Publicado em

ABBV participa de debate sobre turismo e mídias sociais no Campus Party

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Comunicação ABBV, Dados do setor

A sexta edição do Campus Party — principal evento de tecnologia na América Latina — começa hoje, no Anhembi, em São Paulo. São esperados oito mil participantes, conhecidos como campuseiros. Durante uma semana a capital paulista se torna o centro mundial de discussões nas áreas de ciência, inovação, cultura e entretenimento digital.

São oficinas, conferências, palestras, competições e atividades de lazer rondando o que há de mais novo, intrigante ou polêmico em vários segmentos da tecnologia. Este ano o evento traz alguns nomes lendários da cultura tech como Nolan Bushnell, fundador do videogame Atari, até hoje considerado o pai da indústria dos jogos virtuais.

Na quarta-feira (31/01), a ABBV participa do debate “As mídias sociais e o turismo” — com as presenças de Ricardo Freire (Diretor de Comunicação da ABBV e autor do Viaje na Viagem), Natalie Soares (Diretora de Mídias Sociais da ABBV e autora do Sundaycooks), Sílvia Oliveira (Presidente da ABBV e autora do Matraqueando), Augusto Rocha (sócio da Pmweb Responsys), Thiago Iorio (autor do Na Calçada Podcast) e Eduardo Fernandes (Gerente de Marketing Online da CVC).

O Campus Party 2013 traz, ainda, palestras sobre robótica, Android, Cloud Computing, softwares livres e desenvolvimento de games. Alguns palcos receberam nome de grandes gênios e inventores da história como Galileu, Gutenberg, Michelângelo, Pitágora, entre outros. Vão ser mais de 500 horas de puro conteúdo. Conheça a Agenda Geral aqui.

Outros palestrantes esperados são Don Tapscott, autor do livro Wikinomics, e Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, dona do famoso navegador Firefox. Bia Granja e Edney Souza são os curadores da área de mídia social e blogs do evento.

INFORMAÇÕES

Campus Party

Onde: Rua Olavo Fontoura, 1209 | Anhembi Parque | São Paulo - SP

Quando: 28/01 a 03/02/2013

Ingresso: R$ 300. (Na Zona Expo há várias atividades gratuitas e abertas ao público)

Mesa redonda com a participação da ABBV

Onde: Palco Gutenberg | Campus Party 2013

Quando: 30/01/2013 – 14h30 às 15h30

Foto: Stock. Xchng

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Blog Dondeando por Aí

BY: ABBV / 10 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Hoje, você vai conhecer a história - bacana e comovente - do blog Dondeando por Aí, um dos primeiros associados da ABBV.

Com a palavra... a jornalista Clarissa Donda!

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

O Dondeando por Aí... começou, na verdade, com uma história bem chata. Em junho de 2009 eu havia sofrido um acidente de carro meio sério que, se ao menos não trouxe consequências mais complicadas, me obrigou a ficar de cama, absolutamente imóvel por 2 meses, esperando pacientemente que o corpo juntasse em um o osso que resolveu se partir em dois.

Então, em meio à fase de tédio e deprê total, em que só me restava ficar vendo TV, lendo, olhando os dias (ensolarados, lindos!) passarem pela janela e reclamar da vida, lembrei da conversa que tive com um amigo, meses antes, sobre Budismo, em que a ideia central é que as coisas em nossa vida acontecem neutras, e cabe a nós dar um significado positivo ou não a elas.

Então, criei um blog no blogspot, numa tentativa de transformar o  súbito excesso de tempo livre em algo construtivo para a nova Clavícula, digo, Clarissa, que estrearia sabe-se lá quando. O nome era “Dondeando”, apenas, em que eu escrevia minhas elocubrações solitárias – e, na época, irresistivelmente tristes. A “sacada” de escrever sobre viagem veio de repente, pois já que eu não tinha muitas novidades acontecendo na minha vida naquele momento, resolvi falar do que eu mais gostava (e menos podia fazer, na ocasião): viajar.

O “Dondeando” ganha então o “por aí” e nascia efetivamente como um exercício despretensioso. Tipo uma caminhada para os neurônios: sem cobranças de ritmo, só mesmo o prazer de colocar uma palavra atrás da outra.

