Em novembro, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) colocou em votação em uma assembleia extraordinária algumas alterações no estatuto, visando a mudança de critérios para novos associados, de forma a aumentar a abrangência.
Depois que os associados votaram, o resultado foi apresentado, bem como as novas orientações para quem quer fazer parte da ABBV. Confira a seguir!
A principal alteração do estatuto aprovada na votação é em relação à modificação do conceito de "blog de viagem", que passa a abarcar o criador de conteúdo em sentido mais amplo, incluindo outras mídias não escritas, como vídeos, fotos e podcasts.
Assim, passam a ser admitidos como associados os criadores de conteúdo digital de viagem (seja textual ou audiovisual), que abordem o Brasil e/ou qualquer parte do mundo, desde que o conteúdo seja em língua portuguesa e que tenha um trabalho autoral e consistente.
Entenda a seguir como ficaram definidos os critérios de aprovação que são avaliados pela Diretoria ou Comissão formada para esse fim.
Os blogs, sites ou portais precisam ter pelo menos um ano de existência, com publicação mais recente há no máximo 90 dias, com conteúdo original e idôneo, de acordo com padrões já estabelecidos pela ABBV.
Há quem pense que, com a alta das redes sociais, os blogs não têm mais tanto espaço, mas isso não é verdade. Informações detalhadas e com qualidade, em um espaço próprio, é essencial para a construção de autoridade, além da possibilidade de manter links de afiliados e ter ganhos financeiros.
Para um canal no YouTube, vale também a regra de ter pelo menos um ano de existência. É preciso também ter no mínimo 1.000 inscritos e 12 vídeos horizontais publicados, sendo dois deles nos últimos 30 dias.
Os vídeos fazem sucesso porque, para muita gente, assistir imagens dos destinos ajuda a despertar o desejo de viajar, além de ajudar no planejamento, pois é possível ver mais sobre os lugares e entender o que quer ou não conhecer de perto.
Isso faz com que os canais de viagem no YouTube gerem uma conexão maior com os espectadores, além de transmitirem uma imagem mais confiável.
Quem cria conteúdo sobre viagem no Instagram precisa ter um perfil há pelo menos um ano, com no mínimo 2 mil seguidores e 24 publicações no feed nos últimos 2 meses.
Mesmo passando por mudanças constantes nos formatos das publicações, o Instagram é uma rede que continua em alta. Prova disso é que em 2023 foi o aplicativo para celular mais baixado do mundo.
Da mesma forma que no Instagram, no Tik Tok a exigência também é de pelo menos um ano de criação do perfil, 2 mil seguidores e 24 publicações nos últimos dois meses.
Lançada há menos de 10 anos, em 2016, a rede teve um crescimento meteórico no mundo todo. O formato da plataforma, que é dinâmica e tem vídeos curtos, fez com que conquistasse um número de usuários cada vez maior, especialmente no Brasil, que é hoje o terceiro país com mais usuários ativos no Tik Tok.
E, de acordo com uma pesquisa recente, divulgada no primeiro semestre de 2024, 8 em cada 10 usuários abrem o aplicativo pelo menos uma vez por dia, e 1 em cada 3 estima que vai passar mais tempo no TikTok no próximo ano. Ou seja, a tendência é de aumentar ainda mais o sucesso.
Por fim, para os podcasts é exigido o mínimo de um ano e veiculação de um episódio nos últimos 30 dias, disponível gratuitamente em plataformas de áudio.
Embora não seja um formato tão novo (o primeiro a ser publicado no Brasil data de 2004), foi mais recentemente que os podcasts passaram a crescer, especialmente durante a pandemia, quando o número de ouvintes aumentou. Desde então, o crescimento já passou de 132%.
O motivo que faz com que tanta gente goste do formato é a possibilidade de ouvir os episódios enquanto se desloca no trânsito, faz uma caminhada ou realiza as tarefas domésticas, entre outras atividades.
Os criadores de conteúdo de viagem que se encaixam nos formatos acima e cumprem todos os critérios, podem se associar pelo site da ABBV, clicando em "Associe-se", preenchendo o formulário de inscrição e aguardando o contato.
