Publicado em

ABBV e Hotéis Mercure oferecem café da manhã exclusivo para nossos associados

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV

No mês que vem completamos um ano de trabalho e muitas conquistas. Para dar início ao cronograma de comemorações da data, a ABBV em parceria com Hotéis Mercure, vai oferecer para nossos associados um delicioso e exclusivo café da manhã durante a WTM, em São Paulo. O  encontro está marcado para o dia 24 de abril (quarta-feira), às 9h, no Mercure Jardins.

Será uma excelente oportunidade para que os associados se conheçam melhor, troquem ideias, cartões e discutam assuntos do nosso interesse. A Accor, uma das patrocinadoras da WTM Latin America, e a ABBV - media partner do evento - esperam você.

A confraternização é aberta a todos os associados da ABBV! Você não pode ficar de fora! Anote aí na sua agenda:

Dia: 24/04/2013 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Mercure Jardins

Leia mais
Publicado em

Blogueiras associadas da ABBV lançam livro “Papo de viagem & outras histórias de bar”

BY: ABBV / 5 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Clarissa Donda e Janaína Calaça, super-blogueiras associadas à ABBV, estão toda prosa - e verso e crônica e conto. Lançaram em março o livro "Papo de viagem & outras histórias de bar" no Rio de Janeiro, e agora se preparam para dia 22 de abril, um dia antes da abertura da WTM, lançarem o delicioso livro em São Paulo, no Hostel Telstar, a Vila Mariana, às 19 hrs. (Dia 22 de abril também é dia do descobrimento do Brasil e - serendipidade maravilhosa - dia de você, caro leitor, aproveitar e descobrir e dar risadas e ter insights não só do Brasil, mas de pedaços do mundo todo, com este lançamento...)

Todo lançamento de livro é uma festa por si só, mas este merece sua atenção, caro leitor, por diversos motivos.

Primeiro, é o livro de abertura de uma (possível) série de histórias, estórias, perrengues e causos de viagem, que são no final das contas as mais vívidas lembranças que ficam - e que nos fazem lembrar por muitos anos das experiências nos locais por onde passamos.

Segundo, porque cada história vem acompanhada de um mini-guia do lugar contado - ou seja, você lê uma crônica bacana e já pode preparar sua mochila para embarcar pro lugar comentado. Mais: o livro é repleto de "crossmedia", ou seja, você lê sobre o destino e é direcionado via QRcode para links de posts nos blogs das autoras com mais informações. Este é um formato pra lá de útil para quem quer ir além da história, e a proposta é inovadora no segmento de viagens & turismo.

Terceiro, as autoras já são consagradas escritoras e contadoras de causos de viagens em seus ótimos blogs, o Dondeando por aí e o Jeguiando, blogs estes que são referência no segmento de blogs de viagem.

Quarto, o livro é, potencialmente, o primeiro de uma série (viva!), livro de estréia do selo editorial Papo de Viagem. E, mal este livro foi lançado, já estamos no aguardo dos próximos, claro! #ansiedade

E quinto (e mais importante, claro! #puxandoasardinha) ambas autoras são associadas da ABBV - a Janaína é associada fundadora da nossa Associação, veja só. 😛

O livro - e a série - estão sendo publicados pela Editora Patuá e têm apoio de empresas sintonizadas há tempos com o mundo digital, como a Skyscanner, a Hostelbookers, a Rio da Prata e a Estância Mimosa. E espera-se também, apoio de você, caro leitor, que o fará da maneira mais bacana e divertida de todas: comprando-o, lendo-o e divulgando para os amigos.

Parabéns, Clarissa e Janaína, e muito sucesso para ambas!

 

Leia mais
Publicado em

Cada blog tem que ser único

BY: ABBV / 19 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Elisa Araujo |

São muitas as tentações para os blogueiros de viagem. Um convite para uma press trip aqui, outro convite para uma experimentar um destino ali. Quem resiste? Ou melhor, por que resistir?

A resposta para a primeira pergunta eu não sei. Responder a segunda é fácil. Por que resistir a um convite? Porque ele não tem a ver com a essência do seu blog. Sim, blog tem essência, ou pelo menos deveria ter.

A essência de um blog é aquilo que torna o seu conteúdo verdadeiro e autêntico, e é isso que vai conquistar os leitores. Pensando em termos humanos, a essência é o que nos torna únicos. Quando negamos isso… bem, os consultórios de analistas estão cheios, certo?

