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Retrospectiva: Eventos que a ABBV já marcou presença

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Eventos

Em quase um ano de existência, a ABBV já participou de diversos eventos importantes, tanto para o universo online, quanto para o trade de turismo, o que só mostra o papel expressivo que a associação vem desenvolvendo.

A plateia e os debatedores em todos os eventos se mostraram muito solícitos e interessados em conhecer mais sobre o ramo de atuação e os valores que a ABBV tem a passar.

Vejam abaixo quais eventos a ABBV já marcou presença representando você, blogueiro de viagem, que trabalha e busca um mercado cada vez mais sólido e justo 🙂

 

Social Media Week São Paulo

 

 

Em Setembro de 2012, participamos do Social Media Week, um dos eventos mais importantes no calendário dos profissionais de mídias sociais. E esta edição contou com a presença da Natalie Soares, diretora de mídias sociais, no debate “DR À TROIS: Discutindo A Relação Entre Agências, Agentes e Blogueiros”.

ABBV participa de importante debate no Social Media Week

Seminário Viajosfera

 

 

Também em Setembro, foi a vez da ABBV marcar presença como apoiadora institucional do 1º Seminário Internacional de Blog de Viagem, o Seminário Viajosfera, organizado pelo Viaje na Viagem. O evento foi um marco para todos os blogs de viagem, pois promoveu debates e palestras em torno dos temas que mais causam dúvidas entre os profissionais do segmento.

Seminário Viajosfera - encontro reúne quase 200 bolgueiros de viagem

Encontro com o Ministro do Turismo em Brasília

 

 

O importante encontro aconteceu no mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial do Turismo e foi um passo notável no processo de reconhecimento e amadurecimento do nosso mercado.

Segundo próprio texto da ABBV, divulgado após o evento, “oito blogueiros, a convite do Ministério do Turismo, foram a Brasília para um encontro com o Ministro Gastão Vieira. A proposta de aproximação reconhece a importância do segmento na divulgação de destinos e a influência que os blogs exercem na tomada de decisão do viajante.”

Encontro de Tecnologia, Análises Estratégicas e Oportunidades – Resorts Brasil

 

Em Dezembro de 2012, a presidente, Silvia Oliveira, e a diretora de relações com o mercado, Elisa Araujo, palestraram no Encontro de Tecnologia, Análises Estratégicas e Oportunidades - promovido pela Resorts Brasil.

No encontro foi apresentado os resultados da pesquisa “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” e uma sugestão de boas práticas de relacionamento entre resorts e blogs de viagem.

ABBV apresenta manual de boas práticas no encontro da Resorts Brasil

Campus Party Brasil

 

 

Já em Janeiro deste ano, foi a vez de ABBV participar da Campus Party, um evento que é referencia em debates sobre tecnologia, inovação e cultura de Internet. O tema proposto, mediado pelo Ricardo Freire, diretor de comunicação, foi “As mídias sociais e o turismo”.

Nesse evento, a presidente Silvia Oliveira tocou em diversos temas relevantes sobre o nosso mercado, principalmente relacionado a condutas éticas perante o leitor e destacou o papel fundamental da ABBV e seu código de ética. Já a nossa diretora de mídias sociais, Natalie Soares, também dividiu suas experiências sobre gerenciamento de comunidades em diferentes redes sociais.

ABBV participa de debate sobre turismo e mídias sociais na Campus Party

Salão Paraense de Turismo

Em Março deste ano, a presidente, Silvia Oliveira, também falou no Salão Paraense de Turismo sobre boas práticas ao fazer parcerias com empresas, tema recorrente e notável dentro da filosofia da ABBV de educar o mercado e propor práticas mais saudáveis tanto para o produtor de conteúdo, quanto para o leitor e para a empresa em questão.

Salão Baiano de Turismo

 

 

Em Abril passado, a ABBV também compôs um significativo debate dentro do Núcleo de Conhecimento do Salão Baiano de Turismo, debatendo diversos aspectos sobre o relacionamento entre blogs de viagem e o mercado e como o trabalho do blogueiro é cada vez mais notório e determinante para a construção da imagem de um destino turístico.

Associados da ABBV compõem mesa de debates no II Salão Baiano de Turismo

WTM Latin America

 

 

Logo após o Salão Baiano de Turismo, a ABBV participou, como media partner, da primeira edição de uma das feiras mais importantes para o segmento do turismo mundial: a WTM, edição América Latina. Na feira, além da cobertura oficial feita pelos mais diversos canais da associação, nossa diretora Elisa Araujo e nossa presidente Silvia Oliveira palestraram sobre “Blogs de Viagem e a Tomada de Decisão do Turista”.