Leia maisCuritiba, 06 de novembro de 2024
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO
A ABBV, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ sob o no 016.956.746/0001-03, com sede na rua Rua Visconde de Guarapuava, no 3444, sala 504, Edifício Capitol Executive Center, Curitiba - PR, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por sua Presidente Sra. Luciana Freitas Gorges Rocha, CONVOCA através do presente edital todos os associados efetivos para a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada de forma virtual no dia 21 de novembro de 2024, em primeira convocação às 19h00 com maioria simples dos associados, em segunda convocação às 19h30, com ? (um terço) dos associados e em terceira e última convocação às 20h00, com 10% (dez por cento) dos associados.
A Assembleia ocorrerá através de PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET, caso em que a manifestação de vontade de cada associado será equiparada, para todos os efeitos jurídicos, à sua assinatura presencial.
A Assembleia está sendo convocada, de acordo com o previsto no artigo 47º do Estatuto da Associação, com a pauta exclusiva: aprovação da alteração dos Estatutos da Associação.
A alteração dos estatutos foi proposta pela Diretoria, após pesquisa, debates e apresentação aos associados, cuja minuta está disponível para consulta pelos associados abaixo:
A votação se dará por ordem de chegada e individualmente por cada tópico abaixo listado, um a um. Ou seja, cada tópico será votado separadamente, podendo o associado votar "sim" para um tópico e "não" para outro (exemplo: votar "sim" para tópico 3 - Youtube e "não" para o tópico 5 -TikTok):
1- extinção da obrigatoriedade de ratificação em assembleia de novos associados (arts. 9, 14, 20, 21 e 25);
2- alteração da definição de "blog de viagem" para inclusão de outras mídias além de site (arts. 8 e 9);
3- se aprovado o tópico 2, inclusão de produtor de conteúdo de YouTube e critérios (art. 8);
4- se aprovado o tópico 2, inclusão de produtor de conteúdo de Instagram e critérios (art. 8);
5- se aprovado o tópico 2, inclusão de produtor de conteúdo de TikTok e critérios (art. 8); e
6- se aprovado o tópico 2, inclusão de produtor de conteúdo de Podcast e critérios (art. 8).
Lembramos que apenas o representante do blog perante a ABBV terá direito a voto, sendo computado 1 (um) voto por blog associado.
O associado que não puder comparecer à Assembleia na data acima mencionada poderá ser representado através de Instrumento de Mandato.
Atenciosamente,
Luciana Freitas Gorges
Presidente da ABBV
Leia maisA nova diretoria da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), que tomou posse em abril, está completando seis meses de gestão, com muitos trabalhos desenvolvidos, sempre buscando ampliar a atuação dos mais de 100 blogs associados.
A atuação tem foco na criação de oportunidades de networking, aprendizado e crescimento para os criadores de conteúdo associados, além de fortalecer a relação com o mercado e promover o turismo responsável e sustentável.
As ações realizadas nos últimos três meses (julho a setembro) foram divulgadas recentemente, bem como algumas novidades que já estão previstas para o próximo ano.
Entre os projetos deste período está a pesquisa que foi feita entre associados, com apresentação do resultado, e também o lançamento do novo site da ABBV, exclusivo para os associados. E ainda:
Seja de forma virtual ou presencial, os eventos não param! Mensalmente há uma live de treinamento, chamada Quinta Live. Em uma delas, os associados puderam assistir a uma super apresentação com Ricardo Freire, criador do site Viaje na Viagem.
Houve ainda uma apresentação do Visit San Francisco e uma live de apoio ao Turismo do Rio Grande do Sul, com representantes de empresas e órgãos do estado, fazendo um panorama da situação depois das fortes chuvas e incentivando a retomada das viagens para a região.
Os membros da diretoria também estão marcando presença em feiras importantes, como a Travel Next Minas, o Salão Nacional do Turismo, evento na casa do Cônsul dos Estados Unidos no Visit USA em SP, TurisRio no Blue Note Rio, entre outros.
A atual presidente da ABBV, Luciana Freitas Gorges, participou de um painel no Visit USA em Belo Horizonte falando sobre conteúdo digital, junto com o associado 360 Meridianos. Em breve, será palestrante no Congresso Nacional de Turismo Sustentável, também em BH.