E até hoje, como toda caminhada, está evoluindo e estou vendo até onde ela vai… E me surpreendendo com o que encontro pelo caminho…

Mais detalhes? Aqui tem dois links contando como tudo começou e a origem do nome.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Sou adepta do exótico, da natureza, da aventura e da experiência – e acho, sobretudo, que dá para ter tudo isso numa viagem sozinha, inclusive. Vejo a viagem em mochilão de aventura e albergues mais um estilo do que uma opção financeira, já que a possibilidade de contato com a cidade e com pessoas de outras culturas é maior – e aprendendo a como usá-los a seu favor, podemos empreender uma viagem sozinha muito, muito divertida; sem ficar refém do “ter que ter” uma companhia para viajar. Se tiver, ótimo. Se não, ótimo também! 🙂

Sobretudo, sou apaixonada por estradas; acho que a viagem mesmo, muitas vezes, está mais na jornada do que no destino. Por isso, tenho um carinho especial por viagens de carro, de ônibus e de trem – adoro ver as paisagens passando e se transformando pela janela, como também adoro fazer paradas no meio do nada e descobrir, ali, uma foto fantástica em algo discreto e trivial. Então, minhas dicas invariavelmente seguem o meu olhar a coisas e experiências diferentes que se encontra – mesmo que o destino seja o mais batido possível.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Dia dos Mortos, no México: Curiosidade, dicas e tudo sobre um festival do outro mundo – Disparado, um dos mais recentes e um dos meus preferidos. Não só porque o olhar do mexicano a respeito do Dia de Finados é fantástico, porque se trata de uma mudança completa de paradigmas sobre como enxergar a morte. Mas também porque o festival em si é apaixonante: colorido, alegre, com crianças e adultos fantasiados de caveiras e ceias à luz de velas – no cemitério!

Nesse post, tentei compartilhar duas sensações: primeiro, a de mostrar o resultado do difícil desafio de fotografar à noite, com tão pouca luz para tanta beleza em se falar de morte. E a segunda, de deixar o leitor se surpreender “saindo” de um cemitério pela primeira vez como eu saí: sorrindo e leve. Consegui?

Pantanal Mato-Grossense: Dicas, reminiscências e jacarés. Ao mesmo tempo – Um daqueles textos em que você fica orgulhosa consigo por ter escrito. Primeiro, porque é sobre um lugar de uma exuberância própria: como o são todos os ecossistemas, em especial aqui no Brasil. E também porque, devido à própria natureza dessa viagem, em que estar no habitat de um animal selvagem não é garantia de vê-lo por lá, o passeio – e principalmente, as fotos - se transformam em uma busca pessoal e em uma alegria quase infantil de conseguir “flagrar” um bicho. Por isso, a referência ao antigo chocolate Surpresa, da Nestlé, encabeça o post; colocar só as dicas do que fazer e como chegar lá não transmitiriam a mesma graça.

Degustando a Toscana, na Itália: passeios de carro, hospedagens em castelo e um sexto sentido viajante – Esse foi um problema para escrever. Porque como dizer que a Toscana é linda, que a Itália é apaixonante e que uma viagem para lá é um sonho – mas de uma forma diferente do que todo mundo escreve? Para mim, escrever sobre o óbvio (sim, porque a Toscana é tudo isso mesmo) é muito mais difícil: fica o desafio de contar o visto-mais-que-visto sob uma ótica diferente. E a solução de como construir o texto surgiu, vejam vocês, em uma ideia vinda do nada em Jericoacoara, em pleno Brasil brasileiro. No fim das contas, gostei do resultado do texto – porque as fotos não foram muito difíceis; a paisagem ajudou muito!

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

O Paraguai, acredita? Este foi uma absoluta surpresa para mim, pois na época eu havia conhecido a parte de compras em Ciudad del Este e, como precisava escrever sobre o destino, procurei fazê-lo da forma mais explicada possível – mesmo que turismo de compras não seja, assim, meu assunto favorito. Mas o resultado foi absolutamente surpreendente: este post (Dicas de Compras no Paraguai: como ir, como voltar e o que vale a pena em Ciudad del Este) é hoje, disparado, o líder de acessos em todo o blog!

