantes que tínhamos antes. Mas sairemos mais fortes. Estamos de coração aberto para receber a todos, estamos mantendo toda a estrutura de hotelaria, restaurantes, atrativos e eventos. Tenho certeza que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho teremos mais pessoas”.

Dudu Kny, empresário do ramo gastronômico, falou também sobre as opções de entretenimento. “Gramado faz as pessoas saírem de casa para conhecerem as atrações, porque tem um pouco das melhores coisas do mundo. E estamos em um momento importante de transformação, todo mundo está muito motivado com a retomada”, afirmou.

Novos eventos prometem agitar a região

Para finalizar o encontro com a ABBV, Rafael Peccin, da área de hotelaria, disse que já está percebendo um aumento nas centrais de reservas. E que o cenário, que antes era de imprevistos, hoje já está caminhando rumo à normalização, principalmente depois da notícia da reabertura do aeroporto.

Peccin contou ainda sobre um evento que será realizado em setembro em homenagem ao Rio Grande do Sul - e a ideia é que se torne um evento fixo no calendário de Gramado. "Temos um estado muito rico culturalmente e queremos fazer um evento celebrando a cultura gaúcha, a cultura de imigração, de gastronomia. Talvez este ano seja menor, por ser o primeiro, mas o objetivo é que passe a ter 30 dias de atrações", revelou.

Divulgar conteúdos e estimular viagens é uma forma de ajudar

Além de informações sobre o destino e de muitos conteúdos importantes que poderão ser divulgados, para os associados foi também uma oportunidade de networking, pois puderam estar em contato com representantes locais da área de viagens, receptivos, hotelaria e gastronomia.

E, para a ABBV, o encontro foi uma forma de demonstrar o apoio na retomada do turismo no Rio Grande do Sul, reafirmando o compromisso da associação com a responsabilidade social.

Leia mais
Publicado em

Relato de participação no evento: Imersão ao Turismo no Litoral norte: Torres em Destaque.

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Uncategorized

Luisa Mazuim,
Tecnóloga em Gestão de Turismo.
Blog Viagens no Divã (www.viagensnodiva.com.br / @viagensnodiva).

Na última quinta-feira, dia 11 de julho de 2024, participei da “Imersão ao Turismo no Litoral norte: Torres em Destaque”, representando a Associação Brasileira de Blogs de Viagem — ABBV. A imersão teve por objetivo fortalecer a promoção turística da cidade de Torres–RS, dialogando sobre o turismo contínuo e não sazonal.

O evento foi pensado em um momento de fundamental importância para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas, que atingiu o estado.

O setor do turismo está entre um dos maiores prejudicados por conta dessa situação, que provocou, entre outros, o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, o bloqueio de estradas e rodovias, além do cancelamento do Festival Internacional de Balonismo deste ano, maior evento da área na América Latina, promovido pela cidade de Torres, gerando grandes prejuízos para a economia local.

Por ser uma cidade litorânea, Torres possui uma grande demanda turística nos meses do verão, entretanto, é um destino com capacidade para receber turistas o ano todo. Nesse sentido, foram apresentados, no evento, Cases de Sucesso de experiências que o município tem a oferecer nas quatro estações.

Dentre as experiências apresentadas, foi explanado sobre o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, do qual Torres faz parte e que garante à região relevância geológica internacional; as Trilhas do Parque da Guarita; o fortalecimento da identidade regional por meio dos artesanatos da Casa da Terra e do Artesanato; os roteiros de turismo rural das Raízes de Torres; as experiências de Balonismo, além de roteiros de turismo histórico e cultural, esportes, entre outros.

Representantes da Secretaria Estadual de Turismo — SETUR estiveram presentes no evento, abordando desde a necessidade de explorar as experiências autênticas e singulares obtidas em roteiros e atrações, até o potencial de desenvolvimento da região, a partir da implantação do aeroporto regional. O Diretor Geral da SETUR, Rafael Francisco Carniel, e a Diretora de Planejamento e Competitividade da SETUR, Claudia Mara, enfatizaram a importância da promoção do destino turístico por meio das mídias e redes sociais.