E os associados, por meio de convite da ABBV, também têm a oportunidade de estar em eventos como o Visit Buenos Aires, Secretaria de Turismo de Torres, blog trip de Sergipe e inauguração de uma unidade de Luxo da rede Wyndham.
Para fortalecer a presença digital da ABBV, foi criada uma campanha no Instagram, com a divulgação de fotos e informações de associados que quiseram participar da ativação, ampliando o alcance do trabalho realizado por cada um deles.
Já na área da comunicação, foi criada uma comunidade no Whatsapp exclusiva para avisos, melhorando a comunicação de assuntos relevantes para os associados. Os avisos também são enviados por email. E, no novo site, é disponibilizada uma prestação de contas mensal.
Além disso, houve a retomada do envio da newsletter mensal, tanto para os associados quanto para o mercado e outras pessoas cadastradas, divulgando assuntos atuais relacionados ao turismo.
Paralelamente, a ABBV segue buscando novas empresas parceiras, sempre contando com marcas incríveis que compartilham a paixão pelo turismo. Algumas já estão confirmadas e outras estão em negociação e devem ser anunciadas em breve.
As mais recentes são Tailandiando (agência de turismo receptivo na Tailândia), Simpremium (chip internacional com cobertura em mais de 150 países), Brocker Turismo (ingressos, passeios, restaurantes e transfer em Gramado e Canela) e Cancelou.com (reparação financeira em casos de cancelamentos e atrasos de voos).
Os associados interessados contam com condições diferenciadas e benefícios exclusivos nos programas de afiliação dessas empresas, o que impulsiona ainda mais a criação de conteúdo de qualidade para os leitores.
Com o fim do ano se aproximando, a diretoria da ABBV já está focada em alguns projetos que irão acontecer em 2025, como a segunda fase do novo site, a nova edição da WTM e o já tradicional seminário.
Semanalmente a diretoria realiza uma reunião de alinhamento, onde tudo é discutido, para que posteriormente as ações possam ser executadas da melhor forma, fortalecendo ainda mais o trabalho e as oportunidades para os associados.
Leia maisA convite da Secretaria de Turismo de Sergipe, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participou de uma press trip para conhecer as atrações do estado, que é o menor do Brasil em território, mas grande quando se fala em turismo, com litoral cheio de belezas naturais e muitas outras opções de passeios.
A viagem aconteceu do dia 31/07 ao dia 06/08, tendo como base a capital, Aracaju, cidade rica em cultura, história, gastronomia e mais de 30 km de praias, além da localização estratégica que possibilita alguns passeios de bate e volta.
Representando a ABBV, estiveram presentes os blogs associados: Pra Onde Ir Agora, Sundaycooks, Vambora, Fefa Pelo Mundo, 360 Meridianos, ElizabethWerneck.com, Olívia Garimpando Por Aí e Blog Diego Berlitz.
O roteiro dos blogueiros da ABBV começou com um passeio ao Litoral Sul do estado, para uma visita à Lagoa dos Tambaquis e ao Complexo Ambiental Praia do Saco, que tem atrativos históricos.
No segundo dia, os participantes fizeram um passeio de barco em direção à Crôa do Goré, um banco de areia que se forma no Rio Vaza-Barris e só fica visível por cerca de 5h por dia, dependendo das mudanças da maré. Foram também à Ilha dos Namorados, próxima à foz do rio e com uma estrutura de bares e opções de lazer.
O dia seguinte foi todo dedicado a explorar os encantos de Aracaju. O city tour pela capital de Sergipe passou por diversos pontos, como mercados, Colina do Santo Antônio, Centro Histórico, Catedral Metropolitana, Largo da Gente Sergipana e Museu da Gente Sergipana, mostrando que a cidade tem opções turísticas diversas que vão muito além das praias.
Em seguida, houve uma visita a São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil (fundada em 1590) e considerada a "Mãe de Sergipe" por ter sido a primeira capital do Estado e onde tudo começou a se desenvolver. Localizada a apenas 21 km de Aracaju, mistura cultura, história e natureza. Em 2010 se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E o conjunto arquitetônico do centro é tombado como Patrimônio Mundial Cultural e Natural pelo IPHAN.