O segundo destino líder de audiência seria o Egito, mas fruto não de um, mas de vários posts– aqui tem o link da série.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Eu diria que as experiências em si: procuro focar mais na experiência do que no lugar, e quanto mais inusitados, melhor (vide que falo de Dia dos Mortos no México, mergulho no Mar Vermelho, 4x4 no Saara, etc). E procuro explicar tudo bem detalhadinho, de modo que, quem quiser ler sobre um lugar ou um evento fora do lugar-comum, pode “viajar” comigo na leitura – e depois ficar tranquilo, que vão ter as dicas timtim por timtim para quem quiser fazer o mesmo!

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Posso dizer que o principal é o prazer de relatar e compartilhar – pois já atrasei a publicação de muito post só por não ter gostado do que eu tinha escrito. Mas acredito que a preocupação com a audiência está presente sim, regendo a forma com que a história é contada: é como uma boa conversa de bar com os amigos, a gente quer contar para os “causos”, mas também de uma forma que acreditamos que todo mundo vai gostar. Senão estaríamos falando sozinhos, não é? 😛

Mas a preocupação com o leitor tornou-se um requisito importantíssimo, desde lá atrás em que nos entendemos como um blog que fala para viajantes e não apenas um diário de viagem – de modo que sempre existe o cuidado de passar informações e links para o leitor, explicando direitinho o caminho das pedras para ele poder viver a experiência também. Isso inclui corrigir alguns textos lá atrás, tarefa que venho fazendo aos poucos.

Acho que a preocupação com o Google ocupa quase nada da minha cabeça – na hora de fazer os títulos, talvez, mas às vezes nem isso. E mesmo assim ando me surpreendo positivamente com ele. Sinal de que o time, mesmo sem ser mexido, tá ganhando, né?

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Principalmente através dos comentários, e de relacionamento nas redes sociais (twitter e facebook), embora admito que estes dois últimos merecem ser trabalhados de forma melhor. Mas a principal interação é pelos comentários do blog, que procuro sempre responder, e não há satisfação melhor do que receber e responder perguntas de leitores, e tempos depois receber um comentário deles contando como foi a sua viagem e que as nossas dicas deram certo! Olha, é uma alegria danada quando isso acontece! J

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Fiquei honradíssima com o convite, especialmente por vir de pessoas/blogueiros que eu respeito, admiro e acompanho sempre. Segundo, por me identificar com os princípios ali listados, e porque acho que a blogosfera de viagem, com a força que vem adquirindo em termos de referência para a viagem, pode e deve se organizar de uma forma séria e profissional. E é muito bom participar de um grupo bom com interesses semelhantes.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Exatamente por gostar de destinos mais inusitados, virei rainha de micos e perrengues. Mas o que virou um caso clássico - atingindo inclusive uma repercussão que jamais esperei - foi quando tive o embarque negado na falecida Webjet, num voo de São Paulo ao Rio de Janeiro, porque no ato do check-in eu estava com um olho vermelho (irritação causada por ter dormido de maquiagem e coçado o olho, após ter voltado tarde de uma festa na noite anterior) e a atendente alegou que eu estava com suspeita de conjuntivite. O que se seguiu foi um festival de despreparo, exagero e constrangimento – todos os detalhes, explicadíssimos, estão neste post (o segundo mais lido do blog): Quem não tem colírio usa óculos escuros – mas não embarca na Webjet.

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

O blog (e a blogueira) atravessou 2012 num processo necessário de arrumar a casa. Para este ano, queremos crescer e amadurecer o material oferecido, de uma forma mais profissional e organizada para o leitor – mas sempre, sempre, com essa pegada inusitada de experiências únicas que tanto gostamos! Temos alguns bons planos a caminho e uma estrada longa (ótimo!) à frente! Aguardem novidades!

Você acabou de conhecer a jornalista Clarissa Donda, que escreve o blog Dondeando por Aí.

Favorite já | www.dondeandoporai.com.br

Siga o Dondeando por Aí no Twitter | @dondeandoporai

Curta o Dondeando por Aí no Facebook | facebook.com/dondeandoporai

Fotos: Dondeando Por Aí

Leia mais
Publicado em

Inscrições abertas para a WTM Latin America

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

A World Travel Market Latin America, que será realizada em São Paulo entre os dias 23 e 25 de abril, já está com inscrições abertas. O evento é dedicado à indústria de viagens latino-americana e vai ocupar o Transamérica Expo Center. Os interessados em participar devem acessar o link  http://www.wtmlatinamerica.com/registration  para fazer inscrição e obter a credencial online. No momento o credenciamento está disponível apenas na página em inglês, mas a empresa organizadora do evento promete para breve as versões em português e espanhol.