Destaco, também, a fala da Turismóloga e Presidente do Sindicato de Hotéis,
Restaurantes e Bares do Litoral, Ivone Ferraz, acerca da divulgação dos atrativos, roteiros e experiências no município por criadores de conteúdo e influenciadores digitais, reforçando o papel fundamental da classe na tomada de decisão dos viajantes.

O trabalho dos profissionais que atuam na criação de conteúdo digital tem sido cada vez mais reconhecido no setor do turismo para a promoção dos destinos. E, diante do cenário de reconstrução do estado e retomada do turismo gaúcho, possui grande relevância. É necessário mostrar que é possível viajar pelo nosso estado, que temos outras alternativas ao Aeroporto Salgado Filho, que o turismo permanece em funcionamento, mostrando aos visitantes que estes podem se sentir seguros ao realizar a sua viagem.

Leia mais
Publicado em

ABBV tem nova diretoria para o biênio 2024/2026

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Uncategorized

A nova diretoria da (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) foi eleita durante o seminário realizado em abril de 2024 no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) que fica no Parque do Ibirapuera, um dos lugares mais emblemáticos de São Paulo.

Além de muito networking, informações e aprendizado, o seminário contou também com uma programação turística, levando os associados da ABBV para conhecer diferentes pontos da cidade, a convite da SPTuris, uma das parceiras do evento.

No encerramento, houve a eleição da diretoria para o biênio 2024/2026.

Conheça a nova diretoria da ABBV

A chapa única, eleita por unanimidade, é composta por oito membros:

  • Presidência & Tesoureira: Luciana Freitas Gorges - Let's Fly Away
  • Vice-Presidência & Diretoria de Comunicação: Juliano Galvão Gomes - Haja Visto
  • 1º SECRETÁRIA & Diretoria de Eventos: Thaís Katsurayama Wiggers - Viajapinha
  • Diretoria de Afiliados & Relações com o Mercado: Everton José da Silva - Pra onde ir agora
  • Diretoria de Associados: Regina Oki - Turista Fulltime
  • Conselho Fiscal: Luís Moura - O mundo é seu
  • Conselho Fiscal: Carolina Belo - Viajar Correndo
  • Conselho Fiscal: Felipe Tavares - Mapa de Viajante

Objetivos da nova diretoria da ABBV

O atual mandato vai até 2026, dando continuidade aos projetos das gestões anteriores e trazendo melhorias e novidades, sempre tendo como premissa a ética e transparência nas relações dos blogs de viagem com os leitores e com o mercado.

Para a nova diretoria, um dos principais objetivos é manter a aproximação entre a Associação e o mercado, além de divulgar e fortalecer a Associação junto ao trade turístico. Também visa criar mais oportunidades de aprendizado e treinamentos e desenvolver uma maior interação entre os membros da ABBV.

Fique por dentro das novidades

Os associados e demais interessados poderão acompanhar todas as realizações pelo site e pelas redes sociais no Instagram @abbv_brasil e Facebook ABBV.

E, para novos blogs que querem fazer parte da ABBV e ter acesso a todos os eventos e conteúdos, basta preencher o formulário no site com as informações necessárias e aguardar nosso retorno.

A nova diretoria reafirma seu compromisso em ajudar os blogueiros produtores de conteúdo e o trade turístico a se desenvolverem e crescerem!

Leia mais
Publicado em

Retrospectiva 2023

BY: Lincoln de Castro e Silva / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

2023 está chegando ao fim e acreditamos que seja o momento ideal para relembrar como foi o ano de 2023 para a associação e os eventos e ações que provemos junto aos nossos associados.

Seminário ABBV 2023
Este ano o Seminário ABBV teve como cenário o Farol Santander, sendo o primeiro evento realizado inteiramente em um ponto turístico icônico e cartão postal da cidade.

O seminário 2023 contou com o apoio institucional do SPTuris e Secretaria de Turismo de São Paulo e tivemos o patrocínio de parceiros como Civitatis, Hotel Intercity e Real Seguro Viagem. 

