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De 3 a 150 mil seguidores: Como fiz para crescer no Instagram

26/nov/2016

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O Guilherme Tetamanti, autor do blog Quero Viajar Mais, que teve um grande crescimento no Instagram de forma estratégica e sem compra de seguidores, dá suas dicas.

 

Sempre fui apaixonado por fotografia, paixão que ganhou intensidade quando fiz uma volta ao mundo em 2011. Visitei lugares incríveis, aliás tive a chance de abrir o mapa e escolher todos os lugares que sonhava conhecer enquanto ainda estava nas aulas de geografia.

Foi nesse momento que o blog surgiu em minha vida, e com ele todas as redes sociais. Twitter, Facebook e o recém inaugurado Instagram. Ahhh se eu tivesse tido mais visão! Na época, postava as fotos da viagem principalmente na minha página pessoal do Face. Perdi muito com isso!

Enfim, o tempo passou, o blog cresceu e passei por um momento complicado no andamento do projeto. Decidi mudar o nome do blog! Quando publiquei o primeiro artigo, em maio de 2011, eu até sonhava, mas sinceramente não imaginei que o projeto tomaria as proporções que tomou, e hoje seria minha atual profissão.

A título de curiosidade, o blog se chamava “Viajando com Eles”. Viajando com quem? Perdi a conta de quantas vezes tive que responder a essa pergunta. “A Gente Só Conhece os Amigos, Viajando com Eles”.

Fora o inconveniente de ter sempre que responder à mesma pergunta, ter um nome grande me trouxe diversas complicações. Criar um domínio, nome dos perfis nas redes sociais, logotipo, identificação comercial e por aí vai. Mesmo com todas as dificuldades, o blog cresceu e resolvi focar todos os meus esforços para que ele se tornasse meu ganha-pão.

Foi quando percebi que precisaria de um nome mais genérico, que fizesse sentido não somente para mim, mas para qualquer viajante que batesse o olho na marca. Em um dos muitos cursos que fiz, conheci o autor do blog Quero Ficar Rico, e pensei: “Se o Rafa quer ficar rico, eu quero viajar mais”. Fui direto para o computador para verificar se o domínio estava disponível, e foi nesse momento que nasceu o Quero Viajar Mais (www.queroviajarmais.com).

Isso aconteceu em agosto de 2014. Na virada do ano, toda a migração estava pronta e comecei com gás total a nova fase do projeto.

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Minha estratégia no Instagram

Na época, o “Viajando com Eles” tinha cerca de 3 mil seguidores no Instagram. Por sorte, consegui registrar todos os @QueroViajarMais nas redes sociais. Comecei a estudar a plataforma do IG, as maiores contas de viagem, e me inspirei em perfis como @BlogMochilando, @DestinosImperdiveis, @DestinoseSonhos, @ThiagoMLCorreia, @ViajandoBaratoPeloMundo e @VamosPraOnde, que na época tinham cerca de 100 mil seguidores ou mais. Decidi que chegaria lá!

Mas como? Certamente eu não conseguiria fazer parceria com essas pessoas, afinal cada macaco no seu galho. Então resolvi propor parcerias aos perfis que tinham o mesmo tamanho que o meu. Convidei vários, alguns já velhos conhecidos, outros apenas pelas redes sociais, com a intenção de criarmos um grupo de indicações. Ao final do primeiro dia, já somávamos mais de 50k.

Nesse momento percebi o potencial da estratégia, e parti para contas maiores. Como o poder de troca já era grande, talvez aceitassem. Resumindo a história, no final da primeira semana de contatos, o grupo já reunia cerca de 1,5 milhões de seguidores. E as indicações começaram!

Na época isso funcionou muito bem, mais para alguns, menos para outros. Não sei ao certo o porquê, mas segundo minha planilha de resultados, minha conta foi uma das que mais cresceu, proporcionalmente ao número de seguidores inicial. Em poucos meses o @QueroViajarMais no Instagram estava com 50, 60, 70 mil seguidores. Chegar aos 100k era questão de tempo!

Éramos cerca de 20 pessoas no grupo, e naturalmente a estratégia parou de ter a mesma eficácia. Com o tempo as indicações cessaram, mas o grupo continuou e nos tornamos grandes amigos, mesmo que muitos apenas virtualmente.