Portanto, se me perguntassem qual o primeiro passo para construir um blog de sucesso, eu diria: "descubra a essência do seu blog e seja sempre fiel a ela". Ninguém está dizendo que é fácil, mas é possível. Vamos lá.

Primeiro, pergunte-se por que você começou a blogar sobre viagens e sobre o que você gosta de escrever no seu blog. Anote as respostas num papel e guarde em lugar seguro. Você vai voltar a elas várias vezes ao longo da sua carreira de blogueiro (esperamos que seja uma longa carreira). São essas duas respostas que formam a essência do seu blog. Descobrir essa essência, a alma do seu blog, é o mais importante para que ele seja único e tenha um verdadeiro diferencial.

É fácil confundir diferencial com nicho. Vamos dizer que nicho seja "aquilo sobre o que você escreve", por exemplo, viajar com crianças, viagens para a terceira idade, viagens de lua de mel, viagens econômicas. Blogar em um nicho é fazer um corte no amplo universo de possibilidades de temas sobre os quais escrever. O seu nicho poder ser por público (famílias), estilo (luxo, econômico), destino (uma cidade ou um país), objetivo da viagem (compras, enxoval de bebê) etc. Diferencial é mais é mais profundo.

Diferencial é o "como" você pega o tema que elegeu e o transforma em um conteúdo que só você poderia oferecer aos leitores. Diferencial é a maneira como você trata o assunto, as informações que escolheu apresentar, as informações que optou por deixar de fora, o ângulo que você escolheu para fotografar aquela atração turística que já foi mais clicada que qualquer astro de Hollywood. Diferencial pode ser exatamente não mais fotografar a tal atração turística.

Diferenciar-se é preciso, especialmente neste momento em que o número de blogs de viagem no Brasil cresce com uma facilidade que parece sugerir que a coisa mais fácil do planeta é… criar um blog de viagem. E é mesmo. Vai lá no WordPress e cria um blog. É simples e é para ser mesmo. Difícil é manter, difícil é ser único.

Voltando ao início do texto e ao dilema de resistir ou não a um convite para uma press trip. Dizer não é difícil e talvez nem seja necessário. Mas pensa comigo… Só aceite se a viagem estiver em sintonia com a essência do seu blog (volte ao papel que você guardou na gaveta e leia o que você escreveu). Vale o mesmo conselho se você está pensando em ir para algum destino por conta própria: escolha para onde ir (ou aceite o convite) pensando em como apresentar o conteúdo de uma maneira só sua. Do contrário…

Do contrário você vai ser apenas mais um, você vai estar somente seguindo o que os outros estão fazendo ou já fizeram antes. Quem segue não lidera nem escolhe o caminho. Sabe aquela foto que todos já clicaram? Pois é, não faz igual, não. Olhe de um ângulo diferente. Ou questione se a foto precisa mesmo ser feita e publicada. Sabe aquela dica que todos já deram? Então. Pesquise de uma outra maneira, pense numa outra abordagem, ofereça algo novo. Fazer o que todo mundo está fazendo não é garantia de sucesso, ao contrário, é garantia de que você é apenas igual aos outros. Lembra um pouco a fase da adolescência: adolescentes querem ser diferentes, mas ainda são inseguros e a maioria acaba sendo igual entre si, usa as mesmas marcas, o mesmo corte de cabelo, a mesma calça jeans, o mesmo tênis. Clonam-se por segurança.

O que acontece é que os blogs que têm essência, que têm um verdadeiro diferencial, esses se destacam, conquistam os leitores. Conquistar é atrair + manter. Atrair é fácil, certo? Manter já é outra história. Um blog só mantém seu público se consegue apresentar um conteúdo único, que faça os leitores voltarem procurando aquelas linhas de texto, aquela combinação de dicas, aquela imagem que sabem que não vão encontrar em outra url.

Estou aqui escrevendo sobre blogs de viagem, mas o conceito é o mesmo para blog de qualquer segmento. Se você não é único, você é apenas mais um. Mais um na multidão.

Foto: BSK | Stock Xchng

_________________

Elisa Araujo é jornalista, Mestre em História Social da Cultura e especialista em conteúdo digital. Atualmente é diretora comercial do blog Viaje na Vigem e Diretora de Relações com o Mercado da ABBV.