Não podemos deixar de lembrar que em 2017 e 2018 a ABBV realizou um almoço e um brunch, respectivamente, no Terraço Itália, também um ícone da cidade,

Ações Pós Seminário ABBV
Juntamente com o Seminário 2023 a ABBV realizou ações para seus associados em parceria com a SPturis. Os associados puderam participaram de passeios para:

- Roda Rico, a maior roda-gigante do país.
- Polo de Ecoturismo na região sul da cidade de São Paulo.
- Sampa Sky, Mercadão e Tour pelo Centro Histórico de SP.
- Ingressos para o Wet´n Wild para todos os participantes do Seminário ABBV 2023, com acesso ilimitado ao parque durante três meses.

O Seminário 2024 já está confirmado e irá acontecer em São Paulo nos dias 13 e 14 de abril. Falaremos mais sobre ele mais abaixo.

Lounge de Influenciadores da WTM 2023
Como tradicionalmente acontece, o Seminário ABBV 2023 foi realizado no final de semana que antecedeu a WTM, maior feira de Turismo de América Latina. E na edição 2023 da feira, além de contar o Stand para atender ao público visitante, a ABBV foi convidada para coordenar o Lounge dos Influenciadores, um espaço para encontro dos produtores de conteúdo digital e para interação com o trade de turismo.

A ABBV é media parnter da WTM desde a primeira edição da feira no Brasil e já renovou sua parceria para a edição 2024 da WTM Latin America, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2024..

Acompanha das redes sociais da ABBV e da WTM a abertura das inscrições para a feira e as novidades sobre a parceria da ABBV e WTM para a próxima edição.

Relatórios de Conteúdo
A ABBV preparou um completo relatório de conteúdo, produzido pelos Blogs associados sobre o Seminário 2023 e os passeios realizados, que foi entregue aos parceiros: SPTuris, Secretaria de Turismo de SP.

A ABBV preparou ainda um relatório de conteúdo produzido pelos Blogs associados participantes na Press Trip de Jundiaí, a ser entregue ainda em dezembro de 2023.

Press Trips
A ABBV em parceria com Secretarias de Turismo realizou algumas Press Trips no segundo semestre de 2023, exclusivamente para associados: Santos em setembro, Jundiaí em novembro e Cotia em dezembro.

Além das Press Trips, a Civitatis convidou os associados para ABBV para um passeio pelo Rio de Janeiro em setembro.

Novas Empresas Afiliadas
Em 2023 a Diretoria de Afiliados da ABBV fechou novas parceria, que oferecem vantagens exclusivas para os associados. Os novos parceiros de 2023 são: iFriendViajar Barato e Compara Online. A Diretoria de Afiliados também está em negociação com outros parceiros, que devem ser anunciados no início de 2024.

Lives, Encontros e Treinamentos Online
Durante o ano de 2023 foram quatro reuniões online com os gestores de empresas parceiras, com demonstração de como utilizar as plataformas. Foi realizado ainda um treinamento online de SEO na prática e sobre o Google Analytics 4 com o Carlos Arruda, do blog Vida Cigana.  

Seminário ABBV 2024
Como acontece há mais de 10 anos, realizaremos nosso Seminário ABBV 2024 no final de semana que antecede à WTM, nos dias 13 e 14 de abril, exclusivamente para associados. 

A Diretoria está em momento negociando apoios e patrocínios e trabalhando com parceiros, palestrantes e fornecedores para que o Seminário ABBV 2024 atenda às expectativas dos associados.

Caso sua empresa deseje de alguma forma participar do Seminário ABBV 2024, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

Por fim, nosso agradecimento às entidades que nos apoiaram, bem como às empresas parceiras.

Nos vemos em 2024!

Leia mais
Publicado em

Press Trip ABBV e Cotia

BY: Deusa Rodrigues / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized


A ABBV promoveu nos dias 07 e 08 de dezembro uma Press Trip para Cotia – SP, elaborada pela Secretaria de Turismo do município.