Nessa palestra também foram retomados conceitos de boas práticas, dados da pesquisa feita com leitores de blogs de viagem em 2012 e alguns pontos da missão e valores da associação. Sem dúvidas, um momento único para a consolidação da ABBV como referência para o mercado.

Veja todos os posts publicados até o momento sobre a WTM

Adventure Sports Fair

 

 

Silvia Oliveira apresentou o "Manual de Boas Práticas entre Blogs de Viagem e Mercado" durante uma breve palestra na Adventure Sports Fair, grande feira do segmento de turismo de aventura, a palestra também contou com a participação especial dos autores do blog associado, Os Caminhantes, que contaram suas experiências de viagem, a história do blog e sua relação com o ecoturismo e a produção de conteúdo de nicho.

E a programação não para por aí \o/

 

Na segunda quinzena de Maio, Silvia Oliveira embarca para participar do Encontro Nacional do Turismo em Brasília ao lado do senhor Gastão Vieira, atual Ministro do Turismo. Já no sábado é a vez da Elisa Araujo comandar o debate “Viajosfera: a influência das comunidades online de turismo no Brasil” no Curitiba Social Media e na semana seguinte, Márcio Nel Cimatti participará, ao lado de grandes nomes do mercado, do debate sobre o consumo turístico na Semana de Turismo do Instituto Federal de São Paulo.

Ainda teremos mais novidades para o segundo semestre. E assim, a ABBV vai cumprindo sua missão, fortalecendo relações e propagando mensagens éticas e transparentes.

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Entrevista da Semana | Os Caminhantes

BY: ABBV / 13 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV  e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Marcia Tanikawa, o João e a Júlia do Blog Os Caminhantes.

Na Trilha de Salkantay- Peru
  1. O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?

Nos conhecemos viajando, em fevereiro de 1996, em uma das inúmeras agências de viagens de ecoturismo da época, onde éramos clientes, e em outubro de 96 fizemos nossa primeira viagem planejados por nós mesmos e nos surpreendemos com a economia, a liberdade e depois não paramos mais. Em 1998 nos casamos e em 1999 chegou a Júlia. Nosso planejamento passou a incluí-la nos nossos passeios, claro, com a diferença (e uma pitada a mais de dificuldade) na logística de incluir crianças em passeios ecoturísticos. Os amigos sempre perguntavam sobre as próximas viagens e principalmente para contarmos as nossas experiências. O nome foi criado antes do blog, em 2006, para termos um e-mail em comum, meu e do João. Em 2009, numa de nossas visitas a uma das edições da Adventure Sports Fair, que frequentávamos todo ano, conhecemos a Familia Müller, conversamos, tivemos o livro deles autografados e foram eles que sugeriram a nós começar um blog para registrarmos também nossas viagens.

  1. Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?

Somos trilheiros, planejamos por conta própria nossas viagens, na grande maioria das vezes, e de forma geral, quando pegamos a estrada buscamos trilhas para caminhadas, lugares que são pontos turísticos conhecidos (ou ainda os menos explorados) para esta finalidade.

  1. Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.

    Trecho Italiano Cuernos- Pq. Torres del Paine, Chile

- Circuito W em Torres del Paine e toda sua série de postagens: os-caminhantes.com/2011/01/circuito-w-em-torres-del-paine-chile.html

Uma das caminhadas mais memoráveis que tivemos, em termos de organização (uma loucura planejada em apenas dois meses), de belas paisagens, de superação, de experiência e fora do País. Como postagem, onde começamos a nos organizar melhor para escrever o maior número de detalhes que pudéssemos para ajudar outros viajantes no seu planejamento.

- Senador Amaral: os-caminhantes.com/2011/07/senador-amaral.html

Por ter sido uma bela surpresa, um lugar desconhecido, inexplorado ainda e poder relatar experiências inusitadas.

- Parque Estadual de Intervales: os-caminhantes.com/2010/11/parque-estadual-de-intervales.html

Por ser um lugar especial para nós e como postagem, coletei todos os dados que juntei em 10 anos de visita, tanto a papelada quanto nossas experiências pessoais.

  1. Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?

Normalmente, se alternam:

o post sobre o Parque Estadual Carlos Botelho: os-caminhantes.com/2011/05/sao-miguel-arcanjo-parque-estadual.html

e o Bairro da Liberdade: os-caminhantes.com/2012/06/liberdade.html

  1. Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?

O relato de caminhadas com crianças e adolescentes.

  1. Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?