Leia mais
Publicado em

Como instalar, configurar e usar o Google Analytics?

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Assista ao vídeo da palestra:

Como instalar, configurar e usar o Google Analytics?

 

 

O Fred Marvila, autor do blog Sundaycooks e nosso Diretor de Tecnologia, irá bater um papo sobre o Google Analytics, uma das ferramentas mais usadas para mensurar e quantificar e entender as características dos acessos de um site.

Neste bate papo, o Fred explicará como instalar o Google Analytics no seu site ou blog e discutirá o básico sobre a configuração e utilização desta poderosa ferramenta.

 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar deste hangout \o/

 

Como faço para participar, então?

Para participar do hangout é simples, basta clicar em um desses links abaixo:

Assista ao vídeo na página do Sundaycooks no Google Plus

Assista ao vídeo no canal do Sundaycooks no Youtube

hangout sundaycooks fred marvila google plus
Clique no Play e assista 🙂

E depois clicar no vídeo que vai aparecer. Caso o vídeo não apareça, dê um reload na página, porque no início do hangout ele leva alguns segundos para aparecer 🙂

No mais, é como assistir a um vídeo no Youtube 😀

hangout sundaycooks fred marvila google analytics
Espere começar e assista 🙂

Tenho uma pergunta, como faço?

As perguntas poderão ser feitas no grupo do Facebook para associados da ABBV.

Siga o Fred Marvila (@marvila) e a ABBV Brasil (@abbv_brasil) no Twitter para mais detalhes 🙂

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Blog Fast Pass Viagens

BY: ABBV / 7 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV  e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Maria do Carmo Véras do Fast Pass Viagens.

Parque Nacional Yellowstone, Estados Unidos.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Sou agente de viagens desde 1997. Conheço 33 países e mais de 900 cidades no mundo. Como meus amigos sempre me pediam para montar viagens e escrever algo sobre elas, resolvi fazer o meu Blog.

Quanto ao nome Fast Pass, foi porque em 1994 viajamos a primeira vez para Orlando.

Eu, meu marido, minha filha (na época com 9 anos) e dois sobrinhos de 10 e 8 anos, fizemos a mala e embarcamos, todos animadíssimos para o que seria nossa primeira de muitas viagens internacionais que já fizemos.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Quando viajo quero conhecer tudo e mais um pouco, adoro parques nacionais e ao mesmo tempo curto muito a parte cultural de cada país, adoro visitar museus, admirar a arquitetura das igrejas e monumentos e também fazer compras, andar de carro ou a pé, enfim, ver tudo o que cada local oferece. Adoro muito conforto e luxo, hotel para mim não é só para dormir!

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Honolulu – Oahu – Hawai, porque o lugar é realmente muito bonito, as praias são incríveis e o astral é ótimo.

Veneza, porque ela é a cidade mais romântica do mundo.

Yellowstone National Park é indescritível, seu ecossistema é super variado, num mesmo parque, encontramos quatro parques diferentes. Sem contar que lá é um paraíso para ver  bisões, ursos, veados e elks. Eu gosto muito de lá.

Hawaí, Estados Unidos.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Turquia e Capadócia, Hawaii e toda a série do Alasca.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Estilo, classe com muito bom humor e charme.

 6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Escrevo porque gosto, e quando faço isso me preocupo em relatar e compartilhar. É claro que procuro agradar meu leitor. O resto vem com o tempo!

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Tento ficar bem perto do meu leitor, adoro trocar experiências, receber comentários, sejam eles positivos ou não.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Eu resolvi me associar a ABBV pela credibilidade e seriedade da associação, permitindo que eu conhecesse melhor os outros participantes, trocando conhecimento e enriquecendo meu blog.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Nossa, já foram muitos perrengues e micos, mas o pior deles foi ter que usar fralda geriátrica! Verdade, usei! Na minha viagem ao Alasca, programei uma visita a uma ilha perto de Homer Spit. Isso mesmo, no fim do mundo, virando à direita. Aí quando cheguei para pegar todas as instruções sobre a viagem fiquei sabendo que na ilha não tinha banheiro e nós íamos ficar 12hs nela. A moça do passeio me falou calmamente que eu teria que fazer minhas necessidades no meio de uma rodinha.