Nós passamos por várias experiências com visita ao Templo Zu Lai e almoço especial oferecido pela Mestra Miao You, a Abadessa responsável pela Ordem Guang San. Uma honra concedida a poucos visitantes!

Depois conferimos e nos refrescamos no Thermas da Mata, um parque aquático com vários atrativos.

Tivemos a oportunidade de conhecer o novo Animália Park, um complexo que reúne fauna e flora em meio à Mata Atlântica. Um atrativo que surpreende os viajantes e já é um sucesso de público.

Por último fomos à Catedral de Cotia, e realizamos uma visita com aula de história, ministrada pelo Professor Marcos Martinez, autor do livro Cotia Memória e Imagem. Um privilégio para os blogs associados da ABBV participantes.

Leia mais
Publicado em

Associação Brasileira de Blogs de Viagem participa de Press Trip em Jundiaí

BY: Deusa Rodrigues / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

A ABBV promoveu no final de semana de 24 a 26 de novembro de 2023 uma Press Trip para Jundiaí – SP, elaborada pela Diretoria de Turismo do município.

Nós vivenciamos muitas experiências do Turismo Rural, entre elas: café colonial em sítios, colher pêssegos na plantação, aula de como fazer macarrão italiano, almoços em fazendas em meio à natureza e várias degustações em vinícolas.

Confira no link mais detalhes na matéria publicada no site da Prefeitura de Jundiaí: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/jundiai-recebe-a-visita-de-membros-da-associacao-brasileira-de-blogs-de-viagem/


Leia mais
Publicado em

Nota de Repúdio

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Associação Brasileira de Blogs de Viagem - ABBV condena os ataques deste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, na capital do Brasil. Atos que reduzem o país, que ameacem a democracia e a estabilidade institucional devem ser repudiados por todos que compartilham o Estado Democrático de Direito.

ABBV reafirma o compromisso de seus associados com a democracia e com o avanço na direção de um caminho para o crescimento e desenvolvimento do país. Reafirmamos nossa posição de respeito ao regime democrático, às instituições, às leis e a pluralidade de ideias.

Por fim, condenamos os atos de  vandalismo, dedepredação e destruição dos bens e patrimônios nacionais, que também afetam o turismo local e a imagem do Brasil perante o mundo.

Diretoria da ABBV

Leia mais
Publicado em

ABBV fecha 2022 com saldo positivo e boas perspectivas para 2023

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

Em 2022 a ABBV comemorou 10 anos de fundação. Uma data marcante, que reforça nosso compromisso em acreditar no potencial dos associados e buscar cada vez mais inspirar e apoiar criadores de conteúdo em suas jornadas.

Temos muito orgulho de ser a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina, com alto desempenho colaborativo e credibilidade junto a empresas de diversos segmentos.

Por isso, é muito importante ver o quanto nosso trabalho segue se consolidando, sempre com foco em alavancar a economia do turismo no Brasil e oferecer oportunidades para que os blogs de viagem sigam crescendo.

E depois de mais um ano de muito trabalho, estamos fechando 2022 com saldo positivo. Veja alguns dos acontecimentos importantes que marcaram este período!

Nova diretoria

Foto: Guto Marcondes

No meio do ano uma nova diretoria assumiu a gestão da ABBV para o biênio 2022 a 2024, com o compromisso de ampliar as ações da diretoria anterior. A chapa única foi eleita por unanimidade durante o Seminário 2022. 

Além da capacitação interna dos associados, que sempre foi uma marca da ABBV, o objetivo da nova diretoria é aproximar, cada vez mais, os blogs e o trade, ampliando a atuação conjunta da ABBV com agências e operadoras de viagem, DMCs, TMCs, companhias aéreas, feiras e órgãos oficiais de turismo.

Eventos de sucesso

Foto: Guto Marcondes

Para promover, na prática, a aproximação entre blogs de viagem e o trade turístico, foi realizado o ABBV Meeting, que contou com mais de 500 participantes – presencialmente e virtualmente – além de diversos painéis sobre criação de conteúdo e oportunidades de negócio.

Criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de trocar informações e ideias com agentes de viagem e outros profissionais do mercado de turismo, ampliando o networking e as possibilidades de negócios no maior evento já produzido pela associação.

Foram apresentados painéis com diferentes temas, que contaram com a participação de profissionais de diversas áreas, incluindo blogueiros associados à ABBV, sempre em busca de apresentar oportunidades de blogs e agentes trabalharem juntos.  

Como produzir conteúdo para viagens e nichos, Turismo Responsável, Monetização com Programas de Afiliados, Criação de Conteúdo em Multiplataformas, Técnicas de Escrita, SEO e Storytelling foram alguns dos temas abordados no Abbv Meeting 2022.

Outro evento realizado em 2022 foi o tradicional Seminário ABBV, com painéis sobre diversidade, narrativas afetivas, infoprodutos, conteúdos técnicos, entre outros. Durante o seminário, foi apresentada a nova identidade visual, finalizando o ciclo de trabalho da antiga diretoria.

Tivemos também uma série de treinamento sobre Desenvolvimento Pessoal, bate papo com a Seguros Promo e Parceiros Promo, o curso “Google Analytics 4 para Blogs de Viagem, e um treinamento sobre Letramento em Diversidade, com o Guilherme Soares Dias, que já estava encaminhado pela diretoria 2020/2022.

Divulgação de pesquisa

Foto: Guto Marcondes

No ABBV Meeting foi divulgado o resultado da pesquisa "Importância dos Blogs de viagem sobre o turista brasileiro", uma iniciativa da ABBV em conjunto com a Idealis Research.

A nova edição da pesquisa aconteceu 10 anos após a divulgação da primeira, realizada em 2012, para entender o que mudou no comportamento do turista brasileiro.

Os dados mostraram que os blogs são a principal fonte de pesquisa sobre destinos de viagem para a maioria dos entrevistados (53,2%), o que reforça a importância de produzir um conteúdo cada vez mais relevante e mostra que há boas chances de monetizar oferecendo produtos e serviços buscados pelos viajantes. Veja aqui o resultado completo.

Blogueira da ABBV premiada

Foto: Divulgação/ETC

E para fechar 2022 com chave de ouro, tivemos mais um associado da ABBV recebendo um prêmio importante, como já aconteceu em outros anos.

Fernanda Scafi, autora Blog “Tá indo pra onde?”, foi a vencedora da categoria Revelação do Prêmio Europa de Comunicação, realizado pela Comissão Europeia de Turismo (ETC) no Brasil, que é formada pelos escritórios de turismo da Espanha, França, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Perspectivas para 2023

Foto: Pixabay

Para 2023, o objetivo é continuar compartilhando conhecimento especializado e formando uma rede de parceria com empresas de diversos segmentos e ampla experiência no mercado.

Já estamos preparando a curadoria do Seminário 2023, exclusivo para associados, e uma nova edição do ABBV Meeting, ainda maior do que o de 2022. Outro destaque para 2023 é a ampliação da parceria na WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.

Queremos que cada blog associado da ABBV possa conseguir transformar uma simples viagem em uma experiência inspiradora, compartilhável e rentável, o que ajuda também a alavancar a economia do turismo no Brasil. 

Leia mais
Publicado em

Blogs e empresas de turismo: uma união que tende a crescer

BY: Mariana Bueno / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Uncategorized

O relacionamento entre os blogueiros e criadores de conteúdo de viagem com profissionais da indústria do turismo é um assunto de grande relevância e que mostra a necessidade de unir forças.

Durante muito tempo, os blogs eram vistos como concorrentes. Mas, hoje, esta visão já foi deixada de lado e todos conseguem enxergar a importância de um trabalho realizado de forma conjunta.

Parceria entre blogs e trade turístico

Por um lado, quem tem blog ou outro formato de canal de informação, sabe que pode potencializar os conteúdos que são produzidos a partir da venda dos produtos e serviços oferecidos por agências, por meio de programas de afiliados e, assim, ter também um ganho maior.