São esperados mais de 1.000 empresas expositoras e 7 mil visitantes. A WTM Latin America chega para ser a plataforma de negócios ideal para a indústria regional de viagens dos segmentos de Lazer, MICE e Corporativo. O evento oferecerá ainda conteúdo de alta qualidade para seus visitantes, incluindo um Programa de Seminários durante os três dias, Fóruns Setoriais, Sessões de Networking e o Programa de Hosted Buyers internacionais, composto por 250 executivos altamente qualificados.

A WTM Latin America estabeleceu alianças estratégicas com diversos parceiros-chave da indústria como o Centro de Turismo Alemão (DZT), a Alemanha (País Patrocinador Oficial em 2013), e a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), com quem firmou um acordo de cinco anos para que a realização do Encontro Comercial BRAZTOA do primeiro semestre aconteça dentro da feira.  Mais informações no site www.wtmlatinamerica.com.

A ABBV é media partner da WTM Latin America e vai participar do Programa de Seminários. A associação tem direito a um número limitado de convites para seus associados. Em breve divulgaremos os procedimentos para obter um desses convites.

Foto: ZeusMedia | Stock Xchng

Leia mais
Publicado em

Entrevista da semana | Blog Viagem a Dois

BY: ABBV / 2 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

E a ABBV segue com a série de entrevistas com seus associados. A proposta é levar até você um pouco da história de cada um dos nossos integrantes e viajar melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer!

Hoje, você fica com Rachel Menezes e Luciano Guedes do blog Viagem a Dois!

Orlando, Estados Unidos.

1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Gostamos de guardar as lembranças de nossas viagens e compartilhá-las com nossos familiares e amigos. Já fazíamos isso com álbuns de fotografias em redes sociais e passando roteiros e dicas para pessoas próximas. Achamos que seria interesse disponibilizar isso para qualquer pessoa interessada. O blog foi uma consequência natural. O nome foi escolhido porque viajamos muito juntos. Desde que começamos a namorar, em 2008, foram seis viagens internacionais e muitas outras regionais e nacionais.

2. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Não sei se temos um perfil específico. Gostamos de fazer tudo, desde parque de diversões até museus. O importante numa viagem é poder ter novas experiências e construir recordações.

3. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

Em primeiro lugar, nosso post sobre Aracaju. Fomos parar lá porque o Luciano foi prestar um concurso e conseguimos uma passagem área em conta pra Rachel. Chegando lá nos deparamos com a Orla do Atalaia, linda que só. Foi muito surpreendente! Sem contar o passeio para o Mangue Seco e os Cânions do Xingó. Tudo pesquisado e decidido nos três dias que passamos lá. A Série Disney é muito especial porque Orlando é um destino que amamos e descrever toda aquela magia é um privilégio.  O post sobre o jantar na Torre Eiffel tem um valor sentimental pois foi um momento especial para nós, na nossa lua de mel.

4. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

O campeão de audiência é Orlando. Tanto com a Série Disney que fizemos como o de Programas românticos em Orlando.

5. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

Tentamos relatar nossas experiências da forma mais pessoal possível. Sabemos que as pessoas não querem saber apenas as informações técnicas como preços e horários. Elas querem saber se alguém que já viveu aquilo recomenda a experiência. É isso que estamos tentando fazer.

Aracaju, Sergipe.

6. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Preocupamo-nos em ser fiéis à experiência que vivemos. Nossa maior preocupação é passar uma informação clara para o leitor.

7. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Nossa maior fonte de comunicação com o leitor é a Internet e suas redes sociais. Mas no nosso blog há uma sessão de dicas do leitor e temos nos relacionado muito bem trocando experiências!

8. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Associamo-nos a ABBV, pois acreditamos que podemos aprender muito com pessoas que já trabalham nesse mundo há mais tempo. Também achamos que é importante nos unirmos em torno dos nossos interesses comuns, mostrando a força que os blogs de viagem possuem hoje no mercado de turismo.