No way! Fui correndo para uma farmácia, comprei todos os tipos de fraldas geriátricas, testei no quarto do hotel e no dia seguinte fui fazer o passeio. Detalhe, depois de tudo isso, o avião não pousou na ilha por causa do mal tempo e tivemos que pegar nosso dinheiro de volta. Esse passeio é tão concorrido e tão difícil de agendar, que não haveria lugar para nós nos próximos dias.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Viajar muito, é claro, podendo trazer aos meus leitores cada vez mais matérias interessantes e fotos espetaculares.

Você acabou de conhecer  a agente de viagens Maria do Carmo Véras. Ela é blogueira e editora do Fast Pass Viagens.

Favorite já |  Fast Pass Viagens

Siga o Fast Pass Viagens no Twitter | @fastpassviagens

Curta o Fast Pass Viagens no Facebook | www.facebook.com/FastPassViagens

________________

Fotos: Fast Pass Viagens

________________

Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

Leia mais
Publicado em

EUA confirma pioneirismo da ABBV e lança manual de conduta para blogueiros de viagem

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo, Mercado

A US Federal Trade Commission - FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) acaba de lançar diretrizes que estabelecem parâmetros mais rígidos de transparência na relação dos blogs de viagem com seus leitores. Agora a FTC exige que os blogueiros informem com clareza e de maneira explícita que o conteúdo editorial publicado é resultado de uma Press Trip. Essa exigência passa também pelas mídias sociais.

A proposta do órgão norte-americano é evitar que o consumidor seja enganado ao ler informações que, a princípio, são um endosso do blogueiro baseado em uma cortesia. A comissão orienta, inclusive, que o blogueiro use no Twitter a hashtag #presstrip quando a mensagem levar a um conteúdo patrocinado. Ou seja, não são apenas os posts nos blogs que precisam informar claramente que o blogueiro viajou a convite. Um tweet divulgado pelo blogueiro também precisa deixar isso bem explicadinho. No Brasil, até onde sabemos, é costume de alguns colocar a abreviação #ad em tweets pagos. Mas, talvez, não exista ainda um termo para destacar que aquela mensagem é derivada de uma viagem paga, por exemplo.

A regularização do mercado de blogs de viagem é uma tendência. Cabe ressaltar que a ABBV, primeira associação de blogs de viagem das Américas, foi pioneira ao lançar um Código de Ética que reforça essa conduta. O documento elaborado pela FTC confirma o que a ABBV defende desde sua fundação, há quase um ano. Ainda é uma conquista para o nosso mercado a ampla adoção da prática de identificar um post pago ou uma viagem feita a convite. Nem todos os blogueiros já embarcaram.

Para a ABBV, no entanto, essa boa prática tem sido uma bandeira levantada desde o primeiro momento: clareza na relação com os leitores, demonstrada através da informação simples, direta e visível de que o blogueiro viajou "a convite" ou de que aquele texto que está sendo lido é um publieditorial.

O tópico “Transparência com os leitores” do código da ABBV destaca:

1) Em caso de contrato de publieditorial, o blogueiro deve sinalizar para o seu leitor que trata-se de um texto publicitário, seja através de um banner ou de sinalização no início ou no final da postagem;

2) Em caso de viagens patrocinadas (fam trips/ press trips), o blogueiro deve pontuar no texto (no início ou no final), assim como no caso de um publieditorial, que trata-se de uma ação de marketing e sinalizar a empresa envolvida;

3) Em caso de viagens patrocinadas, o blogueiro deve pontuar, antes do início da ação, que a publicação de material deverá respeitar o comprometimento com a veracidade das informações, ou seja, que a postura crítica do blog deverá ser respeitada. O blogueiro não poderá ser tolhido de criticar pontos de atenção, que precisam ser revistos;

4) Em caso de publicação de releases enviados por assessorias de imprensa, o blogueiro deve sinalizar a fonte do material e não se apropriar do texto como se fosse seu;

5) Em caso de recebimento de comissão de empresas indicadas no blog, o blogueiro deverá deixar claro para o leitor quais são as empresas que lhe remuneram.

Como vemos, a novidade que está sendo anunciada agora pela americana FTC não é, portanto, nenhum susto para a ABBV e seus associados. O texto publicado no site especializado Tnooz sobre as novas regras nos EUA sugere: “Parece que o mais seguro para os blogueiros americanos é colocar a expressão #presstrip nos tweets relevantes nos quais eles recomendam algum produto ou experiência que tenham recebido de graça”.