Por outro, os profissionais também estão cada vez mais cientes de como é importante ter uma boa parceria com os criadores que, por meio da publicação de seus conteúdos, ajudam a divulgar a promoção de destinos e os produtos e serviços oferecidos por diversas empresas, que assim aumentam também o faturamento.

Ou seja, é uma parceria positiva para ambos os lados, pois gera aumento nos acessos dos blogs e, consequentemente, um crescimento das vendas, com mais lucratividade para todos.

E entender todo esse processo também ajuda a desenvolver ações e campanhas mais certeiras e objetivas, alinhadas com cada nicho e cada perfil, gerando melhores resultados.

ABBV Meeting 2022 proporcionou integração

Foto: Guto Marcondes

Ciente de todo esse cenário e das constantes mudanças do mercado, a atual diretoria da ABBV vem buscando promover novas possibilidades de integração de forma a resultar em monetização para os distribuidores de conteúdo e ganhos financeiros e de mercado para as marcas.

Um exemplo disso foi o ABBV Meeting 2022, que aconteceu no início de outubro no Cyan Resort Atlantica em Itupeva (SP). O evento, realizado anualmente para os associados, pela primeira vez foi aberto para profissionais e empresas do trade turístico nacional e internacional.

Estiveram presentes alguns representantes de marcas como Atlantica, R1 Soluções Audiovisuais, Shift Mobilidade Corporativa, Seguros Promo, America Chip e Best Buy Sim, Copa Airlines e AMR Collection, Just Travel, Plaza Premium Group, Sea World Parks & Entertainment, Civitatis, Cruise America, Motorhome Trips, Itu Trailer e Comandante Nobre Voos Panorâmicos e TES Cenografia.

Blogs de viagem têm forte potencial para negócios

Um dos dados apresentados no evento foi o grau de confiabilidade dos blogs de viagem. De acordo com a pesquisa sobre o perfil dos viajantes e leitores realizada pela ABBV com a Idealis Research, mais da metade dos entrevistados (53,2%) tem os blogs de viagem como as principais fontes sobre os destinos, número que mostra para o mercado o grande potencial do conteúdo produzido pelos blogueiros.

Esta aproximação com profissionais do trade foi certamente o grande diferencial do ABBV Meeting e está até hoje reverberando por meio dos contatos realizados e de novas parcerias que foram firmadas.

O evento marcou também os dez anos de fundação da ABBV e foi um grande sucesso, com um total de mais de 500 participantes, entre o público presencial e os que acompanharam pela transmissão online.

Foi um modelo inédito, com uma programação que mesclou painéis sobre criação de conteúdo e sobre negócios, com muitos momentos para networking, e sempre jogando luz sobre as oportunidades para que blogs e agentes trabalhem juntos.

ABBV na WTM 2023

Foto: Reprodução Instagram WTM

Dentro desta mesma linha de iniciativas que visam criar laços mais fortes e oportunidades de negócios entre os diferentes lados da cadeia produtiva do turismo, outras ações vêm sendo desenvolvidas.

Uma das novidades poderá ser conferida na WTM Latin America 2023, principal evento mundial da indústria de viagens, onde a ABBV terá o seu estande integrado ao Lounge dos Influenciadores. 

A parceria aumenta as possibilidades para que os produtores de conteúdo possam se conectar diretamente com os expositores da indústria do turismo e com os demais visitantes.

Também haverá participação em painéis dedicados às tendências de marketing digital durante a feira, que sempre valorizou o trabalho dos blogs de viagem.

Para o presidente da ABBV, Luciano Palumbo, esta é uma forma de dar continuidade ao objetivo da associação em criar ciclos sustentáveis de promoção e monetização, compartilhamento, aprendizado e desenvolvimento de boas práticas para o sucesso de campanhas e ações de marketing em viagens em todos os elos da cadeia produtiva do turismo nacional.

A realização da próxima edição da WTM Latin America está confirmada para o período de 3 e 5 de abril, nos pavilhões branco e verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Não perca!

Leia mais