Os Cânions do Xingó, formação rochosa em meio às águas do Rio São Francisco, não poderiam faltar no roteiro. Os participantes da viagem foram até a cidade de Canindé do São Francisco, que fica a aproximadamente 200 km de Aracaju. De lá saíram em uma embarcação pelo "Velho Chico", rio que conecta o sertão sergipano ao seu litoral. E pernoitaram na cidade de Piranhas.
De volta a Aracaju, fechando a viagem, foi hora de visitar a Orla de Atalaia, que tem uma ótima infraestrutura de restaurantes, hotelaria e comércio, além da praia e de pontos que chamam a atenção como o letreiro e o caranguejo gigante. Lá foram visitados também o Projeto TAMAR, o Espaço Energia Farolândia e o Memorial de Sergipe.
As press trips são viagens organizadas com o objetivo de promover destinos turísticos. E, com esta viagem a Sergipe, a ABBV reafirma mais uma vez seu compromisso em atuar para manter a aproximação entre a Associação e o mercado, além de ajudar os blogueiros e produtores de conteúdo.
Para as empresas, apoiar uma press trip é uma estratégia de divulgação dos produtos e serviços oferecidos no destino, por meio da visão de criadores de conteúdo que atuam na área, impactando diretamente o público e despertando o desejo de conhecer o local.
Para os blogs associados, é uma oportunidade de conhecer um novo destino, vivenciar novas experiências e ter novas dicas e informações atualizadas para compartilhar com seus leitores e seguidores.
Em nome da ABBV e dos blogs participantes, agradecemos à Secretaria de Turismo de Sergipe pelo convite e a todos os estabelecimentos parceiros que tornaram esta viagem possível: Hotel Real Classic, Hotel da Costa, Hotel Aquarius, Hotel Del Canto, Hotel Xingó, restaurantes Vila do Forró, Cariri, Staleiro, O Matuto, Carne de Sol do Ramiro, Pizzaria Ivorá, Karrancas, Cachaçaria Altemar Dutra em Piranhas, Maria Farinha e Churrascada Salt.
No mês de julho, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participou de um encontro virtual com empresários do setor turístico do Rio Grande do Sul, a convite da Secretaria de Turismo do estado, que recentemente foi afetado por fortes chuvas e ainda hoje vem sofrendo as consequências da tragédia.
O objetivo do encontro foi receber informações atualizadas para apoiar a retomada do turismo na região de Gramado, uma das cidades que mais recebe visitantes em todo o Brasil e que é um dos pilares econômicos do setor no Rio Grande do Sul.
O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato, abriu o encontro explicando que o turismo representa 86% da economia da cidade e que o número de pessoas afetadas quando há tragédias é sempre grande, já que quase todas as famílias estão envolvidas de alguma forma com o turismo.
Em seguida, falou sobre o potencial turístico da cidade, que é atualmente o segundo destino turístico do país. E ressaltou que mesmo quem vai todo ano vai sempre encontrar coisas novas para conhecer.
“Gramado tem ótimos hotéis, experiências incríveis, muitas opções de atrativos diferentes não apenas na cidade, mas na Serra Gaúcha como um todo. É um destino que está sempre se renovando e se reinventando - e agora não seria diferente. Os empreendedores locais estão trabalhando, acreditando e criando novas possibilidades para o município e para o turismo”, destacou.
Reginato falou também sobre as novas possibilidades para o município e as expectativas para a 29a edição do tradicional evento “Natal Luz”, que este ano voltará a ter o desfile acontecendo na rua do centro, além de outras novidades. “Passamos por problemas, como todo o Rio Grande do Sul, mas foram rapidamente superados - e, principalmente, com vidas preservadas. Já estamos 100% com o turismo reaberto, no momento com uma visitação mais regional, até pela questão do acesso. Mas a estimativa é que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista para outubro, Gramado volte a receber turistas de todo o Brasil”, disse.
Para o “Natal Luz”, os ingressos já estão sendo vendidos com descontos, para estimular ainda mais as pessoas a comparecerem.