Exagero? Ou um passo necessário para educar um mercado que, por enquanto, convive com variados estilos de postura ética?

Leia mais:

Código de Ética da ABBV

FTC Document (em inglês)

Foto: Stock Xchng

Leia mais
Publicado em

Fotografar os pratos ou não?

BY: ABBV / 9 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Não é de hoje que a polêmica de fotografar pratos em restaurantes vem tomando espaço em cadernos de Turismo e Gastronomia de jornais e sites do mundo todo.

A matéria que pegou mesmo foi uma do The New York Times que dá a entender que quem fotografa pratos em restaurantes renomados é breja ou cafona.

Essa semana, tivemos mais um capítulo dessa discussão aqui no Brasil. O Estado e a Folha de São Paulo dedicaram uma página toda do caderno “Viagem” e meia página no caderno “Comida” respectivamente para tratar do assunto.

O Estado levantou que alguns restaurantes de Nova Iorque, Sydney e Londres estão avisando clientes na reserva que não permitem fotos ou que não permitem fotos com flash.

Mas será que esses restaurantes não tem Twitter, Facebook ou Instagram? Ou será que são tão famosos que não precisam desse tipo de divulgação? Os restaurantes citados na matéria do Estado são todos estrelados, muito famosos ou com chefs muito conhecidos.

Já na matéria da Folha de São Paulo, os 16 chefs da cidade que foram consultados afirmaram que não se incomodam com clientes que fazem fotos e alguns deles até incentivam a prática.

Eu sempre que vou a um restaurante e até a bares, tenho o costume de fotografar e postar. Afinal, depois de mais de 6 anos de blog dando dicas de onde ir, o que fazer e onde comer, postar um prato ou uma sobremesa é continuar a dar  dicas de forma rápida, ao vivo e a cores.  Acho que ajuda!

Cheguei a pensar que a qualidade das imagens não estavam agradando os chefs que não gostam disso, mas lembrei que a Roberta Sudbrack comentou, no seminário do Riq, que conseguia acompanhar até o ponto que os pratos estavam saindo da cozinha pelas imagens do Instagram que os clientes postavam.

Então a qualidade não pode ser tão ruim assim, né!?

Outros argumentos dos que não gostam chegam a ser engraçados. O cliente se distrai na hora de comer, o prato esfria, não presta atenção na excelência do serviço.... Mas vem cá! Quanto segundos você leva para fazer uma foto de um prato?

O Diego, do Destemperados, entrou num tema que eu concordo. “Não há melhor propaganda do que uma imagem amadora de um prato.  É espontâneo!”

Já reparou que o Tripadvisor separa as fotos profissionais das fotos dos viajantes? É por isso.

O hóspede tende a mostrar a realidade, assim como o frequentador de um restaurante, que acabou de postar a imagem do prato real que chegou a sua frente. Isso não é legal?

Quando você pesquisa um restaurante, não seria interessante ver esses dois lados? A imagem profissional e a que o cliente fez?

Aí eu pensei que o que realmente está incomodando os chefs é a postura de alguns clientes. Será que não tem gente exagerando na hora do clique? Ficando em pé no meio do salão, dando “flashadas” a torto e a direito, atrapalhando o serviço ou aquele casal que escolheu o restaurante para comemorar aniversário de namoro?

Só pode ser isso, né?

Para que o #foodstagram ou o #instafood não acabe ou se torne mais odiado, vou dar algumas dicas para que pelo menos nós, aqui da ABBV, não paguemos mico na hora das imagens de pratos.

1)     Se você tem um bom celular como Iphone ou Galaxy não precisa levar uma câmera enorme no restaurante. Seja discreto e clique com ele mesmo.

2)     Gaste uns minutos e aprenda a tirar os “bips”, avisos sonoros de focagem, e até mesmo do clique, se estiver em restaurante silencioso. Ninguém é obrigado a ficar escutando a mesa do lado apitando até achar o melhor foco.

3)     O flash de câmeras compactas e principalmente dos celulares não vão ajudar na sua imagem. Ela vai ficar esbranquiçada ou com um clarão. Desligar o flash é uma regra importante.

4)     Para minimizar o problema de ter pouca luz, que é comum, solicite a mesa perto da janela. Nada como uma boa luz natural. Se for de dia, claro!

5)     Não fique de pé, nem arraste a cadeira para o meio do salão.