Com o leitor; tentando passar o maior número de informações para que este possa planejar sua visita, dentro de nossa visão e das experiências que vivenciamos, ainda que isso desagrade a alguns de vez em quando.

  1. Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?

Acredito que os leitores são a razão maior do blog, então procuramos responder e ter um contato bem próximo com este, mesmo para aquelas perguntas “sem noção”. Em outras comunidades que participamos e publicamos, também seguimos esta lógica, e só deixamos de responder quando ocorre algum comentário bem pesado. Isto só é possível porque o acesso é bem pequeno, acredito.

  1. Por que você resolveu se associar à ABBV?

Diante de muitos blogs de viagens que vemos nascer todos os dias, resolvemos nos associar a ABBV pelo fato de procurar trazer credibilidade e profissionalismo ao blog.

Além claro, dos grandes e principais blogueiros de viagens encabeçarem a diretoria e sua organização, acreditamos que seria principalmente um grande aprendizado e uma experiência.

  1. Conte um mico ou perrengue de viagem?

Coisas de marinheiro de primeira viagem, como uma vez que esperávamos o embarque para Salvador e nem ouvimos ou lemos as mensagens de mudança de portão de embarque e ficamos tranquilamente sentados, no portão errado e só ouvimos chamando nossos nomes pelo Aeroporto. Saímos correndo, feitos loucos, de um canto para o outro extremo, para pegar o avião.

Em outro caso, também puro desconhecimento: havíamos lido que o melhor câmbio para o peso argentino era no Aeroporto de Ezeiza e não providenciamos nem um pouquinho a mais de dólares, nem em pesos por aqui.

O vôo foi parar no AeroParque e chegando lá, não havíamos habilitado o cartão do banco para saque internacional, não tínhamos Travel Money, só tínhamos uns US$ 200,00, que seria para usar em casos de emergência e nossa salvação foi sacar dinheiro nos ATMs via cartão de crédito e uma taxa absurda. Ou seja, mesmo que tivéssemos parado em Ezeiza o mico seria o mesmo.... 🙂

         10. Qual sua meta 2013 para o blog?

Readequar todos os posts de início de blog, ainda bem primários, quase sem nenhuma informação relevante. Também escrever sobre nossas primeiras viagens com a Júlia, que ainda não estão no blog.

A família Os Caminhantes na Trilha do Ouro

Você acabou de conhecer a farmacêutica Marcia Tanikawa. Ela é blogueira e editora do Blog Os Caminhantes, que relata suas aventuras em família, com o João e a Júlia.

Favorite já |  Os Caminhantes

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Fotos: Os Caminhantes

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Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!

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Natalie Soares palestra sobre Turismo e Redes Sociais

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Criação de conteúdo

Nossa associada Natalie Soares já se tornou um nome de peso das mídias sociais de turismo no Brasil. Palestrou na CampusParty 2013 e na Social Media Week 2012, e sempre traz sobre o assunto uma visão pragmática e eficiente, fruto do seu trabalho como autora do ótimo blog Sundaycooks e de editora de conteúdo online do blog-portal de turismo Viaje na Viagem.

Membra-fundadora e Diretora de  Mídias Socias e Comunicação da ABBV, Natalie estará nesta semana e na próxima compartilhando sua experiência com turismo online numa palestra gratuita no SESC Sorocaba.

A palestra-oficina, intitulada "Turismo e Redes Sociais", acontecerá nas próximas quarta-feiras, dias 08 e 15 de maio, às 19hs. Para participar, basta inscrever-se pela Central de Atendimento do SESC. Há 30 vagas disponíveis, e os tópicos abrangerão a utilização de diferentes plataformas e ferramentas no planejamento de uma viagem, as novas tecnologias que auxiliam nessa tarefa e, principalmente, como economizar no momento do planejamento de um roteiro de viagem.

Se eu fosse você, blogueir(o/a) de viagem, e estivesse pela região, não perderia a oportunidade de ouro de aprender sobre blogs e mídias sociais de viagem por quem real e profundamente entende do assunto. Passa lá no SESC Sorocaba nesta quarta!

Foto: Fred Marvila.

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ABBV fecha parceria com Booking.com e garante comissionamento diferenciado para associados

BY: ABBV / 3 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Parcerias

Depois de uma longa negociação, o Booking.com — líder mundial em reservas online de acomodações — fecha parceria com a ABBV. O acordo vai beneficiar diretamente nossos associados com uma tabela progressiva de comissionamento  que começa em 30% de comissão  (o percentual padrão é de 25%).  A partir deste mês, blogs associados (participantes antigos ou novos do programa de afiliados) já podem comemorar essa nova conquista e obter os benefícios.