Na sequência, Adriane Brocker Boeira, uma das sócias-fundadoras da Agência Brocker Turismo, falou sobre o panorama atual na cidade, pontuando que Gramado ficou um pouco isolada devido ao fechamento do aeroporto na capital, mas que tudo está funcionando e que é importante que as pessoas mantenham as viagens. “Foi muito triste ver o aeroporto e tantas cidades debaixo d’água. Mas, em meio a tantas notícias ruins, é importante divulgarmos o turismo”, disse.
Ela destacou que, em um momento como este, todos querem ajudar o Rio Grande do Sul e a melhor forma de fazer isso é estimulando que os turistas visitem. “Tivemos meses difíceis, sem o volume de visitantes que tínhamos antes. Mas sairemos mais fortes. Estamos de coração aberto para receber a todos, estamos mantendo toda a estrutura de hotelaria, restaurantes, atrativos e eventos. Tenho certeza que com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho teremos mais pessoas”.
Dudu Kny, empresário do ramo gastronômico, falou também sobre as opções de entretenimento. “Gramado faz as pessoas saírem de casa para conhecerem as atrações, porque tem um pouco das melhores coisas do mundo. E estamos em um momento importante de transformação, todo mundo está muito motivado com a retomada”, afirmou.
Para finalizar o encontro com a ABBV, Rafael Peccin, da área de hotelaria, disse que já está percebendo um aumento nas centrais de reservas. E que o cenário, que antes era de imprevistos, hoje já está caminhando rumo à normalização, principalmente depois da notícia da reabertura do aeroporto.
Peccin contou ainda sobre um evento que será realizado em setembro em homenagem ao Rio Grande do Sul - e a ideia é que se torne um evento fixo no calendário de Gramado. "Temos um estado muito rico culturalmente e queremos fazer um evento celebrando a cultura gaúcha, a cultura de imigração, de gastronomia. Talvez este ano seja menor, por ser o primeiro, mas o objetivo é que passe a ter 30 dias de atrações", revelou.
Além de informações sobre o destino e de muitos conteúdos importantes que poderão ser divulgados, para os associados foi também uma oportunidade de networking, pois puderam estar em contato com representantes locais da área de viagens, receptivos, hotelaria e gastronomia.
E, para a ABBV, o encontro foi uma forma de demonstrar o apoio na retomada do turismo no Rio Grande do Sul, reafirmando o compromisso da associação com a responsabilidade social.
Leia maisLuisa Mazuim,
Tecnóloga em Gestão de Turismo.
Blog Viagens no Divã (www.viagensnodiva.com.br / @viagensnodiva).
Na última quinta-feira, dia 11 de julho de 2024, participei da “Imersão ao Turismo no Litoral norte: Torres em Destaque”, representando a Associação Brasileira de Blogs de Viagem — ABBV. A imersão teve por objetivo fortalecer a promoção turística da cidade de Torres–RS, dialogando sobre o turismo contínuo e não sazonal.
O evento foi pensado em um momento de fundamental importância para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas, que atingiu o estado.
O setor do turismo está entre um dos maiores prejudicados por conta dessa situação, que provocou, entre outros, o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, o bloqueio de estradas e rodovias, além do cancelamento do Festival Internacional de Balonismo deste ano, maior evento da área na América Latina, promovido pela cidade de Torres, gerando grandes prejuízos para a economia local.
Por ser uma cidade litorânea, Torres possui uma grande demanda turística nos meses do verão, entretanto, é um destino com capacidade para receber turistas o ano todo. Nesse sentido, foram apresentados, no evento, Cases de Sucesso de experiências que o município tem a oferecer nas quatro estações.
Dentre as experiências apresentadas, foi explanado sobre o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, do qual Torres faz parte e que garante à região relevância geológica internacional; as Trilhas do Parque da Guarita; o fortalecimento da identidade regional por meio dos artesanatos da Casa da Terra e do Artesanato; os roteiros de turismo rural das Raízes de Torres; as experiências de Balonismo, além de roteiros de turismo histórico e cultural, esportes, entre outros.
Representantes da Secretaria Estadual de Turismo — SETUR estiveram presentes no evento, abordando desde a necessidade de explorar as experiências autênticas e singulares obtidas em roteiros e atrações, até o potencial de desenvolvimento da região, a partir da implantação do aeroporto regional. O Diretor Geral da SETUR, Rafael Francisco Carniel, e a Diretora de Planejamento e Competitividade da SETUR, Claudia Mara, enfatizaram a importância da promoção do destino turístico por meio das mídias e redes sociais.