6)     Nem pensar em pedir para o garçom ou menos ainda para a mesa ao lado para fotografar o prato deles.

7)     Se não conseguiu chegar na imagem que queria e mostrar a melhor parte do prato, não poste. É legal fazer uma espécie de edição na hora, para só postar o que ficou legal.

Fotos: Marcio Nel Cimatti

___________________________

Marcio Nel Cimatti é fotógrafo, blogueiro profissional e diretor de Fotografia e Imagem Digital da ABBV. Desde 2006 escreve o blog A Janela Laranja com dicas de viagens.

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Blog Viagem e Viagens

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV  e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Clarissa Comim do Viagem e Viagens.

Suíça: destino que virou campeão de audiência no Viagem e Viagens.

O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

O blog foi criado em 2010 durante meu intercâmbio na Suíça. Passei um ano fazendo parte do meu doutorado na Universidade de Berna, em Berna. Como me sentia muito sozinha no começo, meu orientador sugeriu que eu escrevesse sobre minhas aventuras no país, pois amigos brasileiros dele disseram que poucos sabiam sobre o país na hora de viajar. Quando voltei ao Brasil, o blog já tinha virado um vício e o Omar, meu marido, também começou a fazer parte dos posts e das viagens. E foi isso que fiz. Já o nome foi simples, eu viajava demais. Literalmente!

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Gostos de conforto e aventura. De ir a bons restaurantes, a feiras livres, conhecer museus, De tudo um pouco. Só não saio de casa para passar trabalho! 🙂

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

1- Swiss Pass: o que é, como comprar e como usar

2- Como andar de trem na Suíça

3- Suíça: como montar seu roteiro

São posts que escrevi depois de muitos meses morando na Suíça... Usei muito, aprendi muito, errei muito... e depois escrevi o essencial! 🙂

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Suíça, claro!

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Acredito que o grande diferencial seja o conteúdo da Suíça que até hoje rende muitos acessos e os leitores acabam deixando suas opiniões nos comentários e o conteúdo acaba ficando mais rico. 🙂 Outro diferencial são os projetos Sul Catarinense e O Bom de Porto Alegre que visam promover o que estas regiões tem de melhor.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Acredito que é uma mistura de dois importantes itens descritos acima: preocupação com o leitor e prazer em relatar e compartilhar. A audiência é puro resultado dessa mistura.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Gosto de manter o contato com eles. E isso é importante para saber se está indo para um caminho certo. Além do mais, trocar experiências é o principal! Conversamos pelo Twitter, Facebook e através dos comentários deixados do Blog.

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Porque é uma organização séria feita por blogueiros sérios. Tudo às claras e correto!

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Um vôo de 8 horas sem lanche, cheio de crianças e adolescentes indo para Orlando, vale?!

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Escrever e “viajar” mais e mais!

Você acabou de conhecer um pouco mais a história da Neurocientista Clarissa Comim que, junto com o marido (o Psiquiatra Omar Cassol) forma o casal de blogueiros do Viagem e Viagens.

Favorite já! |  Viagem e Viagens

Siga o Viagem e Viagens noTwitter | @viagemeviagens

Curta o Viagem e Viagens no Facebook | http://www.facebook.com/viagemeviagens

Fotos: Viagem e Viagens

------------------------------

Veja aqui as entrevistas anteriores!

Leia mais
Publicado em

O que é o EdgeRank do Facebook e qual é a sua real influência?

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Natalie Soares Ruano |

Você já ouviu falar nesse tal de EdgeRank? O Edgerank é um algoritmo criado pelo menino Mark Zuckerberg, que tem como principal propósito filtrar a enxurrada de conteúdo que é postado diariamente no nosso feed de notícias e só mostrar o que, de alguma forma, é avaliado como expressivo.

Quais são os fatores analisados por esse algoritmo? Basicamente ele leva em consideração três itens: afinidade, relevância e tempo.  Por isso, muitas vezes você acaba recebendo no seu feed poucas ou praticamente nenhuma notificação daquela determinada página que você deu like recentemente.

Mas afinal de contas, qual é a influência do EdgeRank no dia-a-dia da sua fanpage?

A justificativa oficial é que o EdgeRank foi implementado para nos ajudar a filtras o conteúdo relevante do conteúdo não tão importante assim. Portanto, provavelmente parte do que você publica na sua fanpage não será visualizado por todos os fãs que estão online naquele momento.