A ABBV, por sua vez, dará apoio e orientação aos blogueiros instruindo sobre detalhes técnicos de integração e compartilhamento de boas práticas. Lembrando que o blog associado não é obrigado a participar do programa. Afilia-se quem quiser e tiver interesse na parceria.

“Para nós, Booking.com, é um grande orgulho apoiar o trabalho dos bloggers e da ABBV. Enxergamos os blogs como parceiros estratégicos para o desenvolvimento de nossa marca e, se o blogger já é usuário, gosta de nossa plataforma e se sente confortável para compartilhar sua opinião e nos recomendar a seus leitores, nos sentimos mais do que na obrigação de agradecer a sua confiança e dividir com ele a receita proveniente dessas reservas”, declara Gustavo S., executivo de afiliados do Booking.com.

A aproximação entre ABBV e Booking.com, empresa que trabalha em mais de 40 idiomas e oferece quase 300 mil hospedagens no mundo todo, foi baseada nos princípios de atuação de ambas como ética e transparência.

"Às vésperas de completar 1 ano, a ABBV se orgulha dessa parceria com o Booking.com. Esta é mais uma ação da associação que apoia o desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis para os blogs de viagem. Acreditamos que é importante oferecer aos blogueiros várias opções para compor a receita do blog, bem como ajudá-los na integração dessas ferramentas", diz Silvia Oliveira, presidente da ABBV.

Estamos orgulhosos com mais esta conquista. Ganham o associado, o leitor e o mercado, a tríade que faz nosso trabalho valer a pena! #GoABBV

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5 coisas que a estrada me ensinou sobre a minha profissão como blogueiro

BY: ABBV / 49 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros, Criação de conteúdo, Mercado

Por Ricardo Freire |

Estou devendo há séculos uma pensata aqui para o site da brava ABBV. Vou aproveitar o gancho do 1º de maio, Dia do Trabalho, para algumas reflexões sobre uma profissão que eu ajudei a inventar. No dia 30 de agosto de 2005, depois de várias tentativas, larguei de uma vez por todas um empregão em publicidade para cair na estrada. Quer ser blogueiro de viagem? (©Roberta Sudbrack)

          1. Você nunca vai ser mais importante que o seu conteúdo

Por mais que você se ache a última websubcelebridade careca do pacote, blogar só vai poder virar sua profissão no dia em que o seu blog passar a ser visitado majoritariamente por gente que nunca ouviu falar de você. Não me entenda mal: se você estiver trabalhando direito, cada vez mais gente vai saber quem você é e procurar especificamente as suas dicas. Mas a quantidade de gente procurando informações de viagem na internet é infinitamente maior do que a fatia de público que pode conhecer alguém como você e eu, que não fazemos parte do elenco de Caras. (Hoje em dia, uma parcela consistente dos perguntadores no Viaje na Viagem acha que o dono do site é um sujeito que eles chamam de “o Bóia”.) Antes essas pessoas passavam na banca; hoje elas passam no Google. Ter um conteúdo que responda às perguntas feitas pelas pessoas que não te conhecem é a chave para blogar profissionalmente sobre viagem.

..........2. Nossa função: 10% inspiração, 90% transpiração (mas não do jeito que você está pensando)

Por mais que você se ache o Grande Guru Peripatético Suma Cum Laude Das Viagens Que São Uma Brastemp, saiba que você só tem a capacidade de inspirar aquela parcela limitada de público composta pelos seus leitores e seguidores fiéis. Não me entenda mal: é maravilhoso (e indispensável!) ter leitores e seguidores fiéis; um blog sem fãs é um blog sem alma. Mas na vida real funcionamos mais na etapa da transpiração: naquele momento em que o candidato a viajante vai checar, comparar e aprofundar informações, angariar segundas opiniões, decidir os finalmentes. Na maior parte das vezes somos procurados na hora de afinar uma viagem mais ou menos definida, que nasceu da pressão social, do anúncio da CVC, da reportagem da Glória Maria, do último Globo Repórter, da nova novela da Globo, do caderno de viagem da semana retrasada, da capa da Viagem & Turismo do mês e – cada vez mais – da oferta de um site de compras coletivas ou da última megapromo que saiu no Melhores Destinos. Outra fatia importantíssima da audiência vem de gente que já fechou negócio e te procura apenas para saber como aproveitar melhor a viagem. Se você estiver trabalhando direito, esse leitor que chegou na fase da transpiração vai procurar você, da próxima vez, ainda a tempo de ser inspirado.

