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Desafios e oportunidades para profissionais de marketing e turismo

BY: Luisa Ferreira dos Santos0 COMMENTS CATEGORY: Dados do setor, WTM Latin America

Quais são os principais desafios e oportunidades para os destinos e os profissionais de marketing e turismo atualmente? Tricia Neves Levy, Especialista de Mercado da Phocuswright, apresentou na WTM Latin America algumas das tendências que devem influenciar o setor este ano. Confira:

Startups versus gigantes

“A participação global de reservas de hospedagens está na mão de gigantes como o Booking, mas o crescimento dessas empresas está desacelerando, porque elas estão sobrecarregadas pelo seu tamanho - e, se o jogo for pelo volume, a chegada do Google no mercado de reservas muda o cenário”, afirmou Tricia. Segundo ela, isso abre espaço para o crescimento de startups: “É importante ficarmos atentos a esse mercado, porque o próximo Airbnb está por aí”.

Mídias online

“Hoje em dia, seu cliente está online em todos os estágios da viagem. Então o dinheiro para publicidade também deve estar”, afirmou Tricia. As marcas que tradicionalmente apostam em anúncios voltados para o momento de compra, encontram oportunidade de participar das etapas de planejamento e inspiração através, por exemplo, da cocriação de conteúdo com influenciadores digitais.

A executiva observou que existe hoje uma abundância de novos produtos e opções de segmentações, e cabe às empresas da área testar essas novas tecnologias o quanto antes. “Mídias visualmente mais atraentes, como redes sociais e vídeos, são especialmente relevantes e eficazes para o engajamento com a marca”.

WTM Latin America 2019 - Palestra Phocuswright Tendencias do Turismo
Tricia Levy, da Phocuswright, apresentou tendências do turismo

Inspiração da China

Outro insight da empresa vem de longe: na China, afirmou Tricia, o desktop praticamente morreu. “Quase todo o processo de compra é feito pelo celular. As pessoas usam apps super amigáveis que tomam conta de toda a jornada de compra dos viajantes, sendo ricos em conteúdo e inspiração”, explicou.

Assistentes de voz

O uso de assistentes de voz, como o Alexa e similares, também merece a atenção dos players de turismo. “Eles têm sido cada vez mais usados para tirar dúvidas e pedir recomendações, embora ainda não tanto para fechar negócios. No futuro, isso também deve aumentar”, disse a palestrante.

Por isso, as empresas do segmento devem pensar sobre como usar chats e serviços de voz para expandir sua presença online e em todos os pontos de contato com o cliente.

Busca por experiências

“Quando o AirBnb implementou as ‘experiências’ na sua plataforma, começou a provocar os players de atrações. Colocou moradores dos destinos em contato direto com os viajantes, sem intermediários além da plataforma, e vimos que muitos viajantes estão interessados em experiências diferentes”, disse Tricia.

Por isso, ela recomenda que receptivos tradicionais busquem formas de oferecer experiências diferentes, como as que permitem interação com moradores. Ao mesmo tempo, devem pensar em formas de inovar nos produtos turísticos clássicos. “Isso não significa a morte da Torre Eiffel, porque vivemos em um mundo em que não precisamos escolher entre uma coisa e outra. Os viajantes querem os dois”, acrescentou.

Mais que apenas dormir

A busca por experiências além do convencional afeta também as hospedagens. O que os viajantes buscam numa estadia está mudando, incluindo serviços que vão além do básico. Mais uma vez, a especialista mencionou o AirBnb como exemplo, já que a plataforma oferece aos usuários a possibilidade de se sentir como um morador do lugar, fazendo a hotelaria repensar a forma em que oferece seus serviços.

A tecnologia também é, segundo ela, uma fator importante nesse segmento. “Nos Estados Unidos, 65% dos hóspedes atribuem grande importância aos hotéis que investem em tecnologia para melhorar sua experiência, principalmente para reservas, check-in, check-out e pedidos de room service”, disse, observando a importância do investimento em novas tecnologias.

Luísa Ferreira é jornalista e autora do blog de viagens Janelas Abertas.
Foto em destaque: Sebastian Hietsch

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