Destaco, também, a fala da Turismóloga e Presidente do Sindicato de Hotéis,
Restaurantes e Bares do Litoral, Ivone Ferraz, acerca da divulgação dos atrativos, roteiros e experiências no município por criadores de conteúdo e influenciadores digitais, reforçando o papel fundamental da classe na tomada de decisão dos viajantes.
O trabalho dos profissionais que atuam na criação de conteúdo digital tem sido cada vez mais reconhecido no setor do turismo para a promoção dos destinos. E, diante do cenário de reconstrução do estado e retomada do turismo gaúcho, possui grande relevância. É necessário mostrar que é possível viajar pelo nosso estado, que temos outras alternativas ao Aeroporto Salgado Filho, que o turismo permanece em funcionamento, mostrando aos visitantes que estes podem se sentir seguros ao realizar a sua viagem.
Leia maisA nova diretoria da (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) foi eleita durante o seminário realizado em abril de 2024 no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) que fica no Parque do Ibirapuera, um dos lugares mais emblemáticos de São Paulo.
Além de muito networking, informações e aprendizado, o seminário contou também com uma programação turística, levando os associados da ABBV para conhecer diferentes pontos da cidade, a convite da SPTuris, uma das parceiras do evento.
No encerramento, houve a eleição da diretoria para o biênio 2024/2026.
A chapa única, eleita por unanimidade, é composta por oito membros:
O atual mandato vai até 2026, dando continuidade aos projetos das gestões anteriores e trazendo melhorias e novidades, sempre tendo como premissa a ética e transparência nas relações dos blogs de viagem com os leitores e com o mercado.
Para a nova diretoria, um dos principais objetivos é manter a aproximação entre a Associação e o mercado, além de divulgar e fortalecer a Associação junto ao trade turístico. Também visa criar mais oportunidades de aprendizado e treinamentos e desenvolver uma maior interação entre os membros da ABBV.
Os associados e demais interessados poderão acompanhar todas as realizações pelo site e pelas redes sociais no Instagram @abbv_brasil e Facebook ABBV.
E, para novos blogs que querem fazer parte da ABBV e ter acesso a todos os eventos e conteúdos, basta preencher o formulário no site com as informações necessárias e aguardar nosso retorno.
A nova diretoria reafirma seu compromisso em ajudar os blogueiros produtores de conteúdo e o trade turístico a se desenvolverem e crescerem!
Leia mais2023 está chegando ao fim e acreditamos que seja o momento ideal para relembrar como foi o ano de 2023 para a associação e os eventos e ações que provemos junto aos nossos associados.
Seminário ABBV 2023
Este ano o Seminário ABBV teve como cenário o Farol Santander, sendo o primeiro evento realizado inteiramente em um ponto turístico icônico e cartão postal da cidade.
O seminário 2023 contou com o apoio institucional do SPTuris e Secretaria de Turismo de São Paulo e tivemos o patrocínio de parceiros como Civitatis, Hotel Intercity e Real Seguro Viagem.
Não podemos deixar de lembrar que em 2017 e 2018 a ABBV realizou um almoço e um brunch, respectivamente, no Terraço Itália, também um ícone da cidade,
Ações Pós Seminário ABBV
Juntamente com o Seminário 2023 a ABBV realizou ações para seus associados em parceria com a SPturis. Os associados puderam participaram de passeios para:
- Roda Rico, a maior roda-gigante do país.
- Polo de Ecoturismo na região sul da cidade de São Paulo.
- Sampa Sky, Mercadão e Tour pelo Centro Histórico de SP.
- Ingressos para o Wet´n Wild para todos os participantes do Seminário ABBV 2023, com acesso ilimitado ao parque durante três meses.
O Seminário 2024 já está confirmado e irá acontecer em São Paulo nos dias 13 e 14 de abril. Falaremos mais sobre ele mais abaixo.