9. Conte um mico ou perrengue de viagem?

O maior perrengue aconteceu em 2008 com a Rachel. Após morar seis meses em Orlando, finalmente havia chegado o dia de voltar para casa. Em busca de uma passagem mais barata, ela comprou o trecho de volta para o Brasil saindo de Miami e comprou um trecho doméstico Orlando x Miami por outra companhia. Com pouquíssima experiência na área, o intervalo entre a chegada prevista em Miami e a decolagem era de duas horas e meia... aí vocês já imaginam o que aconteceu. O avião de Orlando para Miami e as malas demoraram muito pra sair. Apenas 30 minutos antes da decolagem ela conseguiu chegar no balcão de check-in e, claro, não dava mais tempo de embarcar. Aí bateu o desespero, pois ela estava sem dinheiro algum e a companhia aérea disse que ela só embarcaria quando houvesse vaga, o que poderia levar uma semana. A família no Brasil entrou em desespero e ela lá. Ela ficou dois dias no aeroporto de Miami esperando para embarcar, sem sucesso. Foi preciso que sua família, já super angustiada, comprasse uma segunda passagem para que ela pudesse voltar ao Brasil. E dessa vez, graças a Deus, deu certo!

10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Queremos melhorar nossos posts, incluindo informações úteis ao leitor. Pretendemos também ampliar a frequência de postagens. Acreditamos que o incremento da audiência será consequência da melhoria do nosso trabalho.

Cânion do Xingó, Sergipe.

Você acabou de conhecer a estudante Rachel de Menezes e o advogado Luciano Guedes, casal que escreve a quatro mãos o blog Viagem a Dois.

Favorite já! | http://www.viagemadois.com/

Siga o Viagem a Dois no Twitter | @viagem_adois

Curta o Viagem a Doisa no Facebook |  https://www.facebook.com/ViagemADois

__________________________

Fotos: Viagem a Dois

Leia mais
Publicado em

Parceria entre ABBV e Mundi prevê condições diferenciadas de remuneração aos blogueiros associados

BY: ABBV / 4 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Parcerias

O buscador de viagens Mundi, o maior da categoria na América Latina, e a ABBV fecham acordo – válido a partir deste mês – para oferecer valores de comissionamento diferenciados aos blogueiros associados.

Os blogs inscritos no Programa de Afiliados do Mundi são remunerados por pesquisas realizadas no buscador e que são direcionadas às agências de viagens, hotéis e companhias aéreas. Quem faz parte da ABBV passa a ser remunerado com um valor que chega a 30% a mais do que os blogs que não pertencem à associação.

Segundo o diretor de marketing do Mundi, Rodrigo Waissman, a parceria com a ABBV permite fortalecer ainda mais o relacionamento com os blogs. “A influência que os blogueiros têm no processo de decisão dos consumidores é fruto da qualidade, diversidade e clareza do conteúdo que eles oferecem. Para nós do Mundi é natural valorizar qualquer iniciativa de organização dos blogueiros, e o primeiro incentivo que desenhamos junto com a ABBV foi oferecer condições diferenciadas aos seus associadosem nosso Programade Afiliados”, afirma o executivo.

A presidente da ABBV, Sílvia Oliveira, também destaca a importância desta parceria para a associação. "O acordo com o Mundi é a primeira de uma série de ações que a ABBV vem planejando para apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis para os blogs de viagem. Acreditamos que esta parceria abre para os blogueiros uma possibilidade de remunerar seu conteúdo e vai ajudá-los a compor a receita do blog".

Com mais de 50 mil destinos, 700 companhias aéreas e 150 mil hotéis em todo o mundo, o  Mundi oferece o serviço de busca totalmente gratuito para o consumidor final.

Para ser beneficiado, o blogueiro associado à ABBV faz sua inscrição no site da Mundi e indica que faz parte da entidade. O Mundi efetua a checagem da informação e, após a confirmação do cadastro, o blog passa a ser beneficiado com as vantagens do acordo.

 

Quer se associar à ABBV?

Envie sua solicitação aqui!

_________________

Foto: Alex Koulintchenko | Stock.Xchng

Leia mais
Publicado em

ABBV apresenta manual de boas práticas no encontro da Resorts Brasil

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Mercado

A ABBV participa do IV Encontro de Tecnologia, Análises Estratégicas e Oportunidades — promovido pela Resorts Brasil, hoje e amanhã, na capital paulista. A presidente  Sílvia Oliveira e a Diretora de Relações com o Mercado, Elisa Araújo, vão apresentar os resultados da pesquisa “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” e uma sugestão de boas práticas de relacionamento entre resorts e blogs de viagem.