..........3.  A interação mais valiosa é a da caixa de comentários

Eu sempre soube disso – o Viaje na Viagem virou gente em 2006, quando saí do Zip.net e a caixa de comentários do WordPress passou a mandar no conteúdo. O crescimento do blog, porém, tornou estressante a administração dos comentários (para quem responde, é o massacre da internet elétrica). A coisa chegou a um ponto tal em que eu andava distribuindo patadas a torto e a direito, ofendido por gente que perguntava sem ler o texto antes ou não demonstrava o devido respeito para com o Comandante Em Chefe das Forças Armadas Com Malas De 4 Rodinhas E Adaptadores Universais De Tomada. Foi quando caiu a ficha de que a grande maioria dos que iam parar no blog não tinha, e jamais terá, a menor idéia de quem eu seja, ou do que seja um blog (vide item 1, obrigracias). Muita humildade e muita paciência nessa hora. (Se você pegar alguma resposta mal-educada lá no blog, pode ter certeza de que sou eu, cobrindo a folga da Bóia verdadeira, e tendo uma recaída. Mas saiba também que sempre acabo levando um carão dela.) A verdade é que a caixa de comentários pode ser um tesouro para o seu blog. Os leitores mais viajados complementam, corrigem e atualizam as suas informações (sim: para cada destino que você cobrir haverá leitores que sabem muito mais que você). Os pouco viajados fornecem um termômetro dos assuntos que precisam ser abordados, ou de que jeito precisam ser apresentados. É um privilégio contar com esse feedback espontâneo e armazenável. No mundo físico, empresas investem fortunas em pesquisas e grupos de discussão como os que mantemos sem custo. Cultivar a caixa de comentários para além do troca-troca de elogios entre blogueiros dá um trabalhão – mas você ganha um focus group permanente e valiosíssimo, que vira co-autor do seu conteúdo e torna o post ainda mais relevante e buscável.

P.S.: não tente fazer isso no Twitter ou no Facebook...

..........4.  Pouca gente simpatiza com a idéia de que você ganha dinheiro para fazer o que faz

Na blogosfera de língua inglesa, o que não falta são blogueiros que abandonaram tudo para viver na estrada, aproveitando a vida e vivendo do blog. Sinceramente, não sei se temos mercado no Brasil para esse diletantismo remunerado. As pessoas podem até admirar a sua coragem e curtir o seu estilo de vida, mas têm muita dificuldade em lidar com o fato de que viajar incessantemente possa ser uma fonte legítima de renda. Não me entenda mal: não estou dizendo que concordo com isso, estou apenas relatando o que vivo. A cada etapa de profissionalização no Viaje na Viagem senti reações negativas; até hoje existe quem ache que ganhar para blogar é trair a causa dos viajantes e das viagens. Mas eu não me considero um diletante – na verdade, nunca trabalhei tanto na vida (quer ser blogueiro de viagem?). Não estou no ramo de viajar sem parar; estou no negócio de ajudar cada vez mais gente a viajar melhor, publicando conteúdos úteis em português do Brasil que as séries de guias, os portais, os jornais e as revistas ou não produzem ou não põem à disposição na internet – e de quebra, ainda dou assistência técnica na caixa de comentários. Começa a aparecer quem entenda que isso possa ser uma profissão remunerada.

Enquanto não somos idolatrados pelo público geral (acho que nunca seremos), gostaria de pedir aos colegas que não queimassem o filme da classe. Compostura, pessoal. Deslumbrem-se com os destinos, não com os convites. Tentem entender a linha tênue que separa a informação do exibicionismo. Não transformem seus perfis do Twitter num #Grande #Feirão do #Hashtag de #Baciada. (Dica do tiozinho: a geolocalização da foto já faz todo o serviço de divulgação, sem que você precise pesar a mão.) Usem o Instagram para dar carona ao seguidor na sua viagem – não para tentar tornar a sua audiência refém de uma campanha publicitária. A propósito: não tratem suas viagens a convite como campanhas de varejo. (Varejo é outra coisa: se justifica com preço, com promoção, com concurso, com prêmio.) Tuíte, instagrame e facebookeie quando tiver algo bacana para mostrar ou contar, e não porque está na hora de mais uma postagem para atingir o volume combinado. Façam dos seus perfis de mídias sociais uma janela para o mundo, não mais um albinho de Facebook com os melhores momentos da festa. #prontohashtagueei

..........5.   Vai por mim: mais conteúdo, menos buzz

 A sua mídia social mais importante é... o seu blog. Com ele você atinge seus seguidores, seus fãs e mais todo um mundaréu de gente que não te encontraria em nenhuma outra mídia. Porque (vide o item 1 de novo) essa gente não está te procurando: está procurando o teu conteúdo.