Algumas páginas têm solicitado gentilmente que o leitor altere as configurações de notificação da página para passar a receber tudo o que é postado. É uma possibilidade entre tantas outras 🙂

Entretanto, como todo algoritmo sempre existe margem para alguns questionamentos como: o Facebook fez isso para aumentar seu investimento em ADs e promoted posts? É bem provável, afinal ele precisa encontrar diversas formas de rentabilizar a plataforma e tentar disfarçar alguns escorregões na sua operação estratégica.

Algumas orientações básicas podem ajudar a melhorar o desempenho da sua página:

- Capriche nas imagens (mas não se esqueça de usá-las corretamente de acordo com a sua licença. Nada de kibe nas fotos alheias :P)

- Use estratégias de call to action.

- Estude quais são os horários mais adequados de acordo com a sua audiência. Talvez o horário que funcione bem para um blog, não dê tão certo para outro, por exemplo.

- Conheça muito bem o perfil dos seus leitores.

- Já pensou em começar a testar o Facebook Ads e a promover seus posts? Comece com uma verba bem reduzida só para você se habituar com essa parte da ferramenta e vá aumentando de acordo com o seu planejamento e a sua verba.

- Não deixe de devorar os dados do Insights.

Por fim, mas não menos importante, continue sempre estudando e fique atento às mudanças. O Facebook vive alterando a regra do jogo, afinal estamos na casa dele, não é mesmo? 😉 Também é importante elaborar um planejamento estratégico, mesmo que de maneira bem simples, para a sua página. Assim fica mais fácil acompanhar seu desenvolvimento e traçar objetivos para ela. 😉

Foto: Stock Xchng

________________________

Natalie Soares Ruano é publicitária, produtora de conteúdo digital e Diretora de Mídias Sociais da ABBV. Escreve no blog Sundaycooks com dicas de viagem e tecnologia.

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | As aventuras da Ellerim viajante

BY: ABBV / 11 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Na entrevista de hoje uma personagem aventureira, a Ellerim! Filha dos viajantes Karen e Mauro, a pequena deu nome ao blog As Aventuras da Ellerim Viajante - especializado em Disney e outros destinos!

A pequena Ellerim com os pais em Verona, Itália. 

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E por que escolheu este nome? 

Tudo começou com o Guia da Disney para amigos. Cada amigo que planejava uma viagem para Disney pedia dicas, e assim foi sendo criado o guia, juntando aos poucos todos os emails que enviávamos aos amigos com as dicas. Ao mesmo tempo passei a ser leitora assídua de blogs de viagens, de blogueiros que não por acaso fundaram a ABBV. Começamos uma troca de ideias com outros viajantes em sites de relacionamento, apenas com diários das nossas viagens e experiências. Aos poucos fomos gostando cada vez mais de dividir nossas aventuras. E o blog surgiu alguns anos depois, pelo prazer de conversar sobre viagens e trocar fotos e informações. O nome foi escolhido porque Ellerim, nossa filha, é muito aventureira, e ama viajar com a gente. E também viaja conosco a Mirele, nossa afilhada que deu o nome da Ellerim (Mirele ao contrário).

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada? 

Gostamos de viajar gastando pouco mas com conforto. Temos preferência por curtir os locais, e não apenas conhecer os pontos turísticos na correria. Fazemos uma grande organização, com reserva de hotéis e planejamento dia a dia, mas somos flexíveis para mudar tudo na hora se tivermos vontade, sem stress. E fazemos quase toda a organização sozinhos, com ajuda dos blogs e sites de viagens.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

FAZER COMPRAS NA INTERNET PARA ENTREGAR NO HOTEL

Gosto muito deste post porque era uma grande dúvida que tinha, se dava certo fazer compras pela internet e mandar entregar no hotel. Depois que experimentei, gostei tanto que tinha que ensinar todo mundo a fazer também!

QUEM SOMOS

Aqui conto um pouco da história do meu pai, que faleceu há 20 anos aos 45 anos, e seu grande amor por viagens e pela Disney. E também porque tem uma foto de cada destino que já visitamos com a Ellerim.

BOARDWALK DISNEY! UM LUGAR MARAVILHOSO.

Este post apresenta um lado diferente e pouco conhecido de Orlando, e mostra que nem só do Mickey é feita a Disney. Um dos meus lugares preferidos no mundo, com alta gastronomia e uma vista de tirar o fôlego.