A ideia é estabelecer critérios e parâmetros nas ações propostas pelos resorts como respeitar a independência editorial do blogueiro, conhecer a atuação e perfil do site convidado e, principalmente, incluir os blogs nos planos de mídia desses empreendimentos.

O encontro é exclusivo para os hotéis associados à Resorts Brasil e busca debater as novas tendências e tecnologias disponíveis no mercado. A programação prevê, ainda, o debate sobre a Ficha Nacional de Registro de Hóspede e a política de cortesia para crianças. O evento vai trazer, também, uma análise sócio-econômica sobre as oportunidades do setor.

Além da presidente e da Diretora de Relações com o Mercado, a ABBV será representada pelo Diretor de Fotografia , Marcio Nel Cimatti e pelo Diretor de Tecnologia, Frederico Marvila.

SERVIÇO

IV Encontro de Tecnologia, Análises Estratégicas e Oportunidades | Resort Brasil

Quando: 04 e 05 de dezembro de 2012

Horário: 9h às 17h

Local: SENAC Aclimação | Rua Pires da Mota, 838 | São Paulo-SP

_______________

Foto: Mac Pale | Stock Xchng

Leia mais
Publicado em

Novidade: Alison McGowan é a nova associada honorária da ABBV

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV

A ABBV comemora cada conquista, seja com a entrada de novos blogs ou quando estabelecemos parcerias relevantes para os nossos sócios.

Por isso, é com imenso orgulho que anunciamos a entrada da britânica Alison McGowan, da Hidden Pousadas Brazil, como Associada Honorária da ABBV. Radicada no Rio de Janeiro e carioca de coração, possui mais de 30 anos de experiência na divulgação do Brasil e de pousadas de charme no exterior.

Alison criou a Hidden Pousadas Brazil – uma espécie de guia de hospedagens de charme, oferecendo ao turista estrangeiro, em inglês, aqueles lugarzinhos especiais que só o nosso país pode oferecer.

O site foi fundado em 2009 e a Alison, além de a curadora do portal, edita vários blogs sobre os paraísos naturais a serem descobertos no Brasil. O trabalho da Hidden transforma o interesse do viajante independente estrangeiro em realidade, por meio de informações sempre atualizadas, estimulando um turismo sustentável em áreas menos conhecidas.

Bem-vinda, Alison! Estamos honrados em ter você no nosso time!

Conheça todos os Associados Honorários da ABBV!

Veja aqui todos os Associados Efetivos e Colaboradores da ABBV!

Leia mais
Publicado em

De viagens e livros de viagem

BY: ABBV / 11 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Por Marcie Grynblat Pellicano |

Até a humanidade inventar a escrita, as aventuras dos viajantes só podiam ser contadas oralmente para os “ficantes”. Com a escrita, entretanto (obrigada, fenícios!), a coisa melhorou muito, pois os relatos passaram a ganhar registro. E com Gutemberg, então, o business conheceu um boom sem precedentes: de fato, os tipos móveis foram uma invenção tão inovadora que foram necessários seis séculos para desbancá-la.

E com isso chegamos à era digital, à internet, aos blogs de viagem e, mais especificamente, ao meu post para a ABBV. Um post que, como a introdução já deixa adivinhar, vai falar um pouco de... livros de viagem. Sei que mais de uma pessoa (ou muitas pessoas) já falaram disso, mas é que tenho uma teoria: quanto mais falamos de livros, mais o horizonte se alarga. Sei que frequentemente existem sobreposições: quer dizer, recomendar uma obra que já foi mais do que citada. Acontece. Mas prefiro pecar pelo excesso do que pela moderação.

Mas sem exagerar também. Podemos bem imaginar a quantidade colossal de livros de viagem que já se escreveu de Homero para cá. Ou de Marco Polo para cá... Milhares e milhares e milhares. Quais pinçar, portanto? Os clássicos? Mas os clássicos todo mundo conhece! Os menos clássicos? Mas aí podemos deixar obras importantes de fora... Enfim, não é fácil.