Já o seu Twitter, o seu Instragram e o seu Facebook falam apenas com uma elite superviajante. (Desses, o Facebook é o que tem maior potencial para ir além, atingindo também gente fora do nicho.) Quem te segue nas mídias sociais são formadores de opinião de viagem, viajantes obsessivos, consumidores ávidos de informação de viagem. Não é muita gente. Nossos 2, 3, 5, 10, 20 mil seguidores não fazem cosquinha nos trending topics. No universo de blogs de viagem, o único Twitter capaz de influenciar o mercado é o @passagensaereas, com seus 400.000 de followers (e incríveis 2 milhões de fãs no Facebook). Por quê? Porque trabalha com alerta de promoções, e ninguém é besta de querer perder uma promoção.

Tenho uma teoria sobre por que somos relativamente tão pouco seguidos nas mídias sociais. Acho que, fora do nicho dos viajandões apaixonados, que formam o núcleo duro constante da nossa audiência, pouca gente tenha estrutura para receber tanto estímulo de viagem quanto o que produzimos. A capacidade do ser humano de classe média de consumir moda, comida, música ou esporte é infinitamente superior à sua capacidade de consumir viagens. Por isso somos mais procurados pontualmente por um público enorme, mas que se alterna ao longo do ano. Ouço toda hora de gente que me reconhece na rua: “Não viajo sem entrar no seu blog!”. Ainda tô pra ouvir “Vi seu Instagram da Bahia, não me agüentei e vim correndo”.

Por experiência própria, e para não nos esborracharmos perante o mercado publicitário, sugiro maneirar esse esforço de tornar padrão uma pretensa métrica de barulho no Twitter. Multiplicando número de tuítes pelo número de seguidores dos participantes de uma viagem-tuitaço chega-se apenas a um relatório impressionante, cheio de zeros à direita, que o agenciador dos blogueiros vai apresentar à entidade convidante. Mas na vida real está todo mundo falando para as mesmas pessoas, que terão tido a chance de acrescentar mais um destino à sua interminável bucket list.

Não me entenda mal: desde que feito com inteligência e elegância, buzz não faz mal não – sobretudo porque está atingindo formadores de opinião. Só que o buzz tende a evaporar rapidinho. O que interessa é o conteúdo que será produzido na volta. Esse sim é relevante.

Acho que já passei dos 140 caracteres e excedi o meu próprio limite de hashtags. Fico por aqui. E se algum desconhecido te parar na rua e oferecer um “Não viajo sem entrar no seu blog”, isso é conteúdo. Feliz Dia do Trabalho, coleguinhas!

Foto: Svilen Milev | Stock.Xcnhg

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Ricardo Freire é Turista Profissional no Viaje Na Viagem e Diretor de Comunicação da ABBV. 

 

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360meridianos no Big Blog Exchange e Gabriel na Revista Época

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: Blogueiros

 

Eis que ontem, segunda-feira, o dia foi agitado aqui na ABBV. Ficamos sabendo de dois acontecimentos super-bacanudos entre nossos associados.

Primeiro, que o blog 360meridianos, tinha sido um dos vencedores do Big Blog Exchange, um mega-super-ultra-über-projeto/competição mundial de blogs.

Segundo, que o afiadíssimo Gabriel Prehn Britto, do blog Gabriel Quer Viajar, praticamente serviu de inspiração para uma das colunas semanais mais feras da Revista Época, a escrita pela jornalista Eliane Brum.

Então, com tanta noticia boa, vamos por partes nas comemorações.

O 360meridianos, escrito pelos amigos e jornalistas Rafael Sette Câmara, Natália Becattini e Luíza Antunes, é um dos blogs de viagem mais bacanudos da atualidade, e estava competindo com mais 1172 blogs (de 170 países!) por uma das 16 vagas do prêmio final.  O Big Blog Exchange, por sua vez, é um projeto único de intercâmbio blogueiro organizado pela Hosteling International, cujo objetivo é extremamente interessante e curioso: fazer os blogueiros "trocarem de lugar" com outro blogueiro em um lugar diferente do mundo, "vivendo" a realidade do outro. Um projeto de empatia blogueira, ideal para viajantes, diga-se de passagem (mas concorreram de blogs sobre cupcake até antropologia). Desde primeiro de março, estava rolando a votação popular para quem deveria ser escolhido como finalista. Uma vez que os finalistas foram revelados no dia 19 de abril, começou a fase em que um júri internacional analisou cada um dos finalistas para escolher os 16 ganhadores. E o 360meridianos, com sua qualidade, foi um destes selecionados!