 

Outras ideias que funcionaram

Ao mesmo tempo que participava do grupo de indicações, sorteei alguns brindes aos seguidores, melhorei minha descrição do perfil e comecei a incentivar o uso da hashtag #QueroViajarMais. Hoje são mais de 115 mil fotos compartilhadas com a tag.

Antes mesmo de haver a ferramenta de informações do Instagram, disponível nas contas comerciais, estudei sobre os melhores horários para publicação. Entre fotos minhas e dos seguidores, postava de 4 a 5 por dia.

  • 7 da manhã => “Momento ainda estou na cama”;
  • 11:45 =>  “Pausa antes do almoço”;
  • 17:45 => “Já é hora de ir embora?”;
  • 20:00 => “Todos estão na internet”;
  • 23:00 => “Aquela fuçada antes de dormir”.

Coloquei o despertador para tocar em cada um dos horários, para não perder os melhores momentos do dia!

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Qualidade das fotos

Com tantas fotos publicadas, minhas e de terceiros sempre marcando seus perfis, fui percebendo os estilos e destinos que atraiam mais curtidas e comentários. Uma coisa sempre foi fundamental: a qualidade da imagem. Não somente o clique em si, mas toda a edição, recorte, ângulo, saturação, contraste de cores, granulação…enfim, passei a pensar em melhorar a experiência de quem olhava minhas publicações no Instagram.

Sei que ainda tenho muito a melhorar, aumentar o engajamento, ser mais pessoal e mostrar mais meu dia-a-dia durante as viagens. As pessoas gostam disso, pois ao verem fotos mais pessoais, se colocam no lugar e a probabilidade de interação é maior.

Mas eu também sei que aprendi bastante e posso colaborar. Usei diversos aplicativos de edição, e me encontrei no Snapseed, que de tão bom foi até comprado pelo Google em 2012. Para ajudar a melhorar suas fotos no Instagram, ou qualquer outra rede social, existem dezenas de vídeos no Youtube mostrando algumas funcionalidades básicas do aplicativo, além de exemplos práticos. No próprio aplicativo há a área de destaques, com uma infinidade de tutoriais incríveis.

Espero que algo dessa minha experiência tenha sido útil para você, seja para conquistar uma legião de fãs, ou mesmo para compartilhar momentos com seus amigos e família dentro da rede social mais popular entre os fotógrafos viajantes.

 

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Comentários

  1. 19 dez, 2016
    Rafael Vieira

    Olá, Guilherme!
    Parabéns pela sua iniciativa de mostrar como você começou e ajudar quem também quer compartilhar suas experiências com viagens. Eu sou um deles e gostaria de seguir suas dicas para ajudar ao pessoal que quer viajar mas está meio perdidão ainda.

    Responder

  2. 10 jan, 2017

    Oi Guilherme!
    Adorei ler o seu relato. Foi me dando a sensação de que realmente podemos alcançar nossos objetivos com muito planejamento e dedicação.
    Obrigada por compartilhar sua experiência e nos incentivar a buscar o queremos.
    Abraço!

    Responder

  3. 26 jan, 2017

    Muito boas dicas Guilherme.

    Montar grupos é uma boa estratégia, vou adicionar essa nas consultorias de marketing digital.

    O que mais surge é perfis tentando vender guest post.

    Responder

  4. 6 fev, 2017

    Que máximo!!
    Muito obrigado por compartilhar todo este conhecimento.
    Estou com meu blog começando e cheio de ideias, acho que no caminho certo.
    Abraço e sucesso procê

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  5. 6 mar, 2017

    Olá! mês que vem meu blog estará no ar, por enquanto estou buscando informações uteis para que ele venha com conteúdo e imagens bem legais e interessantes aos leitores. Suas informações foram super uteis, pois iniciamos o Insta mês passado e vendo você – que adoro e já postou uma foto minha :) – desanima, de certa forma, pois parece muito longe… rsr mas gostei das dicas e vou seguir!!
    Obrigada e parabéns!!
    @blogjanelaazul

    Responder

  6. 10 abr, 2017
    Kíssila Assis

    Oi Guilherme, muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco!!! Sou iniciante, tenho o perfil @destinos_melhores e quem sabe um dia, voc~e publica uma foto minha??? Quero aprender com os grandes como você…

    Responder

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