A saída? Falar dos livros de viagem aos quais cheguei naturalmente ao longo da vida. Sem cronologia nem ordem de preferência. Minha experiência pessoal. Começando com uma pequena jóia: o sensível Marinheiro de Primeira Viagem, de Osman Lins. Li-o numa edição (do maridão) de 1980. Emocionante. De Osman Lins, salto para Hans Christian Andersen, que li ainda na juventude. Não O Patinho Feio ou A Pequena Sereia (que é claro li bem mais cedo...) mas seus relatos de viagem pela Europa. Em inglês, a edição tem o nome genérico de Travels. Sei que ele escreveu também sobre uma viagem a Portugal, mas infelizmente não tenho esse.

De Hans Christian podemos saltar para Goethe: Viagem à Itália. E já que estamos na Itália, incluiria também o livro de Montaigne, que fez basicamente o mesmo roteiro. É clásico demais? Oqui doqui, vamos dar um salto no tempo: Na Patagônia, do Bruce Chatwin (que teria sido um blogueiro extraordinário, não tivesse a AIDS ceifado sua vida quando a internet ainda engatinhava). De Chatwin para Paul Theroux, que continua desovando grandes títulos. Minha recomendação: The Great Railway Bazaar.

Enfim, a lista é longa. Mais longa ainda se acrescentarmos os travel books que, embora repletos de informações, entram na categoria fiction: On The Road, de Jack Kerouac; The Sheltering Sky, de Paul Bowles; Out of Africa, de Isak Dinesen (na verdade, Karen Blixen, cuja casa, na Dinamarca, virou um maravilhoso museu); A Passage to India, de E. M. Forster; etc, etc.

E, sem me alongar, vou fechar o post com Julio Verne, mas não o Verne de A Volta ao Mundo em 80 Dias. E, sim, o de Kéraban the Inflexible, uma viagem deliciosa – sabem onde? - em Istambul! Só vou contar o comecinho: Kéraban precisa cruzar o Estreito de Bósforo no dia em que o governo cria um pedágio para a travessia. Ele se recusa a pagar a taxa e decide dar a volta no perímetro do Mar Negro: uma viagem de quase 4 mil quilômetros para não pagar um pedágio de alguns reais... Como se diz hoje, é hilário. Sem deixar nunca de ser um travel book.

Espero que minha modesta lista seja de ajuda aos blogueiros interessados em aperfeiçoar sua atividade. Olhar pra trás é fundamental: são mais de dois mil anos de relatos de viagem. Num arco de tempo desses, os blogs parecem bebezinhos que mal aprenderam a falar. Que dirá escrever...

Foto: Marcie Grynblat Pellicano

_____________________________

Marcie Grynblat Pellicano é publicitária e mora há 10 anos em Nova York, onde tem uma empresa de eventos. Desde 2009 escreve o blog Abrindo o Bico, especializado na Big Apple.

Leia mais
Publicado em

Como escolher o melhor servidor para seu blog?

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

Assista ao vídeo da palestra:

Como escolher o melhor servidor para seu blog?

 

 

Continuando a sequência de palestras sobre as partes mais técnicas de um blog de viagem, nosso Diretor de Tecnologia, Frederico Marvila, falará amanhã (14/11/2012) às 20h sobre a questão da escolha do servidor (ou host) para hospedar seu blog.

Quais tipos de servidores existem? Quais as características e diferenças entre eles? Como saber qual o melhor tipo de servidor para o seu blog? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo Fred durante a apresentação.

 Stay tuned!

Quem pode participar?

 

Qualquer pessoa pode participar deste hangout \o/

 

Como faço para participar, então?

 

Para participar do hangout é simples, basta clicar em um desses links abaixo na hora marcada:

Assista ao vídeo na página do Sundaycooks no Google Plus

Assista ao vídeo no canal do Sundaycooks no Youtube

hangout na plus page do sundaycooks
Clique no vídeo do Hangout 😀

Uma vez na página, clique no vídeo que irá aparecer. Caso o vídeo não apareça, dê um reload na página, porque no início do hangout ele leva alguns segundos para aparecer 🙂

No mais, é como assistir a um vídeo no Youtube 😀

hangout começando
Espere o vídeo carregar e pronto.

Tenho uma pergunta, como faço?

 

Os comentários poderão ser feitos tanto no post do hangout na Plus Page do Sundaycooks quanto pelo Twitter com a hashtag #abbvbrasil.

