temas

Pesquisa da ABBV revela: blogs de viagem são o meio de comunicação de maior credibilidade entre os viajantes independentes

06/nov/2012

Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros.

Segundo a pesquisa, feita através de 40 blogs associados à ABBV, 70% dos leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha do destino. Os leitores destes canais são viajantes independentes e experientes. Eles planejam sozinhos o roteiro e usam a internet como fonte de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e passagens aéreas.

A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em seguida, com 37%. A minoria dos leitores, 12%, escolhe para onde vai nas férias através de pacotes de agências de viagens.

A pesquisa desvenda, ainda, a relação estreita construída entre leitores e blogs.  O  estudo  da  ABBV  revela que 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do que dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%. Já as agências  de viagem representam o meio em que os leitores menos confiam: apenas 13% levam em conta as informações fornecidas pelas agências.

Entre os canais disponíveis para o leitor buscar informação  —  jornais, revistas, guias turísticos, agências de viagem e portais  —  os  blogs  são  o único canal em que nenhum leitor afirmou não confiar. Quando se trata de post patrocinado (ou publieditorial), um modelo publicitário frequente em blogs, mais da metade dos leitores (53%) de blogs de viagem dizem confiar neste tipo de informação desde que a prática seja transparente.

O perfil principal dos leitores de blogs de viagem se concentra em mulheres jovens (entre 25 e 34 anos), urbanas, com curso superior e renda maior do que 10 salários mínimos. Dos leitores que participaram  do  estudo,  77% acessam os blogs em busca de dicas. Eles querem, com prioridade, informações sobre o que ver, visitar e onde comer no destino. Chama atenção, porém, o número de pessoas que consultam os blogs para ler os relatos sem necessariamente estar planejando uma viagem: 69%. A pesquisa da ABBV sobre o perfil e tomada de decisão do leitor na hora de  escolher seu destino é a primeira ação da associação com a proposta de promover e divulgar estudos sobre o mercado de turismo e blogs de viagens.

Para realizar o estudo “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” foram ouvidas 2.276 pessoas, entre 3 e 14 de setembro, através de questionários disponibilizados por 40 blogs associados à entidade. A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de  Viagem, fundada em maio de 2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defende os interesses  dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório da pesquisa “A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM SOBRE O TURISTA BRASILEIRO” está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV.

Foto: Krzysztof Baranski | Stock.Xchng

Facebook Twitter Plusone

Comentários

  1. 6 nov, 2012

    Essa pesquisa aponta o futuro do turismo.
    Os excelentes blogs de viagem existentes no Brasil têm total credibilidade entre seus leitores, uma vez que refletem a experiência dos próprios blogueiros e dos seus seguidores.
    Parabéns à iniciativa de ser criada essa Associação, que ainda vai dar muito o que falar.

    Responder

  2. 6 nov, 2012
    Fabricia

    Foi através de blogs como o seu que eu comecei a me interessar por viajar de forma independente, o que hojé é um vício…rs

    E, de tanto pesquisar as experiências de outras pessoas, também surgiu a ideia de passar a minha pouca experiência em um blog – bem no iniciozinho ainda – para retribuir a ajuda…

    Parabéns pelo seu blog!

    Responder

  3. 6 nov, 2012

    Excelente notícia.
    Mas devemos ficar alertas que com o reconhecimento, vem a responsabilidade!
    O compromisso maior do blogger é com a verdade, e neste passo, relatar o que de fato foi experimentado é a maior garantia de credibilidade que se tem.

    Responder

  4. 6 nov, 2012
    Choo Choo


    Claro que uma pesquisa feita através de blogs de viagem vai apontar que os blogs de viagem são o meio mais utilizado para escolher um destino.
    *facepalm

    Responder

    6 nov, 2012

    Choo Choo, a pesquisa não foi feita entre os blogs e sim entre os usuários (leitores) de blogs e outras mídias.

    A pesquisa torna ainda mais importante a existência da ABBV e da RBBV, que buscam conscientizar da necessidade dos blogueiros atuarem com ética, verdade e transparência em seus blogs, assim como o Diogo Avila mencionou.

    Ótima pesquisa.

    Responder

    7 nov, 2012
    rppc

    Também acho que o meio de aplicação da pesquisa é tendencioso, a partir do momento que só são coletados dados através de um formulário disponibilizado em blogs, apenas as pessoas que já são seguidoras dos blogs de viagem e turismo é que terão acesso a ele. A pesquisa ignora os demais turistas (aqueles que provavelmente usam outros meios para se informar e tomar decisões). Acho que os blogs tem mesmo um papel importante, (me enquadro nesse perfil) mas a pesquisa deveria ser aplicada de forma mais ampla para obter respostas mais aproximadas da realidade, por que no fim a pesquisa só aponta que aqueles que já usam os blogs depositam alta confiança nas informações que encontram.

    Responder

    7 nov, 2012
    mariana berutto

    Caros, a pesquisa teve como objteivo mapear o perfil dos leitores de blog. E, além disso, entender a relação que essas pessoas têm com os blogs de viagem. A pesquisa não tem a pretensão de mapear o perfil do turista brasileiro em geral. Mas é inegável que os leitores de blogs fazem parte deste universo e que os blogs vêm se consolidando como fonte de pesquisa para uma parcela dos viajantes – sobretudo aqueles mais experientes, que preferem montar seus roteiros de forma atonôma.