E o prêmio? Oh là la! O pessoal do 360meridianos vai "trocar" de lugar com a blogueira francesa Claire, do The Green Geekette, um blog fofíssimo que comenta sobre viagens, sustentabilidade, gastronomia e beleza natural - olha que mistura délicieux! Claire se define entre Paris e Montreal, e o intercâmbio vai levar o pessoal para a França entre 07 e 17 de junho. Vive les 360méridiens!

A segunda comemoração é colateral, pela influência midiática do associado Gabriel Prehn Britto, que já se firmou como um dos grandes nomes must-follow do twitter - e que esta semana virou figura nacional ao ser citado (e explicado!) na introdução do texto da Eliane Brum. Para quem não conhece a Eliane, ela é jornalista e escritora, de opiniões sensatas, palavras contundentes e olhar preciso. Sem medo algum de mexer numa ferida (e remexer e trimexer...), seja ela social, política, cultural ou qualquer outra aberta pelo capitalismo e velocidades selvagens da contemporaneidade, Eliane escreve semanalmente para a Revista Época uma coluna que é das leituras mais obrigatórias da internet brasileira - gostem ou não gostem de sua opinião, mas discutam-na por favor. Esta semana, baseada num tweet do Gabriel, ela escreveu "É urgente recuperar o sentido de urgência", um pequeno tratado sobre o trágico tempo contemporâneo, e principalmente sobre o sentido capenga e distorcido da palavra urgência da nossa sociedade moderna.

Nós, da ABBV, parabenizamos imensamente estes blogueiros brasileiros, nossos associados, pelas conquistas significativas, fruto de um trabalho dedicado, ético e de qualidade destacada impecável. Pessoal, vocês só dão orgulho pra blogosfera brasileira. É uma satisfação enorme compartilhar a Associação com vocês.

Parabéns!!!! 🙂

*Fotos: 360meridianos; e Gabriel Prehn Britto.

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#ABBVnaWTM – Um breve resumo da palestra sobre Turismo e Internet

BY: ABBV / 1 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Por | Natalie Soares

O último dia da feira contou com a palestra de Rômulo Correa, de Brasília, cujo título era: "Estratégias Digitais para o Turismo Competitivo".

O palestrante apresentou dados de 2009, chegou a mencionar que não existem estudos recentes sobre o comportamento do turista brasileiro online. Ele também trouxe alguns dados referêntes a pesquisa "Text 100 digital 2012" que contou com a participação de 4 mil entrevistados de 13 diferentes países, mas não chegou a mencionar se o Brasil fazia parte desta amostragem, portanto, as comparações comportamentais devem ser levadas em consideração com certa cautela.

Rômulo destacou o papel relevante de publicações independentes online afinal o consumidor está acreditando cada vez mais em reviews "amadores", guias e publicações online, o que nos faz lembrar e destacar o importante papel da ABBV e da sua pesquisa de mercado perante a esse novo cenário.

Ele também falou sobre o uso cada vez mais presente de tecnologia, smartphone e novas ferramentas durante a viagem e a tendência do consumidor compartilhar em redes sociais para amigos e parentes as experiências que vive ao longo dessas viagens. Por conta destas novas plataformas, hoje o turista/consumidor também produz conteúdo ativamente e aqui nasce uma oportunidade de mercado e um desafio: como vamos trabalhar com esse consumidor cada vez mais multi-conectado?

Fotos | Associação Brasileira de Blogs de Viagem

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#ABBVnaWTM – Como foi a WTM Vision Conference

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: WTM Latin America

Por | Natalie Soares

Ontem eu acompanhei de perto a palestra "Novas Análises das Previsões para o Setor Mundial de Viagens e Turismo" dentro do painel WTM Vision Conference. Nela, a palestrante Lisandra Minussi, da Euromonitor Internacional, apresentou diversos dados do mercado de turismo, comparando principalmente os hábitos de consumo dos países emergentes: Brasil, China, Índia e Rússia.

Alguns tweets exemplificam bem os assuntos e informações abordadas nesta etapa da WTM Vision Conference:

Os seguintes tweets em inglês foram publicados no perfil oficial da WTM Latin America sobre as frases da palestrante:

"It is important for emerging markets to change their focus to Intra-regionally tourism to overcome the decrease in Europe tourists. #wtmlat"

"Hotel sector expected to achieve healthy growth globally in the next 5 years due to technology."

"Smartphones becoming important sales channels and customer service tools"

"Growth categories to watch: Medical tourism to favor destinations such as India and Thailand."

"Growth categories to watch: High speed trains and private accomodations such as AirBnB and Homelidays."