 

Não consegui assistir à palestra ao vivo. Posso assistir depois?

 

Claro! Os vídeo ficam gravados e podem ser acessados pelo canal do Sundaycooks no Youtube.

Siga o Fred Marvila (@marvila) e a ABBV Brasil (@abbv_brasil) no Twitter para mais detalhes 🙂

Leia mais
Publicado em

10 dicas manjadas de boas práticas no Twitter

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Criação de conteúdo

 

Por Natalie Soares Ruano |

1 ) Siga pessoas interessantes que falem sobre outros assuntos e segmentos. Essa troca de informação é importante e pode trazer diferentes pontos de vistas para situações semelhantes. Por exemplo: você já pensou em seguir profissionais que falam sobre o mercado de social media? Ou blogueiros conhecidos de outros temas complementares ou não ao universo dos blogs de viagem? É um momento interessante de troca de informações 😉

2 ) Use uma hashtag (#) para sinalizar os posts do seu blog. É uma maneira simples e fácil de monitorar e acompanhar as menções e interações dos seus seguidores com o conteúdo divulgado. Não esqueça de salvar a hashtag no seu programa de Twitter (echofon, tweetdeck, seesmic e etc.).

3 ) Você já ouviu falar na expressão “flood”? Pois bem, no mundo da internet, ela é usada quando uma pessoa passa a publicar diversas mensagens, uma em seguida da outra, provocando uma “enchente” na timeline dos outros usuários daquela determinada rede. E isso vale para o Twitter: cuidado para “flodar”, não encher a timeline dos seus seguidores com muitas mensagens seguidas e às vezes repetidas. Take it easy, my Bother Charlie.

4 ) Uma ótima maneira para se informar sobre as últimas novidades do mundo da social media é acompanhar eventos, palestras e debates que acontecem aos montes por todo o Brasil ao longo do ano.  Acompanhar muitos desses eventos de forma presencial é algo praticamente impossível, tendo em vista nosso cotidiano corrido e a nossa rotina no trabalho. Portanto, acompanhar a hashtag oficial desses eventos é um passo simples e uma forma de entrar em contato com os principais temas debatidos.  Busque pela hashtag oficial e acompanhe os melhores tweets. Se algo chamar muito a sua atenção, você já sabe por onde começar a estudar determinado assunto 😉

5 ) Interaja com seus seguidores, busque sempre o diálogo. Uma dica óbvia mas que as vezes escapa entre nossos dedos.

6 ) Não use o Twitter apenas como feed de posts do seu blog. Procure sempre divulgar outras notícias, novidades do seu segmento, curiosidades, informações interessantes e dicas de outras fontes também. Defina quais são seus objetivos dentro do Twitter e quais serão suas estratégias e táticas para alcançar tal meta. Para tanto, é importante, também, desenvolver conteúdo novo e diferente 🙂

7 ) Fique atento as políticas de boas práticas  e termos de uso do próprio Twitter. Pensando em fazer um concurso cultural usando o Twitter? Seja cauteloso no momento da definição da estrutura dessa ação para não infringir nenhuma cláusula que possa lhe causar problemas e dores de cabeça futuras.

8 ) Confira e analise qual é o melhor horário para você divulgar seus posts de acordo com o perfil da sua audiência. Talvez um horário bacana para o blog X não funcione tão bem para o blog Y. Tente monitorar e encontrar qual é o melhor momento, pois esse detalhe pode contribuir para o crescimento da sua audiência.

9 ) Escolha uma cover legal para o seu perfil. A cover/capa do seu perfil é como uma cartão de visita e pode/deve causar uma boa impressão para aquela pessoa que entra em contato pela primeira vez com você.

10 ) Não esqueça de habilitar o plugin “Tweet Button” do seu blog. É importante proporcionar essa facilidade para o leitor que gostou do seu post e gostaria de compartilhá-lo para seus seguidores no Twitter.

E você? Tem alguma dica bacana para otimizar o uso do Twitter para o perfil do seu blog?

Foto: Svilen Milev

________________________

Natalie Soares Ruano é publicitária, produtora de conteúdo digital e Diretora de Mídias Sociais da ABBV. Escreve no blog Sundaycooks com dicas de viagem e tecnologia.

Leia mais