Lounge de Influenciadores da WTM 2023
Como tradicionalmente acontece, o Seminário ABBV 2023 foi realizado no final de semana que antecedeu a WTM, maior feira de Turismo de América Latina. E na edição 2023 da feira, além de contar o Stand para atender ao público visitante, a ABBV foi convidada para coordenar o Lounge dos Influenciadores, um espaço para encontro dos produtores de conteúdo digital e para interação com o trade de turismo.
A ABBV é media parnter da WTM desde a primeira edição da feira no Brasil e já renovou sua parceria para a edição 2024 da WTM Latin America, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2024..
Acompanha das redes sociais da ABBV e da WTM a abertura das inscrições para a feira e as novidades sobre a parceria da ABBV e WTM para a próxima edição.
Relatórios de Conteúdo
A ABBV preparou um completo relatório de conteúdo, produzido pelos Blogs associados sobre o Seminário 2023 e os passeios realizados, que foi entregue aos parceiros: SPTuris, Secretaria de Turismo de SP.
A ABBV preparou ainda um relatório de conteúdo produzido pelos Blogs associados participantes na Press Trip de Jundiaí, a ser entregue ainda em dezembro de 2023.
Press Trips
A ABBV em parceria com Secretarias de Turismo realizou algumas Press Trips no segundo semestre de 2023, exclusivamente para associados: Santos em setembro, Jundiaí em novembro e Cotia em dezembro.
Além das Press Trips, a Civitatis convidou os associados para ABBV para um passeio pelo Rio de Janeiro em setembro.
Novas Empresas Afiliadas
Em 2023 a Diretoria de Afiliados da ABBV fechou novas parceria, que oferecem vantagens exclusivas para os associados. Os novos parceiros de 2023 são: iFriend, Viajar Barato e Compara Online. A Diretoria de Afiliados também está em negociação com outros parceiros, que devem ser anunciados no início de 2024.
Lives, Encontros e Treinamentos Online
Durante o ano de 2023 foram quatro reuniões online com os gestores de empresas parceiras, com demonstração de como utilizar as plataformas. Foi realizado ainda um treinamento online de SEO na prática e sobre o Google Analytics 4 com o Carlos Arruda, do blog Vida Cigana.
Seminário ABBV 2024
Como acontece há mais de 10 anos, realizaremos nosso Seminário ABBV 2024 no final de semana que antecede à WTM, nos dias 13 e 14 de abril, exclusivamente para associados.
A Diretoria está em momento negociando apoios e patrocínios e trabalhando com parceiros, palestrantes e fornecedores para que o Seminário ABBV 2024 atenda às expectativas dos associados.
Caso sua empresa deseje de alguma forma participar do Seminário ABBV 2024, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].
Por fim, nosso agradecimento às entidades que nos apoiaram, bem como às empresas parceiras.
Nos vemos em 2024!
Leia mais
A ABBV promoveu nos dias 07 e 08 de dezembro uma Press Trip para Cotia – SP, elaborada pela Secretaria de Turismo do município.
Nós passamos por várias experiências com visita ao Templo Zu Lai e almoço especial oferecido pela Mestra Miao You, a Abadessa responsável pela Ordem Guang San. Uma honra concedida a poucos visitantes!
Depois conferimos e nos refrescamos no Thermas da Mata, um parque aquático com vários atrativos.
Tivemos a oportunidade de conhecer o novo Animália Park, um complexo que reúne fauna e flora em meio à Mata Atlântica. Um atrativo que surpreende os viajantes e já é um sucesso de público.
Por último fomos à Catedral de Cotia, e realizamos uma visita com aula de história, ministrada pelo Professor Marcos Martinez, autor do livro Cotia Memória e Imagem. Um privilégio para os blogs associados da ABBV participantes.
Leia maisA ABBV promoveu no final de semana de 24 a 26 de novembro de 2023 uma Press Trip para Jundiaí – SP, elaborada pela Diretoria de Turismo do município.
Nós vivenciamos muitas experiências do Turismo Rural, entre elas: café colonial em sítios, colher pêssegos na plantação, aula de como fazer macarrão italiano, almoços em fazendas em meio à natureza e várias degustações em vinícolas.
Confira no link mais detalhes na matéria publicada no site da Prefeitura de Jundiaí: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/28/jundiai-recebe-a-visita-de-membros-da-associacao-brasileira-de-blogs-de-viagem/