"Shopping tourism: an activity driven mostly by the BRIC with US being the top destination in 2012 and France as a luxury location."

"Today travellers expect higher level of customization of services and real time answers."

"Brazil is expected to record strong growth in arrivals during the 2012-2017 period. Argentina, US and Uruguay were the biggest contributors."

"Where are brazilian trabelling to? US, Argentina, Uruguay and France are the main countries in this order."

"Big sports evenst may not indicate a real growth of visitors as people may avoid the country fearing crowds."

"Brazil is the 5th country on Social Media use, that is why it is so important for tourism in the country to know how to use it."

A segunda parte desse painel, cujo tema era "As 10 marcas mais sociais do setor de turismo", contou com a simpática e importante participação da nossa associada honorária Alison McGowan da Hidden Pousadas. Infelizmente, como a palestra anterior acabou se prolongando, não consegui ficar até o final da palestra da Alison, mas aposto que deve ter sido um sucesso e recheada de informações relevantes sobre como atuar num mercado cada vez mais digital.

E você? Viu a palestra da Alison? Conta pra gente como foi =D

Fotos | Associação Brasileira de Blogs de Viagem

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ABBV anuncia a contratação de assessoria jurídica para os associados

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Comunicação ABBV, Mercado, Parcerias

Já em ritmo de comemoração pelo aniversário de um ano da associação, a ABBV, orgulhosamente, anunciou durante o 1º Encontro de Associados – realizado no Mercure Jardins,em São Paulo– a contratação de uma assessoria jurídica especializada em Direito Digital.

A advogada, Flavia Penido, um dos maiores nomes da área no Brasil, vai orientar os associados através de um fórum no site da ABBV ou através de grupo, específico para tirar dúvidas sobre o tema, a ser criado no Facebook exclusivo para associados.

A Dra. Flavia vai instruir como proceder em casos simples e na elaboração de documentos de uso comum dos associados em relação a notificações extrajudiciais sobre plágio ou uso indevido de imagens, por exemplo. A assessoria se dará em termos genéricos, não resultando em prestação de serviços advocatícios específicos para cada associado.

A assessoria prevê, ainda, a intermediação e representação da ABBV junto a órgão como o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) sempre que esteja dentro dos interesses da associação. Além disso, a advogada dará sugestões para os associados sempre tendo em vista a legislação em vigor, como o Código do Consumidor e a Regulamentação sobre Comércio Eletrônico.

Associado, ABBV: essa conquista é sua. Nosso espaço é colaborativo e, por meio do seu interesse em fazer parte da nossa história ,a ABBV se consolida no mercado como referência na defesa e regulamentação dos blogs de viagem.

#GoABBV \O/

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#ABBVnaWTM – Blogueiros de viagem e as organizações de marketing turístico

BY: ABBV / 0 COMMENTS / CATEGORIES: Mercado, WTM Latin America

Por Sílvia Oliveira

Um dos painéis realizados na WTM – Latin America  2013 discutiu a relação do blogueiro de viagem com as empresas (públicas ou privadas) que coordenam a gestão de destinos.

A sessão, moderada por Oliver Gradwell (fundador da TBU – Travel Blogger Unite), teve a colaboração dos blogueiros Keith Jenkins e Melvin Bocher (fundadores da iAmbassador), Claudia Saleh (fundadora da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e Michael Steuer (representante da GNTB – German National Tourist Board, uma organização de marketing que trabalha para o governo Alemão).

Michael abriu o diálogo contando que a GNTB está concentrada em atrair viajantes jovens para a Europa e, principalmente, para a Alemanha. Eles criaram um mapa interativo (www.germanytravel.com) com os lugares mais badalados do país. A ideia é promover Youth Travel (Viagens para Jovens) assim como Youth HotSpots (Atrações para Jovens). O representante da GNTB destacou que o Brasil envia cada vez mais turistas à Alemanha e que, em 2012, houve um aumento de 18% de viajantes brasileiros por lá em relação ao ano anterior.

Claudia lembrou que os blogueiros tentam se organizar cada vez mais para divulgar suas cidades, o lugar onde vivem, como aconteceu com o Curitiblogando, uma iniciativa dos blogueiros da capital do Paraná que busca promover o destino.  Keith Jenkins abordou o case da ação que levou blogueiros para a Jordânia. Destacou que quando o blogueiro gosta do destino, fica fiel a ele, levando-o a escrever sempre sobre aquele lugar. Já Melvin comentou sobre o BlogVille - Emila Romagna, uma experiência promovida pelo órgão de turismo local que cede um apartamento para blogueiros selecionados passar uma ou duas semanas na região.

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