    12 nov, 2012

    Cho Cho.

    Se estou interessado sobre os dados referentes a viagem tenho que ir onde as pessoas falam de viagem. De nada adiantaria fazer uma pesquesa sobre o perfil, preferência ou destino do viajante em um blog de futebol.
    O que foi feito foi procurar o público alvo, somente isto.

    Responder

  5. 6 nov, 2012

    Que notícia boa!!! Adorei saber dos números e ver que a “classe de blogueiros de viagem” está em alta e tem credibilidade!
    :)

    Responder

  6. 6 nov, 2012

    Parabéns a todos!
    Acho que estamos construindo um ciclo virtuoso, onde escrevemos com propriedade e transparência. O leitor por sua vez, indetinfica-se com aquilo que foi publicado, dissemina e torna-se fiel ao blog que ganha força e produz um conteúdo cada vez melhor! ;-)

    Viva la revolución! ;-)

    Responder

  7. 6 nov, 2012

    Nossa, a pesquisa ficou muito legal ! Mas é tudo verdade mesmo… Confio mais nos blogueiros ! Por isso que a identificação de posts patrocinados é tão importante.
    Parabéns, ABBV! Vejo cada vez mais a importância desta associação.

    Responder

  8. 7 nov, 2012

    Ótima notícia, fiquei surpreso com a renda! Mais dinheiro para cair na estrada!!!

    Responder

  9. 7 nov, 2012

    Os resultados da pesquisa são excelentes. Melhor do que eles só mesmo ver o mercado de conteúdo online sobre viagens se organizando e mostrando o seu tamanho e sua força.

    Responder

  10. 7 nov, 2012

    Fiquei muito feliz com os resultados, isso mostra cada vez mais que estamos trabalhando de forma profissional. Nossos leitores gostam do nosso trabalho e acreditam e confiam em nós. Credibilidade é tudo! Parabéns a todos os envolvidos.

    Responder

  11. 12 nov, 2012

    As pessoas consideram realmente a experiencia vivida pelo blogueiro, dão um valor especial por parecer algo mais pessoal.

    Muitos imaginam que por se tratar de empresa (editora, etc) a responsabilidade de quem está escrevendo não é a mesma de quem trata pessoalmente do seu blog. Talvez seja este o fato que esteja amparando o crescimento da confiabilidade dos blogs de viagem.

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Resultados da pesquisa ABBV: quem é o leitor de blogs de viagem - Uma Malla Pelo Mundo

[...] gentilmente responderam? Sobre o impacto dos blogs de viagem… Pois então, esta semana, a ABBV divulgou o resultado – e compartilhou com a galera, claro. E olha, ficou bem [...]

Na Cidade Maravilhosa, a serviço. | Mochileiro das Maravilhas

[...] bom. Palmas pra eles! E os blogueiros, que a cada dia ocupam mais e mais espaço no mercado (sim, vejam aqui a pesquisa que saiu durante essa semana), ficaram felizes! Perfeito, [...]

Os números do turismo brasileiro - Uma Malla Pelo Mundo

[...] muito interessante, na mesma semana em que a ABBV divulgou os resultados da pesquisa com o perfil dos leitores de blog de viagem do Brasil. E por que interessante? Porque me parece que, finalmente, estamos encarando a indústria do [...]

Resultado da pesquisa da ABBV | Hotel California Blog

[...] Resultado da pesquisa da ABBV Posted on novembro 13, 2012 by hotelcaliforniablog [Translate] Obrigada aos leitores do Hotel California Blog, que responderam as perguntas que ajudaram a mapear o perfil dos leitores de blogs de viagem no Brasil. Vejam os resultados completos da pesquisa aqui. [...]

Perfil do leitor brasileiro de blogs viagens | Blog Outros Ares

[...] que iria traçar o perfil do leitor de blogs de viagens? Pois bem, no início de novembro, a ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagens, na qual faço parte, divulgou o resultado.A pesquisa realizada em parceria com a Idealis Pesquisa [...]

ABBV apresenta manual de boas práticas no encontro da Resorts Brasil | ABBV | Associação Brasileira de Blogs de Viagem

[...] e a Diretora de Relações com o Mercado, Elisa Araújo, vão apresentar os resultados da pesquisa “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” e uma sugestão de boas práticas de relacionamento entre resorts e blogs de [...]

Blogs de viagem: eu leio! (E escrevo, e comento, e viajo junto...) - Uma Malla Pelo Mundo

[...] 365 dias de atividade e atuação. De mobilizações a participações, passando por lições, realizações e incríveis discussões, houve de tudo um pouco. Devo confessar que hoje, 1 ano depois daquele [...]

Estudo inédito: pesquisa da ABBV traça o perfil dos leitores dos blogs de viagem no Brasil. Conheça os resultados! | MATRAQUEANDO

[...] as nossas ações — como blogueiros profissionais — no mercado. Veja um resumo da pesquisa no site da ABBV. O relatório completo está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBVFoto: Kolobseck | Stock. [...]

Campanha Blogs de viagem: Eu leio! E você? | Dondeando por aí...Dondeando por aí…

[...] embaixo, com orgulho: leio, comento, assino e prestigio. O segmento cresceu muito, como mostra essa pesquisa aqui, realizada pela ABBV e que mostra, entre outras informações, o quanto blogs de viagem influenciam [...]

Deixe seu comentário:





Comentários