Disney: destino campeão de audiência do blog.

 4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência? 

Com certeza a Disney de Orlando. Como nosso blog tem foco em viagens com crianças, a Disney é sempre campeã, além de ser o lugar que mais vezes visitamos. Inclusive, uma fotografia da Ellerim foi selecionada para publicidade oficial da Disney, e está sendo usada pelo segundo ano seguido.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog? 

Todo o conteúdo do blog é próprio e escrito de forma pessoal. Não contamos a história do local e não copiamos descrições de guias oficiais, e sim passamos a nossa impressão pessoal de cada lugar visitado. Mas o principal diferencial é o fato de descrevermos em detalhes a parte prática da viagem, aquela que deixa todos os viajantes inseguros (explicamos como encontrar o guichê para pegar o ingresso, como pagar um pedágio, quanto gastamos com tudo, como se locomover no aeroporto, como são as paradas nas estradas e ainda indicamos todos os endereços de GPS).

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer  de relatar e compartilhar? 

Pensamos sempre na audiência, sem esquecer o prazer de relatar e poder reviver a viagem depois. Durante as viagens nós três sempre pensamos nas fotos que vamos publicar e lembramos de anotar as dicas para não esquecermos de compartilhar depois. É um projeto familiar.

 7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles? 

Atualmente temos uma página do facebook com mais de 4 mil amigos Também mantemos um contato direto respondendo às perguntas feitas pelos leitores diretamente no blog.

 8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Quando conheci a ABBV, por meio de blogs de alguns dos fundadores, fiquei encantada com a proposta de uma associação séria, que se preocupa em estabelecer a credibilidade da categoria. Achei fantástico o objetivo da associação de promover uma relação transparente e de confiança entre leitor e blogueiro. Logo vi que "precisava" participar!

 9. Conte um mico ou perrengue de viagem? 

Na nossa última viagem para a Europa o grande agrado para o Mauro foi alugar uma BMW 500 e alguma coisa (uma nave). Assim foi o primeiro contato com o carro (os fatos são verídicos e aconteceram quando o Mauro entrou no carro pela primeira vez):

Mauro: uau, que carrão, uau que legal, o carro tem até porta óculos (Mauro abre o botão preto e aperta o botão vermelho no teto do carro) como é que se pendura os óculos aqui?

Um segundo depois, no alto falante do carro uma mulher começa a gritar com a delicadeza típica alemã :

Mulher: wainschsteintreaintenzengunstebachten sei lá o que wainteinteains

Karen (desesperada): meu deus, o que ta acontecendo, o que você fez?

Mulher: einsgsheibteinsbtroitenroitentaisten 

Mauro: sei lá, sei lá, só apertei o botão!

Karen (mais desesperada ainda): que botão?

Mulher: einsgsheibteinsbtroitenroitentaisten aim drai

Karen: esse vermelho escrito SOS?

Mulher (em inglês): alguém fala inglês?

Karen (em inglês): sim

Mulher: vocês estão feridos, algum morto?

Karen (pensando, aí meu deus... de quanto vai ser essa multa):... Sorry Sorry, nobody is hurt, foi um engano, sabe, empolgação  do meu marido...

Até que para os padrões alemães a mulher foi bem educada depois disso...

E gente, BMW tem muitos recursos legais, mas porta óculos no teto não é um deles!

 As aventura de Ellerim na Europa.

10. Qual sua meta 2013 para o blog? 

Publicar muito material inédito das nossas últimas viagens, inclusive a viagem que fiz sozinha com a Ellerim quando ela tinha apenas 3 anos e meio. E cumprir a meta do Mauro, de criar posts com filmes e desenhos para assistir antes das viagens e outro com o "caderninho do viajante" para os viajantes poderem imprimir em casa seu roteiro e diário de viagem.

___________________

Você acabou de conhecer a juíza e blogueira Karen Schubert Reimer que -  junto com o marido, Mauro Cesar Reimer, e a pequena Ellerim - escreve o blog As Aventuras da Ellerim Viajante.

Favorite já! |  As Aventuras da Ellerim Viajante

Curta o blog no Facebook |  http://www.facebook.com/AsAventurasDaEllerimViajante  

Fotos: As Aventuras da Ellerim Viajante

Leia mais